Processador [ARM] Samsung Exynos para Laptops

Mk9MPS2_d.webp
 
The popular tipster states that the AMD Radeon GPU on the Exynos 2200 will be clocked at 1,300MHz, a smidgen above the A15 Bionic’s 1,200MHz clock speed. We can’t compare the two offerings based on clock frequencies alone, though. This figure also sits in line with an earlier report that talked about the GPU’s overclocking capabilities.

It is clear that Samsung has nerfed the Exynos 2200’s AMD RDNA2 GPU to keep thermals in check. Early tests showed that it could operate at 1,800MHz, but required a power budget of 10W, something that is mind-bogglingly high for a mobile device. Little is known about the GPU’s specs for now, but rumour has it that it could pack 4 CUs (Compute Units) and support raytracing on a hardware level.
 
Mas o chip não é suposto equipar também os laptop ou uma versão Samsung dos "Chromebook"?

O que é que supostamente foi cancelado, o do S22 ou o chip?
 
It is clear that Samsung has nerfed the Exynos 2200’s AMD RDNA2 GPU to keep thermals in check. Early tests showed that it could operate at 1,800MHz, but required a power budget of 10W, something that is mind-bogglingly high for a mobile device. Little is known about the GPU’s specs for now, but rumour has it that it could pack 4 CUs (Compute Units) and support raytracing on a hardware level.


Penso que esta estimativa não faz grande sentido.
O budget do iGPU da Series X deve rondar os 100W (sem CPU, sem RAM, I/O, etc.) para 56 CUs a 1825MHz, o que dá ~1.8W por cada CU a 1825MHz. 4 CUs à mesma velocidade daria uns 7W.
Um design otimizado para SoC de telemóvel não iria consumir mais por CU/WGP do que um design de consola.


Além disso, temos o Van Gogh, que tem 8 CUs a 1.6GHz e a consumir no máximo 15W no SoC inteiro, e está emparelhado com um CPU e controlador de memória que consomem bastante energia mais do que os ARM que a Samsung colocou no Exynos 2200.



Mas o chip não é suposto equipar também os laptop ou uma versão Samsung dos "Chromebook"?

O que é que supostamente foi cancelado, o do S22 ou o chip?
Supostamente o evento de demonstração do Exynos 2200 foi cancelado. Acho que nem o telemóvel nem o chip seriam cancelados nesta fase.
O evento pode ter sido cancelado por uma série de motivos, entre os quais a explosão de casos covid pelo mundo fora.
 
Pois mas a pela sequência de posts" dá a ideia que o que foi cancelado foi o chip.

Além disso, como postei atrás, há neste momento duas referências diferentes do GPU (a julgar pelas referências nos dirvers), o Voyager (que foi o primeiro a aparecer) e recentemente o Xclipse.

De resto a frequência do GPU no chip do S22 desde 15 de Setembro (ver post) já que essa mesma fonte avançava que seria os 1250GHz.
 
Não têm nada a haver com o covid, existe uma luta interna na Samsung, estão desiludidos com o exynos, porque não consegue atingir os 1800mhz no gpu, apenas 1300

"For RDNA2 this frequency is not high,Samsung didn't hit their pre-designed frequency targets"
"Exynos team and Samsung foundry is blaming each other"

FItogpDVcAEDqeH


FItozJkUYAISdIR
 
Última edição:
Então conseguiram o target para a Qualcomm, para a Google (ver página anterior), mas falharam o deles?

De qualquer forma parece-me algo estranho todo este episódio.
 
Então conseguiram o target para a Qualcomm, para a Google (ver página anterior), mas falharam o deles?

De qualquer forma parece-me algo estranho todo este episódio.
Aco que estás a confundir coisas..

O Exynos 2200 é o único chip com gpu AMD até à data de hoje. O que têm o tensor chip a haver com isto?
Logo existe bastante pressão para a perfeição. Estamos a falar de um chip que promete RayTracing, etc, é baseado em RDNA2, logo 1800 mhz era o target definido


"For RDNA2 this frequency is not high,Samsung didn't hit their pre-designed frequency targets"
 
A Qualcom usa os Adreno, a Google o Mali, e a Samsung AMD, não estou a ver onde haja confusão.

O target dos 1800 é possível, mas a primeira informação concreta em relação às parceria AMD/Samsung até falava em Laptop, tal como está no título do tópico.

Em relação ao Google Tensor, tal como o artigo diz, é um puzzle montado e fabricado pela Samsung, o meu comentário é apenas uma especulação futura da minha parte.
 
A Qualcom usa os Adreno, a Google o Mali, e a Samsung AMD, não estou a ver onde haja confusão.

O target dos 1800 é possível, mas a primeira informação concreta em relação às parceria AMD/Samsung até falava em Laptop, tal como está no título do tópico.

Em relação ao Google Tensor, tal como o artigo diz, é um puzzle montado e fabricado pela Samsung, o meu comentário é apenas uma especulação futura da minha parte.
Eu tou mais informado devido a leakers e ao mundo dos smartphones.
A informação sobre samsung e amd surgiu bastante antes do primeiro post deste topico, logo após da saida do samsung s20 em março 2020. Sendo que haviam rumores que o s21 iria já ter esse chip, mas que iria ser adiado para o s22. E é dada a confirmação dessa parceria logo no inicio de 2021.


https://arstechnica.com/gadgets/2021/01/samsungs-next-exynos-soc-will-have-an-amd-gpu/

1/13/2021

Samsung and AMD announced in June 2019 that the two would team up to bring mobile GPUs to Samsung Exynos chips, with Samsung System LSI (the Exynos division of Samsung Electronics) licensing the Radeon GPU IP from AMD in a multi-year agreement.

Yesterday, in a presentation for the Exynos 2100, Samsung gave an update on the partnership. Samsung LSI President and GM Dr. Inyup Kang announced, "We are working together with AMD, and we'll have a next-generation mobile GPU in the next flagship product."
 
Acho que a menção à Qualcomm se refere ao facto de o Snapdragon 8 Gen1 atingir as velocidades pretendidas e ser produzido no mesmo processo 4LPE das fábricas da Samsung.

No entanto, o Adreno 730 do SoC da Qualcomm corre a pouco mais de 800MHz. É praticamente o mesmo com os GPUs Mali topo de gama que encontramos no Google Tensor, Exynos 2100, Kirin 9000, Dimensity 9000, etc. Estão todos entre os 700 e os 850MHz de pico.

Não sei bem como é que pretendiam que o RDNA2 no Exynos 2200 corresse a 1800MHz, nem faz grande sentido. No Van Gogh que é 9-15W o pico está nos 1600MHz. Para uma solução de 5W num smartphone era de esperar que os clocks fossem mais conservadores. 1300MHz continua a ser imenso para um GPU de telemóvel.



No geral, está-me a parecer que as descrições do @UniverseIce parecem demasiado extremadas. Achava credível se o objetivo da Samsung fosse chegar aos 1800MHz numa versão para tablet, chromebook ou Win11 ARM com >10W à disposição. Assumir que não atingir 1800MHz dentro dos 5W foi um falhanço enorme não me parece realista.


Por último:

 
Back
Topo