Canon 1000d vs Nikon D60

Como não percebo muito de técnica fotográfica todas as ajudas são bem vindas...

Por isso sim, creio que por muito irrelevante que possa ser, o sistema IS em certos ambientes vai ajudar...
 
tens de concordar k faz mais diferenca num beginner. estava-me a referir a por exemplo meter as makinas nas maos dum pai ou de uma mae para tirar uma foto de familia. podes ter a certeza k consigo velocidades de shutter bem mais reduzidas k eles, especialmente se preferirem usar liveview.

infelizmente nao tenho as maos de ferro do chuck norris k consegue handhelds ate 1s sem blur.

nao costumo tirar mts fotos a essa velocidade, e kando as tiro uso tripe e desligo o IS.
 
Ainda gostava de ver as tuas mãos a tirar fotos completamente nitidas com um shutter speed de 1/6s ou mesmo 1/3s :-D

O IS faz sempre bastante diferença, quer seja um utilizador experiente ou um beginner.

Claro que faz mais diferença a um principiante. Há N principiantes que nem a 1/30s (50mm) tiram uma foto handheld, muitos porque nem sequer sabem que estão a usar uma velocidade baixa, ou sequer o que significa isso.
Um utilizador mais experiente sabe quando precisa ter mais cuidado e sabe técnicas para conseguir usar velocidades mais baixas sem necessidade do IS. E falo por mim, não sinto falta nenhuma do IS em focais baixas. Consigo velocidades muito baixas handheld e embora o IS me permitisse usar velocidades ainda mais baixas, não tenho necessidade nenhuma, até porque já iria entrar em velocidades de tripé.
 
Normalmente a esse valor há que acrescentar os portes.

A questão no entanto é, se pelo mesmo valor já existe muita gente a preferir a 1000D, mais €50~100 acaba por ser um exagero...

Honestamente como imagem de marca sempre preferi ter uma Nikon. No entanto acho que vou mesmo comprar a Canon por ter o factor preço a favor, num produto que no mínimo será equivalente.
 
nas maos de alguem k nao sabe pegar numa DSLR pode fazer mt diferenca.


A pensar assim mais vale comprar uma P&S, já que é para "não aprender"... :rolleyes:


Há muita informação na net de posturas e técnicas para melhorar a estabilidade a baixa velocidade. Acho que dever-se-iam preocupar mais com a qualidade do vidro (ainda para mais numa lente de kit...) do que o VR, especialmente numa grande-angular "arraçada" de quasi-telefoto.


[[]]
 
cm explikei nem sempre kem pega na dslr e tira a foto sabe as posturas ou esta interessado em aprender. basta kereres aparecer na foto e dares a makina para as maos de outra pessoa (pai, mae, irmao, tio, etc).

sim a qualidade do vidro e importante, mas a pergunta era simples e nao tinha a ver com qualidade de vidro...
 
Pessoal,desculpem um pouco o off-post mas como sabem a D60 tem 3 pontos de focagem :-( ,mas só 1 é q foca ou é possivel ficar os 3 focados??isto pq reparei q a D90 foca todos e a minha só foca um,ou o da direita,ou da esquerda ou o central..... é mesmo assim??Sei q tem livro de instruções mas veio isso agora á memoria e estou no bules e o livro em casa...
 
Pessoal,desculpem um pouco o off-post mas como sabem a D60 tem 3 pontos de focagem :-( ,mas só 1 é q foca ou é possivel ficar os 3 focados??isto pq reparei q a D90 foca todos e a minha só foca um,ou o da direita,ou da esquerda ou o central..... é mesmo assim??Sei q tem livro de instruções mas veio isso agora á memoria e estou no bules e o livro em casa...


como?! a D90 é igual a tua, ela foca o ponto que estiver selecionado, nao vai tar a focar 1 coisa a 100metros e outra que esta a 10 ao mesmo tempo...

isso que tu queres nao terá haver com o DOF?
 
como?! a D90 é igual a tua, ela foca o ponto que estiver selecionado, nao vai tar a focar 1 coisa a 100metros e outra que esta a 10 ao mesmo tempo...

isso que tu queres nao terá haver com o DOF?

Não,nada disso,tipo se for num sistema qualquer excepto manual e estiver 3 pessoas juntas,tipo foto de amigos,a do meio fica ok e as outras duas ligeiramente desfocado ... :-(
 
em modo automatico a minha foco tds os pontos k conseguir obter foco, e sim claro k tem a ver com DOF. e impossivel focar 2 pontos a f2.8 se um estiver a meio metro e outro em infinito.
 
Não,nada disso,tipo se for num sistema qualquer excepto manual e estiver 3 pessoas juntas,tipo foto de amigos,a do meio fica ok e as outras duas ligeiramente desfocado ... :-(
se as 3 pessoas estao lado a lado e tu estas em frente da pessoa do meio a meia duzia de metros entao isso é impossivel. se fica desfocado e porque a lente nao vale nada.

so podia ficar desfocado devido ao DOF se tivesses uma abertura mt pekena e estivesses MT perto da pessoa do meio, de forma k a distancia da makina a pessoa do meio fosse inferior a das pessoas das pontas.
 
Última edição:
se as 3 pessoas estao lado a lado e tu estas em frente da pessoa do meio a meia duzia de metros entao isso é impossivel. se fica desfocado e porque a lente nao vale nada.

so podia ficar desfocado devido ao DOF se tivesses uma abertura mt pekena e estivesses MT perto da pessoa do meio, de forma k a distancia da makina a pessoa do meio fosse inferior a das pessoas das pontas.

Dahhh..então suponho q é da merd*** da lente??? :-(
é o q faz ser pobre..... ei de tentar com as minhas lentes manuais
 
Não,nada disso,tipo se for num sistema qualquer excepto manual e estiver 3 pessoas juntas,tipo foto de amigos,a do meio fica ok e as outras duas ligeiramente desfocado ... :-(

A D90 foca pontos múltiplos, desde que estejam à mesma distância (mais ou menos). Isso das faces é o modo de prioridade de focagem para retratos, como têm algumas p&s, e capta no máximo até 5 faces (num conjunto de pessoas, por exemplo).

Tens 4 modos de focagem automática: Ponto Único, Área Dinâmica, Área Auto e Controlo 3D. Depois é que tens "Prioridade ao Rosto, Área Ampla e Área Normal".
 
Back
Topo