FILTROS. Quais, como melhor utilizar, etc...

Epá, ó pessoal, toca tudo a comprar ND4 gradual e vamos lá mostrar o que valem as nossas bridgezitas e afins :D

Tinha piada dar "coça" ao Edgar com máquinas que só dão F8 e com vidro barato. Vamos a isso! É um desafio :lol:

Também gostava de ver mais fotos com outros filtros. Tipo quais os melhores para preto e branco, etc :)
 
Última edição:
Também gostava de ver mais fotos com outros filtros. Tipo quais os melhores para preto e branco, etc :)

Em fotografia digital não faz sentido usar filtros para preto e branco, também porque não faz sentido fotografar a preto e branco. Mais vale fazer a captura a cores, converter num editor de imagem e fazer os ajustes em PP.

Li algures no tópico (não me está a apetecer procurar) que os filtros da série P da cokin são os maiores, o que não é verdade, existe pelo menos uma (até acho que são duas) séries com dimensões ainda maiores!
 
Pois, o problema do polarizador é que te vai escurecer toda a foto, enquanto o ND quadrado só te escurece aquilo que quiseres, que no caso do céu é um must, pois escurece o céu e podes expôr para a parte da foto abaixo do céu e quase conseguir um "HDR", pelo que percebí. Não é? :P

Pois, mas com um polarizador, consegues contrastar o céu (com nuvens obviamente :D), de uma maneira nunca possivel com um gradient. Já utilizei, tenho os filtros mas de momento não tenho suporte, mas o seu controle (ajustes ao nivel do horizonte por exemplo) não é assim tão "fácil". A mim pelo menos nunca me sairam grande espingarda :lol:
 
Pois, então neste caso (querer escurecer só o céu) o quadrado sería mais eficaz pelo facto de o puder subir/descer conforme o que quero escurecer , não é? Mas neste caso não sería preciso um graduado, correcto?
Precisas sempre do graduado, se não fica tudo por igual.

Também gostava de ver mais fotos com outros filtros. Tipo quais os melhores para preto e branco, etc :)
Para P&B usa-se principalmente o filtro vermelho, quando se fotografa com filme. Digital não se usa nada como disse o dasens.

Li algures no tópico (não me está a apetecer procurar) que os filtros da série P da cokin são os maiores, o que não é verdade, existe pelo menos uma (até acho que são duas) séries com dimensões ainda maiores!
Fui eu que disse isso. :p Tinha por aqui um catálogo, mas não sei dele e só me lembro da Série A e P. Não sei se havia maiores, mas deves ter razão.

Sim, sim, existe, há uma série Pro.
Série Pro supostamente é a P. Vou ver se encontro o catálogo...
 
Neste site tens uma explicacao visual do funcionamento dos filtros.
Outro que tambem o mostra e o da cokin.

Pessoalmente nao comprei grandes marcas. Bons filtros tipo cokin tiffen ou hoya pro sao muito caros mesmo.
Vou comprar bons filtros quando tiver a DSLR. Para a minha FZ18, os que tenho ja dao para brincar e explorar algumas possibilidades fotograficas. O meu conselho e comprar da linha base da hoya (se comprarem de rosca).


Um conselho quanto a polarizadores. Nao comprem os que tem um stick tipo isto. Aquilo ajuda a rodar o polarizador (nao que seja muito relevante), mas embaraco que causa nao justifica. E especialmente mau se a vossa lente retrair, como em algumas bridge. E o caso da minha FZ18 :P ... vou ter de o cortar.
 
As lentes, para se conseguir usar um filtro como deve ser, não podem rodar o elemento frontal durante a focagem. Caso o façam, vai dar chatices. Tem que se focar primeiro, e depois ajustar o filtro.
Rui, só precisava que me explicasses melhor isto, porque não sei se percebi bem o que disseste. E também acontece isto com o filtro quadrado?

Quanto à Série Pro não tem nada a ver com a P. Vi isso anteontem e há uma série Pro, de tamanho maior. Se não é Pro é um nome muito semelhante.

E pronto, vou mandar vir um ND4 (quadrado gradual) da cokin - acho que vou adorar os resultados, a avaliar pelas fotos do Edgar. Acho que vai poupar o trabalho do HDR (ou algum) e dar um resultado muito satisfatório :)

E então peço ajuda para fazer a encomenda, para que não saia asneira: vou usar isto para já na S6500 e mais tarde (se a máquina corresponder às expectativas) na S100 fs, ou *eventualmente* na Nikon D40 que poderei comprar em final de Abril (ainda estou a decidir se avanço já para uma DSLR porque ainda preciso do Live View :P). Então e tendo em conta este cenário, o que devo encomendar exactamente? Um filtro já maior a pensar na futura máquina mas com o ring de 58mm e depois compro outro ring maior? Que tamanho de filtro? O P? (S6500 em conta e depois S100 fs ou Nikon D40)
 
Última edição:
Um conselho quanto a polarizadores. Nao comprem os que tem um stick tipo isto. Aquilo ajuda a rodar o polarizador (nao que seja muito relevante), mas embaraco que causa nao justifica. E especialmente mau se a vossa lente retrair, como em algumas bridge. E o caso da minha FZ18 :P ... vou ter de o cortar.


Por acaso ia comprar exatamente um desses pra minha s6500, agora fiquei na duvida
 
os Filtros de tamanho maior sao os Z-Pro se nao me falha a memória. existem outras marcas de filtros destes género, como a LEE, mas são mais caros, mas a qualidade é melhor.

Ed_
 
Já comprei dois filtros para minha S6500fd. Um UV(0) apenas para protecção em situações extremas e um Polarizador. São ambos da Hoya uma das melhores marcas do mercado. O polarizador ficou-me em cerca de 32eur já com portes no Ebay e o UV(0) acho que foi cerca de 25eur. Tenham cuidado com os filtros que compram pq pode fazer variar a qualidade da imagem. Mesmo dentro da Hoya existem várias séries. Os melhores são os Super HMC Pro1 ou Pro1 Digital. Acho que pela diferença de preços rende investir num filtro de qualidade
 
Rui, só precisava que me explicasses melhor isto, porque não sei se percebi bem o que disseste. E também acontece isto com o filtro quadrado?

Também. O que acontece, é que como o filtro está fixo ao elemento frontal as objectivas, se a objectiva rodar, o filtro roda também. Depois o degrade do filtro fica na diagonal, em vez de ficar de cima para baixo. :) Ser quadrado ou circular não muda nada nos filtros, só a forma como encaixam.
 
Também. O que acontece, é que como o filtro está fixo ao elemento frontal as objectivas, se a objectiva rodar, o filtro roda também. Depois o degrade do filtro fica na diagonal, em vez de ficar de cima para baixo. :) Ser quadrado ou circular não muda nada nos filtros, só a forma como encaixam.

Mas depois o filtro fica "solto" na frente da maquina, não fica? Por exemplo, quando o vamos endireitar, não o fazemos pela rosca que o fixa à lente. Não sei se me fiz entender :D
A vantagens dos filtros quadrados, como aqui alguem já disse, é podermos subir e descer o mesmo de forma a ajustar a area pretendida, o que num redondo é impossivel. Acho que até foste tu.
 
Se for um filtro circular não fica solto, enrosca como os outros. No caso dos Cokin, consegues rodar o suporte, mas depois cada vez que a lente focar, tens que o ajeitar.

Já não sei se fui eu ou se foi o Edgar_ que disse isso, mas é uma das vantagens sim. No entanto, a vantagem principal do sistema Cokin é que compras uma rosca para cada medida, de acordo com as lentes que tenhas, e depois os filtros que comprares dão para todas.
Como os circulares são enroscados, tens que ter um filtro para cada medida diferente, acabando por ser mais caro.

Exemplo para alguém com 3 lentes de 3 medidas diferentes (52mm, 58mm e 67mm), e 10 filtros:

- Filtros circulares
Filtro 52mm x10 - 20€ x10
Filtro 58mm x10 - 22€ x10
Filtro 67mm x10 - 25€ x10

Total: 30 filtros - 670€

- Filtros Cokin
Anel 52mm - 15€
Anel 58mm - 15€
Anel 67mm - 15€
Suporte - 10€
Filtros x10 - 30€ x10

Total: 10 filtros - 355€

(Os preços são meramente exemplificativos)
 
Última edição:
Ahh, agora percebí perfeitamente :)

Olha, e então para a S6500, a pensar já numa Nikon D40 ou na SX100 fs, mando vir o tamanho P com anel de 58mm e depois compro outro anel de 67mm? Faz sentido isto? É que também não percebí bem uma explicação que deste dos tamanhos e fiquei confuso...
 
Ahh, agora percebí perfeitamente :)

Olha, e então para a S6500, a pensar já numa Nikon D40 ou na SX100 fs, mando vir o tamanho P com anel de 58mm e depois compro outro anel de 67mm? Faz sentido isto? É que também não percebí bem uma explicação que deste dos tamanhos e fiquei confuso...


Ao fim ao cabo, o que depois tens que comprar para cada uma das lentes de medidas diferentes é o "Porta Filtros" adequado ao diamentro das mesmas ;)
 
Se estás a pensar em filtros futureproof com uma futura aquisação de DSLR, sim, compras o sistema P.
Vê qual é o diametro da lente ou do sítio aonde atarraxam os filtros. Para esse diametro existe um anel que encaixa no suporte para os filtros. Se no futuro tiveres uma ou várias lentes com um diametro diferente daquele que tens agora, não tens o menor problema, compras anéis para esses tamanhos. Não percebo o porquê de tanta confusão. Se ainda tens alguma dúvida quanto ao sistema, vê aqui: http://www.cokin.com/ico15-A.html , mais simples do que nessa ilustração é impossível

Ao fim ao cabo, o que depois tens que comprar para cada uma das lentes de medidas diferentes é o "Porta Filtros" adequado ao diamentro das mesmas ;)

Olha outro. Tens de comprar é o ANEL! o porta filtros varia consoante os tamanhos dos filtros!
A razão para existirem vários tamanhos é precisamente para as pessoas não terem que andar e pagar por filtros do tamanho máximo, quando na verdade só precisam de uma porção deles..
 
Última edição:
Olha outro. Tens de comprar é o ANEL! o porta filtros varia consoante os tamanhos dos filtros!
A razão para existirem vários tamanhos é precisamente para as pessoas não terem que andar e pagar por filtros do tamanho máximo, quando na verdade só precisam de uma porção deles..


ok, ok... :D aneis diferentes para o mesmo porta filtros.... :lol:
 
Back
Topo