Evento Apple: Wonderlust (12 de Setembro de 2023 às 18h)

O meu cenário é muito simples e deve ser o de grande parte das pessoas. Em casa tens o iPhone a tocar. Sais de casa, não mudas-te. estás a falar com alguém ou no trabalho, colocas a mão no bolso e trocas. Tens a certeza que ficou no silêncio.

Sim mas podes sempre tirar o telemóvel do bolso e fazer o toggle aí no notification center. Ou o action button sem tirar do bolso, se não tiveres mudado a ação.

A primeira é mais chata mas qualquer pessoa com um Android faria isso.

Eu também não sou de smartwatch. Prefiro um bom relógio mecanico sem dúvida.

+1. Comprei um Series 5 em 2019, usei menos do que pensava. Os smartwatches têm sempre o problema da bateria degradar passado uns anos. São gadgets e não timepieces. Como não ligo a workouts, o iPhone chega e sobra para qualquer tarefa digital.
 
Pelo menos os Apple Watch aguentam uns bons anos.
Ainda vejo muitos da Serie 3 ou até anterior por ai.

O Ultra é bastante caro, mas não é caro para o publico que foi desenhado, pois vai ao encontro dos valores da concorrência (+ taxa da Apple). Se bem que mais de metade das vendas é de pessoal que só quer por ser o mais caro\ melhor bateria, ou pessoal que quer correr shortcuts através do botão de atalho.

Um simples SE é barato, e dá para uns bons anos.
Mas isto é mesma coisa que os iPhones, quem troca todos os anos, pelo o modelo mais recente, é consumismo.
Embora perceba e concorde em grande parte com o que dizes, para mim o SE tem um grande handicap, não ter o AOD. Tenho um AW4 e na realidade aquilo que sinto mesmo falta é o AOD.
 
Nunca achei que AOD foi muito essencial.
No meu series 7 muitas vezes está desligado porque noto na bateria.
Uma "ligeira" rotação do pulso e o ecrã liga.

Mas eu percebo.
Um S7 é mais "bonito" que um SE, só pelo ecrã ter margens mais pequenas.
Um S3 ao lado de um S4, parece um smartwatch vindo do AliX
 
Não quer, não compennsa.
"The main business of Google is enabling their advertising revenue model. Hardware is always going to pale in comparison"

Basta ver o quanto pagam por exemplo a Apple para a google ser o default das pesquisas.
O grande lucro da google, é ser usado por todos.

Se a google dominasse o Android, o provavel a meu ver e o que iria acontecer era as outras marcas começarem o seu proprio SO, e isso ia fragmentar um quadro em que atualmente a google domina sem hipoteses. E honestamente é um modelo de negocio win-win.
A google ganha em fornecer o SO e as marcas poupam uns valentes trocos em desenvolvimento e a arriscar a tentar criar o seu proprio SO. Um caso que pode servir de exemplo seria a Huawei, que desde que se viu obrigada a ir por outro caminho nunca mais foi a mesma a nivel global.
Atualmente tem mais escrutínio do que alguma vez teve devido a esses acordos de exclusividade. Além disso o tiktok e afins vieram reduzir as receitas da google. Parece-me que será por isso que apostaram mais no hardware. Mais uma fonte de receita nunca é pior.
Queria só pegar neste post para dizer que toda a gente precisa da TSMC.

Não adianta ter fábricas se as mesmas só têm processos “antigos” e tudo quanto é recente e desejado por todos os clientes como os 3 nm, apenas a TSMC possui tecnologia para os produzir e vender.
A Apple mais uma vez tem o exclusivo dos 3nm da TSMC. O dinheiro pode mais.

A samsung também já produz 3 nm usando o novo transitor GAA e com yields a 70%

Samsung Foundry has announced that it has started the initial production of 3nm semiconductor chips at its Hwaseong factory in South Korea. Unlike previous generation chips that used FinFET, the South Korean firm is using the GAA (Gate All Around) transistor architecture, which significantly improves power efficiency.

With MBCFET (Multi-Bridge-Channel FET) GAA architecture, Samsung's 3nm chips get higher power efficiency by reducing supply voltage and enhancing the drive current capability. Samsung is also using nanosheet transistors in semiconductor chips for high-performance smartphone processors.
A ideia que tenho, corrijam-me se estiver errado, é que o processo de fabrico da TSMC é melhor do que o da Samsung. Nem todos os "3nm" são iguais. E veremos nos benchmarks como se comportam. Também estou curioso. Uma coisa é certa. Ninguém acusa os iPhones de serem lentos.
Sim mas podes sempre tirar o telemóvel do bolso e fazer o toggle aí no notification center. Ou o action button sem tirar do bolso, se não tiveres mudado a ação.
Podes, mas aí também nem precisavas de botão então. O feedback que o botão no formato até agora não te deixava dúvidas sem olhar para ele. Agora, ele pode manter a mesma funcionalidade mas pelo que vi é preciso carregar um certo tempo. Não sei se se fica com a certeza que mudou. E também não é tão espetacular quanto isso porque parece que só dá para ter uma função. Se tivesse mais do que uma função ao mesmo tempo seria melhor. Exemplo, carregar por 3 segundos, largar, 1 clique seria uma ação, dois cliques seria outra ação. Mas não parece ter essa funcionalidade.
 
Última edição:
A ideia que tenho, corrijam-me se estiver errado, é que o processo de fabrico da TSMC é melhor do que o da Samsung. Nem todos os "3nm" são iguais. E veremos nos benchmarks como se comportam. Também estou curioso. Uma coisa é certa. Ninguém acusa os iPhones de serem lentos.
No processo de 4 nm a TSMC é superior ao da samsung. No de 3 nm ainda não se sabe porque ainda não há SoCs de 3 nm no mercado de ambas as partes, com a excepção dos iphones que vão sair agora. Nos próximos meses veremos a diferença conforme forem sendo lançados
 
Podes, mas aí também nem precisavas de botão então. O feedback que o botão no formato até agora não te deixava dúvidas sem olhar para ele. Agora, ele pode manter a mesma funcionalidade mas pelo que vi é preciso carregar um certo tempo. Não sei se se fica com a certeza que mudou. E também não é tão espetacular quanto isso porque parece que só dá para ter uma função. Se tivesse mais do que uma função ao mesmo tempo seria melhor. Exemplo, carregar por 3 segundos, largar, 1 clique seria uma ação, dois cliques seria outra ação. Mas não parece ter essa funcionalidade.
Eu por acaso na apresentação fiquei com a ideia que dava um feedback haptico (ou lá como se diz). Também faria sentido para mim que desse para programar o botão de várias maneiras alternativas tipo "long press", double and triple tap", etc...
 
Eu por acaso na apresentação fiquei com a ideia que dava um feedback haptico (ou lá como se diz). Também faria sentido para mim que desse para programar o botão de várias maneiras alternativas tipo "long press", double and triple tap", etc...
Feedback háptico sem olhares, se estiver no bolso não sei se ficas na dúvida, será que ficou em modo de silêncio ou carreguei demais e voltou novamente ao modo com som. O botão físico não tinha esse problema. Mas já estamos a entrar no pormenor.
 
Eu por acaso na apresentação fiquei com a ideia que dava um feedback haptico (ou lá como se diz). Também faria sentido para mim que desse para programar o botão de várias maneiras alternativas tipo "long press", double and triple tap", etc...
Sim dá
E se for uma ação on off a vibração é diferente
 
A principal vantagem do iPhone face á concorrência é o tempo de vida útil do dispositivo. 4-10 anos do iPhone vs 3-6 anos da Samsung. Esta info está bem documentada.

Para o efeito há uma série de coisas que o iPhone tem que ser melhor que um qualquer Samsung como podem imaginar. Não se está a falar apenas de qualidade dos materiais.

Obviamente quem troca de telemóvel de 3 em 3 anos, esta vantagem pouco vale. O que interessa é como se porta a meio ou já perto do fim do seu tempo de vida. Nos topos de gama, limões há parte que os há e não são poucos, os primeiros 2 anos são sempre fantásticos.

Confirma-se então que até na capacidade de processamento está-se num ano xS (lembram-se antes como era .. ano x … ano xS)
 
Última edição:
Maiores ganhos devem estar na parte do GPU.
E menor consumo, que também deve reduzir as temperaturas do chip.

Por algum motivo eles comparam estes chips com modelo de 3 ou 4 anos trás, e não com o anterior, para causar mais impacto.
Daí que uma boa parte do tempo da keynote do a17 Pro foi sobre potencialidades do gpu e abordar a concorrência com steamdecks e outros tais.

Portanto, achei os ganhos single e multi um bocado meh face ao a16.
 
A17 Pro vs A16

Apple A17 Pro Bionic Geekbench 6 scores:* Single-core: 2849* Multi-core: 7145

Compared to A16 Bionic:* Single-core: +5% faster* Multi-core: +3% faster

F59ZqqaXwAA5pXr

F59eCmHWgAA7bIo
Surpreende um total de zero pessoas.
 
Eu se fosse a ti dava já o salto.
O 12 ainda é um bom equipamento, vou manter o meu Pro Max 12 por mais uns tempos.
Não compres um 11 (normal), não compensa nada.
Versões Pro ou 12 para cima.
Antes de mais, peço desculpa ao pessoal pelo offtopic e não me quero alargar muito para não perturbar o ambiente em geral.

O 11 não me interessa, a diferença não é muita e não vou gastar dinheiro para ter apenas ios 18.
O 12 tem a vantagem do design (a lembrar os iphones 4/5/5s/SE1), ecrã OLED e um pouco maior e pelo menos 2 major updates. E vi bons preços em grade C (nada que uma capa não resolva).

Ainda há uns dias tive um conhecido a vender um X 256 gb por 180 euros com ambos os vidros minimamente estalados, mais umas peliculas e capas de oferta como mimo, mas por mais tentador que fosse ter 256 gb e um ecrã maior que o 7, não me apetece andar daqui a pouco tempo a querer trocar por estagnação.

Até lá vou mantendo o 7 enquanto não amadureço bem a ideia ou apanhe alguma oportunidade.

Obrigado pela ajuda.
 
Antes de mais, peço desculpa ao pessoal pelo offtopic e não me quero alargar muito para não perturbar o ambiente em geral.

O 11 não me interessa, a diferença não é muita e não vou gastar dinheiro para ter apenas ios 18.
O 12 tem a vantagem do design (a lembrar os iphones 4/5/5s/SE1), ecrã OLED e um pouco maior e pelo menos 2 major updates. E vi bons preços em grade C (nada que uma capa não resolva).

Ainda há uns dias tive um conhecido a vender um X 256 gb por 180 euros com ambos os vidros minimamente estalados, mais umas peliculas e capas de oferta como mimo, mas por mais tentador que fosse ter 256 gb e um ecrã maior que o 7, não me apetece andar daqui a pouco tempo a querer trocar por estagnação.

Até lá vou mantendo o 7 enquanto não amadureço bem a ideia ou apanhe alguma oportunidade.

Obrigado pela ajuda.

Se achas que o 11 é mau, imagina o X, que já nem iOS17 vai receber.
Como te disse, um 11 Pro ( não o normal, porque esse não compensa mesmo) ou o 12.
 
@cuiver,

O partilhas creio que não obsta a info que partilhei. Esta não é uma impressão minha. Eu não disse que era negro. É matéria de fato decorrente de vários estudos realizados em torno da "longevidade" dos múltiplos smartphones no mercado por múltiplas entidades. Há vários estudos em que os resultados são mais ou menos este. Não ví nenhum que desse empate nesta matéria.

Em média o consumidor está a trocar de telemóvel em 2 anos e meio por uma razão ou outra, independente da marca. Nas grandes cidades Americanas então devem trocar de iPhone todos os anos, com aqueles contratos com as operadoras, retomas, etc.

Como disse, isto pode ser uma mais valia ou não, dependendo dos hábitos de consumo de cada um.

Pessoalmente, no papel e o que vejo nas lojas, aquilo que a Samsung es outras marcas estão a apresentar fascinam-me. É mesmo tentador ... Mas já tentei molhar o pé fora do iPhone Pond algumas vezes e chateou-me ao ponto de ficar irritado. Agora o rigor e a robustez funcional do ecossistema da Apple e a sua inovação na minha opinião já não é o que era, alguma ineficácia irritante .. creio que a empresa está a perder eficácia nesta matéria ... de vez em quando saem é com um coelho na cartola que dá para eu continuar a acreditar no ecossistema.
 
Última edição:
@serj_tankian
Esquece 2013/4. Estás em 2023/4.

As empresas estão a apresentar/garantir 4 anos de SO e 5 anos de segurança.

A sugestão que dou a todos os users é que acompanhem a tecnologia no geral.
 
@cuiver,

Esquece. Sou daqueles que certamente não sai deste ecossistema. Era preciso a Apple fazer uma burrada de todo o tamanho.

Todos temos iPhones. Sei onde os miúdos estão, faço a gestão das apps que acedem, do tempo que estão, bloqueio conforme as horas … Por outro lado uso diariamente o Apple Health e o AW. Coisas simples mas tudo isto funciona ok. O áudio com os AirPod Max e o Apple Music é qq coisa … Apple TV também funciona sem espinhas com a NOS e tudo o resto. O AirPlay também sem espinhas por toda a casa.

O menos robusto no funcionamento é mesmo a Siri, Continuity e o Home Automation. Vamos ver se o Thread ajuda neste último.

Em suma, sou daqueles que não olha só para o telemóvel mas para um conjunto de peças. E não me dá trabalho, pese embora creio que a Apple deveria e pode fazer as coisas ainda mais robusta.
 
Última edição:
@cuiver,

Esquece. Sou daqueles que certamente não sai deste ecossistema. Era preciso a Apple fazer uma burrada de todo o tamanho.

Todos temos iPhones. Sei onde os miúdos estão, faço a gestão das apps que acedem, do tempo que estão, bloqueio conforme as horas … Por outro lado uso diariamente o Apple Health e o AW. Coisas simples mas tudo isto funciona ok. O áudio com os AirPod Max e o Apple Music é qq coisa … Apple TV também funciona sem espinhas com a NOS e tudo o resto. O AirPlay também sem espinhas por toda a casa.

O menos robusto no funcionamento é mesmo a Siri, Continuity e o Home Automation. Vamos ver se o Thread ajuda neste último.

Em suma, sou daqueles que não olha só para o telemóvel mas para um conjunto de peças. E não me dá trabalho, pese embora creio que a Apple deveria e pode fazer a coisas ainda mais robusta.
Faz sentido. É escolha segura e integrada nos teus processos e devices.

Quanto à Siri, há rumores por aí de que no iOS 18 vai levar um overhaul. Se se irá traduzir em "intelligence" e "integração" similar à concorrência, pois não sei, falta de $$$ para o realizar não me parece ser o problema. Como modelos que alimentem o neural network destes assistentes, comparativamente ao ChatGPT (da OpenAI/MS) e Bard (da Google) parece que estão atrasados. Nesta fase é preciso treino e interacção com humanos, e a mentalidade isolacionista da Apple não me parece ser muito compatível com o sucesso destes processos. Mas nunca se sabe. O Matter/Thread networks pode ajudar na Home stuff, vamos ver se a Apple "agarra" nisto a sério e integra com uma Siri renovada.
 
Back
Topo