Arch Linux [Dúvidas]

Boas.
Ontem estive a instalar o Arch. Depois de instalar o básico, instalei o kdemod e as ultimas drivers da nvidia, entre outras coisas. Reiniciei tudo e quando arrancou fiz login, e o ecrã (depois do splash screen) apareceu tudo negro, só com o rato e com uma janela a dizer que o plasma crashou. Alguém sabe do que será? Das drivers da gráfica não devem ser, já tenho a resolução a 1440x900.

Não dizia mais nada a não ser que o Plasma tinha crashado?

Uma coisa que muita gente se esquece quando instala o Arch é iniciar o hal. Verifica se tens o hal no DAEMONS array do rc.conf.
Código:
DAEMONS=(syslog-ng hal ...)

Senão experimenta por as definições em default e experimenta outra vez.
Código:
Xorg -configure
nvidia-xconfig -c ./xorg.conf.new
X -config ./xorg.conf.new

Se der, copia o xorg.conf.new para /etc/X11/xorg.conf e tenta o KDE.
 
o hal já tinha posto, o do xorg do tinha feito a parte da nvidia. Nenhum deles resolveu. Entretanto encontrei num fórum um problema semelhante, tive de desinstalar o networkmanager-applet, estou com o knetworkmanager. Está tudo a funcionar agora.

PS: Algúem está a ter problemas com o vi? Instalei o sudo mas para o configurar com o comando visudo, tenho problemas, o ecrã fica a piscar (às vezes), outras ficam uns caracteres sempre a andar de um lado para o outro na diagonal. Um amigo meu está com o mesmo problema, numa instalaçao já com alguns meses. Terá sido de algum update?
 
Ya, foi de um update.
Eles estão a clarificar algo mas de momento ainda mais confuso. É assim, o antigo pacote chamado vi era na realidade o vim, e eles agora corrigiram isso. O novo pacote vi é o editor vi (também chamado de ex) original e se queres o vim tens de o instalar tu.
Na minha opinião é o melhor, apagar o vi e instalar o vim :)

Depois, para funcionar correctamente com syntax highlight e outras cenas, deves copiar o ficheiro de exemplo de configuração para substituir o que vem de origem que nada faz ainda...
Código:
sudo cp /usr/share/vim/vim72/vimrc_example.vim /etc/vimrc

mas atenção que num próximo upgrade este ficheiro poderá ser rescrito ou assim. Cada problema a seu tempo :) e vamos esperar que eles resolvam a questão na próxima versão do pacote...

Já agora e no caso de apagares o vi, podes sempre criar um link simbólico para o vim chamado vi e assim continuar a escrever vi :)
 
Não é aconselhável usar outro programa que não o visudo, contudo podes mudar o editor que o visudo usa. Assim de cabeça não o sei fazer de forma permanente, mas o visudo honra as variáveis de ambiente, nomeadamente a $EDITOR

Assim podes executar o comando visudo precedido de EDITOR=<editor pretendido>, por exemplo,

Código:
EDITOR=kate visudo
 
alguem recomenda um guia para instalação do arch até ter o ambiente gráfico instalado?

é que instalei tudo mas nao consegui avançar muito mais depois de instalar a base
 
Deixei de conseguir usar o pacote nvidia-173xx-utils para configurar a resolução, etc...

Dá o seguinte erro:

You do not appear to be using the NVIDIA X driver. Please edit your X configuration file (just run `nvidia-xconfig` as root), and restart the X server.

Eu costumava usar este xorg para fazer funcionar mas agora se o usar nem o ambiente gráfico carrega.

Código:
Section "Device"
    Identifier    "Configured Video Device"
    Driver        "nvidia"
EndSection

Section "Screen"
    Identifier     "Default Screen"
    Device        "Configured Video Device"
    DefaultDepth    24
EndSection

O que acham que seja?? Tou a usar o xorg 1.7.1 e a minha placa gráfica é uma fx5200.
 
LFReq

tens de fazer downgrade ao xorg, a versão 1.7.1 ainda só é suportada pelos drivers nvidia 190, nem a série 173* nem a 96* foram ainda actualizados pela Nvidia.
E esperar que seja suportado para o voltares a actualizar...

Os drivers legacy, por exemplo, foram mesmo abandonados (segundo me parece)

EDIT: Podes também usar outros drivers como os nouveau ou os nv...
 
Pois o problema é que não encontro nenhum repo com a versão anterior. Já procurei na cache e também não tenho nada.

Eu tenho grande parte dos ficheiros na minha cache...excepto os relativos à nvidia pois eu uso a série 190.
Não sei bem é quais precisas...
 
Última edição:
De notar que com o comando glxgears consigo correr a animação total
e com o glxinfo | pipe render
obtenho direct rendering Yes.

Mas não consigo activar o composite no kde 4.3

Com os drivers 190 que entretanto entraram no repositório
já tenho o composite ligado no meu KDE 4.3.3.
 
Boas,
Hoje num PC velho que aqui tinha decidi instalar-lhe Arch com XFCE.

A instalação corre tudo bem o problema aparece quando mudei a resolução e o ponteiro do rato desapareceu no entanto ao que parece o rato continua a funcionar pois com algum esforço consigo clickar às aranhas em algum sitios.

Alguem sabe como posso resolver isto???
 
Tens o xf86-input-evdev e o xf86-input-mouse instalados? E já agora, os drivers correctos da gráfica?

Sim tenho uma gráfica ATI com driver opensource e os input instalados.

Funciona tudo só menos o ponteiro do rato que tá invisível. Não sei o que seja.

--------EDIT--------

O problema anterior já consegui resolver agora tenho outro.

Como é que ponho o XFCE com login gráfico?? Já tentei com o gdm instalei, coloquei no rc.conf mas quando vai a iniciar o PC começa a apitar e o monitor fica a piscar.
 
Última edição:
Back
Topo