Fujifilm Finepix s6500

Tenho uma Fuji 6500fd há cerca de um ano estou bastante contente com ela. na verdade, considero mesmo que para começar é optima, já que uma vez que me quero profissionalizar no mundo da fotografia, é bom ser auto-didacta e aprender o que nas compactas não é possivel.

Galeria no olhares www.olhares.com/raphaela
 
É sem duvida uma excelente máquina para começar.
Não tivesse eu uma e adorado, passou de mãos e continua a fazer maravilhas.

Tens uma galeria boa, desafio-te a criares também aqui no fórum ;)
 
É possível saber o nº de disparos nesta máquina? Se sim, desculpem-me mas será que me podem explicar onde?

É que eu não encontrei :mad:

Essa maquina não tem contador!

Poderás saber se tiver a opção para numerar as fotos activada. Tem de estar desde o inicio...e ai chegas la pelo numero da foto!
 
Essa maquina não tem contador!

Poderás saber se tiver a opção para numerar as fotos activada. Tem de estar desde o inicio...e ai chegas la pelo numero da foto!

Eu só perguntei porque há um user aqui no fórum que disse que tinha cerca de 3000 disparos numa, e fiquei completamente intrigado :confused:

Provavelmente terá feito uma estimativa.
 
Cada vez me arrependo mais de a ter comprado lol

Agora (um ano e pouco depois) encontro pelo mesmo preço corpos bem melhores e lentes baratas...
 
Cada vez me arrependo mais de a ter comprado lol

Agora (um ano e pouco depois) encontro pelo mesmo preço corpos bem melhores e lentes baratas...

Isso depende do negócio que fizeste. Eu comprei à ano e meio por 215€, e à 3 meses por 130€. Ambas novas e com todos os acessórios.

Tu dizes "corpos bem melhores e lentes baratas", e o que eu pergunto é, preferes ter uma bridge em condições ou uma Reflex "rasca"?
 
Eu dei um pouco mais, cerca de 250€ por uma nova e garantia a contar uns 5 ias antes de a comprar + cartao de memoria 2gb.

Eu apenas não acho que esta máquina tenha a tanta qualidade como dizes. À reflex "rascas" com melhor qualidade já lentes talvez não. Mas 1 raw de 5 em 5 segundos, focagem manual digital, viewfinder electronico e falta de sapata para flash... lol

O cartão de memoria também nao é a melhor coisa.

Mas nao te chateies mais, eu esta nao vendo. E uma coisa que gosto é a autonomia.


Sabes de algum sítio onde se vendam para-sol para esta máquna (original/flor)? Parti o meu :D
 
Eu apenas não acho que esta máquina tenha a tanta qualidade como dizes. À reflex "rascas" com melhor qualidade já lentes talvez não. Mas 1 raw de 5 em 5 segundos, focagem manual digital, viewfinder electronico e falta de sapata para flash... lol

O cartão de memoria também nao é a melhor coisa.

Esta máquina é uma compacta avançada e, naturalmente, não tem a qualidade de uma reflex mas oferece-te já uma boa qualidade a um preço razoável...acho que é uma boa opção para quem não quer anvançar já para uma reflex e quer brincar mais um bocado...por acaso acabei de comprar uma e depois podemos trocar uma ideias se quiseres!;)

O raw é para fotografia mais programada, com mais tempo...para a outra tens o jpeg e a lente é boa só é pena a falta de estabilização mas por ex. tem um sensor que, apesar de pequeno resultou muito bem nesta máquina e não tem sapata mas o flash é bastante competente e a focagem é opcional podes meter em auto...
Os cartões são o principal problema...XD não está com nada!

Já agora os XD da Olympus dão para a Fuji...certo?

O para-sol porque não compras no ebay?
 
Porque quero o original: em flor em que encaixe na máquina. Um só para enroscar vais chatear-me com filtros e isso. Além do pára-sol feito para a própria lente costuma ser melhor já que tem as medidas mais certas.

Sobre a focagem: é muito bonito ser automático mas poderes ter controlo sobre isso é bem diferente. Em macros em coisas que se mexem, por exemplo.

A única coisa entre cartões olympus vs fuji é que algumas máquinas olympus que usam nao sei o que nao usam isso nos cartoes fuji. Tirando isso podes usar qualquer um em qualquer sitio.
 
Uma dúvida para quem utiliza esta câmara: nas definições do menu FinePix Color qual é a opção que utilizam: a standard ou a 'chrome'?
Já experimentaram as duas? Qual delas dá melhores resultados?
 
Eu por acaso acho que foi a única coisa que até agora não mudei e deixei sempre no standard. Já agora questiono o mesmo

Já agora o sharpness também...no manual aconselham o standard mas li numa review que o hight dava melhores resultados porque o standard dava imagens um pouco soft´s...estamos na idade dos porquês?:002:

Acho que vou (quando tiver tempo) fazer uns testes e depois meter aqui...para respondermos a nós próprios!!!:p
 
Pela experiência uso "tudo".

Já devem ter reparado que quando passamos as fotos para o Finepix elas deixam de ser 6MP para serem 12MP (não propriamente efectivos...). O sharpness aqui pode mudar logo tudo. Geralemente uso o sharpness ou para macros ou para coisas pequenas que fotografo para ter um detalhe bom. Só que isto traz artefactos à imagem além do grão habitual. Tirando isso uso sempre o normal ou low/soft (não sei como está lá). Se repararem em fotos de outros ou das vossas analógicas (reparem mesmo nisso mas em fotos de fotografos experientes ou com olho) o detalhe excessivo não aparece. Uma coisa é estar bem focado, outra é quase ver os pixels. Por entro, no verão passado fotografei o alentejo. Todas aquelas folhas e ervas pelo chão ficavam mal com muito detalhe. A fotografia perdia a sua piada por ter tudo muito definido. Nos retratos é o mesmo (para mim, lá está). Uma fotografia mais suave fica melhor.

A cor tamém é um pouco pessoal. Normalmente uso o normal porque fica com uma cor muito próxima da realidade quando se imprime. Com chrome fica muito giro no monitor mas no papel fica com cor a mais. No entanto para uma flor, uma coisa cheia de cor ou só uma cor ou qualquer fotografia menos real o chrome pode trazer efeitos engraçado.

Isto é o que tenho achado do uso disso já que cada vez mais uso RAW.


Já agora, para quem não sabe fica a saber, que embora a leitura/escrita máxima do xD na máquina através de USB não passe muitas vezes dos 2MB/s não significa que a máquina não use mais que isso. Isto é, inicalmente pensei que sim pois um cartao xD normal anda à volta dos 3MB/s de escrita. Comprei um xD normal já que nunca pensei que fosse melhorar com um M+ ou H (mais rápidos com o M, portanto) mas mandaram-me um Olympus M+ (4.5MBps) e, embora com o mesmo teste inicial o cartão funcione a 2MBps, o tempo para gravar o RAW diminui dos tantos 6s e pouco para cerca de 4.
Alguns já podem ter reparado mas nunca foi falado aqui isso (julgo eu).
 
Obrigado pela partilha da tua experiência...assim, é excusado andar a fazer tentativas!

A velocidade de leitura/escrita dos cartões M e M+ já tinha confirmado...e no uso diário faz bastante diferença!
 
Acho que há uma pequena confusão entre sharpness e detalhe.
Mesmo na s6500, o detalhe é a lente que capta e não há volta a dar. O sharpness em termos simplistas é acentuar o detalhe que lá existe. Vejamos com uma fotografia macro a um insecto por exemplo:

* Uma fotografia bem focada, consegue-se perceber onde são as patas, o corpo, e antenas etc.
* Se a lente conseguir um bom detalhe, consegue-se perceber as estrias/ riscas/ pontos/ pêlos, enfim, pequenos pormenores do insecto. Isto acontece mesmo com o sharpness no mínimo.

* Se não conseguirem bom detalhe, a única coisa que sharpness vai fazer é a separação do fundo.
Ou seja, se o detalhe dos pêlos, riscas, pontos (etc) não estiver lá (não for captado pela lente), o sharpness só vai criar a ilusão de algo mais definido, através da separação de planos. Vai delinear os contornos, imaginemos um lápis a passar para sobrepor o limite das patas, do corpo, das antenas etc...

* O mesmo é válido para uma fotografia bem focada e com bastante detalhe. O sharp vai acentuar para além da separação de planos, os pormenores, e faz sobressair os pêlos, riscas, pontos etc.

Particularmente as folhas, os grãos de areia, a relva, etc, são tudo situações onde o over-sharp é bastante nocivo para a imagem.
 
Estava claro que o sharpness não adiciona nada à imagem. Tendo em conta que fui o único que falei sobre isso assumo que aches que eu estou confuso mas eu não acho que esteja.

Sobre as configurações: tenho ideia que há uma ou outra coisa que não guarda. Mas é pouca coisa.

Os 6MP para os 12MP podes mesmo ver. Multiplica o valor da largura pelo da altura de uma foto jpg guardada pela máquina. Depois exporta um RAW e faz o mesmo a esse jpg. Lá está que isto não quer dizer que a máquina seja de 12MP...
 
Back
Topo