Debian [Dúvidas]

Pessoal, uma pergunta mesmo a noob ou vai daí talvez não :P Há algum comando que possamos meter no grug para que ele não inicie o X? É que para variar fiz mer** e agora o sistema crasha por completo qdo o vai iniciar... :( Tipo liga as luzes do num lock, caps e scroll e depois fica aí.. não consigo mudar de consola nem o ctrl+alt+del funciona para fazer reset, tenho mesmo de usar o botão :(

Como perdi o meu live CD de Gentoo não consigo fazer um chroot para mudar o xorg.conf e não me apetecia ter de ir comprar CD's só para resolver isto :(

O que tu tens de fazer é entrar no sistema num runlevel diferente do default (vendo por este site penso que é o 1), não sei se o GRUB dá para fazer isso, normalmente o que se faz é editar o ficheiro /etc/inittab não tens outro sistema operativo instalado para poder fazer isso?
 
Bem o que se passa comigo é o que podem ver nas imagens abaixo... Aquelas duas partições em baixo não fazem mount de maneira nenhuma e os sticks usb etc não fazem automount e ainda tenho uma drive de cd vinda do nada... Preciso de ajuda a por o meu Debian na ordem :(



Aqui deixo o meu fstab

Código:
# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    defaults        0       0
/dev/sda2       /               ext3    defaults,errors=remount-ro 0       1
/dev/sda6       /home           reiserfs defaults        0       2
/dev/sda5       none            swap    sw              0       0
/dev/hde        /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto     0       0
 
Experimenta re-instalar o HAL (eventualmente o udev):

apt-get install reinstall hal
(ou via aptitude, synaptic,...)


Acho que são estes pacotes que tratam das automações deste tipo de coisas.
em relação ao fstab, se a tua drive de CDs está de facto no hde ... então está OK!
O fstab, que antes de aparecer o hal era um ficheiro muito alterado, agora perdeu essa caracteristica.
 
libhal-storage.c 1401 : info: called libhal_free_dbus_error but dbuserror was not set.

process 3651: applications must not close shared connections - see dbus_connection_close() docs. this is a bug in the application.

error: device /dev/sda1 is not removable

error: could not execute pmount
Não sei se ajuda... isto tá mesmo muito estranho manualmente só tenho depois accesso como root...
 
deve ser uma dúvida completamente estúpida mas fazendo o netinstall como configuro posteriormente a rede (ip, dns,...) p/ puder fazer a instalação dos restantes pacotes/programas, caso do ambiente gráfico, amule, ...?
 
A instalação do netinstall é igual à instalação com os CDs ou DVDs. Por isso as questões que te coloca o instalador da versão CD/DVD são as mesmas na versão netinstall.

Caso escolhas standard e desktop a instalação acabas com X instalado com Gnome.
 
pessoal tenho uma dúvida: o debian etch para processadores x86 é compilado para qual exactamente, 486? e ouvi falar de uma versao para 686.. ainda está activa? os updates demoram mais tempo a ser efectuados (a compilacao é manual ou automatica?)
 
bem, depois de googlar encontrei uma cena fixe:
"Some users wonder why all this effort is put into porting to sometimes rather obscure or obsolete architectures when that effort could be put into improving the PC version of Debian. Even if all you ever use are standard Intel processor-based beige boxes, you benefit from porting. The process of making software work in environments other than the ones they were designed for reveals hidden assumptions and hard-to-find bugs that would otherwise have gone unnoticed. Currently, Debian projects officially supports these architectures:
i386 - Intel's 80386 and its descendants and clones. Except for the kernel and a few packages where such optimization would actually make a difference, Debian doesn't optimize for Pentiums, AMD Athlons, and the like. Should a user wish to so himself, he can recompile, but there isn't enough benefit to do this on a global basis."
Source: Debian GNU/Linux 3.1 Bible - Benjamin Mako Hill, David B. Harris, and Jaldhar Vyas, page 7.
alternativa: apt-build world heeeeehee
 
olá pessoal, eu instalei o debian ontem, e até dá para ver que é uma distro fora do comum... mas, no entanto, eis algumas coisas nas quais reparei - embora não saiba se o problema está em mim ;)
1) não consegui remover o evolution sem remover o gnome-desktop-environment (grupo de pacotes)
2) nao sei porque mas as fontes, por exemplo do techzone, estão um bocado para o feias...
3) iceweasel? nao, a serio :P
4) já está na altura de compilar tudo para i686, quem ia usar gentoo? ou arch?
5) testing? gnome 2.14? :\ tassssss :P
Resumindo, o debian simplesmente deixa de lado os testes dos pacotes, simplesmente os testa no seu OS... o que não tem assim tanta lógica, pois os pacotes são postos como stable no site do pacote quando são realmente estáveis... em principio, se aptitude instalar o bem o pacote, nao haverá qualquer problema..
 
olá pessoal, eu instalei o debian ontem, e até dá para ver que é uma distro fora do comum... mas, no entanto, eis algumas coisas nas quais reparei - embora não saiba se o problema está em mim ;)
1) não consegui remover o evolution sem remover o gnome-desktop-environment (grupo de pacotes)
2) nao sei porque mas as fontes, por exemplo do techzone, estão um bocado para o feias...
3) iceweasel? nao, a serio :P
4) já está na altura de compilar tudo para i686, quem ia usar gentoo? ou arch?
5) testing? gnome 2.14? :\ tassssss :P
Resumindo, o debian simplesmente deixa de lado os testes dos pacotes, simplesmente os testa no seu OS... o que não tem assim tanta lógica, pois os pacotes são postos como stable no site do pacote quando são realmente estáveis... em principio, se aptitude instalar o bem o pacote, nao haverá qualquer problema..


1) É o problema dessas meta-packages (que pessoalmente acho horriveis)
2) Não tenho problema de fontes; verifica se os caminhos no /etc/X11/xorg.conf estão correctos
3) É bem mais sexy que firefox :P
4) Gostava de saber até que ponto essas optimizações se notam! (mitos modernos...)
5) Tens razão mas a política do Debian é mais lenta que a do GNOME...

E agora já não tens razão... O facto de uma aplicação ser estável, não quer dizer que não tenha bugs (inclusivé críticos). A cena do Debian Stable só depois de muito testada. Para além disso ainda tens o port das aplicações (sempre que possível) para n arquitecturas que ajuda a depurar bugs escondidos. E mesmo assim ainda tens security updates no stable...


That's Debian!
 
pa, já experimentei tirar o caminho das fontes do xorg.conf (o debian e' a unica distro em q pus isso no xorg.conf - pus, como quem diz, pos o dpkg-reconfigure) e ficou igual...
quanto a ser mais sexy que o firefox, o objectivo de um projecto opensource é um projecto contribuir para outros diferentes, ou seja, se o debian quer mudar uma cena ao firefox que reporte a mozilla, e nao crie uma versão nova! é por isso que o linux ainda não "apanhou" o windows.. mas isto é a minha opiniao.
 
joaospinto o teu problema é com os nomes? Não lhes chames Stable nem Testing nem Unstable para não criar confusão. Chama-lhes Etch, Lenny e Sid. Escolhe uma.

Quando ao iceweasel como é que eles podem assegurar a segurança o mais rápido possível, se têm de comunicar a mozilla antes de lançar qualquer coisa? Ninguém te obriga a usar o Iceweasel. Eu até prefiro o swiftfox...

Quando as fontes, tens-las assim?

 
já agora deixem-me "refazer" aqui umas perguntas: o projecto de i686 do debian ainda está activo? se sim, é actualizado automaticamente - ou seja, qd detecta um pacote novo transforma-o e publica-o? como é que se usa o quick reply? (LOL! eu carrego em todos os lados possiveis e imaginarios e fica na mesma - inactivo - será que é falha minha?)
 
Última edição:
The following computer architectures are supported in this release:
Onde está intel x86 leia-se i386. Talvez os únicos pacotes feitos para essa optimização são o kernel, mas se estás tão interessado nessa optimização suponho que vás compilar um kernel para ti... que isso sim ganha-se pelo menos em recursos não desperdiçados. "Se o i686" é um requisito teu, esquece o Debian.
 
Back
Topo