Evento Apple: Wonderlust (12 de Setembro de 2023 às 18h)

Sim eu sei. Para terminar a questão da Nokia, eu ainda hoje lamento o que lhes aconteceu porque teríamos um panorama bem diferente no que a mobile se refere. Essa da câmara é um bom exemplo. Mas como sempre e já me repeti várias vezes, a vantagem da Apple é controlar também o software e assim ter um ecossistema. Teria que vender mais barato ou ter outra gama de produtos.

Os serviços são o segundo "produto" que mais fatura para a Apple e não são lideres nem com a Apple Music nem com a Apple TV. Mas o armazenamento, o pessoal sempre vai comprando, parece pouco mas em milhões de utilizadores é uma receita certinha.


A Samsung tem que lançar muito mais produtos. É uma confusão. Os updates depende da Google. Ainda à duas ou três páginas atrás alguém dizia que o smartphone e o smartwatch não funcionam tão bem e não são tão bons.
A Apple continua a fechar a loja online nos eventos. Como todos sabemos não precisa de fechar nada para atualizar aquilo. É marketing. Apresentar os iPhones separados com os Apple Watch é marketing. Ainda hoje nas notícias das 13H na televisão tiveram direito a uma peça. Pelos vistos o evento tem direito a ser notícia.

Basta tan ver a discussão que gera aqui no fórum. Os iPhones acabam por criar mais discussão porque acho que têm mais interesse para as pessoas. Os iPads neste momento são meh.
Já usaste algum? É que eu também posso afirmar que os iphones não são grande coisa sem usar :)
Eu critiquei o filme crepúsculo, mas primeiro vi o filme. Para bom entendedor..
E lançar mais produtos em qual categoria? Diz-me uma categoria que não tenha produtos

Até ajudo a preencher:

Smartphone? Sim, chama-se Galaxy S para topos de gama
Laptop? Sim, chama-se Galaxy Book
Laptop+Tablet? Sim, chama-se Galaxy Book 2 in 1
Tablet? Sim, chama-se Galaxy Tab S para topos de gama
AirTag? Sim chama-se SmartTag e saiu primeiro que a Airtag
Phones? Sim, chama-se Galaxy Buds
SmartWatch? Sim, chama-se Galaxy Watch
Dobráveis? Sim, chama-se Z Flip e Z Fold
Óculos VR? Sim, chama-se Gear Vr
Óculos XR (tipo Apple Vision Pro)? Sim, confirmou que está em desenvolvimento
Anél de Fitness? Sim, chama-se Galaxy Ring e vai sair em 2024. A Apple também vai lançar o seu anel em 2024

Faz o seu própio processador? Sim, chama-se Exynos
Faz os seus própios ecrãs OLED? Sim, e até o Iphone usa os ecrãs da samsung
Faz os seus própios sensores de câmaras smartphone? Sim, chama-se ISOCELL
Faz o seu própio periscópio 10x zoom óptico? Sim, e está patenteado
Têm a sua própia fábrica de chips? Sim, Samsung Foundry, não necessita da TSMC ao contrário da Apple

Faz computadores desktop(Torres)? Não, não faz nada igual ao Mac Studio/Pro. No entanto garante uma boa conectividade/interação com qualquer pc windows.
Faz o seu OS? Não, usa o android como base
 
Última edição:
Já usaste algum? É que eu também posso afirmar que os iphones não são grande coisa sem usar :)
Eu critiquei o filme crepúsculo, mas primeiro vi o filme. Para bom entendedor..
E lançar mais produtos em qual categoria? Diz-me uma categoria que não tenha produtos
@Metro tenho de concordar com o Leon. A Samsung apesar do catálogo enorme de equipamentos que tem, nos últimos anos melhorou imenso e a ONE UI esta cada vez melhor e muito bem trabalhada. O S23 ultra foi o melhor smartphone que já tive, performance, bateria e fotografia.

Agora tu e muitos outros, que estão dentro do ecossistema da Apple, ou não estão totalmente e preferem a maça, compreende se.

Mas eu tb gostava de mexer neste iphone, ai se gostava, lol, eu continuo a gostar dos iphones, mas tenho me render ao esforço da samsung. Eles estão a trabalhar de tal forma no android 14 com a ui 6.0. que deve sair quase a par da google, já para o mês que vem, e em vários dispositivos.

Edit: não esquecer que a apple copia imensas ideias da samsung, depois desta ja ter usado faz anos , o always on display, agora neste iphone depois de tirares uma foto podes alterar o fundo para desfocado, mas isso já a samsung o faz. Claro que depois de se saber as ideias dos outros se pode aperfeiçoar....lol
 
Mas buscar ideias que funcionam ou tendências que funcionam um dos outros é o normal diria.

Mas algo que me parece consensual a qualquer nível de desenvolvimento/produto... algo que apenas controla hardware ou software nunca se equipara a nível de "seamless" ao que controla hardware e software. Em termos práticos uma coisa e alguem construir uma ponte, outra e alguém construir metade de uma ponte e emendar com outra metade feita por outro...
Mas cada cabeça, sua sentença :)
 
@Metro tenho de concordar com o Leon. A Samsung apesar do catálogo enorme de equipamentos que tem, nos últimos anos melhorou imenso e a ONE UI esta cada vez melhor e muito bem trabalhada. O S23 ultra foi o melhor smartphone que já tive, performance, bateria e fotografia.

Agora tu e muitos outros, que estão dentro do ecossistema da Apple, ou não estão totalmente e preferem a maça, compreende se.

Mas eu tb gostava de mexer neste iphone, ai se gostava, lol, eu continuo a gostar dos iphones, mas tenho me render ao esforço da samsung. Eles estão a trabalhar de tal forma no android 14 com a ui 6.0. que deve sair quase a par da google, já para o mês que vem, e em vários dispositivos.

Edit: não esquecer que a apple copia imensas ideias da samsung, depois desta ja ter usado faz anos , o always on display, agora neste iphone depois de tirares uma foto podes alterar o fundo para desfocado, mas isso já a samsung o faz. Claro que depois de se saber as ideias dos outros se pode aperfeiçoar....lol
De acordo. Estou totalmente dentro do ecossistema Apple, mas tenho acompanhado o que a Samsung tem feito com o seu ecossistema nos últimos anos (tenho amigos que são pro-samsung) e aquilo está fantástico. Para mim está ao nível do da Apple hoje em dia, sendo que só "peca" por estar sempre dependente dos releases Android, enquanto a Apple não. Mas até nesse ponto eles acrescentam tanta coisa ao One UI que comparar isso com o Android de um Pixel é como comparar 2 OS diferentes.
 
Eu era a pessoa que dizia que nunca mais voltaria para Android quando mudei para iPhone e cá estou eu com o S23 Ultra 512GB.

Poupei mais de 500€ quando comparado com o concorrente direto (14/15 Pro Max 512 GB) e estou super satisfeito.

Só é pena os processadores Exynos, mas até nisso o S23 é bom que usa o Snapdragon na Europa felizmente.

E os tablets Samsung (Tab S9 Ultra) têm mesmo muito potencial quando comparado com o iPad, mais uma vez não tem é um processador tão potente, mas o software está muito bem otimizado.
 
Alguém tem alguma informação relativamente ao @Bugu1990 ? Está tudo bem com ele ? Não comentou nada .
jwdxNS0.jpg
 
@Metro tenho de concordar com o Leon. A Samsung apesar do catálogo enorme de equipamentos que tem, nos últimos anos melhorou imenso e a ONE UI esta cada vez melhor e muito bem trabalhada. O S23 ultra foi o melhor smartphone que já tive, performance, bateria e fotografia.

Agora tu e muitos outros, que estão dentro do ecossistema da Apple, ou não estão totalmente e preferem a maça, compreende se.

Mas eu tb gostava de mexer neste iphone, ai se gostava, lol, eu continuo a gostar dos iphones, mas tenho me render ao esforço da samsung. Eles estão a trabalhar de tal forma no android 14 com a ui 6.0. que deve sair quase a par da google, já para o mês que vem, e em vários dispositivos.

Edit: não esquecer que a apple copia imensas ideias da samsung, depois desta ja ter usado faz anos , o always on display, agora neste iphone depois de tirares uma foto podes alterar o fundo para desfocado, mas isso já a samsung o faz. Claro que depois de se saber as ideias dos outros se pode aperfeiçoar....lol

De acordo. Estou totalmente dentro do ecossistema Apple, mas tenho acompanhado o que a Samsung tem feito com o seu ecossistema nos últimos anos (tenho amigos que são pro-samsung) e aquilo está fantástico. Para mim está ao nível do da Apple hoje em dia, sendo que só "peca" por estar sempre dependente dos releases Android, enquanto a Apple não. Mas até nesse ponto eles acrescentam tanta coisa ao One UI que comparar isso com o Android de um Pixel é como comparar 2 OS diferentes.

Eu era a pessoa que dizia que nunca mais voltaria para Android quando mudei para iPhone e cá estou eu com o S23 Ultra 512GB.

Poupei mais de 500€ quando comparado com o concorrente direto (14/15 Pro Max 512 GB) e estou super satisfeito.

Só é pena os processadores Exynos, mas até nisso o S23 é bom que usa o Snapdragon na Europa felizmente.

E os tablets Samsung (Tab S9 Ultra) têm mesmo muito potencial quando comparado com o iPad, mais uma vez não tem é um processador tão potente, mas o software está muito bem otimizado.
Acredito que sim, mas por exemplo ao nível dos Watches, a Samsung não chega aos calcanhares da Apple no que à fiabilidade dos sensores diz respeito. Tenho imensa curiosidade em experimentar um S23 Ultra mas depois não ter um Watch à altura deixa me de pé atrás.
As coisas da Apple podem não ser fantásticas mas funcionam todas bem e são muito fiáveis.
 
Já usaste algum? É que eu também posso afirmar que os iphones não são grande coisa sem usar :)
Eu critiquei o filme crepúsculo, mas primeiro vi o filme. Para bom entendedor..
E lançar mais produtos em qual categoria? Diz-me uma categoria que não tenha produtos

Até ajudo a preencher:

Smartphone? Sim, chama-se Galaxy S para topos de gama
Laptop? Sim, chama-se Galaxy Book
Laptop+Tablet? Sim, chama-se Galaxy Book 2 in 1
Tablet? Sim, chama-se Galaxy Tab S para topos de gama
AirTag? Sim chama-se SmartTag e saiu primeiro que a Airtag
Phones? Sim, chama-se Galaxy Buds
SmartWatch? Sim, chama-se Galaxy Watch
Dobráveis? Sim, chama-se Z Flip e Z Fold
Óculos VR? Sim, chama-se Gear Vr
Óculos XR (tipo Apple Vision Pro)? Sim, confirmou que está em desenvolvimento
Anél de Fitness? Sim, chama-se Galaxy Ring e vai sair em 2024. A Apple também vai lançar o seu anel em 2024

Faz o seu própio processador? Sim, chama-se Exynos
Faz os seus própios ecrãs OLED? Sim, e até o Iphone usa os ecrãs da samsung
Faz os seus própios sensores de câmaras smartphone? Sim, chama-se ISOCELL
Faz o seu própio periscópio 10x zoom óptico? Sim, e está patenteado
Têm a sua própia fábrica de chips? Sim, Samsung Foundry, não necessita da TSMC ao contrário da Apple

Faz computadores desktop(Torres)? Não, não faz nada igual ao Mac Studio/Pro. No entanto garante uma boa conectividade/interação com qualquer pc windows.
Faz o seu OS? Não, usa o android como base

O que quis dizer é que a linha de produtos da Samsung é muito maior. É uma empresa muito mais vertical do que a Apple mas o Exynos está um pouco atrás dos SoC da Apple. Além disso não pode optimizar o software pq não o controla. É isso que tem sempre safado a Apple ao longo destes anos. É ver a quantidade de RAM ao longo dos anos dos iPhones e comparar com os Android no geral e a performance.

Eu apenas referi o que tinham dito em relação ao smartwatch. Do que leio o Apple Watch tem os sensores mais fiáveis. Eu não testo esses equipamentos para saber. O Apple Vision Pro já o escrevi acho que faz parte de um plano maior. Será o primeiro produto de uma gama vocacionada também para vender serviços. A Apple tem os direitos mundiais de transmissão da MLS (liga onde joga o Messi). Deve ser qq coisa ver um jogo com um Apple Vision Pro. O efeito de um jogo da NBA ainda deve ser superior.

No final a Apple tem as margens maiores de lucro. Quando referi entrar noutras gamas é ter equipamentos mais baratos. Tem o SE mas esse tem um ecrã de 4,7 polegadas. A Samsung, corrijam-me se estiver errado é agressiva com os preços, enquanto que a Apple mantém preços. Em segunda mão é ver o que é mais caro.

Eu não sou o defensor da Apple. Eu compro poucas coisas da Apple. O smartphone durou 5 anos. Os updates vão terminar agora. Os de segurança continuam na verdade. A Samsung toda a gente me diz que está melhor, mas não tem os updates no dia do lançamento durante 5 anos. Mais uma vez o motivo é pq não controla o software.

Referi a Samsung por ser o maior player. Algo que nem entendo honestamente pq a Google podia dominar o mercado mobile em Android. Nunca percebi pq não o faz. Dito isso, nunca teve uma oferta tão boa como agora.
 
Referi a Samsung por ser o maior player. Algo que nem entendo honestamente pq a Google podia dominar o mercado mobile em Android. Nunca percebi pq não o faz. Dito isso, nunca teve uma oferta tão boa como agora.
Essa parte é fácil: a Google desiste de tudo a toda a hora. Se eles fossem consistentes, o mundo seria literalmente diferente. O Google Hangouts, por exemplo, estava a ter tanto sucesso que, se tivesse sido apoiado, já seria há muitos anos um rival do Whatsapp. Ou às tantas o Whatsapp nunca teria ganho tanta expressão. Agora querem o RCS.

Se te interessar este tema, há um artigo interessante: https://arstechnica.com/gadgets/202...ty-the-history-of-google-messaging-apps/5/#h4
 
Algo que nem entendo honestamente pq a Google podia dominar o mercado mobile em Android. Nunca percebi pq não o faz. Dito isso, nunca teve uma oferta tão boa como agora.
Não quer, não compennsa.
"The main business of Google is enabling their advertising revenue model. Hardware is always going to pale in comparison"

Basta ver o quanto pagam por exemplo a Apple para a google ser o default das pesquisas.
O grande lucro da google, é ser usado por todos.

Se a google dominasse o Android, o provavel a meu ver e o que iria acontecer era as outras marcas começarem o seu proprio SO, e isso ia fragmentar um quadro em que atualmente a google domina sem hipoteses. E honestamente é um modelo de negocio win-win.
A google ganha em fornecer o SO e as marcas poupam uns valentes trocos em desenvolvimento e a arriscar a tentar criar o seu proprio SO. Um caso que pode servir de exemplo seria a Huawei, que desde que se viu obrigada a ir por outro caminho nunca mais foi a mesma a nivel global.
 
Já usaste algum? É que eu também posso afirmar que os iphones não são grande coisa sem usar :)
Eu critiquei o filme crepúsculo, mas primeiro vi o filme. Para bom entendedor..
E lançar mais produtos em qual categoria? Diz-me uma categoria que não tenha produtos

Até ajudo a preencher:

Smartphone? Sim, chama-se Galaxy S para topos de gama
Laptop? Sim, chama-se Galaxy Book
Laptop+Tablet? Sim, chama-se Galaxy Book 2 in 1
Tablet? Sim, chama-se Galaxy Tab S para topos de gama
AirTag? Sim chama-se SmartTag e saiu primeiro que a Airtag
Phones? Sim, chama-se Galaxy Buds
SmartWatch? Sim, chama-se Galaxy Watch
Dobráveis? Sim, chama-se Z Flip e Z Fold
Óculos VR? Sim, chama-se Gear Vr
Óculos XR (tipo Apple Vision Pro)? Sim, confirmou que está em desenvolvimento
Anél de Fitness? Sim, chama-se Galaxy Ring e vai sair em 2024. A Apple também vai lançar o seu anel em 2024

Faz o seu própio processador? Sim, chama-se Exynos
Faz os seus própios ecrãs OLED? Sim, e até o Iphone usa os ecrãs da samsung
Faz os seus própios sensores de câmaras smartphone? Sim, chama-se ISOCELL
Faz o seu própio periscópio 10x zoom óptico? Sim, e está patenteado
Têm a sua própia fábrica de chips? Sim, Samsung Foundry, não necessita da TSMC ao contrário da Apple

Faz computadores desktop(Torres)? Não, não faz nada igual ao Mac Studio/Pro. No entanto garante uma boa conectividade/interação com qualquer pc windows.
Faz o seu OS? Não, usa o android como base
Queria só pegar neste post para dizer que toda a gente precisa da TSMC.

Não adianta ter fábricas se as mesmas só têm processos “antigos” e tudo quanto é recente e desejado por todos os clientes como os 3 nm, apenas a TSMC possui tecnologia para os produzir e vender.
 
Queria só pegar neste post para dizer que toda a gente precisa da TSMC.

Não adianta ter fábricas se as mesmas só têm processos “antigos” e tudo quanto é recente e desejado por todos os clientes como os 3 nm, apenas a TSMC possui tecnologia para os produzir e vender.
A samsung também já produz 3 nm usando o novo transitor GAA e com yields a 70%

Samsung Foundry has announced that it has started the initial production of 3nm semiconductor chips at its Hwaseong factory in South Korea. Unlike previous generation chips that used FinFET, the South Korean firm is using the GAA (Gate All Around) transistor architecture, which significantly improves power efficiency.

With MBCFET (Multi-Bridge-Channel FET) GAA architecture, Samsung's 3nm chips get higher power efficiency by reducing supply voltage and enhancing the drive current capability. Samsung is also using nanosheet transistors in semiconductor chips for high-performance smartphone processors.
 
dei 800€ por um 14 a cerca de dois ou 3 meses, fiquei com receio que estivesse a gastar dinheiro a mais num modelo que podia ser ainda mais barato estando na eminência de sair um novo.
nunca iria comprar telefones por 1000´s.
já vi que a aposta correu-me bem
os anos passam e cada vez ligo menos a pantominices que anunciam com grande pompa e circunstancia.
Outra coisa que não entendo, é como é que a malta, gasta exorbitâncias em relógios que não valem um caracol, e atenção, eu gosto de relógios, bastante, mas não me vejo a gastar tanto dinheiro numa porcaria que daqui a dois ou três anos, não vale nada.

os produtos tecnologicos são cada vez mais efémeros, são das coisas que mais rápido perdem valor, são ainda piores que automóveis.
Em relação aos telemóveis e relógios não concordo contigo, já foi mais efémero em que a cada lançamento o modelo anterior parecia obsoleto, mas tal como nos PCs a evolução atingiu um plateau e agora é perfeitamente possível passar 5 anos ou mais com o mesmo telemóvel sem notar grandes perdas.

Eu tenho um Huawei 20 Mate X comprado em 2018, e ainda é rápido (tinha o CPU de topo da Huawei na altura), tem ecrã OLED, a bateria ainda me dura 2 dias normalmente, em 5 anos nunca invejei nada que tivesse saído nos outros telefones, e se vou mudar é porque o ecossistema Android é cheio de pequenas irritações e apesar da Samsung indicar que os Galaxy Watch 4 funcionam em telemóveis Android, é preciso truques para trabalharem com os Huawei e já falhou quando precisei dele mais que uma vez. Além disso preocupa-me a segurança e a falta de updates.

Não tenho idade para perder tempo com reinstalações e configurações e tendo um MacBook Pro M2 e uma Apple TV, é mais que natural para mim voltar para um sistema onde as coisas funcionam (a maior parte das vezes) sem problemas.

Tudo isto para dizer que este Huawei de 2018 ainda faz tudo sem problemas, e mostra que é possível ter um equipamento mais de 5 anos sem perder muito, o que se pode sentir mais no Huawei é nas fotos, que mesmo assim são bastante boas.

Acredito que com um iPhone 15 Pro Max e um AW Ultra 2 vou poder andar outros 5 anos sem olhar para outros telemóveis.
 
@ciberg, eu não me referi aos telemoveis, apenas aos relógios.
Não lhes vejo grande utilidade/interesse, mas cada um tem as suas necessidades. a mim não me dizem grande coisa.
Btw, eu em relógios vejo bens que retenham valor, mas isso sou eu que gosto de relojoaria mecânica, compreendo quem nem todos liguem, talvez seja por isso eu não lhes reconheça valor ou interesse.
Até hoje, olho para eles como "uns brinquedos engraçados".
Bem, eu também já fui alguém que se andasse sem relógio, sentia-se despido, e hoje é raro trazer um no pulso :)
 
Eu também não sou de smartwatch. Prefiro um bom relógio mecanico sem dúvida.
Todos os smartwatch que tive, vendi-os passado pouco tempo.
Tirando os relógios “normais” que tenho apenas fiquei com 1 smartwatch da Fóssil que é híbrido.
La está gosto que tenha alguma tecnologia Smart mas não abdico daquele visual de relógio tradicional, com ponteiros etc.

realmente também não entendo como há malta que da quase 1000 paus por um smartwatch e depois queixam se que a faixa dos telemóveis já superou os 1000 € a vontadinha.
mas são gostos, ideias.
Com esse dinheiro comprava 2 bons, mas bons relógios e ainda sobrava uns trocos.

Um aparte, tive um stress há pouco tempo com esse híbrido da Fossil. Mudei-lhe a pilha depois de estar parado prai 1 anito, deixou de funcionar. Já o tenho há 5 anos.
Fui a relojoaria para o mandarem para a marca a ver o que tinha, se fosse uma cena barata até o arranjava.
Voltou passado 20 dias da marca com um módulo novo e todo polido parecia novo. 0 euros de custo. Até pilha nova mandaram que custa quase 10 paus cada uma.
Isto sim é atendimento ao cliente passado 5 anos. :clap:
 
Pelo menos os Apple Watch aguentam uns bons anos.
Ainda vejo muitos da Serie 3 ou até anterior por ai.

O Ultra é bastante caro, mas não é caro para o publico que foi desenhado, pois vai ao encontro dos valores da concorrência (+ taxa da Apple). Se bem que mais de metade das vendas é de pessoal que só quer por ser o mais caro\ melhor bateria, ou pessoal que quer correr shortcuts através do botão de atalho.

Um simples SE é barato, e dá para uns bons anos.
Mas isto é mesma coisa que os iPhones, quem troca todos os anos, pelo o modelo mais recente, é consumismo.
 
Última edição:
A17 Pro vs A16

Apple A17 Pro Bionic Geekbench 6 scores:* Single-core: 2849* Multi-core: 7145

Compared to A16 Bionic:* Single-core: +5% faster* Multi-core: +3% faster

F59ZqqaXwAA5pXr

F59eCmHWgAA7bIo
 
Maiores ganhos devem estar na parte do GPU.
E menor consumo, que também deve reduzir as temperaturas do chip.

Por algum motivo eles comparam estes chips com modelo de 3 ou 4 anos trás, e não com o anterior, para causar mais impacto.
 
Back
Topo