Evaristo - um bixo com 7 cabeças

hellaxe disse:
Isto é mesmo estranho fazer java -version e aparecer isto.
Segui o tuturial do Ubuntu.

pois... vai ao site da sun.. e saca o jre 1.5 isso ta mal instalado
tem de dar isto:
java version "1.5.0_02"
Java(TM) 2 Runtime Environment, Standard Edition (build 1.5.0_02-b09)
Java HotSpot(TM) Client VM (build 1.5.0_02-b09, mixed mode, sharing)
 
acrobat disse:
pois... vai ao site da sun.. e saca o jre 1.5 isso ta mal instalado
tem de dar isto:
java version "1.5.0_02"
Java(TM) 2 Runtime Environment, Standard Edition (build 1.5.0_02-b09)
Java HotSpot(TM) Client VM (build 1.5.0_02-b09, mixed mode, sharing)

Acrobat é a terceira vez que faço direitimho como eles (Sun) dizem.
Fui também ao unofficialubuntu e tb fiz direitinho como dizem, mas fiz um teste numa pag da sun e dizia que tinha o software bem instalado mas com java -version dá sempre aquilo.

Não percebo >(
 
hellaxe disse:
Acrobat é a terceira vez que faço direitimho como eles (Sun) dizem.
Fui também ao unofficialubuntu e tb fiz direitinho como dizem, mas fiz um teste numa pag da sun e dizia que tinha o software bem instalado mas com java -version dá sempre aquilo.

Não percebo >(
akilo ke tu tens é uma versao do java ke n é da sun.. pelo menos é o ke parece...
agora como é ke isso se resolve.... n faço ideia :wow:
 
acrobat disse:
akilo ke tu tens é uma versao do java ke n é da sun.. pelo menos é o ke parece...
agora como é ke isso se resolve.... n faço ideia :wow:

Mas eu fiz o download do jre-_1.5_0_02 do site da Sun e instalei como dizem as instruções aqui:
http://java.sun.com/j2se/1.5.0/jre/install-linux.html
depois fiz também como diz aqui:
http://www.ubuntuguide.org/#jre

Não sei como é que fico. E a tal página da Sun (que agora não encontro) dizia que estava bem instalado.

Não sei......... Talvez seja melhor desinstalar tudo e refazer a coisa de novo.
Como fazer isso ou seja desisntalar o java; postgresql e evaristo?
Não vejo nada no site da sun sobre isso.
 
MY Frankenstein Works finaly.

custou mas foi. Tive de partir muita pedra no Postgresql e de pois no Java e tudo o mais.
Mas agora funciona no Ubuntu e há-de funcionar no Slack10.

@dporem -> tenta refazer todo o processo e cuidado com o *sql. Aí se não ficar tudo direitinho dá bronca.
Sorte
 
o bicho ta de volta :004: lol
tou agora de volta disto, este topico ja foi muito util, ao menos ja consegui colocar o jdbc direito...
mas agora da erro fatal: password do m16e n e valida :wow: que pass ? lol. ideias?
(em windows e' bem mais simples :( :( )
 
Boas,
Sou um novo membro cá do sítio.
Tenho tentado há quase já1 semana instalar o "Evaristo" e nada.
Será que alguém me pode ajudar. Desde a instalação do PostgreSQL, local onde deve ser instalado, o JDBC como se instala e onde, e por fim o "Evaristo".

Cumprimentos
 
Já experimentei. Não é tão completo como o evaristo. Experimentei o evaristo no "janelas". Agora quero instalar o evaristo no Mandriva. Já avancei alguma coisa. Quando executo ./evaristo.sh aparece a seguinte mensagem: JDBC: Setting JDBC driver to default... não faz nada, retorna á linha de comando. Já li vários posts, tenho o postgresql-8.1-408.jdbc3.jar mas não sei como e onde instalar. É só copiar o ficheiro para /usr/java ? O java que tenho é o jre1_5_0_08 e julgo estar bem instalado. O PostgreSQL é o 8.1.4. Agradecimentos
 
Última edição:
Já experimentei. Não é tão completo como o evaristo. Experimentei o evaristo no "janelas". Agora quero instalar o evaristo no Mandriva. Já avancei alguma coisa. Quando executo ./evaristo.sh aparece a seguinte mensagem: JDBC: Setting JDBC driver to default... não faz nada, retorna á linha de comando. Já li vários posts, tenho o postgresql-8.1-408.jdbc3.jar mas não sei como e onde instalar. É só copiar o ficheiro para /usr/java ? O java que tenho é o jre1_5_0_08 e julgo estar bem instalado. O PostgreSQL é o 8.1.4. Agradecimentos

Oi:
Tens de sacar o jbdc compatível com o postgresql que está a usar- primeiro.
Depois tens de copiá-lo para a directoria onde está o java. Mas tens de procurar a subdirectoria correcta.
Depois tens de alterar no script evaristo.sh o path para esse *.jdbc.
Com o Postgresql 8 as instruções do manual do Evaristo não funcionam, visto que foram feitas para o 7 e há diferenças.

Penso que é tudo. É que eu tinha dito que ía fazer um how-to actualizado para a instalação disso mas entretanto não tive tempo pronto.......
É que a última vez que instalei isso foi em Agosto e já não me lembro bem mas sei que andei outra vez ás aranhas.
 
Oi:
Tens de sacar o jbdc compatível com o postgresql que está a usar- primeiro.
Depois tens de copiá-lo para a directoria onde está o java. Mas tens de procurar a subdirectoria correcta.
Depois tens de alterar no script evaristo.sh o path para esse *.jdbc.
Com o Postgresql 8 as instruções do manual do Evaristo não funcionam, visto que foram feitas para o 7 e há diferenças.

Penso que é tudo. É que eu tinha dito que ía fazer um how-to actualizado para a instalação disso mas entretanto não tive tempo pronto.......
É que a última vez que instalei isso foi em Agosto e já não me lembro bem mas sei que andei outra vez ás aranhas.

Ok Já consegui instalar a versão 2.3. Vou prepara um how-to, pois acho que vale a pena.
 
Ok. Então aqui vai:

Instalar Postgresql:
1- Instalar da distro Postgresql + Server (no meu caso Mandriva 2007 sem qualquer problema).
2- chown postgres:postgres /var/lib/pgsql/data (onde aparece o icon são 2pontos p)
3- su - postgres
4- initdb -D /var/lib/pgsql/data
5- postmaster -i -D /var/lib/pgsql/data &
6- Verificar se o serviço Postgresql foi activado:
ps -A | grep postmaster
se aparecer algo como:
7021 pts/3 00:00:00 postmaster
7029 pts/3 00:00:00 postmaster
7030 pts/3 00:00:00 postmaster
7031 pts/3 00:00:00 postmaster
isto significa que o servidor foi activado.

Fazer restart do serviço (como root).

/etc/init.d/postgresql restart

se aparecer: stopping ok
starting ok
está instalado e a funcionar bem.

8- Alterar o postgresql.conf (em var/lib/pgsql/data)
No caso do postgresql 8.x desmarcar a linha listen adress = 'localhost' é suficiente.
9- Alterar o pg_hba.conf (em var/lib/pgsql/data)

local
local all all trust
host all all 127.0.0.1 255.255.255.255 trust

IPV4
host all all 127.0.0.1 1/32 trust
host all all 127.0.0.1 255.255.255.255 trust


Instalar Evaristo:
1- adduser m16e
2- mkdir -p /usr/local/m16e/evaristo
3- chown m16e:m16e /usr/local/m16e/evaristo
4- chmod g+r /usr/local/m16e/evaristo
5- su postgres
6- createuser m16e
responder 's' na linha que aparece.

se aparecer CREATE ROLE, então ok. Se não aparecer não continuar, pois
não adianta.

7- exit
8- su - m16e
9- createdb m16e
Aparece CREATE DATABASE.

JAVA: em Mandriva o java que instala por defeito funciona bem.

java -version (para ver se o java está bem instalado)
aparece: java version "1.5.0_08
JAVA (TM) 2 Runtime
JAVA HOTSPOT (TM) ......

enquanto utilizador m16e

descompactar o ficheiro mpbiz-2-3.bz2 para a directoria /usr/local/m16e/evaristo

10- tar jxvf mpbiz-2-3.bz2 (estando dentro da directoria evaristo)
11- psql -f sql/mpb2-3.sql m16e
aqui aparece uma mensagem de erro, não sei se muito ou pouco importante.

Fazer o download do driver JDBC, do site do Postgresql
No caso: postgresql-8.1-408.jdbc3.jar
12- Mudar o nome para: postgresql.jar
13- copiá-lo para a directoria /usr/share/java (se não existir criá-la)

como utilizador m16e executar:
./evaristo.sh (estando no directorio do evaristo).

e voilá, temos o evaristo a funcionar com o utilizador m16e, como dissem os senhores.

Espero que este post ajude, embora depois de testar não consigo fazer listagens nem alterar stocks.
Se alguém testar e conseguir colocar tudo a trabalhar bem, agradece-se.

Boa sorte

M6N
Isso era 5* já que eu digo que vou fazer isso cada vez que o instalo e depois passa e não o faço.
 
Última edição:
Mais uma solução

Boas! Eu tenho o Evaristo a funcionar bem na clínica da minha cunhada, à excepção dos caracteres portugueses da própria aplicação. Já coloquei os parâmetros para Latin-1, e os produtos e clientes ficam com a acentuação certa, mas o próprio Evaristo mostra "□" em qualquer caracter português, por exemplo nas facturas descrição é "descri□□o". Alguém sabe como resolver este problemazito?

Sei que o mais difícil é instalar, mas consegui, depois de muitas cabeçadas, há cerca de 1 mês. Segui as instruções da PCGuia, mas depois há uns pormenores que escapam lá.

Instalei o PostgreSQL 8, mas parece que o 7.4 é que funciona, por isso se tiverem Ubuntu 6.10 já deve ter o 7.4 instalado. Depois de ter o PostgreSQL a funcar é necessário ir aos ficheiros de configuração do Evaristo (acho que são 2, já foi há algum tempo e já não tenho o pc comigo pra verificar) e alterar os campos PostgreSQL para os directórios correctos no vosso PC.

Depois vem a treta do JDBC. Andei que tempos a pensar que se instalava, a descompactar, executar o java (main class not found, etc., etc.) e só depois me apercebi >( que apenas é preciso colocar o ficheiro .jar na pasta share/java e fazer o export. Voltem ao Evaristo e alterem para os directórios correctos os campos JDBC.

De seguida vem outra treta: abrimos o Evaristo com o utilizador m16e e surge uma coisa como "wrong credentials" (já não me lembro exactamente o erro, mas é parecido com isto). Ora bem, voltamos a editar os 2 ficheiros do evaristo, existem campos username e password da BD. O username deve estar em "m16e", a password deve estar vazia, mas coloquem a vossa password porque vamos alterá-la. Aquando da criação da BD não foi pedida pass, mas como não abre sem pass... Temos que voltar a entrar no PostgreSQL como utilizador m16e e fazer uma " ALTER USER m16e WITH PASSWORD 'avossapass'; " sem aspas. Et voilà! Saiam, executem o Evaristo e espero que tenha dado!

Espero ter ajudado alguém, na altura que consegui instalar fiquei contente mas não tive mesmo paciência para vir aqui deixar indicações, dei muitas cabeçadas mesmo:'( ...

Não se esqueçam que num desses ficheiros do PostgreSQL está a definição de caracteres, procurem na net que é fácil, apenas editar um ficheiro no directório PostreSQL-7.4 para Latin-1. Não se esqueçam de mim em relação aos □□□□□□□□□□□□□□□□!!!!

André Monteiro

PS - Vi um tutorial para instalar automaticamente tudo com o Synptics, mas não experimentei: http://comunidade.caixamagica.pt/index.php?article=2059&visual=1.
 
Última edição:
Boas,

O Evaristo parece realmente ser uma das melhores opções de gestão para empresários em nome individual e pequenas ou medias empresas mas, assusta-me o facto de até agora, não conseguir de forma alguma por o programa a funcionar e as dificuldades passam desde a falta de documentação ou documentação pouca "intuitiva" para novos utilizadores de distribuições Linux e pela desmotivação que se vai encontrando pela taxa de sucesso na instalação ser relativamente baixa.

Não sei se sou só eu, mas eu olho para os tutoriais e não faço ideia por onde começar, esta ideia de instalar através do gestor de pacotes pareceu-me "a mais fácil de todas" e mesmo assim, não consigo encontrar o tal pacote "MP_Biz" nos repositórios que tenho. Já tentei instalar através do tutorial da Memória Persistente e parei no ponto em que deveria configurar o "postgesql.conf" para permitir ligações por TCPIP, pois nem sei onde encontrar esse ficheiro, deve ser óbvio mas, como já disse muitas vezes, uso o Ubuntu à meses e considero-me um perfeito noob nestas andanças.

Se alguém pudesse ajudar a instalar o software agradecia.

Ainda relacionado com o tema, será que alguém me pode explicar porque raio é que não podemos "emitir facturas" usando o software de folhas de calculo do OpenOffice? Ou pode-se?
E faço esta pergunta porquê, empresas que apenas se dedicam à prestação de serviços, não necessitam de software como o Evaristo apenas para emitir facturas/recibos, os nossos "irmãos" brasileiros têm uma coisa que se chama, "Nota Fácil", um pequeno software onde se põe os dados da empresa, do cliente, descrimina-se o produto que se vendeu ou serviço que se prestou, põe-se a taxa de IVA e tá a andar. O problema é que está configurado para trabalhar com "Reais" e tem algumas referências ao Brasil, em termos de legislação.
Podem sempre por a questão, da gestão de clientes e fornecedores, mas isso também se arranja "à parte", a gestão de stocks também, mas lá está, que só presta serviços... não usa stocks, não faz inventários, para fazer orçamentos poderia também usar-se o mesmo "modelo" do OpenOffice.org-Calc que se utilizaria para as facturas/recibos. Penso que me conseguia "safar" usando estas alternativas. Penso também que o motivo pelo qual não deverá ser permitido usar este "sistema" poderá estar relacionado com o facto de se poder, a qualquer altura, alterar dados de uma factura já emitida, mas faço a seguinte questão, com os famosos "livros de facturas/recibos" não é possível fazer essas alterações?

Cpts;
Dp
 
andre.monteiro; disse:
Boas! Eu tenho o Evaristo a funcionar bem na clínica da minha cunhada, à excepção dos caracteres portugueses da própria aplicação. Já coloquei os parâmetros para Latin-1, e os produtos e clientes ficam com a acentuação certa, mas o próprio Evaristo mostra "□" em qualquer caracter português, por exemplo nas facturas descrição é "descri□□o". Alguém sabe como resolver este problemazito?

Sei que o mais difícil é instalar, mas consegui, depois de muitas cabeçadas, há cerca de 1 mês. Segui as instruções da PCGuia, mas depois há uns pormenores que escapam lá.

Instalei o PostgreSQL 8, mas parece que o 7.4 é que funciona, por isso se tiverem Ubuntu 6.10 já deve ter o 7.4 instalado. Depois de ter o PostgreSQL a funcar é necessário ir aos ficheiros de configuração do Evaristo (acho que são 2, já foi há algum tempo e já não tenho o pc comigo pra verificar) e alterar os campos PostgreSQL para os directórios correctos no vosso PC.

Depois vem a treta do JDBC. Andei que tempos a pensar que se instalava, a descompactar, executar o java (main class not found, etc., etc.) e só depois me apercebi >( que apenas é preciso colocar o ficheiro .jar na pasta share/java e fazer o export. Voltem ao Evaristo e alterem para os directórios correctos os campos JDBC.

De seguida vem outra treta: abrimos o Evaristo com o utilizador m16e e surge uma coisa como "wrong credentials" (já não me lembro exactamente o erro, mas é parecido com isto). Ora bem, voltamos a editar os 2 ficheiros do evaristo, existem campos username e password da BD. O username deve estar em "m16e", a password deve estar vazia, mas coloquem a vossa password porque vamos alterá-la. Aquando da criação da BD não foi pedida pass, mas como não abre sem pass... Temos que voltar a entrar no PostgreSQL como utilizador m16e e fazer uma " ALTER USER m16e WITH PASSWORD 'avossapass'; " sem aspas. Et voilà! Saiam, executem o Evaristo e espero que tenha dado!

Espero ter ajudado alguém, na altura que consegui instalar fiquei contente mas não tive mesmo paciência para vir aqui deixar indicações, dei muitas cabeçadas mesmo:'( ...

Não se esqueçam que num desses ficheiros do PostgreSQL está a definição de caracteres, procurem na net que é fácil, apenas editar um ficheiro no directório PostreSQL-7.4 para Latin-1. Não se esqueçam de mim em relação aos □□□□□□□□□□□□□□□□!!!!

André Monteiro

PS - Vi um tutorial para instalar automaticamente tudo com o Synptics, mas não experimentei: http://comunidade.caixamagica.pt/index.php?article=2059&visual=1.

O que é exactamente fazer o export do JDBC?
 
Back
Topo