I_Eat_All, na minha opinião, isso é mais desculpas que outra coisa.
A Pirataria não é exclusiva da plataforma PC, existiu á força toda na consola com mais sucesso da última geração (PS2), existiu na GameCube, existiu na Dreamcast, etc... e existe actualmente na Wii e 360. Olhemos para o mercado da música...os artistas continuam a produzir trabalhos, mas no entanto "todos" (há alguns que dizem não ter uma única coisa ilegal por isso é melhor colocar as aspas) nós temos pelo menos um MP3 ilegal no nosso PC, numa Pen, num telemovel, etc...
Num caso precisamos arranjar chip, noutros, cracks. Claro que o segundo é mais prático, mas não há grandes diferenças, e tendo em conta os upgrades que são precisos para correr certos jogos em condições (não de 2 em 2 meses como alguns dizem), a escolha do chip acaba por ser mais lógica pois as consolas não precisam de upgrades.
Sim, mas facto é que como dizes as consolas precisam de ser modificadas para tal e é mais difícil fazer software pirata correr, e isso impede muita gente, tal não sucede num PC, sacas o jogo por ele, instalas e cracas por ele... Sabes bem que é outro grau de comodidade.
Também, quem compra uma gráfica para jogar, não é o zé tony que pensa que a sua GMA 950 é uma topo de gama, por isso, sabe à partida cracar um jogo.
Se procurar-mos all-time sales de videojogos... nos primeiros 50 lugares só aparecem 2 ou 3 jogos de PC's (um deles o Starcraft), e também, mesmo em releases que saem no PC e na consola... a consola vende genericamente mais; mas há muito mais computadores que consolas.
Eu não estou a dizer que não há mercado para os PC's, só estou a dizer que é uma questão complicada. efectivamente um jogo que saia na X360 tem toda a facilidade em sair no PC, e nas HD's até já temos gráficas que são compliants com o que usamos nos nossos PC's... Mas lá que há elementos dissuasores na equação... há; e isso impede muitas empresas de abraçarem o formato.
Falando do estado do mercado, este está a mudar, mas as pessoas continuam iguais, e são estas que mais influenciam o mesmo. Podes falar com 20 pessoas e 18 só vêm PS3 á frente. Pensava que isto era exclusivo de Portugal, ou verificava-se mais em Portugal, mas em fórums estrangeiros podesse ver que o mesmo acontece (embora em muito menor número).
Não era igual há uns anos quando a Nintendo perdeu a liderança?
É sempre natural que hajam facções e preferências, eu por exemplo sempre fui fã da Nintendo. Dito isto, há é limites entre ser fã e ser cego, e também há uns quantos (aquela malta que se recusa a admitir o que de facto se passa; mas o que interessa é mesmo que estejam satisfeitos com o produto que compraram).
É verdade que a Wii está a vender muito bem, mas nota-se que as criadoras das grandes pérolas da PS2 ainda não estão convencidas. Alguns dos grandes franchises ainda nem sequer tiveram boatos que indicassem as suas aparições na Wii. Actualmente no catalogo da Wii temos muito lixo e poucos realmente bons (e destes bons só 2 é que conseguiram mostrar as verdadeiras capacidades gráficas da Wii), e a verdade é que já passou um ano. Vamos ver como as coisas vão ser no futuro, como tu dizes o mercado está a mudar, mas nota-se uma grande "teimosia" de alguns a aceitar esta mudança, parecem estar todos á espera de um acordar da PS3. Esta mudança não estará a demorar tempo demais?!
A razão pela qual muitos franchises nem foram planeados inicialmente para a Wii é porque a Wii era a carta de fora do baralho. O Final Fantasy XIII já tem mais de 5 anos de desenvolvimento (a White Engine chegou a ser iniciada na PS2) mas agora e no ponto em que estão... já é um ponto sem retorno, o mesmo para o MGS4 e outros franchises. Podem é vir a fazer shift de prioridades para fazer recoup dos custos.
Tens teimosia, é certo, e não se deu um market shift de 180º, mas não deu porque os projectos estavam em curso, e vão ser terminados, seria um desastre se começássemos a ter uma onda de cancelamentos nas outras plataformas. De resto, essa teimosia é apenas pelo facto de que enfiaram lá muito dinheiro, e agora têm um dilema, fazem dinheiro para balançar a despesa da empresa na Wii ou suportam-na a todo o gás de forma a ajudar o consumidor a decidir-se por ela? Muitas esperaram para ver o outcome e pensar bem no que iriam fazer.
E depois claro, estupidamente tens o estigma das third party's desde a N64 não venderem (isto porque com a perda da liderança ficou apenas o publico hardcore na N64 e GC, que não compram tretas ou ports mal feitas). Em suma, queixam-se da porcaria não vender... e na Wii nem se podem queixar muito, mas se está a vender porquê mudar? Pelo que tens muitas developers simplesmente a imitar o que a Nintendo faz para atrair novos consumidores (tipo, clone inferior ao Wii Fit, clone de Brain Training) quando podiam capitalizar nisso e fazer coisas alternativas para a mesma demografia (exemplo: Trauma Center); se ao menos imitassem o Metroid, o Zelda e o Super Mario...
Mas não acho que a situação esteja má, está a demorar é certo, mas está a encaminhar-se no bom caminho; a Wii está a ser esta geração a consola dos exclusivos, mesmo que às vezes spin-offs (sendo ainda o que estava planeado no launch) mas por exemplo este natal é a única consola com um Resident Evil novo.
O que eu sinceramente não sei se vai entrar nos carris... é um suporte americano de qualidade, assim como considero que a DS nem a PS2 têm/tiveram... o que é uma pena, porque a perda acabou por ser deles.
Peço desculpa pelo offtopic.