Canon EOS 40D

Estes gajos a debaterem-se sobre se a M8 é ou não demasiado cara e eu a ver gajos na rua com máquinas de 26.900€... Continuo sem saber o que é que a outra tem de especial. :(

bem, a diferença principal, é mesmo tamanho e a complexidade da coisa.

o sensor é de 39megapixeis, e o tamanho do sensor, é nada mais nada menos que 49x37mm, 16bits... isto tem grandes implicações a nivel de optica, que tem que suportar um sensor deste tamanho... portanto tens lentes com muito mais vidro, e muito mais caras.
a maquina é toda modular, podes trocar uma serei de coisas, como o viewfinder, por exemplo... o
ja tem um ecrã OLED, a maquina é modular, podes usar rolo

mas isto é tudo informação que etsá na internet...
http://www.hasselblad.com/products/h-system/h3d.aspx
http://www.hasselblad.com/media/914459/h3dii_datasheet_uk.pdf

Dá jeito para fotografias para outdoors, ou coisas que exigem de facto a maior resolução possivel.
é uma especie de mercedes classe S das camaras digitais.
 
Não ha duvida disso...
mas é tudo muito manual.

Uma SLR é bastante rapida, tão depressa podes estar a fotografar o por do sol, como um ferrari que passa na estrada ali ao pé, a focagem automatica rapida, de uma SLR, é uma vantagem.

A questão do barulho também tende a ser menos significativa numa SLR digital, especialmente com a cegada do live view, e da capacidade de focar por contraste.

ah, e as lentes podem ser relativamente simples, mas também, a escolha é quase resumida a primes, não ha lentes zoom. quanto muito ha lentes com 3 focais... (mas ha lentes excepcionais)

Enfim... o ragefinder, ha de ter sempre admiradores, e possivelmente ha de ser mais compacta que uma SLR por muito mais tempo, eu pessoalmente, acho a Leica M8 demasiado cara, para o que uma pessoa leva... mas pronto, é o preço da exclusividade.
Ser muito manual são vantagens para quem usa um telémetro (há um nome português :p)

E se precisas de foco automático, ninguém usa um RF. A questão é que a maioria das SLRs actuais são tão más a focar manualmente que muita gente não se apercebe como este método pode ser rápido e agradável.

E usar um RF tem tudo a ver com rapidez e imediatismo, duas coisas que não tem nada a ver com live view e focagem por contraste.

E ser resumido a primes mais uma vez é considerado uma vantagem por quem usa essas câmaras.

E sim a M8 é muito cara, cara demais para o mundo digital onde as coisas tem prazo de validade ditado pelo sensor. Mas um RF não tem que ser caro, a M8 é que tem uma qualidade de construção absurda, um controlo ed qualidade fanático e um tipo de produção que não permite poupanças.

Pessoalmente os meus fotógrafos preferidos geralmente preferem RFs como o HCB ou o Sebastião Salgado ou muita malta da Magnun. Provavelmente nunca comprarei uma e até acho que serão máquinas eliminadas pela evolução técnica ((como também as próprias SLRs aliás) mas os trabalhos feitos por quem prefere estes câmaras mostram o seu valor imenso.
 
Porque uma SLR é eliminada pela evolução técnica?

PS: grande offtopic que aqui vai, fala-se de tudo sobre fotografia, menos na 40d :p Mas está interessante, talvez separar estes posts sobre Hasseblads, Leicas e afins?
 
Última edição:
A parte do espelho mecânico, o prisma e tudo o mais não faz muito sentido.

Não quer dizer que seja nos próximos 5 anos ou isso mas penso que toda essa parte desaparecerá.
 
Live view já começa a existir nas dSLR, e pessoalmente não gosto nada dos viewfinders electrónicos. Para isso tenho o Live view no LCD...
 
Live view já começa a existir nas dSLR, e pessoalmente não gosto nada dos viewfinders electrónicos. Para isso tenho o Live view no LCD...

ha bons viewfinders electronicos, infelizmente, não ha muitas maquinas com eles.
e com a evolução do LCD/OLED, a tendencia é ficarem cada vez melhores.

claro que nunca vão ter a mesm aqualidade de um viewfinder optico... mas isso geralmente,é uma qualidade que um fotografo amador não precisa. o live view é uma caracteristica muito apreciada por amadores, daí que o viewfinder perca alguma importancia, quando na presença de um bom sistema de live view.
 
Ao tanto quando sei os Live Views e Viewfinders electrónicos não têm capacidade de expressar a profundidade de campo final. A 40D tem um butão dedicado para simular a profundidade de campo no LCD mas segundo as reviews funciona um pouco mal em ambientes escuros.
 
Ao tanto quando sei os Live Views e Viewfinders electrónicos não têm capacidade de expressar a profundidade de campo final. A 40D tem um butão dedicado para simular a profundidade de campo no LCD mas segundo as reviews funciona um pouco mal em ambientes escuros.

Ora essa, porque não?
o sensor usado para o liveview, é o mesmo sensor usado para tirar a fotografia.
pelo menos na minha maquina, a profundidade de capo fica bem visivel no LCD ou no EVF

talvez os sistemas de live view actualmente usados em SLRs tenham esse problema, mas não é de todo, uma limitação do sistema de live view.
 
Foi o que eu li na review da 40D, mas claro, em relação aos sistemas actualmente usados nas SLR. Ele fala que aquele butão serve para "obrigar" a máquina a fechar o diafragma (penso que é isto) até à abertura regulada, de forma a dar uma ideia da DOF, só que eu achava que a máquina fazia isso assim que nós escolhiamos a abertura. Não percebo o porquê desta limitação.
 
Última edição:
A máquina só mete a abertura seleccionada no momento da foto

No tempo "normal" mantém a abertura máxima da lente para ter mais iluminação
 
Nas dSLR (não sei se em todas) tens a opção de preveres a profundidade, através de um botão que 'prende' a lente na abertura escolhida na altura.
 
Até a minha Canon AE-1 que é de 1986 tem isso :) E todas as dSLR que mexi até hoje tb têm.
 
Última edição pelo moderador:
Estamos a falar em relação ao Live View. A AE-1 nem digital é... :D Eu já andei a tirar fotos com a Olympus E-330 e E-410 (ou 400 ou 500 ou 510, já não me lembro bem) e não encontrei nada disso.
 
Bem, entretanto para quem quiser pegar nela, na Worten do Colombo têm lá uma em exposição. Obviamente que pedi para pegar nela. Infelizmente não dava para ligar, mas a primeira coisa que me passou pela cabeça foi logo "que canhão"! Robusta, sente-se o peso dela (mas não exageradamente, mesmo com a lente que lá tinham, que era uma 18-85), bastante ergonómica, rugosa, os botões do lado direito estão bem espalhados, aquela 'inovação' da saliência para o dedo indicador direito parece-be bem, ecrã grande, viewfinder brutal... Enfim, só me apeteceu trazê-la!:002:

Adorei mesmo! Já tinha mexido numa D80 (que também está em exposição - para mexer - na Worten), e para ser sincero, a nível de ergonomia são as duas excelentes! Mas tenho um fraquinho pela 40d, não sei porquê...:007:
 
Última edição:
Eu esta semana queria ver se ía à *****. Disseram-me que lá deixam experimentar a máquina. Aproveito e vejo também a lente. Fazer uns ensaios de focagem e tal...
 
Estamos a falar em relação ao Live View. A AE-1 nem digital é... :D Eu já andei a tirar fotos com a Olympus E-330 e E-410 (ou 400 ou 500 ou 510, já não me lembro bem) e não encontrei nada disso.


Em relação à E-510 posso confirmar que tem previsão de profundidade de campo(em ambos os modos - liveview e viewfinder), para isso tem de se atribuir essa função através do menu ao botão [Fn]
 
Back
Topo