Linux para começar...

Originally posted by Metro
Tens netcabo? Se sim tens o modem da Motorola. Precisava de saber se esse modem será compatível. Não está listado no site da redhat como compatível.
Isso dos drivers da ATI está-me a preocupar!

Ois, tenho Bragatel, com um modem motorola ligado por ethwernet e funciona tudo ok tanto no red hat 9 como no mandrake 9.1
 
Originally posted by chight

Entretanto seria interessante fazer um guia mais virado para a utilização do linux no dia a dia, como fazer X ou Y, como administrar a máquina, gerir users, configurar serviços, etc etc Mas isso há malta com mais competência que eu para o fazer.


Congrats chight, tá fixolas o guia :) Só falta alterar o título da página do guia :-D

Agora um guia de como utilizar o linux, shell, serviços, administração da máquina, apps, etc é que era um must have!!! É isso que me faz falta e certamente a muitos users :)
 
ora vamos la fazer uma pergunta...


A situação é a seguinte, fiz o automount de um disco no /etc/fstab

(o disco ta em FAT32 )
so que agora tenho um problema, com o meu user nao consigo escrever la, apenas com root... alguem me pode dizer o comando para dar permissoes??? obrigado :D
 
Originally posted by |BAS|
ora vamos la fazer uma pergunta...


A situação é a seguinte, fiz o automount de um disco no /etc/fstab

(o disco ta em FAT32 )
so que agora tenho um problema, com o meu user nao consigo escrever la, apenas com root... alguem me pode dizer o comando para dar permissoes??? obrigado :D

as opções são : defaults,umask=000
 
Originally posted by kazuza
No XP faço poderia fazer tudo o que fazes no Linux, se não fosse o kernell...

o kernel é O Sistema operativo...
O LINUX é o kernel...
o resto chama-se GNU/LINUX

vai a um dicionário de alemão à procura da palavra kernel
 
Uma pergunta básica:

quando crio e formato uma partição para instalar o red hat 9.0 - estou a usar o partition magic 7.0 - faço-o como fat ou como swap2? como primary ou logical?

Desculpem as perguntas básicas mas para mim linux é como entrar agora para a pré-primária:)
 
Originally posted by ojdr2001
Uma pergunta básica:

quando crio e formato uma partição para instalar o red hat 9.0 - estou a usar o partition magic 7.0 - faço-o como fat ou como swap2? como primary ou logical?

Desculpem as perguntas básicas mas para mim linux é como entrar agora para a pré-primária:)

Eu também usei o Partiton Magic 7. O formato do Red Hat 9.0 é Ext3. O mais parecido no PM7 é Ext2. Eu criei a partição em Ext2. Depois quando estás a instalar o Red Hat ele vai pedir para criar uma partição swap (que como está no tutorial deve ser igual ou o dobro da memória ram) apesar de dizer que não é absolutamente necessário. O que eu fiz foi da partição ext2 criar uma partição swap de 512MB (instalei no portátil onde tenho 256MB RAM) e depois converti a partição ext2 para ext3. O ideal era o Partiton Magic 8 que penso que já deve dar para fazer a partição ext3.
Resumindo:
Partition Magic: Criar uma partição Ext2.
Na instalação converter criar uma partição swap e converter para ext3.
Penso que não haverá nenhuma vantagem em criar a partição swap no PM. Mas os gurus que se pronunciem. Eu só quis dar uma ajuda rápida:)
 
Originally posted by ojdr2001
Uma pergunta básica:

quando crio e formato uma partição para instalar o red hat 9.0 - estou a usar o partition magic 7.0 - faço-o como fat ou como swap2? como primary ou logical?

Não formatas para nenhuma no partition magic, deixa-a vazia.

depois no Red hat crias 3 : uma de swap, uma em reiserFS ou ext3 para a / e uma em ext3 ou ext2 para a /boot
 
Vê no help do Partition Magic. Não me lembro do que escolhi. Mas sei que vi qualquer coisa no help que ajudou.
 
Originally posted by Tafinho
Não formatas para nenhuma no partition magic, deixa-a vazia.

depois no Red hat crias 3 : uma de swap, uma em reiserFS ou ext3 para a / e uma em ext3 ou ext2 para a /boot

Tafinho:
Isso funciona se tiveres a usar um disco que ainda não tenha partições. Mas quando tens uma partição já feita em NTFS tens que fazer alguma coisa antes. Certo? Não podes ir metendo o Red hat para instalar na partição em NTFS. Ou estou enganado.
Já agora:
Tenho o firewall enabled no Red Hat. Então e antivirus. Aquilo não precisa de ter mais nada. Desde que apanhei o Blaster mal me liguei à net numa máquina acabada de instalar o Windows fiquei um bocado mais paranóico:)
Não consigo instalar o flash no Linux. Não consigo ver algumas animações em algumas páginas. É a única queixa que tenho para já:)
 
Originally posted by Metro
Tafinho:
Isso funciona se tiveres a usar um disco que ainda não tenha partições. Mas quando tens uma partição já feita em NTFS tens que fazer alguma coisa antes. Certo?

Certo, tens de reduzir o tamanho da NTFS, mas ao restante simplesmente deixa-a vazia, não formatada


Originally posted by Metro

Já agora:
Tenho o firewall enabled no Red Hat. Então e antivirus. Aquilo não precisa de ter mais nada. Desde que apanhei o Blaster mal me liguei à net numa máquina acabada de instalar o Windows fiquei um bocado mais paranóico:)
Não consigo instalar o flash no Linux. Não consigo ver algumas animações em algumas páginas. É a única queixa que tenho para já:)


Tenta correr o Blaster ou qq outro virus em Linux... quando conseguires pago-te uma garrafa de champanhe inteira...
Há muito poucos virus para Linux, cerca de 1000 e nunca nenhum deles passou de um proof of concept

Quanto ao flash, tens de usar o Mozilla porque o Konqueror não suporta flash, se for o conqueror que estás a usar. ( o opera também suporta flash)
 
Eu vou criar uma partição para o RH a partir de uma partição existente em NFTS. Com o PM7 basta criá-la e não é preciso formatar. É isso?
 
Back
Topo