Linux para começar...

Originally posted by ojdr2001
Depois de ler isto tudo ainda mais confuso fiquei. Devo ser burro pra caraças. Tenho de arranjar outra thread para iniciantes porque esta, tal como receava, está a andar depressa demais...e sem método:confused:

Diz-nos kual a parte k nao percebeste k nos explicamos! ;)


Edit:

Alguém sabe de algum site k tenha versões antigas do linux, tipo já usei o RH5.1 e akilo dava uma pika do caneco configurar o hardware todo manualmente, criar partições do linux manualmente, compilar a kernel manulmente, configurar o x-window, etc tudo manualmente :)

É para meter num pc k tem apenas 240MB de HD ;)
 
Última edição:
eu por acaso esta semana numa limpeza de cds ca em casa despachei-me de versoes do red hat 5.2 e 6.x


Vou instalar amanha a noite ( e qndo vou ter tempo livre ( e espaço livre no disco) ) o red hat 9 ou o mandrake 9, fico a espera de conselhos dos "experts" e depois entao se sempre for para ir para a frente começamos este mini-tutorial interactivo...

e agora vou e pa cama q isto de andar a acordar cedo anda a dar cabo de mim...


see ya e é de lembrar que espero respostas...
 
Originally posted by Metro
Se a minha experiência com o Red Hat resultar vou mesmo mudar para Linux. 80% Linux e 20% Windows.

Boa sorte...

Quando não souberes da versão para Linux de algum programa em Windoze avisa..

Ainda me falta achar um substituto para o Flash...
 
Originally posted by Tafinho
Boa sorte...

Quando não souberes da versão para Linux de algum programa em Windoze avisa..

Ainda me falta achar um substituto para o Flash...

Obrigado. Acho que vou precisar:)
Vê se algum destes serve para o que queres:
Flash playing e flash ceating está nesta lista. Vê se serve. Eu não percebo nada nem nunca os utilizei como sabes.
http://linuxshop.ru/linuxbegin/win-lin-soft-en/

Era giro ter conseguido ajudar um guru do Linux. Seria a segunda vez. A primeira vez foi ter respondido a uma dúvida do Opp:)
 
Originally posted by Metro
Obrigado. Acho que vou precisar:)
Vê se algum destes serve para o que queres:
Flash playing e flash ceating está nesta lista. Vê se serve. Eu não percebo nada nem nunca os utilizei como sabes.
http://linuxshop.ru/linuxbegin/win-lin-soft-en/

Era giro ter conseguido ajudar um guru do Linux. Seria a segunda vez. A primeira vez foi ter respondido a uma dúvida do Opp:)

O de flash playing é apenas uma versão open source do player...

Eu preciso é do builder... existe o Ming, mas é em modo de texto...

De qq forma foi uma boa tentativa ;)
 
Eu tenho as minhas partições configuradas assim.
Não deixei muito espaço para o linux, pq 10 GB é suficiente para mim, pois não instalo muita coisa (e também ainda não consegui por net nakilo, tenho ADSL da Oni, com modem USB Alcatel Speedtouch e para noobs like me no linux aquilo é algo complicado. Porque até agora também ainda não encontrei um tutorial que fosse fácil e claro! Azar).
 
Última edição:
Originally posted by ojdr2001
Depois de ler isto tudo ainda mais confuso fiquei. Devo ser burro pra caraças. Tenho de arranjar outra thread para iniciantes porque esta, tal como receava, está a andar depressa demais...e sem método:confused:

Estou a fazer um tutorial catita com imagens para aqueles que pretendem instalar o RedHat v9.0 pela primeira vez, numa máquina com windows. Por isso depois guias-te por lá.
 
Greven essa partição está perfeita, até te sobra espaço!

Já vi servidores por aí só com 4GB e com bases de dados e mysql servers ;)

btw, tafinho porque nao emulas o flash no wine?

já tentas-te e nao deu?

senao instala o vmware e corres um win98 virtual só para trabalhares no flash ;)
 
Bem, já sakei o RH9 e o Mandrake 9.1 dos mirrors da bragatel (não conta para o download :D) e agora vou sacar o gentoo, depois vou ver qual gosto mais :D
 
Originally posted by chight
Estou a fazer um tutorial catita com imagens para aqueles que pretendem instalar o RedHat v9.0 pela primeira vez, numa máquina com windows. Por isso depois guias-te por lá.

chight, como já te disse antes... you're the man!
vou aguardar pelo teu tutorial

um abraço

off topic: estou pela 1ª vez a consultar o forum e a postar através da tv interactiva. Até que não funciona nada mal
 
Weee.... primeiro post com o red hat 9 :)

o único problema que tive foi no início, na instalação escolhi o idioma de instalação como português e deu erro... em inglês foi sempre a rular :)


Agora vou instalar o Mandrake :D


(Hummm... a caixa para escrever o post é tão pequenina :D)

P.S. - Desculpem a qualidade da imagem, mas foi a primeira fez que trabalhei com o GIMP :D Mas dá para ver o que interessa :)
 

Anexos

  • capturaecra-1.png
    capturaecra-1.png
    55,7 KB · Visualizações: 158
Weeee!!!! E cá estou eu a postar a partir do mandrake :)


Na instalação, entre o Mandrake e o Red Hat, O Mandrake era muito lento a fazer o que eu lhe pedia... em contrapartida a instalação dos pacotes foi mais rápida (escolhi instalar tudo em ambos)


O aspecto gráfico de ambos é fabuloso, estou agora com o GNOME e é muito joly :)

O Mandrake até a minha placa de TV descobriu :) (no Red Hat não reparei :sad: )

A instalação de ambos, pelo menos no aspecto gráfico, é muito fácil mesmo (já tinha instalado várias versões do linux em modo texto/gráfico e também não tinham nada de extraordinariamente difícil :p)



Bem agora vou fazer um fresh installl do xp e depois vou-me divertir com isto... porque a questão impões-se... Install OK - E agora, o que é que eu faço com isto? :D


Edit: não ponho aqui um print screen porque não sei como se faz :D
 
Originally posted by chight
Estou a fazer um tutorial catita com imagens para aqueles que pretendem instalar o RedHat v9.0 pela primeira vez, numa máquina com windows. Por isso depois guias-te por lá.

Já estou na fila para ver esse tutorial. É mesmo isso que estou a precisar. Já fui buscar o Red hat no link que colocas-te.:)
Edit: Acabei de gravar o Red Hat em Cds. Gravei tal e qual como se recebe. Não descompactei. O primeiro arrancou muito bem. O vermelho é lindo:D
 
Última edição:
Boas...

Ao ver este post tambem tive vontade de instalar o linux...
instalei o mandrake 9.1... e a instalacao correu muito bem... bastante facil e muito rapida em comparacao com a do windows foi metade do tempo...

Agora estou com um problema o modem que eu tenho no comp que é um topcom xplorer 100, é considerado um winmodem. e segundo o que eu sei não é compativel com linux. Podiam-me dizer a marca de um modem compativel com linux e windows e que fosse interno??

O outro problema, configurei a rede entre dois comps, um com linux e outro com Win XP PRo, no comp com linux consigo aceder ás partilhas do com com WIN, menos á partinha C$. Mas no comp com o WIN não consigo aceder ao comp com linux.. têm que se ter alguma configuração especial???
 
Originally posted by AJV

O outro problema, configurei a rede entre dois comps, um com linux e outro com Win XP PRo, no comp com linux consigo aceder ás partilhas do com com WIN, menos á partinha C$. Mas no comp com o WIN não consigo aceder ao comp com linux.. têm que se ter alguma configuração especial???

Tens que instalar o samba no linux e configura-lo
Se não tiveres interface gráfico para isso, o ficheiro que procuras é o smb.conf , algures para os lados do /etc/smb/smb.conf
 
Originally posted by Lasac
Greven essa partição está perfeita, até te sobra espaço!

Já vi servidores por aí só com 4GB e com bases de dados e mysql servers ;)

btw, tafinho porque nao emulas o flash no wine?

já tentas-te e nao deu?

senao instala o vmware e corres um win98 virtual só para trabalhares no flash ;)

Fixe.

Agora o que eu curtia mesmo era poder postar do linux. Mas já li montes de tutorials e ainda não percebi como configurar a net (ADSL) no Linux. Com cabo é mais fácil no linux. Os tutorials que li, não era do meu modem e eram algo confusos, ainda por cima, os ficheiro que tinha que sacar eram os quantos e a havia sempre algum que estava down.

Há para aí alguem com Modem ADSL Speedtouch USB no linux e pos isso a funcar?

Hasta!

Se kiserem tenho um pdf de "Teach yourself linux in 24 hours!" :D A sério, tenho! É bem porreiro para quem está a começar.
 
Ja tenho o Red Hat 9 instado...

Tou neste momento a sacar os drivers para a grafica ( 9600Pro ) precisei de ir ao IRC perguntar como sabia a versao do Xfree q tinha instalada... ( o comando é: X -version )

Agora so precisava de sabe era como montava os discos q tenho em NTFS para poder aceder neles pelo linux...

Espero respostas...

PS: para tirar PrintScreens basta carregar na tecla... ele detecta logo o PrintScreen... ta fixe...
 
Originally posted by |BAS|
Agora so precisava de sabe era como montava os discos q tenho em NTFS para poder aceder neles pelo linux...

Boa questão. É que anteriormente, quando tinha o Mandrake 7 e o 8 instalados, tinha os discos em FAT32, agora estão em NTFS e não consigo aceder aos ditos cujos. Como se faz isso? É possível?

Hasta....
 
Back
Topo