MacIntel estão aí (iMac e MacBook Pro) - Opiniões

A decisao da Apple sobre os processadores Intel ja é conhecida, mas aqui fica a decisao sobre a componente grafica dos novos Powerbook:

Why Apple chose ATI over Nvidia for Macinteltoshes

M56 was available G73 wasn't

THERE is no conspiracy about why Apple chose ATI over Nvidia for its Intel Mac launch. Apple made a rather simple decision what to put in its new iMac/iBook machines.

It chose M56 based Mobility Radeon X1600 simply because it was available and it could guarantee that ATI could ship those chips in quantity, time. Of course it also had to like the GPU and its design.

Apple has been well known for being rather disloyal to the graphic companies and always chose the best product available. The iMac was originally launched with Nvidia's Geforce FX5200, then it migrated to ATI's Radeon 9600/X600 and now again it is using Radeon X1600.

Apple evaluated the G73 based Geforce 7600 chips but Nvidia could not get those on time. I believe that G73 is probably going to end up faster than M56 but it is too late now as the decision and the notebook/desktop design has been made. The machines are out and selling with ATI X1600 chips only. Nvidia has to wait for the product refresh cycle and it's certainly going to take some time before that happens.

This is definitely going to fix ATI's sales numbers for the next few quarters as it will boost its mobile and desktop chip sales. A few months back, Apple also wanted to use R520 chips for its Power Macs but it decided to go for Nvidia G70GL chips as it could not get the R520s on time. In 20-inch iMac machines you have the option to choose between 128MB or 256MB Radeon X1600 cards, and this card now features DVI out. It was about time, guys.

Desktop machines are already available and shipping and that makes them the world's first Core Duo products in the market. The machines use Intel's well known Yonah CPUs based on Pentium M design with two cores in one chip. Intel has to be happy as Jobs claims it wants to move to Intel only by the end of the year. I just hope that poor IBM won't end up making NV30s for graphic manufacturers. This is Nvidia's second big loss to ATI in the last quarter, as only ATI has the Intel chipset division as a huge customer but now has Ipod loving Apple on its customer exclusive list. It is at least exclusive for the new iMacs and new iBooks.

You can buy those machines on the Apple site. We won't dignify Apple by giving it a direct link. µ
 
A tablet já deve vir com uma 7400 Turbocache. :D
Afinal, já há modelos da Acer, Fujitsu-Siemens e mesmo da Sony no mercado, com a 6200 Turbocache, right ?
 
blastarr disse:
A tablet já deve vir com uma 7400 Turbocache. :D
Afinal, já há modelos da Acer, Fujitsu-Siemens e mesmo da Sony no mercado, com a 6200 Turbocache, right ?
Axo que um powerbook nao se contentava com uma 7400 ou um 6200 turbo cache.

Eles falam especificamente da 7600go.

Mas tb a ATI sempre dominou no sector mobile por grandes margens e tem muito mais capacidade de produçao para poder meter ja no mercado milhares de Mac/Intel para venda com a respectiva grande performance, funcionalidade etc etc.
 
DJ_PAPA disse:
Axo que um powerbook nao se contentava com uma 7400 ou um 6200 turbo cache.

Eles falam especificamente da 7600go.

Mas tb a ATI sempre dominou no sector mobile por grandes margens e tem muito mais capacidade de produçao para poder meter ja no mercado milhares de Mac/Intel para venda com a respectiva grande performance, funcionalidade etc etc.

Mas qual powerbook ?

Ali diz "Tablet", sabes o que é, não sabes ? :P;)
 
blastarr disse:
Mas qual powerbook ?

Ali diz "Tablet", sabes o que é, não sabes ? :P;)

ya tablet.....
O grosso do mercado nos Powerbook e nos Ibook ;)

Que diga-se por sinal que tao muito bem equipados comparativamente com desculpem-me a expressao "xaços antigos". A Apple evolui muito muito com estes novos modelos.

O preço continua um pouco puxado, mas nao tem nada a ver estes novos portateis com os antigos.
 
DJ_PAPA disse:
ya tablet.....
O grosso do mercado nos Powerbook e nos Ibook ;)

Que diga-se por sinal que tao muito bem equipados comparativamente com desculpem-me a expressao "xaços antigos". A Apple evolui muito muito com estes novos modelos.

O preço continua um pouco puxado, mas nao tem nada a ver estes novos portateis com os antigos.

Pudera, os antigos já levam quase 3 anos sem alterações de grande monta nas spec's essenciais...

Se fosse no mercado de Notebook's x86, estavam "arrumados" do jogo há muito.
 
Aqual dica do iPod tem algum fundamento! ha uns tempos numa keynote , axo que foi a apresentr o Tiger, SJ ao utilizar o Spotlight, procurou por iMac, e Paris ou la o que foi, e o iMac G5 saiu num evento qualquer em frança, se nao estou enganado!!

Ed_
 
sobre as placas gráficas, ainda alguém se lembra dos monitores 30'' que o Steve apresentou na mesma wwdc em que disse que iam ter G5 a 3Ghz, ainda se lembram qual ia ser a placa gráfica que ia suportar os tais monitores, devido à sua elevada resolução em termos de pixeis, ainda se lembram dos problemas que tiveram para conseguir isso, se é que conseguiram, e das vezes que foi adiada a dita placa, agora lembrem-se lá qual era a marca da placa.

Essa wwdc, deve ter sido para esquecer, G5 3Ghz, placa gráfica.
 
greven disse:
É caso para dizer...

Wishes doesn't always come true! :p
No they don't :D

Uma coisa que penso ser relevante, tenho ouvido queixas de utilizadores de PB 12' relativamente aos drivers da nVidia.
 
Não concordo com o facto do leopard vir a concorrer com o lançamento do Vista, só se for para venda de Mac's porque não se esqueçam que a Apple controlou sempre o seu hardware e é quase tudo igual. Agora imaginem os milhares de drivers que se tinha de acrescentar para o Leopard correr num pc? é o mesmo problema que se tem ao correr estas betas de Mac OS em PC, realmente aquilo boota, mas depois reconhecer os periferios e afins tá quieto. Acho que ainda vai levar algum tempo para que o Mac OS consiga estar com toda a força no PC.
 
Ksyrium disse:
Não concordo com o facto do leopard vir a concorrer com o lançamento do Vista, só se for para venda de Mac's porque não se esqueçam que a Apple controlou sempre o seu hardware e é quase tudo igual. Agora imaginem os milhares de drivers que se tinha de acrescentar para o Leopard correr num pc? é o mesmo problema que se tem ao correr estas betas de Mac OS em PC, realmente aquilo boota, mas depois reconhecer os periferios e afins tá quieto. Acho que ainda vai levar algum tempo para que o Mac OS consiga estar com toda a força no PC.
O Mac OS X oficial para PC nunca vai existir... Talvez daqui a uma década ou duas... :P Não é isso que está em discussão. Obviamente se for lançado ao mesmo tempo que o Vista é para as pessoas escolherem Mac em vez de PC e competir com ele apenas desta forma...
 
Concorre com o evento em si ou seja o brilho do lançamento. Já tou a ver a cena. Microsoft lança Vista o sistema que equipara o Windows ao 10.4 e Apple aproveita e lança o 10.5.... tcharantcharanranran. Claro que este conversa não tem que ser necessariamente verdade a 100%.
E é óbvio que não é para correr Leopard em PCs. A Apple é uma empresa que vende hardware e precisa de vender computadores. o Mac OS X é só um adorno (e um belo adorno que ele é)

Por acaso acho estranho a nvidia ter problemas no Mac OS X visto que este é um sistema UNIX e a nvidia suporta muito melhor o Linux por exemplo
 
O problema é que a Apple nunca vai conseguir competir com o mercado de PC's. A estes preços de entrada vai continuar a ser um nicho de mercado, o que até é algo que os utilizadores gostam, menos a Apple, claro.

Ou a Apple reduz os preços e arrisca-se a ver os seus fieis fãs deixarem de ver a marca como elitista, porque quer queiram quer não, Mac é um Sistema elitista, por causa do preço principalmente, assim como é os Vaio, etc... Ou (continuando a ideia) nunca vai conseguir competir com empresas como a Dell.

O OSx 10.5 até pode ser melhor que o Vista, mas muito provavelmente o OSx 10.4 também o é face ao XP e isso não fez com que a Apple cresce-se muito no share de mercado. 4% do mercado de computadores é francamente pouco para uma empresa como a Apple. Enquanto um sistema como a Apple não der para correr jogos (decentemente e ter bastantes titulos disponiveis, como acontece no PC), enquanto não tiverem máquinas com Specs semelhantes (agora ainda é mais gritante pois já não há a desculpa do *****) a preços competitivos nunca vai conseguir suplantar a DELL.

E muito sinceramente, se o Vista é de facto tudo o que a Microsoft diz, se vai ter aquelas features todas e funcionar bem a nível de segurança (sim, porque é o que falta principalmente no XP - Principalmente para o Joe User) a Apple não se safa se continuar com estas gamas. Mas como a Apple é uma empresa bastante imaginativa, com bom marketing e visão de mercado vai dar uma resposta à altura.

Um media center Apple decente com um preço apelativo e design de marca da Apple era uma boa jogada para aproveitar a onda da ipod mania. Algo como o MacMini, mas mais!
 
Evangelion-01 disse:
No they don't :D

Uma coisa que penso ser relevante, tenho ouvido queixas de utilizadores de PB 12' relativamente aos drivers da nVidia.

Queixa-te à Apple.

A ATI e a Nvidia não fazem drivers para Mac.
Simplesmente fornecem o código-fonte relevante (OpenGL e 2D), bem como o firmware/BIOS de cada placa, e o resto (terminar e compilar os drivers) é com a Apple, não com eles.

Soube isto por uma entrevista do David Kirk da Nvidia aqui há uns tempos largos.
 
greven disse:
E muito sinceramente, se o Vista é de facto tudo o que a Microsoft diz, se vai ter aquelas features todas e funcionar bem a nível de segurança.

O problema da Microsoft é esse mesmo. Eles bem dizem, mas daí a ser verdade.... vai muiiito.
Qualquer versao do Mac OS é melhor que a ultima do windows... :lol:
 
Conde disse:
O problema da Microsoft é esse mesmo. Eles bem dizem, mas daí a ser verdade.... vai muiiito.
Qualquer versao do Mac OS é melhor que a ultima do windows... :lol:

Irrelevante.

Mesmo com tudo o que o "Tiger" diz ser (e é uma plataforma fechada, note-se), continua a ser uma gota de água no oceano, comparado com a base instalada do Windows.

Se o Windows XP é o mais hackado, e fica mais instável, é também porque tem uma imensidão de users, e, com eles, também uma imensidão de software 3rd party e hardware exterior para suportar.

Mesmo sendo uma plataforma fechada (com mais facilidades de adaptação das apps antigas), o modo Classic do OSX está prácticamente morto.
 
greven disse:
O problema é que a Apple nunca vai conseguir competir com o mercado de PC's. A estes preços de entrada vai continuar a ser um nicho de mercado, o que até é algo que os utilizadores gostam, menos a Apple, claro.

O problema é que o Powerbook / macbook pro nunca foi um sistema de entrada... mas sim de topo...

wait... faltam os macbooks sem ser pro.

Quanto aos rumores do Ipod de 8 lbs (4kg) e ecrã de 10''...
Segundo a minha tese da conspiração estão duas coisas em cima da mesa...

1- uma boombox / aparelhagem suportada nos "ipod fundamentals" - navegação, interface, itunes, etc, mas com discos de grande capacidade para filmes, música e fotos... ligado a uma tv. :) sim... um media center (se bem que para já sem captura de tv)
2- Um ipod com ecrã de 10'' só pode ser um tablet pc ou um possível newton2, o que vem de encontro ao pedido recente de registo do nome/patente "mobile me"

quem me dera ter €€€ para comprar umas acções da apple, pois este ano vai ser só novidades :)

Latz
 
Encarnado disse:
Por enquanto nada a dizer sobre os Macs com Intel.

Sobre o OS... Acredito que durante a proxima versão (10.5) se acabe de vez com a versão PPC nem que seja no lançamento do 10.6.

Vejamos o passado:
-7.5.3 é a 1ª versão System com suporte para ***** - Janeiro 1996.
-7.6 (Janeiro 1997)
-8.0 com esta versão o minimo é 68040 - Julho 1997
-8.1 é a ultima versão para Macs 68k - Janeiro 1998
-8.5 PPC only - Outubro 1998

2 anos certos.

Sorry ficar aqui metido, mas tinha de responder ao encarnado :004:

Essa do 7.5.3 ser a 1a versao é completely wrong.. o meu Performa tem o 7.5.1-PO :D
 
Última edição:
[PT]latrine disse:
O problema é que o Powerbook / macbook pro nunca foi um sistema de entrada... mas sim de topo...

wait... faltam os macbooks sem ser pro.

Quanto aos rumores do Ipod de 8 lbs (4kg) e ecrã de 10''...
Segundo a minha tese da conspiração estão duas coisas em cima da mesa...

1- uma boombox / aparelhagem suportada nos "ipod fundamentals" - navegação, interface, itunes, etc, mas com discos de grande capacidade para filmes, música e fotos... ligado a uma tv. :) sim... um media center (se bem que para já sem captura de tv)
2- Um ipod com ecrã de 10'' só pode ser um tablet pc ou um possível newton2, o que vem de encontro ao pedido recente de registo do nome/patente "mobile me"

quem me dera ter €€€ para comprar umas acções da apple, pois este ano vai ser só novidades :)

Latz


És tu e eu, pá. :D

Quanto ao iPod de 4 Kg... inclino-me mais para a hipótese de media center. Mas com ecrã de 10''... estava mais a pensar num Cinema Display grandito, ligado a um Mac equivalente ao do mini, AIO. Ficava bem na sala... e se pensarmos que a maior parte dos media centers baseados em Win Media center 2005 vai para os 5000€... uma coisita Apple a 500 contos até que nem ia mal. Para mim, nao daria... mas para outros... já nao sei. ;)

E os outros modelos? Confesso que o Sr. Jobs me apanhou de surpresa ao anunciar primeiro os pros... :P Mas eu tb nao queria ser logo dos primeiros... deixa amadurecer... e depois um MacBook aqui pá mesa 3 sff! :lol:

2006 provavelmente será um ano para a Apple como 1998, ou 1984... agora vamos ver... e deixar andar... Aliás, o que é que a gente pode fazer? Somos users, nao CEOs! :P
 
Back
Topo