AMD Roadmap - 4x4,FX-74,65nm before 2007

Estás-te a contradizer. O 4x4 n é nem uma solução de recurso nem um verdadeiro concorrente do Kentsfield, é uma maneira de trazer Dual Socket para desktops.

N eskecer k neste momento iguala a Intel em numero de cores totais suportados (4) mas em 2007 isso vai subir para 8 algo k a Intel n pode oferecer.

Contradizer?!... O 4x4 não é concorrente do Kentsfield... O 4x4 é uma solução de recurso, ainda mais tendo em conta que a linha e politica de desenvolvimento passou sempre por produtos desenvolvidos de raiz e inovadores, até porque a AMD não tem a mesma margem que a rival Intel devido á sua menor capacidade essencialmente produtiva.

Os 4 cores suportados não se trata de Qcore, se há aqui quem defenda que o Qcore da Intel não é na sua essência um Qcore nativo, porque mencionar o 4x4 como Qcore?!

Como já aqui foi dito a Intel não tem nada que lhe impeça optar por uma solução identica ao 4x4 da AMD. Não faz porque não tem interesse optar por uma solução de recurso e dispendiosa, contrária á estratégia da empresa e nada condizente com as necessidades do mercado, para além de que possui CPUs que são lideres em performance.

Já agora uma pergunta.... Quem daqui espera ou está na expectactiva de comprar um sistema 4x4 da AMD?!...

Quantos?!... Vamos ver qual vai ser o interesse dos consumidores... O mercado dará a melhor resposta a esta questão.
 
Última edição:
Contradizer?!... O 4x4 não é concorrente do Kentsfield... O 4x4 é uma solução de recurso...

A unica razão pk estas a dizer k é uma solução de recurso é pk só suporta 4 cores neste momento, e nem foi com esse objectivo k foi desenvolvida, como podes ver pelo nome 4x4.
Ou seja quando forem 8 cores a situação vai mudar completamente.
4x4 é como o QuadSli, um nicho de mercado, mas k traz prestigio e reconhecimento à marca.
 
A unica razão pk estas a dizer k é uma solução de recurso é pk só suporta 4 cores neste momento, e nem foi com esse objectivo k foi desenvolvida, como podes ver pelo nome 4x4.
Ou seja quando forem 8 cores a situação vai mudar completamente.
4x4 é como o QuadSli, um nicho de mercado, mas k traz prestigio e reconhecimento à marca.

Ah, então 4x4 é igual a 4+4 ???

4x4 nada tem a ver com oito cores. Nunca teve.
Significa que usa quatro cores nas CPU's e 4 GPU's (via Quad-SLI).

E não, não são duas 7950 GX2, senão nem eram precisos os 4 slots PCI-Express x16 das mobos já reveladas.


P.S.: também há as 4 fichas Gigabit Ethernet, e 4 canais SATA (12 portas).
 
Ah, então 4x4 é igual a 4+4 ???

4x4 nada tem a ver com oito cores. Nunca teve.
Significa que usa quatro cores nas CPU's e 4 GPU's (via Quad-SLI).

E não, não são duas 7950 GX2, senão nem eram precisos os 4 slots PCI-Express x16 das mobos já reveladas.


P.S.: também há as 4 fichas Gigabit Ethernet, e 4 canais SATA (12 portas).

Lol a sério a tua explicação continua para o nº4 e não para 16(4x4), ou seja o nº 4 pode ser para muitas coisas, mas a principal feature do 4x4 é dual cpu socket k no futuro vai suportar 2 QuadCore, podia ser 4+4 mas axaram k 4x4 ficava mais fixe...
 
A unica razão pk estas a dizer k é uma solução de recurso é pk só suporta 4 cores neste momento, e nem foi com esse objectivo k foi desenvolvida, como podes ver pelo nome 4x4.
Ou seja quando forem 8 cores a situação vai mudar completamente.
4x4 é como o QuadSli, um nicho de mercado, mas k traz prestigio e reconhecimento à marca.

Zaron... Sinceramente, muito sinceramente tu acreditas que algum dia vais ver 8 cores nessa "solução" tal como é apresentada?!

Vamos aguardar os 1ºs sistemas baseados no pseudo-4x4 e depois falamos... Não vale apena espremer mais esta questão na minha opinião.
 
Quanto dinheiro não se gasta pra se ter isso tudo? lol

E depois arranja-se um Kentsfield, e secalhar por menos dinheiro tem-se mais performance.
 
Quanto dinheiro não se gasta pra se ter isso tudo? lol

E depois arranja-se um Kentsfield, e secalhar por menos dinheiro tem-se mais performance.


pois.. o preço já se sabe que vai ser á volta de 900/100 euros.. o consumo é igual ou superior da dois dual core.. portanto igual a dois FX dual core de topo..

E mesmo a board.. uma boa board Intel pode custar quase 200 euros..
se a board AMD custar 200 euros..

Acho que os preços das duas plataformas serão semelhantes... pelo que resta saber a performance de cada um!!

Dum já se sabe alguma coisa, do outro nada..mas no final do nao já devem rolar benches de testes dum versus o outro
 
E mesmo a board.. uma boa board Intel pode custar quase 200 euros..
se a board AMD custar 200 euros..

Duvido, duvido muito que uma board 4x4 tenho um preço proximo dos 200€, senão impossivel. Tendo em conta a complexidade da board de 2 sockets e restantes componentes, creio que o preço normal se encontre acima dos 300€, até porque estamos perante o sistema "high-end" da AMD.
 
Duvido, duvido muito que uma board 4x4 tenho um preço proximo dos 200€, senão impossivel. Tendo em conta a complexidade da board de 2 sockets e restantes componentes, creio que o preço normal se encontre acima dos 300€, até porque estamos perante o sistema "high-end" da AMD.

Eu disse SE.. tou a ser optimista.. mas também se estamos a pagar 200 euros por uma high-end intel, a board se custar 250 euros, até se justifica...

é high-end AMD mas com dual socket, 4 slot's pci-express, satas cum pau, usb's pra família toda e do vizinho..etc.. creio que 250 euros seria um bom preço!!
 
Duvido, duvido muito que uma board 4x4 tenho um preço proximo dos 200€, senão impossivel. Tendo em conta a complexidade da board de 2 sockets e restantes componentes, creio que o preço normal se encontre acima dos 300€, até porque estamos perante o sistema "high-end" da AMD.

Mesmo assim é um preço justo.
As caracteristicas das boards 4x4 sao arrasadoras. Se custarem abaixo dos 400 euros nao esta mau.
 
Mesmo assim é um preço justo.
As caracteristicas das boards 4x4 sao arrasadoras. Se custarem abaixo dos 400 euros nao esta mau.

Arrasadoras?!... Para quem?!... Para as bolsas dos consumidores?!... Quem vai adquirir esse tipo de boards?!... Empresas?!... Duvido. Existem outras soluções no mercado server/workstation.

E já agora, senão for pedir muito... as boards 4x4 vão arrasar quem ou o que?
 
Estas boards poderão eventualmente ser para empresas..

podes ter uma box opteron 2Way até 8 cores.. a um preço inferior a um server típico....
e depois tens os extreme-users... esses compram sempre estas coisas..

portanto, se dás 200 por um socket e 2 slots 16X e 10 usb's, e 6 sata's..
podes dar 400 por dois socket's e 4 slots 16x e 20 usb's e 12 satas...


eu acho pproporcional até....
 
Até pode ser proporcional mas há um coisa que é conhecida como diminishing returns

Quanto tens 5 USBs é muito interessante ter 10, mas quanto tens 10 o interesse de ter 20 não é o mesmo

E quando os próprios processadores que garantem a performance base não cumprem... para mim... comprar isto só para estragar dinheiro
 
Até pode ser proporcional mas há um coisa que é conhecida como diminishing returns

Quanto tens 5 USBs é muito interessante ter 10, mas quanto tens 10 o interesse de ter 20 não é o mesmo

E quando os próprios processadores que garantem a performance base não cumprem... para mim... comprar isto só para estragar dinheiro



mas isso já é outra história....

claro que satas eu ainda entendo.. faz-se disto um server, com racks de discos... só que depois a mem só dá 8GB... o que é muito pouco não é bem como os servers normais 2way que pode ir aos 16 gigas..
usb's,.lol..20 impressoras ??..20pen's ?..hihih.. 20 usbcam's ? realmente...

eu pra mim deixavam era de gastar tempo, forçe humana e dinheiro nisto e punham toda a gente a trabalhar no k8l e a construir uma fab nova..isso é o que eles precisam urgentemente neste momento..uma fab nova, só que a fazer agora, só daqui a 2 anos.>( >( >(

mais uma vez digo..a solução passa por por a IBM a trabalhar pra eles.. a IBM nem se importava muito
 
Estas soluções são boas naquilo para que foram originalmente concebidas:

Servers e workstations de visualização.


Pensem bem:

- dois sockets, providenciam redundância e permitem que um servidor de 2 cpu's/4 core's funcione apenas com 1 cpu/2 cores caso haja uma falha.
- 12 discos SATA e 20 fichas USB 2.0 (discos rígidos externos, drives flash, etc) providenciam um manancial de capacidades de armazenamento e suporte RAID.
- 4 fichas Gigabit Ethernet aceleradas, com firewall assistido por hardware e "teaming" (combinar a largura de banda de duas portas em redes internas), conectividade a rodos.
- 4 slot's PCI-Express x16 físicos, para ligar muitos monitores a um só node (eventualmente também placas dedicadas RAID, Fibre-Channel, etc).

Só a memória é que fica limitada aos 8 GB, mas já não é assim tão mau.


Agora isto no mercado entusiasta... duvido.
Só se for mesmo no *ultra-hiper-mega-high-end* (meia dúzia de pessoas :D)
 
isso da meoria é verdade.. é pena...porque se fosse 16G full way..havia muita gente a comprar isto pra servidores e empresas como dell e lenovo a fazer boxe's especiais com isto..

agora, será que: e eu pergunto de mansinho.. com a chegada dos 4 cores e esta solução da amd, se estará a criar um novo mercado ultra-high-end ??


ou seja, o tecto foi aumentado e agora existe o high end e o ultra high-end
 
Agora isto no mercado entusiasta... duvido.
Só se for mesmo no *ultra-hiper-mega-high-end* (meia dúzia de pessoas :D)
Pq? Do q já apareceu a publico 2 FX-74 a 3GHZ vão ser mais baratos ou tão caros como o kentsfield a 2.66ghz.
Quanto ao preço da boards, ninguem sabe, mas eu tambem sei mandar bitaites e posso dizer q as boards mais baratas para 4x4 vão custar 50€.
 
Estas soluções são boas naquilo para que foram originalmente concebidas:

Servers e workstations de visualização.


Pensem bem:

- dois sockets, providenciam redundância e permitem que um servidor de 2 cpu's/4 core's funcione apenas com 1 cpu/2 cores caso haja uma falha.
- 12 discos SATA e 20 fichas USB 2.0 (discos rígidos externos, drives flash, etc) providenciam um manancial de capacidades de armazenamento e suporte RAID.
- 4 fichas Gigabit Ethernet aceleradas, com firewall assistido por hardware e "teaming" (combinar a largura de banda de duas portas em redes internas), conectividade a rodos.
- 4 slot's PCI-Express x16 físicos, para ligar muitos monitores a um só node (eventualmente também placas dedicadas RAID, Fibre-Channel, etc).

Só a memória é que fica limitada aos 8 GB, mas já não é assim tão mau.


Agora isto no mercado entusiasta... duvido.
Só se for mesmo no *ultra-hiper-mega-high-end* (meia dúzia de pessoas :D)

Ok, mas mesmo para as empresas eu tenho as minhas reservas. no meu caso particular não vejo aonde e porqué adquirir um sistema desta natureza, quando tenho outras propostas e equipamentos do genero.

Neste momento tenho cerca de 8 workstations de modelação 3D (Xeon, Opteron e Core2 Duo) e de calculo para programas de maquinação (3 e 5 eixos...CNC). Já estive a ponderar a possibilidade de um sistema 4x4 e a imaginar aonde poderia ter mais-valia face ao proximo sistema que a empresa vai adquirir brevemente e claro, vai ser um Qcore (Kentsfield) + Intel BadAxe2/Asus WS PRO.

12 discos SATA e 20 fichas USB 2.0 (discos rígidos externos, drives flash,... De nada me serve essa quantidade.
4 fichas Gigabit Ethernet aceleradas, com firewall assistido por hardware e "teaming"... Idem.
4 slot's PCI-Express x16 físicos... Só necessito no maximo de duas para visualização de 2 monitores.

Sinceramente... Face ás actuais propostas Xeon/Opteron e as outras alternativas mais acessivéis Core2 Duo/Kentsfield, não vejo porque razão e o motivo de optar por esta solução.

Relativamente aos custos (boards e CPU's) não vejo qualquer problema quando se trata de empresas, uma vez que as empresas (pelo menos no meu caso) geralmente tem mais em conta a performance/fiabilidade e só depois o preço. É que em termos empresariais e produtivos uma falha ou erro de equipamento tem mais custos elevados para empresa do que o preço inicial a pagar pelo equipamento.

Para os entusiastas... Bem, alguém tem de fazer papel de "bobo"... Senão aonde é que esta vida tinha piada?! :joker:
 
Última edição:
Back
Topo