Equipamento Flash...O k comprar?

Nunca lhe consegui dar uso como deve ser. A luz de modelação (pelo que sei) só funciona se houver comunicação entre a máquina e o flash. Isso para mim implica ter o flash na sapata e normalmente quando tens o flash na sapata pouco interessa a luz de modelação, porque não vais mudar o flash de sítio nem usar modificadores por aí além.

Com flashes off-camera, acho que só se tiveres E-TTL por wireless, ou com um flash master na câmara (Canon 580 ou Metz 58), ou com o controlador Canon ST-E2. Mas como ainda não tenho hipóteses disso, não te posso dizer grande coisa.
 
Ok, fiquei esclarecido :-) ... o que tenho mesmo de arranjar é uma boa luz e softbox para estúdio, mas vai ter que ser DIY gueto style, que o guito não estica.

Passa aqui por casa que os meus têm luz modeladora de 100W+softbox 60x90...e flash de 420W:coolshad::D Tambem não sabia que havia flash's compactos com essa função. De qualquer forma parece-me porreiro esse Nassin. Quem sabe, ainda não encomendei o meu. Sou um bocado esquesito e prefiro as coisas da marca...mas a verdade é que esse Nassin custa metade do sb-600...a questão é se valerá a pena.:p
 
Passa aqui por casa que os meus têm luz modeladora de 100W+softbox 60x90...e flash de 420W:coolshad::D Tambem não sabia que havia flash's compactos com essa função. De qualquer forma parece-me porreiro esse Nassin. Quem sabe, ainda não encomendei o meu. Sou um bocado esquesito e prefiro as coisas da marca...mas a verdade é que esse Nassin custa metade do sb-600...a questão é se valerá a pena.:p

420W ... acho que me contentava com metade disso :sad:

Mas para já não se justifica gastar dinheiro nisso, é só para umas brincadeiras ...
 
Passa aqui por casa que os meus têm luz modeladora de 100W+softbox 60x90...e flash de 420W:coolshad::D Tambem não sabia que havia flash's compactos com essa função. De qualquer forma parece-me porreiro esse Nassin. Quem sabe, ainda não encomendei o meu. Sou um bocado esquesito e prefiro as coisas da marca...mas a verdade é que esse Nassin custa metade do sb-600...a questão é se valerá a pena.:p

só para meter inveja ao pessoal :flipa::p por acaso não me importava nada de passar umas horas a brincar com esse set de luzes.

cumps
 
Não comprem se não for mesmo para rentabilizar. Os meus só agora vão ficar pagos...é um investimento grande que pode não valer a pena. Tem potência para fotografar objectos de grande dimensão. Mas não sendo para isso não vale a pena. Dois sb-600 resolvem para objectos pequenos.:p

Cumps,
michael c
 
Não comprem se não for mesmo para rentabilizar. Os meus só agora vão ficar pagos...é um investimento grande que pode não valer a pena. Tem potência para fotografar objectos de grande dimensão. Mas não sendo para isso não vale a pena. Dois sb-600 resolvem para objectos pequenos.:p

Cumps,
michael c

Pois, é isso mesmo :)

E mesmo assim, dois sb-600 já é esticar a corda :D
 
Não me parece ... Além de se poupam uns trocos valentes em transmissores.

De qq modo, se fores para um sb-800 não dependes da máquina, porque ele próprio tem commander mode.

Estive a ver e ainda não encontrei nada, além de o ST-E2 também funcionar como AF Assist Beam.
Não é nada que justifique o preço, para quem já tem flash, mas sempre fica mais barato que a ideia do Kryo, de comprar o 430EX + 580EX e um conjunto de Pocketwizards, em acaba por perder o E-TTL na mesma.

Edit: Já andei a pesquisar e há de facto algumas vantagens em usar o Canon ST-E2, tanto que a Nikon tem um sistema igual através do SU-800.

Primeiro, nem todas os corpos têm commander (Nikon D40, D60, etc) ou pop-up flash (Nikon D3, D3x, etc).
Segundo, entrei imensas referências sobre o pop-up flash, ao trabalhar como commander, influênciar a exposição, especialmente ao trabalhar em proximidade.
Terceiro, em condições de luz muito forte ou a distâncias um pouco maiores dizem que a comunicação falha.

Ou seja, embora seja muito porreiro ter commander logo na máquina, há de facto vantagens em usar um emissor dedicado (seja na Canon ou na Nikon).

Em relação ao SB800 fazer de commander, também o 580EX e o Metz 58 fazem, mas o objectivo é ter tudo quanto é flash off-camera e 100% funcional, como se estivessem na sapata.

Pois, é isso mesmo :)

E mesmo assim, dois sb-600 já é esticar a corda :D

Mais ou menos... Como disse noutro tópico que não tem nada a ver, o tipo de luz é diferente e fontes de luz pequenas têm realmente as suas desvantagens. Por vezes até pode ser uma cabeça de estúdio fraca (tipo 200W que custa uns 200€ também), mas ao menos tem outras possibilidades.
 
Primeiro, nem todas os corpos têm commander (Nikon D40, D60, etc) ou pop-up flash (Nikon D3, D3x, etc).
Segundo, entrei imensas referências sobre o pop-up flash, ao trabalhar como commander, influênciar a exposição, especialmente ao trabalhar em proximidade.
Terceiro, em condições de luz muito forte ou a distâncias um pouco maiores dizem que a comunicação falha.

Ou seja, embora seja muito porreiro ter commander logo na máquina, há de facto vantagens em usar um emissor dedicado (seja na Canon ou na Nikon).
.

Claro, mas tens que ver o sistema da Nikon como sendo ... da Nikon :), ou seja, eles fazem com os flashes o que fazem com os corpos.

Na gama baixa, não metem comander mode, porque partem do princípio que a esmagadora maioria das pessoas nunca vai comprar um flash externo (e bem). Na gama média/semi-profissional metem o comander mode, porque de facto dá jeito, e evita ter que se andar a gastar dinheiro em transmissores, e com o CLS já se fazem uns trabalhos bastante profissionais.
Na gama realmente "super" profissional nem isso metem, porque também partem bem do princípio que quem tem uma máquina destas é mais que um simples profissional, e que vai querer alta performance em tudo, e para isso há os transmissores rádio :)
 
Claro, mas tens que ver o sistema da Nikon como sendo ... da Nikon :), ou seja, eles fazem com os flashes o que fazem com os corpos.

Na gama baixa, não metem comander mode, porque partem do princípio que a esmagadora maioria das pessoas nunca vai comprar um flash externo (e bem). Na gama média/semi-profissional metem o comander mode, porque de facto dá jeito, e evita ter que se andar a gastar dinheiro em transmissores, e com o CLS já se fazem uns trabalhos bastante profissionais.
Na gama realmente "super" profissional nem isso metem, porque também partem bem do princípio que quem tem uma máquina destas é mais que um simples profissional, e que vai querer alta performance em tudo, e para isso há os transmissores rádio :)

Sim, ninguém censura a Nikon por remover o commander mode na gama de entrada. É como o motor de focagem. Para quem passa a vida com lentes de kit e mal sabe o que é um flash externo, não vale a pena meter essas coisas. E para quem quer outra lente ou usar flashes wireles.... que comprem o corpo acima. Negócio é negócio.

E também, como disse, é sempre bom ter a hipótese de ter wireless sem gastar 200€ num emissor, por muitas falhas que esse sistema possa ter.

Agora, transmissores rádio? Estás a falar dos PocketWizard ou os ST-E2/SU-800? Os PocketWizard ainda não percebi o fashinio de muita gente com aquilo. Custam quase tanto como os emissores da marca, fazem pouco mais que os emissores da china e perdes o Wireless TTL na mesma.

Também verdade seja, dita. Entre comprar 430EX + 580EX e só um poder ficar off-camera (ou usar os PW e perder o TTL), ou comprar 2x430EX + ST-E2, acho que prefiro a última hipótese e o preço é igual ou menor. E fico com um sistema de "alta performance" como tu dizes.
 
Última edição:
Sim, ninguém censura a Nikon por remover o commander mode na gama de entrada. É como o motor de focagem. Para quem passa a vida com lentes de kit e mal sabe o que é um flash externo, não vale a pena meter essas coisas. E para quem quer outra lente ou usar flashes wireles.... que comprem o corpo acima. Negócio é negócio.

E também, como disse, é sempre bom ter a hipótese de ter wireless sem gastar 200€ num emissor, por muitas falhas que esse sistema possa ter.

Agora, transmissores rádio? Estás a falar dos PocketWizard ou os ST-E2/SU-800? Os PocketWizard ainda não percebi o fashinio de muita gente com aquilo. Custam quase tanto como os emissores da marca, fazem pouco mais que os emissores da china e perdes o Wireless TTL na mesma.

Também verdade seja, dita. Entre comprar 430EX + 580EX e só um poder ficar off-camera (ou usar os PW e perder o TTL), ou comprar 2x430EX + ST-E2, acho que prefiro a última hipótese e o preço é igual ou menor. E fico com um sistema de "alta performance" como tu dizes.

Pá, vejo muita gente dizer maravilhas dos pocketwizard (e similares), mas eu estou bastante fora disso, em experiência :\

O SU-800 é uma maravilha tecnológica, mas o preço que pedem por ele dá quase para comprar um sb-800, que faz precisamente a mesma coisa, e ainda tem a parte do flash :)

O que não faltam são opções neste campo, felizmente.

Para mim o combo que me faria feliz, por agora, eram dois "simples" sb-600. Não sei até que ponto dois destes *Nissin* fariam o mesmo trabalho, aé porque têm modo slave, e são mais potentes (falta saber como se portam em termos de recepção de sinal, que é onde estas coisa falham mais).
 
Última edição:
O SU-800 é assim tão caro? O ST-E2 custa cerca de 180€ (com alguma procura talvez se arranje já perto dos 150€ e já o vi usado por 120€).

Os PocketWizard é que realmente me deixam intrigado... Também vejo imensa gente maravilhada com aquilo, mas não vejo nenhuma razão para isso. O Kryo vira-se para mim e o que me soube dizer foi "Epah, mas podes disparar flashes a 100m de distância!" como se alguma vez na vida viesse a precisar de disparar flashes de um lado para o outro de um campo de futebol.

Em termos de preço, o meu segundo flash deverá ser um Metz. É ligeiramente mais barato que os Canon, mas tenho garantias de que são excelentes e funcionam a 100% com o wireless da Canon.
 
Última edição:
existem grandes vantagens em usar o SU-800, tem mil uma funcionalidades, mas julgo que a vantagem que tem em relação em usar um SB-800 ou SB-900 em commander prende-se mais na vertente do fotojornalismo, onde tens vários fotógrafos lado a lado, e cada um tem de usar um canal diferente para não interferir com os flashs dos outros. De resto um flash em commander desempenha um excelente trabalho, desde que não haja grandes distanciamentos entre os equipamentos.

A Nikon tem um novo video sobre o CLS que recomendo vivamente: "Nikon Guide to Creative Lighting", a primeira parte é basicamente a explicar as características dos equipamentos disponibilizados pela nikon, mas a segunda parte é excelente, vemos o Joe McNally a explorar todas as potencialidades do CLS, mas ao contrário do primeiro vídeo da Nikon (Speed of Light), desta vez ele explica o porquê de usar os setups daquela forma, os níveis de potencia que esta a utilizar, etc.. ou seja são tutoriais de sets de iluminação "strobist Nikon", muito bom mesmo..

cumps
 
O SU-800 é assim tão caro? O ST-E2 custa cerca de 180€ (com alguma procura talvez se arranje já perto dos 150€ e já o vi usado por 120€).

Anda na casa dos 230/250 euros que basicamente é quase o preço de um sb-800 (se ainda se arranjar à venda, novo). Mas ok, haverá situações em que compensa ter ou um ou o outro, mas sinceramente não me via a dar 250 euros por aquilo quando por mais uns tostões podia ter um flash à séria, e com quase as mesma funções :\ (o sb-900 anda nos 300 euros).

A Nikon tem um novo video sobre o CLS que recomendo vivamente: "Nikon Guide to Creative Lighting", a primeira parte é basicamente a explicar as características dos equipamentos disponibilizados pela nikon, mas a segunda parte é excelente, vemos o Joe McNally a explorar todas as potencialidades do CLS, mas ao contrário do primeiro vídeo da Nikon (Speed of Light), desta vez ele explica o porquê de usar os setups daquela forma, os níveis de potencia que esta a utilizar, etc.. ou seja são tutoriais de sets de iluminação "strobist Nikon", muito bom mesmo..

Yep, ando a ver se deito a mão nisso :-)
 
Última edição:
atencao ao modelo:

Some notes on my Canon Speedlite 430EZ dedicated flash. This is a long-discontinued external flash unit that’s compatible with all Canon EOS film cameras, though in TTL and A-TTL modes only. The EOS cameras that can’t use this flash in an automated fashion are all the post-DCS digital EOS cameras, which lack TTL flash sensors and thus require E-TTL flash units and the EF-M, which is barely an EOS camera and which did not include autofocus or TTL flash circuitry. For more details please consult my flash article.
 
Back
Topo