Linux para começar...

Originally posted by greven
Boa questão. É que anteriormente, quando tinha o Mandrake 7 e o 8 instalados, tinha os discos em FAT32, agora estão em NTFS e não consigo aceder aos ditos cujos. Como se faz isso? É possível?
Hasta....

Pelo menos o Red Hat 9 ainda não consegue ver as partições em NTFS, so Fat 32. O SUSE 9 que vai sair a 24 deste mês sei que já dá para aceder a partições NTFS.
Adivinhem porque é que estava a pensar no suse 9. O problema é que eles não permitem sacar iso dos cd's. Só dá para instalar via rede. Se tivesse trafego ilimitado...
 
Originally posted by |BAS|
e possivel so q tens de instalar uma cena q ta em http://linux-ntfs.sourceforge.net/
so q inda n consegui... dame um erro estupido...
E os drivers da ati num consegui instala-los :(


Tens netcabo? Se sim tens o modem da Motorola. Precisava de saber se esse modem será compatível. Não está listado no site da redhat como compatível.
Isso dos drivers da ATI está-me a preocupar!
 
sorry 56k here


ps: ja consegui ver os discos em NTFS :D tive de instalar o rpm para AMD :D

mas ao instalar os drivers da ATI fico sem X :(

tenho de saber como configurar novamente akilo :(
 
Originally posted by Tafinho
Ponto 2. ADSL how-to : http://urban.homelinux.org/

Em relação a ADSL em Linux, a maneira mais fácil é comprar um modem... ethernet! Mas como esses não são para todos os bolsos, o mais que eu posso dizer é que tentei ligar-me com um SpeedTouch USB da Alcatel (ou Thomson), e os resultados não foram nada animadores (queimei-o).

F*ck! Acho que prefiro ficar sem net no linux por uns tempos...
 
Originally posted by greven
F*ck! Acho que prefiro ficar sem net no linux por uns tempos...

Tem calma, tá...?
Lê o resto daquilo que está lá escrito...

Ele de facto queimou o 1º modem ADSL que teve, mas não teve nada a haver com o linux...

Tava a instalar aquilo, o pai queria o PC, fez reboot, e quando ligou o modem estava morto...

Só para veres como é complicado instalar o modem em Linux, o site que te disse está a correr com esse mesmo modem ;)
 
Bem já fiz o guia para aqueles que querem instalar o redhat9. Não ando com mt tempo por isso pode haver umas frases que nao façam mt sentido lol ou alguns erros, e não optimizei a página, está cheia de imagens.... mas acho q serve perfeitamente para começar.

Entretanto seria interessante fazer um guia mais virado para a utilização do linux no dia a dia, como fazer X ou Y, como administrar a máquina, gerir users, configurar serviços, etc etc Mas isso há malta com mais competência que eu para o fazer.

Bem, quem quiser acrescentar alguma coisa, ou fazer correcções k me mande um mail k eu acrescento o k for preciso.

http://www.techzonept.com/guias/redhat9/
 
Chight penso q sei de algo para melhorar o teu guia...

Pelo q tive a ler no help do install do red hat e possivel fazer screenshost ao install screen, isto é bom pois melhora um pouco o guia em termos de "aspecto"

se n tiveres tempo suficiente diz que eu logo a noite vou tentar instalar o linux no portatil e aproveito e tiro os printscreens e mando-te para o mail...


PS: se alguem souber como instalar os drivers da ATI no linux agradecia...
 
Originally posted by Tafinho
Tem calma, tá...?
Lê o resto daquilo que está lá escrito...

Ele de facto queimou o 1º modem ADSL que teve, mas não teve nada a haver com o linux...

Tava a instalar aquilo, o pai queria o PC, fez reboot, e quando ligou o modem estava morto...

Só para veres como é complicado instalar o modem em Linux, o site que te disse está a correr com esse mesmo modem ;)

LOL! Ya, eu li tafinho. Li que o site está a correr com um modem desses. Mas não li foi porque é que ele tinha queimado o modem! Ah! :D Então vou ver isso.
Então esclarece-me uma cena Tafinho. Ele lá diz para instalar-mos os drivers do modem (mas ele referes-se ao santi da Siemens, o meu é o Alcatel), certo?

PS: se alguem souber como instalar os drivers da ATI no linux agradecia...

Eu não tive que instalar drivers nenhuns. A placa funciona e como não pretendo correr o DirectX tão cedo :D...
 
Originally posted by |BAS|
se n tiveres tempo suficiente diz que eu logo a noite vou tentar instalar o linux no portatil e aproveito e tiro os printscreens e mando-te para o mail...

Se puderes fazer isso era porreiro, dps eu substituo as imagens. Se quiseres acrescentar alguma coisa tás a vontade :)
 
entao ou hj a noite ou amanha de manha mando-te os printscreens para o mail...


Não kero acrescentar nada pq sinceramente n sei o que acrescentar... so instalei o red hat 3 vezes ontem >( (malditos drivers da ATI) mas ao menos ja sei por o Xfree de volta as origens :D
 
Meus amigos.
Primeiro post para os verdadeiros obreiros desta mudança.
É verdade. Red Hat 9 instalado. Dual boot a funcionar. Tenho isto no protátil. Para já com uma resolução manhosa. Não reconheceu o monitor pelo que fiz next no que o red hat descobriu como sendo o monitor.
O tutorial do chight foi muito, muito útil. Tive dificuldade com as partições. Não consegui fazer manual conforme está no tutorial porque tinha arranjado uma partição em ext2. Tenho o partition magic 7 e só consegui fazer isso. Como aquilo já é partição de partição dava-me erro. De resto muito intuitivo e muito simples. Estou com o modem da netcaboligado directamente ao portátil pelo que não configurei o router.
Agora a fazer os updates.
Thanks a todos:)
 
alternativa ao gnome / kde

tava a pesquisar pela net por drivers ( sim... a minha luta contra os drivers da ATI continua... ) e encontrei algo que me pareceu bastante interessante.

Trata-se simplesmente de um novo desktop para linux o XPde que é "simplesmente" igual ao windows xp senao vejam:

aki

vou tentar instalar logo a noite para ver como é...

amanha dou noticias...
 
Parece que já estou a precisar de ajuda. Não consigo alterar a resolução do ecrã. Tenho 800x600 e queria alterar para 1024x768. O problema parece ser o monitor. Ele ão detecta como omprobed monitor. E não consigo perceber como é que faço para ele aceitar TFT ou outra coisa qualquer. Tenho o Red hat instalado num portatil asus L8400C.
Se me puderem ajudar.

Edit: Já está. Tm que se clicar na seta do lado esquerdo para abrir a janela e escolher uma variedade de monitores.
I'm running:D
 
Última edição:
Vai ao terminal ( Start (lol) -> System Tools -> Terminal ), e faz setup.

Depois vai ao video settings ( axo k é assim ) e qd chegar a parte do monitor escolhe o Generic Laptop Display 1024x768.

Penso que tb dá para mudar isto através do GUI, mas agora não me lembro :|
 
Originally posted by greven
LOL! Ya, eu li tafinho. Li que o site está a correr com um modem desses. Mas não li foi porque é que ele tinha queimado o modem! Ah! :D Então vou ver isso.
Então esclarece-me uma cena Tafinho. Ele lá diz para instalar-mos os drivers do modem (mas ele referes-se ao santi da Siemens, o meu é o Alcatel), certo?

Certo, o que procuras está aqui e está bem mais desenvolvido que o da Siemens
 
Back
Topo