Evaristo - um bixo com 7 cabeças

acrobat disse:
o teu problema esta no script evaristo.sh na localização que o script tem para o java e para o jdbc driver .lê o meu post

Mas eu tenho direitinho.
a unica diferença é que fiz o download do jbdc para o postgresql 8.xxx.
será isso.
já vasculhei pelo site deles mas parece-me que o que eles indicam para iniciar o driver será feito pelo evaristo.sh.
 
acrobat disse:
poe aki o teu evaristo.sh e a localização do teu driver jdbc...
qt ao 8.xx n sei... eu tenho o 7.4

Código:
#!/bin/bash
TIME_NOW=`date +%Y-%m-%d-%H-%M-%N`
LOG_FILE=$HOME/tmp/evaristo-$TIME_NOW.log

EVARISTO_REL=v2r1
EVARISTO_HOME=/usr/local/m16e/evaristo-v2r1

TOOLS_REL=v0r13

LIB_DIR=$EVARISTO_HOME/lib
echo "JDBC:" $JDBC_DRIVER
if [ -z $JDBC_DRIVER ]; then
	echo "Setting JDBC driver to default..."
	JDBC_DRIVER=/usr/share/java/postgresql-8.0-311-jdbc3.jar
fi

EXT_JAR_DIR=/usr/local/jre1.5.0_02/bin/java

JRUBY_JAR=$EXT_JAR_DIR/jruby.jar
MINML2_JAR=$EXT_JAR_DIR/MinML2.jar

DV_PATH=$LIB_DIR/classes:$LIB_DIR/datavision-0.8.1.jar
DV_PATH=$DV_PATH:$JRUBY_JAR:$MINML2_JAR

M16E_FREE_TOOLS_JAR=$LIB_DIR/m16e-free-tools-$TOOLS_REL.jar
EVARISTO_JAR=$LIB_DIR/evaristo-$EVARISTO_REL.jar

# app's classpath
MPBIZ_CLASSPATH=.:./i18n:$JDBC_DRIVER:$M16E_FREE_TOOLS_JAR
MPBIZ_CLASSPATH=$MPBIZ_CLASSPATH:$EVARISTO_JAR:$DV_PATH

echo ">>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>" >> $LOG_FILE
echo "Session Started: " $TIME_NOW>> $LOG_FILE
echo ">>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>" >> $LOG_FILE
# LAUNCH APP
cd $EVARISTO_HOME; \
	java -Xint -classpath $MPBIZ_CLASSPATH com.m16e.mpbiz.MpBiz \
	-f mpbiz-backoffice.properties $1 $2 $3 $4 $5 $6\
	>> $LOG_FILE 2>> $LOG_FILE

Acho que está tudo bem
Mas vê lá

Edit: tenho instalado o 7.4 mas como não encontrava o postgresql, saquei o da versão 8 da net.
à posteriori tb instalei o 8 mas este não deve estar a funcionar pq ainda não o indiquei para nenhum programa.
Creio que o devo por numa PATH qquer. Não é assim?
 
Última edição:
Creio que gerou mais erros, ainda:

Código:
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Session Started:  2005-04-26-14-16-491670000
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Exception in thread "main" java.lang.NoClassDefFoundError: while resolving class: com.m16e.mpbiz.MpBiz
   at java.lang.ClassLoader.resolveClass0(java.lang.Class) (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
   at java.lang.Class.initializeClass() (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
   at java.lang.Class.forName(java.lang.String, boolean, java.lang.ClassLoader) (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
   at java.lang.Class.forName(java.lang.String) (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
   at gnu.gcj.runtime.FirstThread.run() (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
   at _Jv_ThreadRun(java.lang.Thread) (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
   at _Jv_RunMain(java.lang.Class, byte const, int, byte const, boolean) (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
   at __libc_start_main (/lib/tls/i686/cmov/libc-2.3.2.so)
Caused by: java.lang.ClassNotFoundException: org.xml.sax.SAXException not found in [file:./, file:./i18n/, file:/usr/share/java/postgresql.jdbc3.jar, file:/usr/local/m16e/evaristo-v2r1/lib/m16e-free-tools-v0r13.jar, file:/usr/local/m16e/evaristo-v2r1/lib/evaristo-v2r1.jar, file:/usr/local/m16e/evaristo-v2r1/lib/classes/, file:/usr/local/m16e/evaristo-v2r1/lib/datavision-0.8.1.jar, file:/usr/share/java/jre1.5.0_02/bin/java/jruby.jar, file:/usr/share/java/jre1.5.0_02/bin/java/MinML2.jar, core:/]
   at java.net.URLClassLoader.findClass(java.lang.String) (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
   at gnu.gcj.runtime.VMClassLoader.findClass(java.lang.String) (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
   at java.lang.ClassLoader.loadClass(java.lang.String, boolean) (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
   at _Jv_FindClass(_Jv_Utf8Const, java.lang.ClassLoader) (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
   at _Jv_PrepareCompiledClass(java.lang.Class) (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
   at java.lang.ClassLoader.linkClass0(java.lang.Class) (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
   at java.lang.ClassLoader.resolveClass0(java.lang.Class) (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
   ...7 more


isto está muito esquisito. Quando faço java version dá bronca:

Código:
Exception in thread "main" java.lang.NoClassDefFoundError: version
   at gnu.gcj.runtime.FirstThread.run() (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
   at _Jv_ThreadRun(java.lang.Thread) (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
   at _Jv_RunMain(java.lang.Class, byte const, int, byte const, boolean) (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
   at __libc_start_main (/lib/tls/i686/cmov/libc-2.3.2.so)

já fiz tudo o que diz no install da Sun >( >( >(
 
dporem disse:
tb a mim...
ja à uma semana k ñ avanco...

Por aqui já funciona :003: :003: :003: :003: .

Mas só no slackware10. Pois fiz a experiência de instalar tudo de novo e numa distribuição limpa escolhi a outra VM que tinha. Agora só falta experimentar no CM10.

Pois bem o java já está instalado versão 1.4. Melhor ainda.
Peguei no Postgresql 8 e segui os paços de instalação que vem no manual online.
O link já está aqui na thread.
depois de seguir estes paços fui ao manual do evaristo e da pcguia e fiz como aconselhavam.
mas parti um pouco a cabeça pq depois de fazer su - xxxx não dava nada no creatuser ou createdb por isso o melhor é fazer o seguinte: ir para as directorias bin da directoria principal do postgresql e aí correr estes comandos.
Fiz o mesmo para o psql -f /usr/local/(onde está o evaristo)/sql/o_resto_do_path.
Depois de todas as mensagens aparecerem a confirmar corri o evaristo.sh e........ FEZ-SE LUZ :003: :003: .

Só há uma coisa que não está bem que são os caracteres portugueses com acentos e cedilhas, mas isso é fazer uma config diferente no Postgresql. Isso Logo faço tenho de ver como é que é.

Tenta mais uma vez que pode ser que arranque.


@acrobat: no Ubuntu ainda estou parado Podes dizer qq coisa acerca do post anterior com os erros que me dá?

thanx
 
acrobat disse:
faz tudo o ke diz no install do ubuntuguide.org :)
falta-te o export :)

Já fui por aí tb..... e nada >( ; no que respeita ao evaristo, porque no site de teste do java diz que está a funcionar 100%. depois faço java -version e dá um erro esquisito.

Tenho de refazer o processo.

Logo dou noticias.

PS: As instruções de instalação do MPbiz deixam muito a desejar :mad: .
 
Última edição:
hellaxe disse:
PS: As instruções de instalação do MPbiz deixam muito a desejar :mad: .

se eu trancrevesse para aqui os mails deles em resposta as minhas perguntas é ke ias ver... assim akilo nunca vai ra frente...
depois poe aki o log ke akilo der a seguir a tentares...
 
Bem isto é mesmo um pesadelo. Depois de pôr o dito cujo a funcionar desliguei o VM e ontem qdo o ia mostrar à minha miuda (também a contabilista) qual é o meu espanto quando dá isto:



Acho estranho porque não mexi em nada e já estive a ver o manual e parece estar tudo bem.
Porra de software. :004:
 
acrobat disse:
pah foi o postgres ke nao arrancou... faz um restart do postgres... ta no tutorial da pcguia...

pois ...........
mas isso já eu fiz e deveria estar no rc.d e não no init.d (esta não aparece no slack). Acontece q não está lá. Estou ****** up com esta bosta.
 
Vocês dão se bem a usar o Evaristo? Tipo, satisfaz todas as necessidades (normais) de um software de gestão normal? É agradável de usar?

Acham que consegue concorrer com software acessível para Win (+- 20cts)?
 
pah nao testei isto mesmo a sério mas parece-me bom. A assistencia é "0" n ,e ajudaram nada ... e como n connheço o Postgresql não sei até ke ponto será estável, e se leres os posts desta thread vais perceber que é uma porcaria pra se instalar.. conclusao: Nada como experimentar :D
 
voltei a tentar td de novo (ja tou a ficar farto...) e deu o memo resultado:

"A connection error has occurred: org.postgresql.util.PSQLException: FATAL: IDENT authentication failed for user "m16e""

Isto faz parte do log k o evaristo faz:

"<DbConnection.connect> url: jdbc:postgresql://localhost/mpb2
<MpBiz.main>
SQL EXCEPTION:
A connection error has occurred: org.postgresql.util.PSQLException: FATAL: IDENT authentication failed for user "m16e"

org.postgresql.util.PSQLException: A connection error has occurred: org.postgresql.util.PSQLException: FATAL: IDENT authentication failed for user "m16e"

at org.postgresql.jdbc1.AbstractJdbc1Connection.openConnectionV3(AbstractJdbc1Connection.java:337)
at org.postgresql.jdbc1.AbstractJdbc1Connection.openConnection(AbstractJdbc1Connection.java:214)
at org.postgresql.Driver.connect(Driver.java:139)
at java.sql.DriverManager.getConnection(Unknown Source)
at java.sql.DriverManager.getConnection(Unknown Source)
at com.m16e.free.tools.db.DbConnection.connect(DbConnection.java:69)
at com.m16e.free.tools.db.DbConnection.<init> (DbConnection.java:51)
at com.m16e.free.tools.db.Database.init(Database.java:658)
at com.m16e.free.tools.db.Database.<init> (Database.java:313)
at com.m16e.mpbiz.MpBizAppContext.<init> (MpBizAppContext.java:176)
at com.m16e.mpbiz.MpBiz.start(MpBiz.java:1199)
at com.m16e.mpbiz.MpBiz.<init> (MpBiz.java:225)
at com.m16e.mpbiz.MpBiz.main(MpBiz.java:2759)"
 
dporem disse:
org.postgresql.jdbc1.AbstractJdbc1Connection.openConnectionV3(AbstractJdbc1Connection.java:337)
at

Eu penso que pode ser esse o erro porque deveria ser o jdbc3.jar.
Mas posso estar a dizer uma bacorada do tamanho da Terra, e se for assim desculpem a ignorancia.
 
Back
Topo