Localização das antenas MEO/NOS/VODAFONE/DIGI

Boa tarde,

Tenho algumas dúvidas e se o fórum pudesse ajudar-me, eu agradecia imenso.

Estou no meio rural e inicialmente tinha aqui um serviço de Internet por hotspot da NOS, entretanto decidimos falar com a NOS para passar a ter TV por satélite e a Internet através de um router 4G. Nos últimos tempos a Internet é horrível à noite, às vezes nem passa dos 2 Mbps, apesar do equipamento 4G estar na janela. Apesar de a operadora dos nossos smartphones ser da MEO, o problema dentro de casa é que a construção em si, algumas paredes, são de taipa (terra) com espessura de 40 cm. Há uns anos atrás a NOS aqui até era melhorzinha que a MEO.
Existe uma antena que está a uns 900/1000m em linha recta da minha casa e com boa visibilidade.
Tenho estado a fazer uns testes no canto exterior da casa, através do smartphone Samsung dual-sim e verifiquei na aplicação Network Cell Info Lite & Wifi que a MEO em 4G encontra no mapa a célula perto de casa, numa zona onde está a antena, mas a localização da célula não é exatamente onde está a antena, mas com uma diferença de 80m, talvez. Enquanto a NOS liga-se em 4G+, mas não encontra célula nenhuma e em termos de velocidade a MEO é superior à da NOS em 4G. A MEO consegue de dia atingir uns 60/70 Mbps, enquanto a NOS nem passa dos ~20 Mbps e à noite as velocidades baixam o que é normal. Quando desligo o 4G, o MEO liga-se em EDGE e o da NOS em UMTS/HSPA+
Como é um meio rural, só tenho 2 opções, contratar um serviço de Internet por satélite ou colocar uma antena exterior para apanhar o melhor possível o sinal 4G e ligá-la a um router 4G dentro de casa.

1ª Questão: Como a aplicação Network Cell Info Lite diz que a célula em 4G da MEO é perto da antena, posso assumir que a antena é da MEO?

2ª Questão: Através das fotos em anexo é possível tentar perceber a que operadora pertence a antena e se a tecnologia é LTE? É a foto da antena que está a 900/1000m da minha casa.

https://ibb.co/3CwGRKL
https://ibb.co/dmCWmmV

3ª Questão: A colocação da antena de exterior para 4G vai melhorar as velocidades em relação às medidas nos testes ou váo ser iguais.

4ª Questão: Que considerações devo ter ao escolher uma antena para exterior? Direccional? Qual o ganho e frequências? Alguém recomenda uma?

Obrigado e desde já agradeço toda a atenção.
 
Esse serviço está limitado a 4G 40/04, normal teres velocidades miseraveis, tenta com um cartão tipo kanguru de 2,50€ e com 5G certamente vais ver melhorias.

Antenas externas vão dar 0 resultado.
 
De facto com a curta distância mencionada também me parece que os resultados não sejam muito melhores.

A Meo passar de 4G para Edge acontece actualmente porque a Meo desactivou a rede 3G (E está previsto que a NOS e Vodafone o façam em breve).

Pode ser uma boa ideia comprar um router que suporte LTE advanced (4G+) ou 5G para que seja possível a agregação de bandas melhorando o serviço tanto da MEO como da Nos, embora com essas diferenças de largura de banda actuais, prevejo que terá melhor serviço da MEO nesse local.

Como foi indicado esse cartão da NOS tem limitações e é melhor optar por um serviço "estilo" kanguru XL ou uma banda larga Meo.

Como cliente das duas soluções em locais diferentes, só mesmo testando se consegue verificar a melhor solução, mas realmente noto que os cartões da Meo podem por vezes ter largura de banda ligeiramente inferior aos da NOS, em alguns locais, o que não parece ser o caso em análise, mas a estabilidade de serviço da Meo é superior, provavelmente relacionado com a forma como as antenas da NOS estão ligadas neste locais remotos: por links rádio e eventualmente a Meo as deverá ligar por fibra.
 
Viva.
Se tens essas velocidades na meo, tens banda 1 e banda 20, na nos devera só ser b20
verifica aqui, nao utilizes a app, sempre num browser ( firefox, chrome.etc )

meo cellmapper.net

nos cellmapper.net

Se essas velocidades te satisfazem na meo, procura routers LTE externos tipo os da mikrotik, por ex: "SXT lte6". Basicamente ficam no exterior num mastro apontados para a antena da meo, só passa um cabo de rede para o interior da casa.
Foi o que melhor consegui em casa do meus velhotse também numa aldeia, com antena da meo a cerca de 1.5 kms
 
Boa noite,

Peço desculpa pelo atraso na resposta, mas agradeço as contribuições de todos.
O cartão da NOS que estou a usar, é um cartão à parte que tem 30GB e está incluído no pacote e à partida não está limitado.
Já fiz mais uns testes e cruzei a informação da aplicação Network Cell Info Lite com a informação das antenas no Cellmapper e as conclusões são as seguintes:
- A antena que está a 900/1000 m segundo o CellMapper é da NOS, mas é 3G. No entanto, desligando o 4G na NOS o smartphone nunca se liga à essa antena e vai buscar células de antenas 3G que estão muito longe. À partida a antena 3G deve ser desligada este ano.
- Em 4G a MEO e a NOS ligam-se ambas a uma antena que está a 3,1 km de distância e a Vodafone também está nessa antena. A MEO usa a B1, a NOS B20 e a Vodafone B1 e B20, mas há duas células da Vodafone que não têm informação da banda que usam.

Perguntas:

1ª - Existe alguma informação se as antenas 3G isoladas vão ser convertidas para 4G ou 5G?
2ª - Tendo em conta a distância de 3,1 km a que estou da antena 4G, compensa colocar uma antena exterior?
3ª - A antena exterior apenas melhora o sinal ou também aumenta as velocidades de download?
4ª - Em vez de colocar uma antena exterior, uso um hotspot ZTE?

Desde já agradeço todas as informações.
 
Viva.
Celula de operador só 3G hummm !!! nunca vi isso. sao 2/3/4g e agora 5g.
E tens ai uma grande contradição "desligando o 4G na NOS o smartphone nunca se liga à essa antena e vai buscar células de antenas 3G que estão muito longe". Se desligas o 4g e a partir dai so se liga a 3km é porque tens ai 4G. O telemovel liga-se ao 4G perto de ti.

1 - só mesmo la na nos e essa info dificilmente a consegues.
2 - isso depende o router/modem que tens. se for LT6 podes tirar proveito.
3 - melhora sinal e velocidades.
4 - se tens esses problemas todos ao nivel de sinal, esses sabonetes nao ajudam, só pioram.

E sendo tua nos só com a B20 nao tiras partido do LTE6, so mesmo LTE4.
 
Viva Gustave,

Obrigado pelas informações.
Peço desculpa se não me expliquei bem. No caso da NOS, quando eu desactivo o 4G no telemóvel, ele liga-se em 3G em antenas à partida muito longe porque cruzei os dados fornecidos pela Network Cell Info sobre o número da torre, células, etc, com os dados que estão no CellMapper. Como no CellMapper, a antena que está ao pé de mim (900/1000 m) está identificada que é da NOS e tem 3G, mas os dados da torre, célula, etc não correspondem a nenhum da informação cruzada.

1 - Qual a diferença entre o LTE6 e o LTE4? É a questão do CA (Carrier Agregation)? Se sim, só iria tirar partido na Vodafone, por ser B1 e B20, certo?
2 - Ou, mesmo que a MEO seja só B1 na antena mais próxima, ainda consigo apanhar diferentes bandas de outras antenas que estejam longe?

Cumprimentos.
 
1 - Qual a diferença entre o LTE6 e o LTE4? É a questão do CA (Carrier Agregation)? Se sim, só iria tirar partido na Vodafone, por ser B1 e B20, certo?
2 - Ou, mesmo que a MEO seja só B1 na antena mais próxima, ainda consigo apanhar diferentes bandas de outras antenas que estejam longe?

Cumprimentos.

Viva.
1. Ter LTE6, so faz sentido se ou teu ISP disponibilizar pelo 2 bandas em 4g. O mais comum é B1, e B20 ( com B1 : maior largura de banda, mas menor propagação e B20: muito usado em locais mais desérticos, maior propagação, mas menores velocidades ). Tenho uma antena Meo, que tem B1,B3,B8,B20, mas esta um pouco longe e so me ligo a ela qd a que esta a 1.5km fica off. E mesmo assim so consigo liga ao B8 e B20.
Com LTE6, ficas com " duas ligações " aumenta as velocidades da net.
2. Nao tenho certeza, O meu SXT lte6 como é equipamento direccional, muito por sorte existem duas antenas do mesmo ISP no alinhamento. Mas penso que sera possivel.
 
Viva,
As bandas que são indicadas no CellMapper são do mesmo ISP? Porque no caso da Vodafone indica que tem B1 e B20 na antena mais próxima. No entanto, descobri um documento, um mapa de cobertura, que indica as velocidade máximas por freguesia.
Deixo aqui o link:
https://www.vodafone.pt/content/dam/digital-sites/downloads/docs/movel/mapa-cobertura-movel.pdf

1. Mas tu chamas LTE6 a LTE CAT6 é isso?
2. As antenas têm de ter alguma especificação para suportar LTE6? Ou apenas o router precisa de suportar LTE6?
 
1. Mas tu chamas LTE6 a LTE CAT6 é isso?
2. As antenas têm de ter alguma especificação para suportar LTE6? Ou apenas o router precisa de suportar LTE6?

Viva.
1. Que grande confusão. LTE4/6: estamos a falar de 4G. Tecnologia de transmissão de dados por radiofrequência.
CAT6, isso é para os cabos de rede.
2. O modem/router tem de ter tecnologia LTE6.
As antenas: isso é só a parte mecânica, a eletrotécnica-radio é a parte LTE4/6

Ps. Manda por PM a tua localização, nao preciso de morada, so vila/aldeia. Que procuro no cellmaper o que tens por ai perto.
 
Boa noite.
Em Ferrel (baleal) já se conseguiu ver alguma antena da digi ?
Qual é a rede com mais velocidade nessa zona ? Tenho 5G.
Obrigado
 
Viva.
1. Que grande confusão. LTE4/6: estamos a falar de 4G. Tecnologia de transmissão de dados por radiofrequência.
CAT6, isso é para os cabos de rede.
2. O modem/router tem de ter tecnologia LTE6.
As antenas: isso é só a parte mecânica, a eletrotécnica-radio é a parte LTE4/6

Ps. Manda por PM a tua localização, nao preciso de morada, so vila/aldeia. Que procuro no cellmaper o que tens por ai perto.
Só uma correção, o nome LTE CAT6 está correto. Tal como cabos, as caracteristicas dos modems rf também tem categorias. Atualmente a categoria mais avançada do LTE é CAT22 na casa dos 2.5gbps apesar de haver standard para CAT26 (nunca vi nenhum modem desses).
LTE cat6 com os seus 300/50mbps é suficiente para uso leve mas nos dias de hoje tanto LTE4 ou 6 são para se evitar caso se procure performance.
 
Só uma correção, o nome LTE CAT6 está correto. Tal como cabos, as caracteristicas dos modems rf também tem categorias. Atualmente a categoria mais avançada do LTE é CAT22 na casa dos 2.5gbps apesar de haver standard para CAT26 (nunca vi nenhum modem desses).
LTE cat6 com os seus 300/50mbps é suficiente para uso leve mas nos dias de hoje tanto LTE4 ou 6 são para se evitar caso se procure performance.

Viva.
Está correto. Não queria era sobrecarregar o user com info a mais.
O termo que uso é lte4, lte6, para facilitar.
Em relação ao uso do lte4 e lte6, se só tens antenas próximas e dispersas acessíveis com 1 ou 2 bandas não te adianta mais de lte4 ou lte6. A questão é de adquirir o equipamento certo em relação as bandas existentes. Considerando zonas rurais onde só 1 ou 2 bandas estão disponíveis. Aqui por perto 7km até existe uma MEO com 1,3,8,20 mas esta tapada por montes, e só ligo nela a B20. Tenho sorte de ter MEO com 1,20, a 1k em linha de vista, por isso adquiri um sxt lte6 para os meus velhotes.
 
Boa noite.
Em Ferrel (baleal) já se conseguiu ver alguma antena da digi ?
Qual é a rede com mais velocidade nessa zona ? Tenho 5G.
Obrigado
Na teoria, em 5G a NOS será a que mais velocidade te dará, isto assumindo que existe uma antena com a banda n78 ao alcance. A NOS também aparenta ser o primeiro operador a falar do 5G SA apesar de eu ainda não o ter visto em lado nenhum e é o único operador que ficou com 100mhz nos n78: https://www.spectrum-tracker.com/Portugal
Mesmo com todos estes mapas, a melhor opção será sempre ter um cartão e testar pois existem imensas variáveis que afetam a performance (bandas disponíveis, quantidade média de utilizadores, qualidade de sinal, qualidade dos links das antenas, etc). Grande parte dos operadores têm tarifários de 1 dia que são gratuitos ou a baixo preço.
A Digi tem pouquíssimo espectro disponível pelo que nunca será uma rede com altas performances em 5G. Em 4G provavelmente será a que tem melhor performance em routers sem carrier aggregation devido ao facto de ser nova (pouca carga) e ter 25mhz na n38.
 
A Digi tem pouquíssimo espectro disponível pelo que nunca será uma rede com altas performances em 5G.
Nunca será quando tiver o mesmo nível de clientes da NOS.

Neste momento com poucos clientes poderá muito bem ser. Depende do desenho da rede.

Sinceramente na DIGI estou mais preocupado com a cobertura
 
Nunca será quando tiver o mesmo nível de clientes da NOS.

Neste momento com poucos clientes poderá muito bem ser. Depende do desenho da rede.

Sinceramente na DIGI estou mais preocupado com a cobertura

Se aplicarem por todo o país o que tenho visto nesta zona não deves ter problemas de cobertura. Por aqui a densidade de sites em zonas urbanas é geralmente superior ás outras.
 
Nunca será quando tiver o mesmo nível de clientes da NOS.

Neste momento com poucos clientes poderá muito bem ser. Depende do desenho da rede.

Sinceramente na DIGI estou mais preocupado com a cobertura
Essa situação é que me preocupa porque na zona que refiro (Baleal) a cobertura de rede (MEO e NOS) no 4G é muito fraca, sendo que no 5G a MEO ja melhorou um pouco.
A Nos não testei o 5G para poder falar.
Sendo que, já me informaram que vai existir antenas da DIGI na zona, até ao momento, tenho tentado ver se apanho a rede no meu telemóvel e nunca a apanhei.
 
Essa situação é que me preocupa porque na zona que refiro (Baleal) a cobertura de rede (MEO e NOS) no 4G é muito fraca, sendo que no 5G a MEO ja melhorou um pouco.
A Nos não testei o 5G para poder falar.
Sendo que, já me informaram que vai existir antenas da DIGI na zona, até ao momento, tenho tentado ver se apanho a rede no meu telemóvel e nunca a apanhei.
No Baleal a cobertura da DIGI vai ser igual á da MEO, utiliza a mesma torre (Ferrel)
No verão a rede da MEO tinha alturas que nem os sites mais básicos carregava, a NOS em 5G mesmo com a praia cheia de gente andava com velocidades muito boas
 
No Baleal a cobertura da DIGI vai ser igual á da MEO, utiliza a mesma torre (Ferrel)
No verão a rede da MEO tinha alturas que nem os sites mais básicos carregava, a NOS em 5G mesmo com a praia cheia de gente andava com velocidades muito boas
Obrigado pela informação, então vou comprar um cartão da Woo para experimentar a rede e caso funcione bem, peço portabilidade dos meus numero de telemóvel.
Isto enquanto a DIGI não aparece
 
Back
Topo