AMD Roadmap - 4x4,FX-74,65nm before 2007

Qualquer Core2 actualmente no mercado é capaz de 3.2Ghz sem qualquer problema e fresquinhos...

Sei de vários, E6400 e E6600, a fazer 3000MHz a vCore default. O último que um colega meu comprou dá 3700MHz a ar

sem passar dos 55ºC, por isso não me parece tão descabido que a Intel possa lançar, se necessário, C2D com mais MHz

"no lombo", até me parece bastante lógico.
 
A Intel n pode fazer C2D muito rapidos se n dps n consegue impingir os Kentsfield, estes vão ser os novos topos de gama e n aguentam tantos clock como o conroe.

2 ou 4 cores em jogos é a mesma coisa, logo a unica coisa boa dos Kentsfield para mim é baixarem o preço dos conroe.
 
Senão me engano a Intel tinha previsto Conroes a 3.2 e 3.4Ghz, mas quando viu que um conroe a 2.4Ghz batia o topo de gama da AMD, mudou provavelmente de tatica, pois n tinha nada a ganhar com isso. E assim ganha Yields melhores. E se precisar, lança um conroe com mais Mghz. Mas creio que não vai precisar na era conroe.
 
Senão me engano a Intel tinha previsto Conroes a 3.2 e 3.4Ghz, mas quando viu que um conroe a 2.4Ghz batia o topo de gama da AMD, mudou provavelmente de tatica, pois n tinha nada a ganhar com isso. E assim ganha Yields melhores. E se precisar, lança um conroe com mais Mghz. Mas creio que não vai precisar na era conroe.

Um fabricante de CPU's não chega e diz que vai ter CPU's a X Mhz sem saber da sua performance, e só depois de ver a performance é que decide baixar os clocks. As coisas funcionam "au contraire" :002:
 
outra coisa que reparei, é que os FX vão sair todos para socket F... isto certamente será para os levar para o 4x4, mas por outro lado, é preocupante que o am2 não receba novas versões do fx.
isto será algum pressagio? (am2 a seguir pelo caminho do 754, como ja havia sido previsto?)

até que ponto o socket F vai estar disponivel para desktop? pelo menos vamos ter opterons 1xxx uniprocessador, vamos ter os FX 7X... a batata quente so esta praticamente do lado dos fabricantes de boards... duvido que os fx para socket F exijam memoria ECC.

ja ha alguma board socket F (ou dual socket F para 4x4) para entusiastas na calha?
 
isto será algum pressagio? (am2 a seguir pelo caminho do 754, como ja havia sido previsto?)

Já ouviste falar do AM3 ? (não, não estou a falar da divisão de jogos da Sega :D)

ja ha alguma board socket F (ou dual socket F para 4x4) para entusiastas na calha?

Há uma da Asus com chipset NF590 SLI, que será provavelmente a primeira a chegar ao mercado com dois sockets LGA 1207 (ou socket F, como lhe chamam agora).
Também está prevista uma da Foxconn na época de lançamento.
 
outra coisa que reparei, é que os FX vão sair todos para socket F... isto certamente será para os levar para o 4x4, mas por outro lado, é preocupante que o am2 não receba novas versões do fx.
isto será algum pressagio? (am2 a seguir pelo caminho do 754, como ja havia sido previsto?)

até que ponto o socket F vai estar disponivel para desktop? pelo menos vamos ter opterons 1xxx uniprocessador, vamos ter os FX 7X... a batata quente so esta praticamente do lado dos fabricantes de boards... duvido que os fx para socket F exijam memoria ECC.

ja ha alguma board socket F (ou dual socket F para 4x4) para entusiastas na calha?

Já pensaste k eles podem sido forçados a usar o SK F devido ao nº de HT links?

AM2 ainda vai dar para o K8L como tal ainda tem uma longa vida, dps HT 3.0 e DDR3 vão forçar a mudar para AM3.
 
sim, mas eu referi isso, certamente que sairam para socket F para suportar 4x4, o que está directamente ligado com os ht links.

mas a questão, é não terem anunciado um fx a 3ghz, para am2 (quer dizer, que eu saiba não, na volta ja está anunciado o fx64...).
e será que todo o k8l será compativel com am2? eu sinceramente ja começo a ter as minhas duvidas.
 
sim, mas eu referi isso, certamente que sairam para socket F para suportar 4x4, o que está directamente ligado com os ht links.

mas a questão, é não terem anunciado um fx a 3ghz, para am2 (quer dizer, que eu saiba não, na volta ja está anunciado o fx64...).
e será que todo o k8l será compativel com am2? eu sinceramente ja começo a ter as minhas duvidas.

Como podes ver no primeiro post, é óbvio que não.
AM2+4x4, só se for nas CPU's low-end (65nm).

Os modelos topo-de-gama aínda são fabricados a 90nm, o que, com TDP's de 125W (por cada socket) e a 3GHz, deve dar para aquecer bem no Inverno...
Onde é que está a prometida invasão de 65nm ?
 
Última edição:
outra coisa que reparei, é que os FX vão sair todos para socket F... isto certamente será para os levar para o 4x4, mas por outro lado, é preocupante que o am2 não receba novas versões do fx.
isto será algum pressagio? (am2 a seguir pelo caminho do 754, como ja havia sido previsto?)

até que ponto o socket F vai estar disponivel para desktop? pelo menos vamos ter opterons 1xxx uniprocessador, vamos ter os FX 7X... a batata quente so esta praticamente do lado dos fabricantes de boards... duvido que os fx para socket F exijam memoria ECC.

ja ha alguma board socket F (ou dual socket F para 4x4) para entusiastas na calha?

Se leres a tabela eles indicam que para cada FX vai existir uma versao equivalente de nome X2 com os mesmo clocks e cache que o FX.
Isto é, os CPU´s para AM2 e socket F sao exactamente os mesmo com a diferença no nome que lhe é dado.

Nao anunciaram um FX a 3.0Ghz para o AM2, mas anunciaram um X2 6000+ a 3.0Ghz.

The marketing name ' FX ' will be no longer used in the future for AM2-processors, but that does not mean that faster chips will not come for the desktop: FX-74, for example, will also be brought out for Socket AM2, only under the name Athlon X2 6000+.

Os modelos topo-de-gama aínda são fabricados a 90nm, o que, com TDP's de 125W (por cada socket) e a 3GHz, deve dar para aquecer bem no Inverno...
Onde é que está a prometida invasão de 65nm ?

Os 65nm sao desde as versoes 4000+ ate as versoes 5000+ com 1Mb de cache por core excepto o 5000+.
Os modelos 3800+, 4200+ e 4600+ tb serao 65nm.
Axo que isto é o suficiente para invadir com os 65nm ja que sao de lonje os modelos que mais vendem. De 5000+ para cima e FX as vendas sao muito mais baixas devido ao seu preço e nao há pressa nenhuma de acelerar a transiçao nesses modelos.

Furthermore there is news concerning the first 65nm-chips of the company, which will appear towards the end of this year in stores. They all have 65W TDP but the maximum speed is higher than AMD indicated initially. The fastest chip based on 65nm Brisbane, as it happens, is not 2.4GHz but 2.6GHz. Still not as fast as 90nm cores, but nevertheless a good sign. Also, concerning cache quantity for 65nm-chips: instead of 3800 +.,4200 + and 4600+ (2x512kb) parts, 4000+,4400+ and 4800+ (2x1MB) chips are now expected. These chips are just as fast but have twice as much cache. Below is the complete overview of chips which AMD wants to bring out this year:

Mantêm o TDP mas aumentam os clocks e a quantidade de cache.
 
Última edição:
Se leres a tabela eles indicam que para cada FX vai existir uma versao equivalente de nome X2 com os mesmo clocks e cache que o FX.
Isto é, os CPU´s para AM2 e socket F sao exactamente os mesmo com a diferença no nome que lhe é dado.

Pois mas o multiplicador n deve estar desblokeado com os X2, se bem k desde k se tenha Ram de jeito np.
 
Onde é que está a prometida invasão de 65nm ?

A invasão de 65nm não acontece (para além da actual capacidade limitada de produção da AMD) porque a procura no mercado é fraca.

Como prova basta questionar as principais lojas do pais sobre actual situação de stocks e vendas de AM2...

Com a idade devem ficar bons... Como o vinho do Porto! :lol:
 
Apetece dizer, que pu** de salganhada! Algo tem que mudar na AMD, um gajo assim perde-se! :D
Qualquer dia fazem CPU Built to Order. :P

x2family_fu7wPWV6WF3E.jpg
 
Apetece dizer, que pu** de salganhada! Algo tem que mudar na AMD, um gajo assim perde-se! :D
Qualquer dia fazem CPU Built to Order. :P

x2family_fu7wPWV6WF3E.jpg

Salganhada? perdes-te com pouco... :P

Axo k assim tem uma vantagem como os 65nm n têm o mesmo ranking (menos no 5000+) k os 90mn é mais facil para o consumidor já k n tem k ir a loja e perguntar se é de 65 ou 90nm, fica facil escolher.
 
Tendo em conta o actual enquadramento do mercado o sistema de
nomes da AMD está com um aspecto um bocado cómico
:-D
Tens razão, mas pode ser q quando sair o K8L volte a fazer sentido. Talvez n estejam para mudar só por uns meses.

A invasão de 65nm não acontece (para além da actual capacidade limitada de produção da AMD) porque a procura no mercado é fraca.

Como prova basta questionar as principais lojas do pais sobre actual situação de stocks e vendas de AM2...

Com a idade devem ficar bons... Como o vinho do Porto! :lol:
Olha q no top10 da newegg a AMD tens 6 cpus, 2 am2, 3 939 e 1 754.
Não tá assim tão mal, comparado com a Intel.

http://www.newegg.com/Product/ProductList.asp?Submit=TOPSELLER&SubCategory=343
 
Última edição:
Última edição:
É verdade, mas olhando para aquela tabela nem sei qual o rigor que posso considerar como credivel, vejo ali algumas "joias" da idade-da-pedra. Talvez seja prova de que as mudanças são mais lentas do que a evolução da propria tecnologia.
É verdade, socket754 lol, e tamos a falar de um loja de eleição para os entusiastas.
 
Back
Topo