Fim do 3G

O 2G mantém-se.
Aliás há inúmeros serviço que funcionam em 2G e não necessitam de mais.

Perguntei porque este artigo do Tek diz:

"Por outro lado, caso os equipamentos tenham acesso a redes 2G e 3G, quando a rede em questão for encerrada, podem continuar a aceder através do 2G, que vai manter-se operacional. Mas esta rede apenas vai permitir fazer chamadas telefónicas e não a transferência de dados (como navegar na internet)."

https://tek.sapo.pt/noticias/teleco...o-este-ano-em-portugal-o-que-precisa-de-saber

Portanto esse artigo dá a entender que GPRS e EDGE também vão à vida.
 
Francamente o fim do 3g parece-me mais problemático para algumas pessoas que ainda tem placas/routers 3g para acesso em blm.

De resto? As pessoas que não querem saber de smartphone, o 2g já era utilizado e mantém.
Acho que já ninguem usa esses hotspots 3G.
Até porque hoje em dia para ir às redes sociais é leeeeeeennnnnttttttoooooo.
 
@Jotenko o 2G não vai ser desligado, pelo menos num futuro próximo.
Terminais multibanco nas lojas por exemplo, grande parte dele ainda funciona via 2G.
As ATM em si, funcionam sobre fibra e 4G
 
Tenho um smartphone com mais de 3 anos sem VOLTE e sem 5G. Em chamadas a rede passa sempre a 3G. Nas zonas onde só apanha 2G é uma chatice porque não se ouve bem nem me ouvem bem... Esta descontinuação absurda vai-me causar problemas... (o 2G devia acabar primeiro e também não era mal pensado optarem todas pela banda UMTS 900)
 
Muito estranho não funcionar bem o serviço de voz em 2g. Sempre funcionou e assim ade continuar por muitos e bons anos. O único constrangimento que terás é uma demora adicional a fazer e receber chamadas.

E não, o 2g não devia acabar, existem N terminais dependentes dele.


Cumps
 
Tenho um smartphone com mais de 3 anos sem VOLTE e sem 5G. Em chamadas a rede passa sempre a 3G. Nas zonas onde só apanha 2G é uma chatice porque não se ouve bem nem me ouvem bem... Esta descontinuação absurda vai-me causar problemas... (o 2G devia acabar primeiro e também não era mal pensado optarem todas pela banda UMTS 900)
Mas deve ser porque essas zonas 2G talvez correspondam a locais com baixa cobertura

Que vai dar muitos problemas este desligamento do 3G e daqui a uns anos do 2G, vai. Isso começa a ficar claro. Não deixa de ser por uma boa causa vá… que é acrescentar espectro ao 4G/5G
 
Tenho um smartphone com mais de 3 anos sem VOLTE e sem 5G. Em chamadas a rede passa sempre a 3G. Nas zonas onde só apanha 2G é uma chatice porque não se ouve bem nem me ouvem bem... Esta descontinuação absurda vai-me causar problemas... (o 2G devia acabar primeiro e também não era mal pensado optarem todas pela banda UMTS 900)
E ficarei também sem internet durante as chamadas. Qualquer semelhança com as antigas linhas RDIS é pura coincidência...
 
Tenho um smartphone com mais de 3 anos sem VOLTE e sem 5G. Em chamadas a rede passa sempre a 3G. Nas zonas onde só apanha 2G é uma chatice porque não se ouve bem nem me ouvem bem... Esta descontinuação absurda vai-me causar problemas... (o 2G devia acabar primeiro e também não era mal pensado optarem todas pela banda UMTS 900)

O telemóvel que comprei por volta de 2016 já tem VoLTE
É o Zuk Z2, e já tem 7 anos. Por acaso, tive esse cuidado ao comprar, pois tudo tem um fim, de contrário não havia evolução...
 
Back
Topo