Calculadoras Gráficas

Estou a tirar o curso de engenharia mecânica e neste momento tenho a mesma calculadora desde 1998, uma Casio 7400G que já vem dos tempos de escola. Nunca deu problemas, mas há umas cadeiras que "exigem" calculadoras que façam sistemas de equações, algo que a minha não faz. É isso e eu estar farto de querer calcular fórmulas complexas (com fracções, números elevados a x e afins) e não se perceber bem, a minha não mostra os cálculos em fracções sequer.

Dois colegas mostraram-me cada um uma Texas Nspire CX CAS e uma Casio 9860G II SD. Ambas resolvem sistemas de equações e mostram as fracções como deve ser. A Casio é bem mais barata e os seus botões e controlos são praticamente iguais à minha, algo de que sempre gostei, ao contrário de Texas TI-89, que nunca me entendi com aquilo. Não gostei assim muito dos controlos da Texas CX CAS, apesar de parecer que apenas não tira cafés!

Li que a Texas dava para ler jpgs, enquanto que a Casio 9860G II SD não consegui descobrir. Supostamente uma outra Casio, a FX CG20, lé jpgs. Alguém sabe?

Acham que compre a Casio 9860GII, a Casio FX CG20 ou a Texas CX CAS? Há algum pormenor que me escapou? Acham que perco em escolher a 9860 em vez da CX?

EDIT: Esqueci-me de referir que me tinham emprestado uma Texas TI-89 que resolve sistemas de equações (e integrais, acho) mas de uma forma complexa, lenta e muito dada a erros ao preencher a linha. A Casio e especialmente a Texas é só meter os dados de uma forma muito mais directa e discernível, e isto num exame conta muito em termos de tempo e eficácia.
 
Última edição:
Vai falando com colegas sobre máquina e compra igual à que tiver mais likes.
Na minha opinião, não há nada que bata Texas...
Mas em QQ dos caso, hoje em dia podes instalar vários modelos ti em QQ telemóvel Android para testar.
 
Olá a todos! Vou entrar no ensino secundário e precisarei de uma calculadora gráfica. No entanto, a professora de uns colegas recomendou CASIO, e por essa razão, como estava mais inclinado para as Texas, tenho de repensar no assunto.

Tenho um orçamento limitado a 150€ e como tal, consigo por essa preço a Texas Ti-nspire CX (melhor hardware) que é a minha favorita a nível de design, e parece-me também mais intuitiva. Por menos 10€ consigo a CASIO FX-CG20, no entanto, o design dela não me convence tanto, e para além disso, parece mais complicada de usar e não me parece tão intuitiva.

A maioria do pessoal que vai entrar na minha turma já comprou CASIO porque é a mais usada na escola nas disciplinas de Matematica A e Fisico-Quimica A. Acham que devo fazer o mesmo e comprar a CASIO ou deverei comprar a Texas? Visualmente, a Texas parece-me bem melhor, no entanto, será que será dificil para mim adaptar-me a uma grande maioria que usa CASIO e eu ser dos únicos a usar Texas?

Obrigado desde já!
 
honestamente tens ai um dilema a texas realmente é melhor , mas é um pouco mais complexa e mete a casio a um canto, mas a casio por outro lado toda gente vai para ela por ser mais simplificada para operar com ela...

portanto se vai tudo para casio talvez devas fazer o mesmo, que depois o professor domina a casio, e uma texas não, vai ser uma treta nas aulas...

as calculadoras cientificas é quase como aprender a mexer num pc antigo, onde tens de introduzir as coisas á unha para dar o que pretendes...
 
honestamente tens ai um dilema a texas realmente é melhor , mas é um pouco mais complexa e mete a casio a um canto, mas a casio por outro lado toda gente vai para ela por ser mais simplificada para operar com ela...

portanto se vai tudo para casio talvez devas fazer o mesmo, que depois o professor domina a casio, e uma texas não, vai ser uma treta nas aulas...

as calculadoras cientificas é quase como aprender a mexer num pc antigo, onde tens de introduzir as coisas á unha para dar o que pretendes...
A questão é essa... Apesar da maioria ir para CASIO, a texas parece-me melhor! Tem muita mais memória por exemplo.
Tenho medo é de a comprar e não conseguir aprender a funcionar com ela sozinho...
 
A questão é essa... Apesar da maioria ir para CASIO, a texas parece-me melhor! Tem muita mais memória por exemplo.
Tenho medo é de a comprar e não conseguir aprender a funcionar com ela sozinho...

vais ter de aprender sozinho seja com uma ou com outra, o manual não é propriamente pequeno com as funcionalidades todas e como as usar, e depois nas aulas também tens ver como funciona com a ajuda do professor e dos teus colegas...

não é nenhum bicho de 7 cabeças, mas leva o seu tempo de aprendizagem, visto que estamos a falar de maquinas cientificas que possuem muito mais funcionalidades que uma normal básica......
 
Embora seja mais aparentada com os modelos de entrada da Texas, a calculadora gráfica Numworks destaca-se por ter um hardware e software open-source, ao ponto de ser fácil criar custom firmwares para a máquina!
Até o firmware pode ser instalado via Chrome que suporte o WebUSB e esteja a calculadora ligada por USB ao computador!

O site oficial é relativamente simples, e contêm imensos recursos sobre o aparelho e o site Github para transferir e compilar os firmwares
https://www.numworks.com/

Por €80 pode-se comprar a máquina real, ou experimentar gratuitamente via browser, ou num tablet Android.

Em termos de hardware é um micro-controlador ARM com 1 Mb de flash e 256 kb de SRAM, contendo o software que denominam por Sistema Operativo Eclipse formado por vários módulos: Poincaré para o runtime matemático, Esher para os toolkits, Kandisky para o render e Ion para o Hardware Abstract Layer.

Ao compilar o código como simulador, o Ion requer o FLTK 1.3, por outro lado ao compilar como firmware usa o bootloader incluso.

Em termos de aplicações temos um editor de tabelas, uma ferramenta de cálculo numérico de equações, um programa para desenhar gráficos de funções, e o módulo de calculadora propriamente dito.

A linguagem de programação disponível é o Python, na vertente Micro-Python, contendo os módulos math, cmath, random, turtle e kandisky, sendo este último exclusivo da calculadora para aceder aos syscalls do Eclipse OS.
 
Boas.....

Estou com muitas duvidas que Calculadora Gráfica devo comprar para o meu filho, que está no Secundário (10º ano).

Vi esta e achei muito interessante. - numworks (99.99€)
Tem app para android, simulador na net. Apoio, actualizações.....
Pesquisei um pouco sobre ela e gostei..... mas sou um leigo nesta matéria.

Vi calculadoras que vão desde os 70€ aos 200€ (ou mais).

Por isso gostaria da vossa ajuda para comprar uma calculadora que não fosse muito cara, mas que fosse a mais indicada para o miudo.... Neste caso prefiro pagar mais e ter uma calculadora que dê para tudo o que precisa, mas se calhar também não preciso dar uma fortuna para ter tudo o que é necessário.

Como digo.... sou muito leigo nesta matéria.

Agradeço ajuda
Numworks-M.jpg
 
O ideal será saber qual o tipo de calculadoras que são recomendadas pela escola ou professora, depois então analisar qual a melhor opção.

Por norma costuma ser os modelos da Cásio ou Texas Intruments que são optados pelas escolas, pois não é fácil ter n alunos cada um com um modelo de máquina e depois o professor não consegue ensinar pois não tem tempo para ver como funciona vários modelos, visto que cada marca tem a sua maneira de funcionar.

Mas pelo menos mentaliza-te que vais gastar na ordem dos 100€-+ para comprar uma maquina decente
 
Back
Topo