ATI shows off GPU physics

ok, ja estou a ficar mais convencido com isto... (olhando para isto, com a filosofia do Punkas. porque 3 placas de topo, é mesmo show off, e dinheiro deitado fora)

mas, acho que é interessante fazer a pergunta:
então, posso usar uma x1300 como PPU, e como placa principal usar uma 7900gt??
ou eventualmente um sistema em SLI (como parece que agora vai ser possivel usar SLi em boards com chipset ATi)
ate ao momento não vi nada que pudesse impedir isto, a não ser algum conflito de drivers.
 
Mas usar uma X1300 para física em quê? Qual é o jogo?

Onde é que está provado que uma X1600 é melhor que uma 7900 em física? E uma X1300 é suficiente para quê? O que é o quê? Quem é que fez os benchmarks independentes? Em quê?

Agora a nvidia primeiro e a ATI depois vem com esta lengalenga da treta da física e vai tudo atrás? Para vender placas gráficas que desvalorizam mais rápido que um gelado derrete ao Sol? Para que é que eu quero uma maravilha duma X1300 ou duma 7300 ou o que for? Anda tudo grosso ou quê?

Assim percebe-se bem porque é que o mercado das gráficas está como está.
 
timber são so suposições.
mas a arquitectura do anel é realmente mais multifacetada. daí que se pressupõe que sejam melhores as placas da ATii que as da nVidia.

como o rudzer ja disse, a 1ª aplicação a tirar proveito disto vai ser (ou ja é) o 3Dmark... por isso, tem o interesse que tem.

mas, como ja disse, continuo a achar que isto é trabalho para ser deixado a cargo do CPU. ate porque não é assim tanto como isso. e ha bocadinho era uma x1600 para fisica, agora é uma x1300, e daqui a bocadinho é 30% da x1300... ou seja, quase nada.


os gajos da Ageia ,que estavam a pensar que iam arranjar aqui um nicho de mercado para se enfiar e fazer negocio, é que devem estar pior que estragados com isto tudo :P

NightShade, esse link tb na funciona.
 
timber disse:
Mas usar uma X1300 para física em quê? Qual é o jogo?

Onde é que está provado que uma X1600 é melhor que uma 7900 em física? E uma X1300 é suficiente para quê? O que é o quê? Quem é que fez os benchmarks independentes? Em quê?

Agora a nvidia primeiro e a ATI depois vem com esta lengalenga da treta da física e vai tudo atrás? Para vender placas gráficas que desvalorizam mais rápido que um gelado derrete ao Sol? Para que é que eu quero uma maravilha duma X1300 ou duma 7300 ou o que for? Anda tudo grosso ou quê?

Assim percebe-se bem porque é que o mercado das gráficas está como está.

Experimenta a demo do cellfactor, entra no shortcut com este comando EnablePhysX=false.
Agora ve o que o teu pc é capaz de fazer sem auxilio de um PPU, agora imagina uma gráfica dedicada que à de ser 5x mais rapida que o cpu a calcular a mesma coisa, agora imagina um jogo a fazer mais em físicas que aquilo até ao final de 2007. Por uma gráfica de 70 euros n tá mau.
 
timber disse:
Mas usar uma X1300 para física em quê? Qual é o jogo?

Onde é que está provado que uma X1600 é melhor que uma 7900 em física? E uma X1300 é suficiente para quê? O que é o quê? Quem é que fez os benchmarks independentes? Em quê?

Agora a nvidia primeiro e a ATI depois vem com esta lengalenga da treta da física e vai tudo atrás? Para vender placas gráficas que desvalorizam mais rápido que um gelado derrete ao Sol? Para que é que eu quero uma maravilha duma X1300 ou duma 7300 ou o que for? Anda tudo grosso ou quê?

Assim percebe-se bem porque é que o mercado das gráficas está como está.

Ahahah por acaso o ppl so fala sem saber.

So com testes e k se vai ver, acompanhados por VARIOS jogos k implementem isso.

3Dmark? ké isso? LOL :x2:
 
Eu consigo imaginar muita coisa. Mas só com base numa demo dum jogo que ainda não saiu (e nem sei se o jogo vai ser grande coisa) não vou muito longe.
E 70 euros ainda é dinheiro. E tinha que enfiar esses 70 euros numa board SLI (ou com 3 slots PCI-E 16x como os gajos agora parece que querem.
E para o PPU é a mesma conversa...
 
E se comprar um bord com video on-bord da tanga, da ati claro, será k posso usar isso para fazer a fisica? assim até ficava barato! :x2:
 
Zar0n disse:
E se comprar um bord com video on-bord da tanga, da ati claro, será k posso usar isso para fazer a fisica? assim até ficava barato! :x2:

Nao, pq a RS600 vai integrar uma X700 em vez de uma X1300.
Se viesse uma X1300 ate era capaz de dar :D
 
timber disse:
Eu consigo imaginar muita coisa. Mas só com base numa demo dum jogo que ainda não saiu (e nem sei se o jogo vai ser grande coisa) não vou muito longe.
E 70 euros ainda é dinheiro. E tinha que enfiar esses 70 euros numa board SLI (ou com 3 slots PCI-E 16x como os gajos agora parece que querem.
E para o PPU é a mesma conversa...

Se não sabes se o jogo é bom porque é que não experimentas? Estás a falar sem saber :P
 
Escusa de experimentar, o jogo é uma maravilha.

Se as físicas servirem só para um gajo ter calhaus e barris a voar podem meter os 200, 100 e até 70€ num sítio que eu cá sei. Estas coisas por enquanto não acrescentam valor nenhum aos jogos, ou se calhar sou eu que tou velho. Quando chegar a física aplicada numa modelação de um cenário INTEIRO avisem, isso sim é acrescentar valor.

Por enquanto, e nos próximos 12 meses deve ser só calhaus e barris. Portanto, por enquanto, passo.
 
ptzs disse:
Escusa de experimentar, o jogo é uma maravilha.

Se as físicas servirem só para um gajo ter calhaus e barris a voar podem meter os 200, 100 e até 70€ num sítio que eu cá sei. Estas coisas por enquanto não acrescentam valor nenhum aos jogos, ou se calhar sou eu que tou velho. Quando chegar a física aplicada numa modelação de um cenário INTEIRO avisem, isso sim é acrescentar valor.

Por enquanto, e nos próximos 12 meses deve ser só calhaus e barris. Portanto, por enquanto, passo.
Subscrevo!

Se bem que vou manter aqui a X1800XT para eventuais fisicas, just in case... ;)
 
ptzs disse:
Escusa de experimentar, o jogo é uma maravilha.

Se as físicas servirem só para um gajo ter calhaus e barris a voar podem meter os 200, 100 e até 70€ num sítio que eu cá sei. Estas coisas por enquanto não acrescentam valor nenhum aos jogos, ou se calhar sou eu que tou velho. Quando chegar a física aplicada numa modelação de um cenário INTEIRO avisem, isso sim é acrescentar valor.

Por enquanto, e nos próximos 12 meses deve ser só calhaus e barris. Portanto, por enquanto, passo.
faço minhas as tuas palavras...

Esta dos calhaus e barris a voar :lol: :lol:
 
Numeros ditos pelo PR da ATI numa entrevista:

Uma X1900XT é mais rapida 4 x em fisica k uma X1600XT
Uma X1600XT é mais rapida em fisica k a solução dedicada do mercado(ageia)
Uma X1600XT é mais k suficiente para correr a fisica de ***** jogo.
 
Zar0n disse:
Numeros ditos pelo PR da ATI numa entrevista:

Uma X1900XT é mais rapida 4 x em fisica k uma X1600XT
Uma X1600XT é mais rapida em fisica k a solução dedicada do mercado(ageia)
Uma X1600XT é mais k suficiente para correr a fisica de ***** jogo.

Será que é o mesmo PR que disse que a X1900 XTX era mais rápida do que a 7950 GX2 ?

Eu esperava por jogos e aplicações reais antes de engolir aquilo que eles reclamam em termos de performance.
A física não é assim tão linear como o rendering de gráficos no que toca à escalabilidade.
 
blastarr disse:
Será que é o mesmo PR que disse que a X1900 XTX era mais rápida do que a 7950 GX2 ?

Eu esperava por jogos e aplicações reais antes de engolir aquilo que eles reclamam em termos de performance.
A física não é assim tão linear como o rendering de gráficos no que toca à escalabilidade.

Claro k conversa de PR bem, tu mais k ninguem sabes como é ;)

Mas já são alguns numeros, e eles têm já uma demo a correr parecia bastante fluida, mas tb n era muito complicada.
Mas usar graficas correntes para gerar fisica só com um update de drivers é muito bom, e o preço da X1600XT tb está muito mais baixo k uma solução dedicada.

Mas antes de haver varios jogos a suportar isso n me vêm a comprar nenhuma...
 
Mais alguma info.

DSCF0860.JPG


ATI has a running system with 3 X1900XTX cards running with 2 running in Crossfire mode and one doing the physics calculations in one of the private rooms and there are several Havok FX demos installed to show the power of physics calculations on ATi cards. The system is running off Conroe 2.66GHz and Intel D975XBX board on x8 /x8 /x4 PCI-E configurations as well as a 1KW PCPowerCooling PSU.

There is also another system running with 2 x X1900XTX cards and 1 x X1600XT card on ATi RD600 chipset on x8 /x8 /x4 PCI-E configurations. It is also possible to run on mismatched cards for eg. one X1900XTX paired up with one X1600 or X1300 card with the former doing the rendering and the latter doing the physics.

VR-Zone has the opportunity to talk to the VP of the ATI desktop graphics dept and learn more about this new technology. He revealed that the X1900XTX delivers 9x better performance than the AGEIA PhysX card and X1600XT is twice faster. The speed of physics calculation depends on two main factors; core clock and parallel pipelines and the reason why GPU is much faster than CPU in physics calculations is due to the fact that GPU is capable of data parallel processing. Apart of Havok, ATi is currently in talks with AGEIA to include their API as well.

Uma X1300 custa a partir de 60€, e até deve ser o suficiente para a 1ª vaga de jogos k suportem physics.
 
Última edição:
Back
Topo