Equipamento Lentes MF

vi esta
Carl Zeiss FLEKTOGON 2.4/35mm MC Wide Angle Lens M42 225€


não vou comprar a lente já já, mas pelo que me apercebo é que na compra de lentes manuais tem de se fazer alguma/bastante pesquiza antes de compra

Essa já foge um pouco do meu orçamento para uma Wide Manual, mas sem dúvida que é uma lente com as suas qualidades. É Zeiss!!
 
Há umas semanas, emprestaram-me uma lente para brincar um bocado e fiquei apaixonado , mesmo pelo muito pouco que pude mexer-lhe (umas 2 horas e não saí sequer de casa e foi à noite)...


Sei que não é o melhor local para isto, mas aproveito...

Procuro uma:

- SMC/Super-Takumar 50mm 1.4 ou
- Yashica ML 50mm 1.4
ou
- Yashica ML 50mm f1.7
- SMC/Super-Takumar 55mm f1.8

Se alguém tiver para venda ou conhecer alguém, PM pf.
 
Há umas semanas, emprestaram-me uma lente para brincar um bocado e fiquei apaixonado , mesmo pelo muito pouco que pude mexer-lhe (umas 2 horas e não saí sequer de casa e foi à noite)...


Sei que não é o melhor local para isto, mas aproveito...

Procuro uma:

- SMC/Super-Takumar 50mm 1.4 ou
- Yashica ML 50mm 1.4
ou
- Yashica ML 50mm f1.7
- SMC/Super-Takumar 55mm f1.8

Se alguém tiver para venda ou conhecer alguém, PM pf.

Não sei quanto estás disposto a pagar pelas Yashica, mas no ebay encontras bastantes 50mm ML por preços aceitáveis (<50€) em bom estado. Comprei uma f/1.7 ML por 35€ + portes quase imaculada.
 
Estou disposto a pagar um preço justo ;) Esses preços são aceitáveis.

Por acaso em termos de ebay sou um noob! Não sei como são os procedimentos de "bidding"... tenho que me inteirar mais do assunto e atirar-me para um negócio...
 
Deve ser o tópico certo:

Tenho uma Nikkor micro 55MM manual, old school que está a pedir manutenção. O anel de foco está muito "pesado" e o diafragma fica preso quando em uso na maquina, ou seja está sempre a F/2.8. embora quando está descolado, funciona.

Imagino que o anel de foco precisa de um tipo de lubrificação e diafragma deve ter pó a prender o mecanismo.

Ainda tirei a parte metálica traseira (a que encaixa na máquina) e espreitei o interior mas desmontar mais não me arrisco :D Dá para notar que quase nao tem óleo na rosca de focagem, bem como tem algum pó lá por dentro e o mecanismo do diafragma está a fazer ruído de atrito de pó.

O que posso fazer para deixa-la a funcionar perfeitamente?
 
Excelente guia, obrigado! :D

Se calhar no próximo fim de semana é arregaçar as mangas e mãos à obra e voltar a ter esta menina a bombar a 100%.

É antiga, mas está como nova e tem uma qualidade de imagem brutal.
 
Preciso de ajuda.

Quero comprar uma 28mm ou 35mm mount M42 (budget até aos 60€ sensivelmente), qual aconcelham ?!

Já estive a procura de uma flektogon, mas está acima do meu budget.

O meu gear actual é 18-55mm e 50mm 1.8 Canon 600D.
 
Última edição:
aconselham o investimento em lentes manuais?
no caso em particular uma 28mm que penso utilizar para video e uma 135mm para os bonecos. ambas sao f/2.8

é um bom exercicio ou dão mais trabalho do que bons resultados?
 
a questão passa mais por serem um exercicio interessante ou vao ser giras enquanto forem novidade e depois pisa papeis...
sim eu é que deveria saber a resposta a isso, mas pergunto a quem tem se se arrependem ou continua a ser uma vertente que fazem regularmente

já agr as lentes em questão sao m42
sao as mais comuns certo?
 
Última edição:
pelo que leio para video acabam por ate ser melhores pois são mais faceis de focar que as lentes AF.

para fotografia ja é mais complicado de usar, eu tenho uma 55 1.8 e é um pisa papeis (é certo que a comprei para inverter em macro)
 
mas funcionam como uma lente normal?
a abertura é controlada pelo dial da maquina tb?

um adaptador com confirmação de foco é essencial eu sei, mas de resto funcionam como lentes normais, mas sem AF?
 
não, a abertura é controlada no anel da lente, é tb uma das razoes pela qual são usadas no video, nem todas as maquinas permitem mudar a abertura a meio de um video.

mas tb tem uma desvantagem, se queres tirar uma foto a f/16, vais ter o viewfinder MUITO escuro, boa sorte em conseguir focar (o adaptador de confirmação de foco ja nem deve funcionar aos f/8).

mas na canonm podes meter no modo Av, que ele escolhe o tempo de exposição correcto e podes ir mudando a abertura no anel que ele vai ajustando a exposição.
 
Back
Topo