Arch Linux [Dúvidas]

O daemon hal deve ser sempre o primeiro, exceptuando talvez o syslog-ng, para que até problemas do hal sejam logados. Mas todos os outros devem arrancar depois do hal, dado que é ele que configura e detecta as mais variadas coisas.
 
Bem finalmente consegui instalar o arch e como tal pus no meu Netbook

é que tenho uma pen Huawei E1750 (Kanguru) que conseguia por a trabalhar em ubuntu, mas no arch não estou a conseguir
- Instalei o usb_modeswitch e configurei para a minha pen
-Depois instalei o wvdial e faço wvdialconf diz que não detecta a pen

Não tenho muita experiencia nesta materia alguem pode dar umas dicas?
 
Isto de rolling releases pode levar a ressurreições de tópicos como esta, mas não me parece fazer qualquer sentido iniciar outro para isto.

Este guia/how-to parece-me ter bastante interesse. Instruções passo a passo, de início ao fim, para instalar Arch Linux com Openbox, com data de Janeiro deste ano.
 
Um dúvida rápida

Quero instalar Arch no meu portátil e queria manter a minha /home do Fedora. Tenho que definir manualmente os mountpoints e tudo isso, mas o problema é que quando o faço, quando selecciono a minha partição /home ele pede-me para escolher o sistema de ficheiros, obviamente que não a quero formatar porque tenho lá um montão de coisas importantes... Como é que eu faço então? Instalo sem /home e de depois de instalado defino-a na fstab??



EDIT: Já descobri o que tenho de fazer ;)
 
Última edição:
Boas, tenho o windows 7 e o ubuntu 11.4 instalados no pc. Agora queria desinstalar o ubuntu e instalar o arch, so que tenho algumas duvidas.
A duvida é a seguinte, tenho o disco 160G dividido, 60 para o win7 e o resto para linux.
Ora, quando vou ao particionamento do disco, nao sei como funciona.
Quero manter o win7, ja pus uma particao para "/" com 10G, 100MB para swap, e o resto para a /home, mas ao fazer os mountpoints ele da erro, diz que nao consegue montar.

Alguem me pode explicar melhor como funciona isto? ou enviar o mail para falar melhor no msn.

Um abraço e obrigado.
 
Boas, tenho o windows 7 e o ubuntu 11.4 instalados no pc. Agora queria desinstalar o ubuntu e instalar o arch, so que tenho algumas duvidas.
A duvida é a seguinte, tenho o disco 160G dividido, 60 para o win7 e o resto para linux.
Ora, quando vou ao particionamento do disco, nao sei como funciona.
Quero manter o win7, ja pus uma particao para "/" com 10G, 100MB para swap, e o resto para a /home, mas ao fazer os mountpoints ele da erro, diz que nao consegue montar.

Alguem me pode explicar melhor como funciona isto? ou enviar o mail para falar melhor no msn.

Um abraço e obrigado.

Não está lá muito fácil perceber o teu problema não, e salvaguardando que o Arch não é nada como um Ubuntu em termos de facilidades de utilização... Aconselho-te a arrancares com o PC usando um liveCD (ou PEN USB) com o Gparted. O ambiente que ele te dá é bastante intuitivo para particionares o disco, não mexas na partição do win7 e cria as do Linux tendo em atenção que escolhes o sistema de ficheiros correcto (apesar do Linux suportar "todos"). Depois então volta a arrancar com a instalação do Arch e bastará escolheres as partições que queres.

Uma nota, 100MB de swap não são nada, se bem que se tiveres 4K RAM ou mais não deve ser importante. A não ser que queiras hibernar o PC, para hibernar (e de forma simplista) o swap tem de ter capacidade para guardar a RAM toda...
 
Tenho 2G de Ram, pus 100mb que é o que ele pede quando se faz auto format. Pois, vou experimentar o gparted. entao o que surgeres? num disco de 160G com 60G para win, ficam 100G, desses 100G, quais sao as partiçoes que tenho de fazer e em que sistema? por exemplo, 15G para o "/" e o resto para o "/home"? preciso de fazer outra partiçao para o boot e swap? sao essas as minhas duvidas, pk quando instalei o arch, foi num pc sem dual boot, ou seja, foi auto format.

Abraço, e obrigado.
 
Tenho 2G de Ram, pus 100mb que é o que ele pede quando se faz auto format. Pois, vou experimentar o gparted. entao o que surgeres? num disco de 160G com 60G para win, ficam 100G, desses 100G, quais sao as partiçoes que tenho de fazer e em que sistema? por exemplo, 15G para o "/" e o resto para o "/home"? preciso de fazer outra partiçao para o boot e swap? sao essas as minhas duvidas, pk quando instalei o arch, foi num pc sem dual boot, ou seja, foi auto format.

Abraço, e obrigado.

Ter a root ("/") e a home ("/home") separadas é aconselhado e boa política, separar o /boot e outras já é um gosto pessoal.
Pessoalmente nunca separei o /boot, mas quaisquer 100MB chegam e sobram.
Swap podes colocar 1GB, se entenderes que precisas de hibernar mete 2GB ou mesmo 2.2/2.3GB.

Estas tuas dúvidas são dúvidas gerais e estão por isso no "Guia do Iniciante do Arch", nomeadamente tens as secções do swap, esquema de partições e até a "quão grandes devem ser as minhas partições".
Existe até (descobri agora) um para quem quer ter o Windows e o Arch em dual boot ;)
Com esta informação toda não te quero dizer para não fazeres perguntas, antes pelo contrário, mas ao leres ficas também com uma melhor compreensão do Arch.

Lê e pergunta, é assim que se aprende ;).

Boa sorte.
 
Muito obrigado pelas respostas, vou ler tudo, ja tive a ver no youtube, assim, com uma resposta de alguem com experiência fica mais simples compreender.
Vou trabalhar nisso agora.

Um abraço grande pela ajuda ;)
 
Muito obrigado pelas respostas, vou ler tudo, ja tive a ver no youtube, assim, com uma resposta de alguem com experiência fica mais simples compreender.
Vou trabalhar nisso agora.

Um abraço grande pela ajuda ;)

É como te disse, pergunta que é para isso que serve o fórum ;).
E ao leres, pelo menos o guia do iniciante, vais perceber muito mais, muito melhor.
 
Estou a aventurar-me pela primeira vez no Arch, mas estou a ter problemas com os drivers da gráfica. Tenho uma nvidia M9600GT. Já instalei o Xorg, já o consegui por a correr, e também já instalei o Fluxbox (nunca usei, queria experimentar). Primeiro tentei com os drivers non-free da nvidia, mas o xorg não arrancava e dava um erro do tipo "no access to display" ou assim.

Tive de fazer o boot no windows para vir postar isto, e como sou um bocado nabo não me lembrei de criar um ficheiro com o output do log para a partição do windows, a ver se mais logo tento fazer isso :/

E sim já tinha executado várias vezes o nvidia-xconfig. Agora tentei os drivers nouveau, e ao modificar alguns ficheiros consegui executar o fluxbox, mas só em root.

Estou um bocado à nora com isto tudo, tenho lido a wiki e tentado por isto a funcionar "a cuspo", mas não estou a conseguir como deve ser. Alguém diposto a dar-me alguma guidance? :(

EDIT:

Os drivers da Nvidia já carregam, pois quando faço $startx aparece o logo, no entanto o xorg termina e aparece-me a mensagem "connection to X server lost". Já fui ver os logs, não há erros, e em root o fluxbox executa sem problemas. Ideas anyone? :confused:

EDIT2:

Desinstalei o fluxbox e instalei o XFCE, este executa se correr o comando startxfce4, mas no entanto não carrega algumas coisas, pelo que parece não estar a funcionar a 100%, parece que lhe faltam privilégios para ir mexer nos ficheiros de configuração, não sei. Se fizer startx dá o mesmo erro que com o fluxbox. :/
 
Última edição:
Instala o sudo, e experimenta através do teu utilizar (não do root), mudar as permissões à tua pasta home. Tive um problema idêntico e nada tem a ver com drivers gráficos mas no meu caso com permissões que o meu utilizador não tinha na sua própria pasta home.
 
Nunca me deparei com tal problema, mas o Toze das Coves pode ter razão dado que o startx o que faz é ler o ~/.xinitrc para saber o que executar.

No caso do XFCE4 ao executares startxfce4 não há leitura do ~/.xinitrc, mas há vários ficheiros de configuração na tua home.

Por isso verifica com o ls -l a quem pertence a tua home e que permissões tem. Se estiver mal, podes mudar com chown e chmod respectivamente.
 
Instala o sudo, e experimenta através do teu utilizar (não do root), mudar as permissões à tua pasta home. Tive um problema idêntico e nada tem a ver com drivers gráficos mas no meu caso com permissões que o meu utilizador não tinha na sua própria pasta home.
Estamos a falar da pasta "/home/usr"?

Já pus o .xinitrc a funcionar, afinal era eu que estava a fazer asneira, agora ao fazer $startx o xfce4 já inicia, mas o problema deste não funcionar como deve ser persiste. Nem carrega a barra de menus.

Não estou bem a ver que permissões tenho de mudar, a pasta "/home" tem as seguintes:
"drwxr-xr-x 3 usr root 4096 Jul 7 20:41 home"
A pasta "/home/usr":
"drwx------ 16 usr users 4096 Jul 14 16:24 usr"
 
Se o teu utilizador ( o teu nome de login ) é usr, então está correcto. As permissões não me parecem mal, de qualquer forma as pastas dentro da /home/usr podem estar mal. Faz
Código:
chmod -R 700 /home/usr
para recursivamente alterares as permissões de todas as pastas dentro da tua home. Estas permissões apenas permite ao usr fazer seja o que for.
 
Se o teu utilizador ( o teu nome de login ) é usr, então está correcto. As permissões não me parecem mal, de qualquer forma as pastas dentro da /home/usr podem estar mal. Faz
Código:
chmod -R 700 /home/usr
para recursivamente alterares as permissões de todas as pastas dentro da tua home. Estas permissões apenas permite ao usr fazer seja o que for.

Isso acabou por fazer com que o xfce4 deixasse de funcionar de todo, aparecia-me um popup com uma mensagem de erro qualquer. Anyway reinstalei o arch de raíz e já está a funcionar bem, agora tenho só de fazer alguns tweaks aqui e ali e configurar umas coisas, se tiver mais alguma dúvida passo por cá.

De qualquer forma, agradecido pela ajuda!
 
Boas!

Estou com um problema que acho MUITO estranho.
Instalei o Arch normalmente numa pen, e reparo agora que esse sistema não actualiza. Apesar de estar a usar software velhíssimo, e por muito mais que que o force a actualizar as DB (pacman -Syy), ele simplesmente não encontra actualizações. Estou com um sistema preso em 2010 :/

Agradeço antecipadamente qualquer ajuda.
 
Back
Topo