Localização das antenas MEO/NOS/VODAFONE/DIGI

Mais uma para para os curiosos, não sei qual o operador: Torre, Serra da Estrela








Cumps
É só consultar o mapa em: https://umap.openstreetmap.fr/pt-pt/map/antenas-mobile-v21_724717
Tem MEO e VDF/NOS

@alexmol parabéns e obrigado a todos aqueles que contribuem para este mapa! Está aqui um excelente trabalho :) Os links FH da Digi foram detectados porque estão em funcionamento ou por observação local?
Não há forma (sem ser quem trabalhe para a DIGI) de detectar se um link está em funcionamento. Os que foram detectados foi por observação visual do seu alinhamento para outros sites da DIGI.

Boas, relativamente aos sites digi creio que em alguns estão a ser instalados há posteriori links/feixes hertzianos (não sei se é o nome técnico correcto).

Cumps
O termo correcto é feixe hertziano sim, mas muitas vezes abrevia-se para link, FH, MW, etc.

37.1027271, -8.2260185
Obrigado

41.312842, -7.150167
Obrigado
 
Não estará relacionado com o desligamento do 3g?

Já agora:



Perto da zona industrial de Penela/a13/ic3; creio que tem todos os operadores.


Cumps
Obrigado.

As antenas 5G são as mais pequenas, certo?
Não necessariamente. As antenas mais pequenas são da banda dos 3.5GHz que é usada para 5G com a designação N78. Esta banda permite altas velocidades mas cobertura pequena.
No entanto o 5G pode ser usado noutras bandas e não há forma de saber isso só olhando para as antenas.

E pelo menos nas zonas que tenho visto, poucos sites tem os tais quadrados/antena 5g, apesar de o telemóvel apanhar 5g….

Cumps
O 5G pode ser usado em qualquer banda com o sistema DSS (partilha 4G/5G na mesma banda) ou numa banda dedicada como os 700MHz N28 sem usar antenas pequenas.

Após largos meses só com ferros:



Cumps
Obrigado

Preciso da vossa ajuda:
É possível saber a localização das antenas das operadoras? Existe alguma fonte pública fidedigna com os dados das próprias operadoras, por exemplo no site da ANACOM?

Sou leigo na matéria...
Fonte pública fidedigna não há em Portugal. A Anacom tem toda a informação mas não a disponibiliza.
O que há são os mapas feitos por entusiastas da matéria.
 
Muito interessante isso. Tinham falado aqui em equipamento rádio de 60Ghz e 10Gb, será que tem backup em 5Ghz?
Que se saiba os links que a DIGI está a usar trabalham na gama dos 21-23GHz. Não há evidência de haver algum sistema de backup. Aliás, nem há baterias nos sites para o caso de falhar a energia.
 
No Funchal, começam a aparecer equipamentos sem qq ligação à rede:

D0UwB7b.png


Localização: https://umap.openstreetmap.fr/pt-pt/map/antenas-mobile-v21_724717#16/32.6652/-16.8999

44Bt2oL.png
 
Boa noite.

@alexmol se as antenas que estão na parte de baixo deste site (Meo) forem da Digi, então podes acrescentar a localização 39.289479940902936, -9.031538906385126.

https://ibb.co/qkX28w4

A minha dúvida é que há uns meses a Anacom, no âmbito da renovação de um conjunto de frequências, elaborou uma lista de 100 freguesias cuja rede deveria ser reforçada pelos operadores.
Este site fica numa freguesia (Alguber) que faz parte dessa lista e a obrigação seria da Altice/Meo, pelo que os novos elementos poderiam ser para reforço Meo...
 
Boa noite.

@alexmol se as antenas que estão na parte de baixo deste site (Meo) forem da Digi, então podes acrescentar a localização 39.289479940902936, -9.031538906385126.

https://ibb.co/qkX28w4

A minha dúvida é que há uns meses a Anacom, no âmbito da renovação de um conjunto de frequências, elaborou uma lista de 100 freguesias cuja rede deveria ser reforçada pelos operadores.
Este site fica numa freguesia (Alguber) que faz parte dessa lista e a obrigação seria da Altice/Meo, pelo que os novos elementos poderiam ser para reforço Meo...
Olá, obrigado pela partilha.
Analisando a foto esse caso é muito curioso.
Existe claramente equipamento DIGI na base da torre, e as antenas do andar de baixo parecem claramente as usadas pela DIGI, no entanto foram colocadas fitas pretas que a MEO usa numa das antenas do andar de baixo, talvez por engano dos técnicos ao serviço da MEO.

Vou actualizar no mapa.
 
Olá, obrigado pela partilha.
Analisando a foto esse caso é muito curioso.
Existe claramente equipamento DIGI na base da torre, e as antenas do andar de baixo parecem claramente as usadas pela DIGI, no entanto foram colocadas fitas pretas que a MEO usa numa das antenas do andar de baixo, talvez por engano dos técnicos ao serviço da MEO.

Vou actualizar no mapa.
Obrigado pela confirmação.
Eu não percebi muito bem essa parte das "fitas pretas" ( :-) ), mas é possível que a foto seguinte (tirada do lado Oeste/Sudoeste) ajude a clarificar: existe ali uma pequena parabólica no andar de baixo que eu acho que é da Meo.

[Nota prévia: este local tem fibra óptica, levada "monte acima" através de postes.]
Embora ao nível do solo eu não consiga ter linha de visão (por causa de eucaliptos), acho que essa parabólica está a apontar para uma antena partilhada que está em 39.26744991579722, -9.04031339225739.
Esta outra estrutura era inicialmente NOS (Optimus), depois foi partilhada com a Meo e recentemente parece ter sido incluida na partilha NOS/Vodafone.
Nessa estrutura, existem 3 parabólicas, sendo que uma delas parece igual à da foto e parece estar +- naquela direcção (também não tenho linha de visão a nível do solo e também devido a eucaliptos :-( )... as outras 2 parabólicas nesta estrutura são ligeiramente maiores. Mas não tenho fotos dali.
Como nesse local não parece haver fibra, suspeito que todos os operadores tenham FH para outras antenas para reencaminharem as comunicações, sendo que no caso da Meo estaria desta forma a ligar-se à fibra do topo da serra (são cerca de 3 Km em linha recta).
 
Obrigado pela confirmação.
Eu não percebi muito bem essa parte das "fitas pretas" ( :-) ), mas é possível que a foto seguinte (tirada do lado Oeste/Sudoeste) ajude a clarificar: existe ali uma pequena parabólica no andar de baixo que eu acho que é da Meo.

[Nota prévia: este local tem fibra óptica, levada "monte acima" através de postes.]
Embora ao nível do solo eu não consiga ter linha de visão (por causa de eucaliptos), acho que essa parabólica está a apontar para uma antena partilhada que está em 39.26744991579722, -9.04031339225739.
Esta outra estrutura era inicialmente NOS (Optimus), depois foi partilhada com a Meo e recentemente parece ter sido incluida na partilha NOS/Vodafone.
Nessa estrutura, existem 3 parabólicas, sendo que uma delas parece igual à da foto e parece estar +- naquela direcção (também não tenho linha de visão a nível do solo e também devido a eucaliptos :-( )... as outras 2 parabólicas nesta estrutura são ligeiramente maiores. Mas não tenho fotos dali.
Como nesse local não parece haver fibra, suspeito que todos os operadores tenham FH para outras antenas para reencaminharem as comunicações, sendo que no caso da Meo estaria desta forma a ligar-se à fibra do topo da serra (são cerca de 3 Km em linha recta).
Essa pequena parabólica é da DIGI, que está a ocupar o andar de baixo. Assim é bem provável que site para onde aponta também haja DIGI.
As outras parabólicas ligeiramente maiores no site para onde aponta são usadas pela NOS e VDF.
É muito raro a MEO não usar fibra, mas acontece.

Obrigado pela colaboração.
 
Back
Topo