JestersTear
Power Member
Eu tinha uma 350D e estava bastante contente com ela. Tinha a lente do kit, a Sigma 70-300mm APO e a Canon 50mm f1.8. Foi comprada em Junho de 2006 e, no dia 30 de Setembro, antes de um concerto, tive a infeliz ideia de pegar na mochila da máquina sem me aperceber que ela estava aberta. "Crash", fez a minha querida máquina ao embater no chão, com a lente para baixo.
A objectiva (a 50mm) soube logo que tinha morrido, partiu por dentro e separou-se em 2. Quanto à máquina, já que a objectiva tinha enganchado lá dentro e não saía por métodos convencionais, fiquei sem saber se sobrevivia ou não. Foi chorar baba e ranho (ainda por cima estava grávida de praticamente 9 meses, o meu filho nasceu a dia 6 de Outubro, estão a ver o meu estado emocional) o fim de semana inteiro, e ir para o concerto a lançar olhares venenosos a um sujeito que lá estava com uma dSLR da Canon.
Na 2ª Feira seguinte, logo de manhãzinha, lá estava eu à porta da Seque, para saber o estrago. O meu filho nasceu nessa 6ª, e o orçamento ainda não estava pronto. Lá andei eu a fotografar com a Nikon D50 do meu marido mas, apesar de ser uma máquina igualmente boa, não era a minha máquina. Passou-se mais uma semana até que me disseram que o arranjo me ia custar 360€. Se o sensor estivesse danificado eu conseguia compreender, mas isto era tudo apenas mão-de-obra, já que o sensor estava intacto e o único problema da máquina era um dos contactos da máquina ter encravado. Além de tudo, não estava em situação de ter 360€ à mão de semear, com um recém-nascido em casa. Recusei o arranjo, paguei só o orçamento, e mesmo assim demorou mais de uma semana até poder levantar a máquina.
No dia em que a fui buscar, lavada em lágrimas (o pós-parto tem destas coisas), o meu marido levou-me à Worten e comprámos uma 400D numa promoção de 12x sem juros. (É aqui que vocês dizem "Mas esta está maluca, não tem 360€ para o arranjo mas tem 888€ para uma máquina nova???" Os créditos têm destas coisas, 74€/mês é muito diferente de 360€ de uma só vez, sem anestesia nem nada).
Cheguei a casa toda contente, liguei-a, rapidamente cheguei à conclusão que, fotografando em RAW ela não permite fotografar a menos de 10mp, optei por deixar de tirar RAW+JPEG e passar a tirar só RAW, para que os cartões de memória dessem um rendimento semelhante ao que tinham com os 8mp da 350D.
Recomecei a fotografar, o feel da máquina era igual ao da 350D, os botões e os controlos todos onde eu gostava deles, mas... havia qualquer coisa no resultado final das fotos que não parecia ser a mesma coisa. Andei triste durante uns tempos, na dúvida se era da minha cabeça ou se os 2mp a mais encaixados no mesmo sensor tinham realmente retirado qualidade à máquina.
Em Novembro devolvi à ***** um router wireless e um adaptador. Peguei no vale e voltei a comprar uma Canon 50mm f1.8.
Foi só encaixá-la na máquina e disparar a primeira vez para perceber que não, não eram os 2mp a mais que faziam diferença, era mesmo a lente do kit. Com a 50mm tudo me parecia melhor, mais nítido, mais perfeito. A máquina voltou a ser motivo de sorrisos de orelha a orelha.
Todo este testamento para te dizer, Batmax, que concordo em absoluto com o que já foi dito pelo jamiro, pelo Edgar e pelo grandenaboverde. Se não estás a planear comprar lentes no futuro, estás a desperdiçar o teu dinheiro numa dSLR.
Se, por outro lado, achas que és daqueles que vai ficar com o bichinho da fotografia e que, mais tarde, vais mesmo querer explorar outras objectivas, então força. Nunca fotografei com a A100, por isso estou a falar de cor, mas ao que tudo indica o estabilizador no corpo não serve de muito. A 400D não tem estabilizador, mas as lentes mesmo boas (e caras!) da Canon têm estabilizador integrado.
Para terminar digo-te que estive na Holanda, na convenção da minha banda favorita (os Marillion) no início deste mês e, claro, levei a máquina. Durante os 3 concertos não larguei a 70-300m APO (uma lente excelente para o preço que custa), e fiquei bastante contente com o resultado. No final do 2º concerto fui até à barreira e um dos fotógrafos da banda reparou no olhar que deitei à Canon L 70-200mm que ele tinha na máquina. Aproximou-se de mim, sorriu, trocou a minha lente pela dele e deixou-me tirar 2 fotos com ela. Ainda estou extasiada. Acredita no que todos te dizemos, não é o corpo, é o vidro.
A objectiva (a 50mm) soube logo que tinha morrido, partiu por dentro e separou-se em 2. Quanto à máquina, já que a objectiva tinha enganchado lá dentro e não saía por métodos convencionais, fiquei sem saber se sobrevivia ou não. Foi chorar baba e ranho (ainda por cima estava grávida de praticamente 9 meses, o meu filho nasceu a dia 6 de Outubro, estão a ver o meu estado emocional) o fim de semana inteiro, e ir para o concerto a lançar olhares venenosos a um sujeito que lá estava com uma dSLR da Canon.
Na 2ª Feira seguinte, logo de manhãzinha, lá estava eu à porta da Seque, para saber o estrago. O meu filho nasceu nessa 6ª, e o orçamento ainda não estava pronto. Lá andei eu a fotografar com a Nikon D50 do meu marido mas, apesar de ser uma máquina igualmente boa, não era a minha máquina. Passou-se mais uma semana até que me disseram que o arranjo me ia custar 360€. Se o sensor estivesse danificado eu conseguia compreender, mas isto era tudo apenas mão-de-obra, já que o sensor estava intacto e o único problema da máquina era um dos contactos da máquina ter encravado. Além de tudo, não estava em situação de ter 360€ à mão de semear, com um recém-nascido em casa. Recusei o arranjo, paguei só o orçamento, e mesmo assim demorou mais de uma semana até poder levantar a máquina.
No dia em que a fui buscar, lavada em lágrimas (o pós-parto tem destas coisas), o meu marido levou-me à Worten e comprámos uma 400D numa promoção de 12x sem juros. (É aqui que vocês dizem "Mas esta está maluca, não tem 360€ para o arranjo mas tem 888€ para uma máquina nova???" Os créditos têm destas coisas, 74€/mês é muito diferente de 360€ de uma só vez, sem anestesia nem nada).
Cheguei a casa toda contente, liguei-a, rapidamente cheguei à conclusão que, fotografando em RAW ela não permite fotografar a menos de 10mp, optei por deixar de tirar RAW+JPEG e passar a tirar só RAW, para que os cartões de memória dessem um rendimento semelhante ao que tinham com os 8mp da 350D.
Recomecei a fotografar, o feel da máquina era igual ao da 350D, os botões e os controlos todos onde eu gostava deles, mas... havia qualquer coisa no resultado final das fotos que não parecia ser a mesma coisa. Andei triste durante uns tempos, na dúvida se era da minha cabeça ou se os 2mp a mais encaixados no mesmo sensor tinham realmente retirado qualidade à máquina.
Em Novembro devolvi à ***** um router wireless e um adaptador. Peguei no vale e voltei a comprar uma Canon 50mm f1.8.
Foi só encaixá-la na máquina e disparar a primeira vez para perceber que não, não eram os 2mp a mais que faziam diferença, era mesmo a lente do kit. Com a 50mm tudo me parecia melhor, mais nítido, mais perfeito. A máquina voltou a ser motivo de sorrisos de orelha a orelha.
Todo este testamento para te dizer, Batmax, que concordo em absoluto com o que já foi dito pelo jamiro, pelo Edgar e pelo grandenaboverde. Se não estás a planear comprar lentes no futuro, estás a desperdiçar o teu dinheiro numa dSLR.
Se, por outro lado, achas que és daqueles que vai ficar com o bichinho da fotografia e que, mais tarde, vais mesmo querer explorar outras objectivas, então força. Nunca fotografei com a A100, por isso estou a falar de cor, mas ao que tudo indica o estabilizador no corpo não serve de muito. A 400D não tem estabilizador, mas as lentes mesmo boas (e caras!) da Canon têm estabilizador integrado.
Para terminar digo-te que estive na Holanda, na convenção da minha banda favorita (os Marillion) no início deste mês e, claro, levei a máquina. Durante os 3 concertos não larguei a 70-300m APO (uma lente excelente para o preço que custa), e fiquei bastante contente com o resultado. No final do 2º concerto fui até à barreira e um dos fotógrafos da banda reparou no olhar que deitei à Canon L 70-200mm que ele tinha na máquina. Aproximou-se de mim, sorriu, trocou a minha lente pela dele e deixou-me tirar 2 fotos com ela. Ainda estou extasiada. Acredita no que todos te dizemos, não é o corpo, é o vidro.