Equipamento Flash...O k comprar?

Em termos de triggers para flash o que aconselham?

É para usar numa D5200 + SB700.

Em termos de TTL não sei como funciona o yn622 tx, mas em princípio é o aconselhado para TTL.
Eu pessoalmente optei pelos trigger mais baratos, yn603II para Nikon. São impecáveis. Funcionam em modo manual apenas, mas permitem também fazer de controlo remoto e uso muitas vezes para este efeito.
 
Boas

Ontem fui à um casamento e claro fui por a D60 à prova :P

Mas depois de 220 fotos, claramente o flash integrado não chega para as encomendas (E levei a 35 mm F/1.8) e estava lá 2 fotógrafos profissionais e claro foram "armados até os dentes"
* Um foi com D300 e nada mais nada menos que 3 flashes! Um montado e 2 em tripés com wireless Não sei que objectiva levou
* A outra foi com D610 e uma objectiva grandita, maior que o gajo da D300 e um flash jeitoso (provavelmente SB-900/910)

Na altura da sessão fotográfica junto do bolo estive lá a dar clicks e incrivelmente as melhores fotos foi quando apanhei o flashes dos outros!! Algumas ficaram um pouco sobreexpostas, mas outras no ponto. E isso só vendo pelo LCD da maquina (ainda não meti as fotos no PC). As fotos que eu tirei sem apanhar o flash dos outros pelos vistos terão que levar com ajustes em PP e provavelmente com algum ruído e tal :(

Já ando de olho num SB-700 a algum tempo, mas é dificil justificar 300€/900-1000 R$ em algo que vou usar esporadicamente, ainda que venha a ter uso intensivo em eventos como este (provavelmente teria tirado mais que 220 fotos, até porque a maquina estava com muito lag devido ao flash integrado)

Que alternativas tenho? esqueço o SB-700 e procuro um 3rd party jeitoso? o que devo procurar? usados? (no Brasil não tenho a facilidade de usados como em PT). Faço o sacrifício e deixo as poupanças de 1 mês inteiro num SB-700 novinho? (pilhas nem preciso correr a comprar que tenho 4 eneloop como novas). Basicamente preciso de algo que:
* A cabeça seja manobrável, não só para cima, mas pros lados, mas acho que a maioria dos flash a sério fazem.
* Exista difusores/filtros para instalar
* Capacidade wireless era muito bem vinda, mas não é essencial.
* Funcione a 100% na Nikon D60

Ou mais vale esquecer o flash e ir para um corpo melhor (Da D60 posso ir para o que? D5000/5100? ou D7000/7100?) e/ou lente de um nível acima, tipo a lendaria Tammy 17-50 F/2.8 (500€/1500 reais) ou uma tele tipo Nikkor 70-300?
 
Última edição:
Um flash externo vale sempre a pena. Acrescenta valor a todas as tuas objetivas atuais e futuras. Mesmo em situações onde agora até te desenrascas com f/1.8 e um ISO mais elevado, vais notar uma grande diferença usando o flash, tanto na cor como no arrastamento.

Não arranjas um SB-600? É pena a tua máquina ser uma D60 e por isso não tem wireless "à borla" com flashes compatíveis com o sistema da Nikon. Embora consigas compensar isso com disparadores remotos, é sempre um extra (mas que também te deixa livre para comprar flashes mais baratos) e sobretudo implica uma curva de aprendizagem maior (não tens aquela tão prática interface integrada na máquina).

EDIT: Seja qual for o flash que compres, é importante que seja compatível com o modo automático TTL da tua máquina. Mesmo que venhas a usar muito o modo manual, por vezes dá muito jeito poder usar o modo automático.
 
Última edição:
É possível ter o SB700 a disparar automaticamente com o disparo do flash interno da máquina (D5200)?

Uma altura estava num workshop e ao disparar o meu flash automaticamente disparava os flashes enormes de estúdio (que se ligam à corrente), mas com o SB700 não consigo que dispare dessa forma.
 
Possivelmente esses flashes de estúdio estavam a disparar "por simpatia." Essa é a tecnologia wireless mais simples e permite comandar os flashes "escravos" a partir de qualquer flash (até o de uma compacta).

Creio que o SB-700 não tem essa função mas: (1) há um acessório barato para dar essa funcionalidade a qualquer flash de sapata; (2) alguns flashes baratos já incluem essa funcionalidade de origem.
 
Por acaso o SB-700 acho que dá, tens de o por em Su-4 mode para disparar por simpatia em conjunto com o flash integrado.
O Sb-600 é que "infelizmente" só tem o CLS da Nikon.
 
Ok, então permitem algo que o meu SB não permite (embora alguém tenha dito que já tinha conseguido, já não sabia é como lol).

Sei que a partir da D7000 já permite controlar remotamente o flash, mas a minha não dá.
 
Ok, então permitem algo que o meu SB não permite (embora alguém tenha dito que já tinha conseguido, já não sabia é como lol).

Sei que a partir da D7000 já permite controlar remotamente o flash, mas a minha não dá.

Acho que não percebi a tua dúvida :007: ... se tens um SB700 e uma D5200 não tens o commander mode na maquina, mas se ativares o modo Su-4 no sb700 (ve no manual) deves conseguir funcionar como optical slave .
 
Um flash externo vale sempre a pena. Acrescenta valor a todas as tuas objetivas atuais e futuras. Mesmo em situações onde agora até te desenrascas com f/1.8 e um ISO mais elevado, vais notar uma grande diferença usando o flash, tanto na cor como no arrastamento.

Pois, sempre e melhor avançar para um flash do que trocar objetivas/corpos e afins? (Se bem que a Tammy, quer uma D7000 usada é bem mais caro que um SB-700 novo).

Não arranjas um SB-600? É pena a tua máquina ser uma D60 e por isso não tem wireless "à borla" com flashes compatíveis com o sistema da Nikon. Embora consigas compensar isso com disparadores remotos, é sempre um extra (mas que também te deixa livre para comprar flashes mais baratos) e sobretudo implica uma curva de aprendizagem maior (não tens aquela tão prática interface integrada na máquina).

EDIT: Seja qual for o flash que compres, é importante que seja compatível com o modo automático TTL da tua máquina. Mesmo que venhas a usar muito o modo manual, por vezes dá muito jeito poder usar o modo automático.

Eu queria mesmo um oficial, o SB600 ou 700, é a tal coisa, o ecossistema conta. Mas dado o preço elevado, não vou descartar 3rd party, só precisava saber o que escolher.

E sim uma D60 parece que nao suporta wireless. Não "morro" sem isto, mas podia ajudar. Em ultimo caso tinha que usar disparador remoto como do fotógrafo de sábado (e os flash secundários deles não eram Nikon, era de outra marca, mas não conseguir decorar)

Numa rápida pesquisa, o SB-600 encontra-se por volta de 600 reais, ou seja uns 200 €. Isso já dava para comprar, o problema é comprar pela internet, tenho sempre receio. Todo o equipamento fotográfico que tive que foi comprado em PT usado sempre em mãos.
 
Que tal um Nissin DI-622 mark II, manténs a possibilidade de ter o CLS a funcionar (se um dia evoluíres o corpo para uma D7x00 para cima), tens o optical slave (que funciona muito bem :) . Tive um e só tenho boas recordações até ele me ter caído em cima da cabeça (estava no topo de um armário (estava a tentar umas selfies "manhosas"). Obviamente foi direitinho pro lixo... :(

Entretanto comprei o SB-600, sinto-o um pouco menos potente que o Nissin, mas funciona lindamente.
Tem o AUTO-FP (high speed sync) que funciona muito bem (se um dia melhorares o corpo podes usar), o ttl é sem duvida mais eficaz que o Nissin... Não tem é o wireless slave, pelo que tenho de usar uns disparadores remotos baratuchos quando preciso de misturar com flashes sem CLS(nomeadamente cabeças de flash, ou flashes da Canon).
 
Última edição:
Caros, não sei se já foi respondido, mas ando à procura de um flash compacto para Canon, pelo que a pesquisa recaiu sobre o 270EX II ou o Nissin i40. O Nissin parece-me melhor tecnicamente, mas não consigo encontrar grande feedback sobre o flash. Alguém me consegue dar alguma dica adicional?
 
Back
Topo