FILTROS. Quais, como melhor utilizar, etc...

thanks :)

sim, usei tripé nas duas, além de ter usado umas velocidades mais lentas, dá mais jeito ajustar o filtro com a maquina no tripé do que na mão :D

Alguem aqui usa filtros para infra-vermelhos?
 
Boa noite a todos,

que uso davam a estes dois filtros...?! (350D)
(tudo menos deitar fora, por favor...!!) :D

Obrigado...

img0652602x402dy4.jpg
 
ambos os filtros servem "apenas" como protecção da lente...não têm praticamente influencia nenhuma na imagem, pelo menos o UV, o skylight penso que seja quase a mesma coisa que o UV mas não tenho a certeza :)
 
O Sky acho que é suposto aumentar um pouco o contrastes nos azuis do céu ...

Edit: Correcção --
reduzem o excessivo azulado que se produz na fotografia a cores ao ar livre, particularmente à sombra com ceu aberto, azul. O máximo de absorção está dentro da gama que corresponde ao espectro verde do filme. Além disso, mantêm as tonalidades da pele livres de reflexões coloreadas ocasionadas por objectos perto tais como árvores sombreadas.

Acho que é isto, mais ou menos ...
 
Última edição:
"que corresponde ao espectro verde do filme." Será que também se aplica ao digital? Ou será que no digital vai ter um efeito mais acentuado por este ser mais sensivel ao verde?
 
O filtro Sky é um filtro UV que faz um pequeno aquecimento do tom da imagem...


O que acontece é que os filtros UV ao costarem esses raios acabam por cortar algum azulado do ceu e este fica meio deslavado. Assim na era do filme, esses filtros eram uteis, porque devolviam uma cor normal ao ceu e ao mesmo tempo cortavam a nablina causada pelos raios UV..

Actualmente, no mundo digital, as correcções de cores podem fazer-se em pós-produção, pelo que é mas aconselhavel usar um UV normal, sem cor..
 
Boas Pessoal

Quero comprar uns filtros porreiros para brincar um bocado e que não sejam muito caros. Máximo 30€ já com portes. Já tenho a caminho um set de filtros composto por filtro polarizador, UV e difusor.

Agora queria comprar uns filtros de efeitos especiais para brincar um pouco. Atendendo a que eu tenho uma D70s e que o diametro do filtro é de 67mm o que me recomendam dentro do orçamento?

Cumps e obrigado:D
 
Usar o photoshop. :D Vai para os ND, visto que os outros podes simular por computador. Como disse o mundano, no digital tens acesso aos canais RGB pelo que deixa de fazer sentido filtros coloridos. Não sei é se por esse preço compras anel, suporte e filtro, com portes, se calhar não.
 
Usar o photoshop. :D Vai para os ND, visto que os outros podes simular por computador. Como disse o mundano, no digital tens acesso aos canais RGB pelo que deixa de fazer sentido filtros coloridos. Não sei é se por esse preço compras anel, suporte e filtro, com portes, se calhar não.

Disseste isso a brincar do photoshop mas olha que já muitas vezes me questionei sobre isso...:Dserá que compensa investir em filtros? Eu tenho um nível que considero bastante bom no PS, vejo por aqui fotos que com algum jogo de diafragma/obturador e bastante pós-produção em PS poderia facilmente obter. Mesmo esses ND, não será mesmo possivel reproduzir isso com pós-produção?

Thank You:)
Cumps
 
Eu não disse aquilo a brincar... lol Os ND não é possível serem simulados porque são filtros de densidade neutra, não têm cor, logo só controlam a quantidade de luz. E a quantidade de luz no momento do disparo é coisa que não consegues controlar de forma alguma, só subindo ou descendo o ISO, e visto que as máquinas não dão ISOs muito baixos, como 50 ou 25, e tua só dá 200, acabas por tirar partido destes filtros. Depois ainda há os graduados, que colocam diferentes quantidades de luz nas duas extremidades da foto, e vai permitir ao sensor captar correctamente a luz em fotos com zonas muito diferentes.
Se tiras uma foto toda por igual, sem filtro, já sabes que os highlights no digital perdem-se, e que se puxas muito pelas sombras ficas com ruído. O filtro ND Grad permite-te captar toda a informação possível, sem queimar uma zona, nem subexpor a outra.

Agora cores, basta ires aos chanels e começares a variar com aquilo.
 
Obrigado Rui. Era isto que precisava de saber:D Venham então os ND. De facto 30€ não devem chegar:sad: Vou ter de aumentar o orçamento um bocado. Mas acho que vai valer a pena. Só o suporte para os aneis custa ~20€ com portes incluidos...

Cumps
 
Este filtro ND é mesmo muito tentador. E eu também era da opinião que o Photoshop não substituía um filtro destes. Acho que vou encomendar um destes, porque pelo que vi aqui, magníficos resultados, sim senhor. Vai poupar muito trabalhinho no Photoshop e sem que o Photoshop nunca conseguisse nada semelhante a não ser lá pros grandes artistas dos bracketings e Photomatix e mesmo assim... :)
 
O Rui disse tudo, se há filtros que não se conseguem simular no Photoshop, são os ND e os Polarizadores :D MAS, há sempre um mas :D, é possivel de alguma maneira simular o uso de um ND Graduado, o prinicipio é semelhante ao HDR, mas neste caso apenas se tiram duas fotos...É chamado de Dupla Exposição.

É que nem vale a pena eu explicar, deixo antes aqui um artigo de um fotografo cujo trabalho admiro, Miguel Rita, e uma pequena publicidade ao seu blog que com pena minha já não é actualizado há algum tempo...

Mas isto é para situações pontuais...Tem vezes que não se consegue obter um resultado muito favoravel, mas todos são livres de tentar :D

Aí fica o link: http://extrapixel.blogspot.com/index.html

cumps
 
Em digital simula-se um filtro ND graduado... Desde que ao expor não se queimem os highlights... O problema é que não se faz com a mesma qualidade, porque ao puxar as sombras o ruído começa a aparecer..

Mas se um dia os fabricantes em vez de mais megapixels começarem a investir em coisas como alcance dinâmico dos seus sensores, ruído de base cada vez mais baixo e afins, pode ser que até os filtros ND graduados deixem de fazer sentido.

Actualmente, são bastante uteis para certos tipos de fotografia..
 
Para quê simular o uso do ND graduado com tanto trabalho se o único trabalho que tens é enroscar o anel na lente, encaixar o adaptador e meter o filtro? E ainda para mais não dá para todos os casos :D
 
Para quê simular o uso do ND graduado com tanto trabalho se o único trabalho que tens é enroscar o anel na lente, encaixar o adaptador e meter o filtro? E ainda para mais não dá para todos os casos :D

Isso é muito lindo para fotografar o por do sol à beira mar, ou em planicies...

Agora, vem usar filtros ND graduados aqui na região do Douro, por exemplo, onde a linha do horizonte é um zigezague de montes e vales...
 
Este filtro ND é mesmo muito tentador. E eu também era da opinião que o Photoshop não substituía um filtro destes. Acho que vou encomendar um destes, porque pelo que vi aqui, magníficos resultados, sim senhor. Vai poupar muito trabalhinho no Photoshop e sem que o Photoshop nunca conseguisse nada semelhante a não ser lá pros grandes artistas dos bracketings e Photomatix e mesmo assim... :)
naa, photomatix is the king :D

o ND combinado com pós produção deve fazer milagre
 
Back
Topo