Fim do 3G

NOS E VODAFONE VoLTE a funcionar nas horas!
olha, no meu telemovel na nos (woo) funcionava e agora na vdf (amigo) não, e do lado deles dizem que está ativo. Experiência semelhante com alguns familiares.

Na Woo por exemplo consegue-se exactamente o mesmo preços no móvel que a NOWO e tem VoLTE activo.
Na nowo há quem tenha contratos antigos com preços mais baixos
 
olha, no meu telemovel na nos (woo) funcionava e agora na vdf (amigo) não, e do lado deles dizem que está ativo. Experiência semelhante com alguns familiares.


Na nowo há quem tenha contratos antigos com preços mais baixos
Pois e isso tem consequências . Eu também gostava de poder comprar bifes ao preço de há 5 anos…
 
Essa questão de preços e apelidarem low cost é uma verdadeira falácia.
Se os serviços não funcionam, mudem de operador. Simples.

Mudar de WOO para Amigo?!! Só se foi pela rede móvel certamente. :lol:
 
NOS E VODAFONE VoLTE a funcionar nas horas!
Temos que nos adaptar ao dia a dia... Não são as operadoras a adaptar-se a nós... Se o problema é da MEO ou da NOWO então é só trocar! Ou tentar pelo menos... Não ficar só pelo reclamar do desligamento de uma tecnologia já por si obsoleta

E tu a dares-lhe com o obsoleta ! Se estivesse obsoleta ninguém lhe sentia a falta, nem sequer tinham dado conta. O que é certo é que faz falta e há muita gente que deu conta que o 4G não chega onde o 3G chegava. Além disso clientes particulares é fácil. Os cartões que EU pago estão na NOS há que tempos e sem problemas . O problema são o os que não sou eu que pago.

Acabei de ir á lista telefónica para confirmar, só cartões de telemóvel são 482 cartões, mas calma que os respetivos smartphones também são da operadora e precisam ser trocados. Cartões de Banda Larga não sei o numero certo mas são várias centenas , mais as respetivas PEN /router também da operadora. Acrescenta mais umas dezenas de cameras de vídeo vigilância e sensores disto e daquilo, ahh e também uma APN própria para ficar o ramalhete completo.

Vou só ali dizer a quem trata disto tudo para interromper o contrato a meio com justa causa porque desde o fim do 3G quando passo numa zona sem 4G não consigo perceber nada do que os interlocutores dizem e o Waze não atualiza. A operadora vai concordar imediatamente e não se avizinham batalhas legais no futuro próximo. </s>

Os clientes empresariais da MEO começaram a ser contactados da situação muito antes de começarem a desligar o 3G que começou no Distrito de Beja na altura.

Lá por terem sido informados não quer dizer que tenham feito alguma coisa. Dou-te um exemplo, no dia 1 de Fevereiro tinha mais de meia centena de sites sem comunicar porque acharam que não ia haver impacto pois o 2G ia continuar. Esqueceram-se que havia muitos equipamentos forçados a 3G (sem suporte para 4G) e que consequentemente não mudaram automaticamente para 2G

Eu já estava á espera que o fim do 3G fosse mau porque o 4G não chega onde o 3G chegava, mas não esperava era que as chamadas fizessem fallback para 2G e ficassem lá presas, isso para mim é inconcebível. Será assim tecnicamente tão difícil que as chamadas voltem ao 4G assim que eu entrar novamente numa zona com cobertura 4G?


Diria que era previsível haver stress com o fim da rede 3G na Meo e também não fico muito admirado que eles não estejam muito preocupados a resolver o problema dos clientes. Quem está a ser afetado que rescinda contratos, se forem muitos eles começam a mexer-se, nomeadamente a recuperar o 'espaço' deixado pelo 3G e reforçando o 4G.

Se a MEO resolver isto do fallback para 2G até podia não gastar dinheiro a reforçar os sites com B20/B8 no 4G porque resolvia parte do problema . Agora assim como está é que não.
 
O fim do 3G libertou uma banda adicional usada para 4G na MEO.
Numa zona rural, aumentou bastante a performance do 4G pois passei a ter suporte para 2CA. (n20 e n8).

Quanto a quem tem problemas de chamadas, liguem o VoLTE e certifiquem-se que está mesmo a funcionar. Concordo que isto ja devia estar implementado ha anos por parte dos operadores, mas a MEO nao quer saber disso... Tem que se fazer "opt-in" pelo 16200. Reclamem... eles lá vão mudar essa ideologia. Se possível configurem os equipamentos para usar 4G/5G apenas para não ficarem presos em 2G caso o telemovel se lembre de fazer essa acrobacia.

Quanto ao alcance, não noto qualquer diferença negativa, só positiva. Ao libertar a banda n8 que usa os 900mhz, exatamente a mesma frequência que o 2G, o 4G passou a ter o mesmo alcance que o 2G. Basta ter equipamentos compatíveis com essa banda.

3G é passado, 2G já está desativado em vários países. Se acham que desligar 3G é caótico, imagina desligar a rede 2G (que vai acontecer, é uma questão de tempo). É andar em frente.
 
O fim do 3G libertou uma banda adicional usada para 4G na MEO.
Numa zona rural, aumentou bastante a performance do 4G pois passei a ter suporte para 2CA. (n20 e n8).

Estás a fazer confusão, o fim do 3G libertou 5Mhz de uma banda que já estava a ser utilizada pelo 4G B1 2100 Mhz. Quem tem 3G na B8 são os outros operadores.

Quanto ao alcance, não noto qualquer diferença negativa, só positiva. Ao libertar a banda n8 que usa os 900mhz, exatamente a mesma frequência que o 2G, o 4G passou a ter o mesmo alcance que o 2G. Basta ter equipamentos compatíveis com essa banda.

Exato, a B8 vem do 2G. Nada tem a ver com o 3G, não percebo porque raio não fizeram o refarming desse espectro antes de desligarem o 3G.

Além disso não só a zona de Lisboa ficou para o fim e ainda não teve direito a esse refarming como "parece" que o estão a fazer apenas nos sites onde já tinham a B20 tornando-o um bocadinho redundante. E o que não falta por aqui são sites sem B20.


3G é passado, 2G já está desativado em vários países. Se acham que desligar 3G é caótico,

Não é caótico, mas tendo em conta que o meu dia profissional é andar de carro de um lado para o outro a entrar e sair de edifícios, fico um bocadinho f#### de ter de estar constantemente a pedir para desligarem a chamada e voltarem a ligar. Ou para me ligarem por Whatsapp ou MS Teams porque a MEO não soube acautelar uma boa cobertura 4G antes de desligar o 3G.
 
Não é caótico, mas tendo em conta que o meu dia profissional é andar de carro de um lado para o outro a entrar e sair de edifícios, fico um bocadinho f#### de ter de estar constantemente a pedir para desligarem a chamada e voltarem a ligar. Ou para me ligarem por Whatsapp ou MS Teams porque a MEO não soube acautelar uma boa cobertura 4G antes de desligar o 3G.
Ora aí está... Tocaste no ponto essencial! Infelizmente a MEO não soube acautelar o desligamento do 3G... O meu pai trabalha por conta própria e era Vodafone e andava de lado para lado com chamadas e GPS tal como tu e nunca se queixou porque já lhe tinha forçado sempre 4G e VoLTE ... Entretanto mudei-o para a WOO e ele diz-me que ainda é melhor! Em certos sítios onde a Vodafone não chegava a WOO chega e também já me agradeceu o facto de lhe ter ensinando a ligar o Wi-Fi para VoWifi para quando não tem rede!

Compreendo que no teu caso seja mais difícil pela quantidade de equipamentos... Contudo como em outros países já o consideraram, sim o 3G é obsoleto! Não é por eu ter um fiat Uno de 95 que ainda funciona que não seja um carro velho 😂
 
@FlyingCats empresas com centenas de cartões e usos específicos têm certamente contratos com cláusulas específicas nomeadamente ao nível de SLA (se não têm deviam) e têm certamente também algum responsável por essa área que avisado com meses de antecedência devia ter acautelado as mudanças necessárias.
 
A empresa, pela dimensão, não parece ser a xafarica do sr. José 😉

Nitidamente terá que haver um gestor de conta.
Dêm-lhe trabalho 😄

Claro que se não há solução técnica, podem ajudar a forçar ou remediar, nem que seja com novos equipamentos ou a criação de rotinas.

Ou então, mudam para a NOS ou VDF 🤣
 
Eles já tinham avisado e até apresentaram um plano nacional com as datas.
Quem não ajustou os equipamentos, não seriam eles a fazê-lo.
Infelizmente há empresas e pessoas pouco proativas nesse campo. O gestor de conta não morde, não serve só para ganhar comissões com as renovações, mas também não será ele que vai à empresa mudar os equipamentos de 3G para 2G ou 4G
 
A empresa, pela dimensão, não parece ser a xafarica do sr. José 😉

Nitidamente terá que haver um gestor de conta.
Dêm-lhe trabalho 😄

Claro que se não há solução técnica, podem ajudar a forçar ou remediar, nem que seja com novos equipamentos ou a criação de rotinas.

Ou então, mudam para a NOS ou VDF 🤣
NOS desliga o 3G a partir de Maio 2024 e Vodafone a partir de Julho 2024
 
Ora aí está... Tocaste no ponto essencial! Infelizmente a MEO não soube acautelar o desligamento do 3G... O meu pai trabalha por conta própria e era Vodafone e andava de lado para lado com chamadas e GPS tal como tu e nunca se queixou porque já lhe tinha forçado sempre 4G e VoLTE ... Entretanto mudei-o para a WOO e ele diz-me que ainda é melhor! Em certos sítios onde a Vodafone não chegava a WOO chega e também já me agradeceu o facto de lhe ter ensinando a ligar o Wi-Fi para VoWifi para quando não tem rede!

Compreendo que no teu caso seja mais difícil pela quantidade de equipamentos... Contudo como em outros países já o consideraram, sim o 3G é obsoleto! Não é por eu ter um fiat Uno de 95 que ainda funciona que não seja um carro velho 😂

Em primeiro lugar ... um Fiat Uno já é quase um clássico :-D
Mas comparando com os carros o 3G é como o Renault 5 que tive , ia a todo o lado, andava em caminhos de cabras e nunca me deixou ficar mal mas pronto ... nem cintos de segurança atrás tinha. Anos depois troquei-o pelo megane que tinha acabado de sair, era mais moderno tinha AC , vidros elétricos, cintos atrás etc. Só tinha era pouca distância ao solo e por isso não podia sair do asfalto. Resultado, era mais moderno que o outro em 90% das coisas mas não fazia tudo o que o outro fazia. Por acaso depois até fizeram uma scenic rx4 (feia como tudo) mas que já ia a todo o lado.

Vou respirar fundo e aguardar pelo refarming na zona de Lisboa, até lá vou anotando as zonas e os eNB dos sites onde as chamadas passam a 2G para juntar tudo e enviar para a MEO, só para sentir que fiz a minha parte.


@FlyingCats empresas com centenas de cartões e usos específicos têm certamente contratos com cláusulas específicas nomeadamente ao nível de SLA (se não têm deviam) e têm certamente também algum responsável por essa área que avisado com meses de antecedência devia ter acautelado as mudanças necessárias.

Sim tem, e multas por incumprimento e essas coisas todas, mas a situação atual não se enquadra.

NOS desliga o 3G a partir de Maio 2024 e Vodafone a partir de Julho 2024

Já há calendário detalhado como tinha a MEO ?
Não é que esteja muito preocupado com a NOS porque nas zonas que me interessa todos os sites têm B20 ao contrário da Meo. Mas gostava de saber.
 
Eu tenho um redmini note 10 pro e noto que ultimamente que chego ao trabalho estaciono o carro no piso -3 onde não tem rede, que é normal
Quando chego a mesa do escritório no piso 1 ele fica montes de tempo sem rede, e depois lá volta ao 4g.
É mais rápido colocar o telemovel em modo voo e depois voltar a tirar modo voo, para ter rede, do que esperar que ele ganhe rede. E estou em carnaxide.
 
Boas para clarificar, os chips que tenho da meo indicam “4G” mas os mesmos tem funcionados com 5g desde que saiu, isto funciona porque é 5g NSA correto? Para usufruir no futuro do 5G AS teria de ter um cartão já de base com indicação 5G que são atualmente disponibilizados?



Se for a uma loja reclamar do sinal de rede após o fecho do 3G eles atualizam gratuitamente os cartões sim para os 5g ficando já com cartões preparados para o futuro?
 
Back
Topo