Gráfica AMD RDNA2 (RX 6000 series)

Já ouço a conversa do valor das criptomoedas estar a cair desde o verão passado.
Acho que já ninguém acredita que os preços desçam significativamente nos gpus.
Caíram em força nos ultimos dias e em especial hoje. Desde o pico em novembro (4500€) que o ETH já caiu para menos de metade! Hoje está quase a descer abaixo dos 2000€! Há muita gente já a despachar rigs e GPU's tal é a loucura no liquidamento de crypto que está a ocorrer. Quem conseguir a compra sem IVA, já apanha uma MSI 6600 XT de 8GB a 422€ em stock. Este modelo XT está com preço inferior ao non-XT! Não tenho dúvidas que os preços vão cair, no entanto não acredito que chegem aos msrp, isto porque os AIB's, distribuidores e retalhistas não querem abdicar facilmente do seu lucro altíssimo. Vão baixando às migalhas para ver se começam a fisgar alguns peixes (gamers).
Se não venderem para mining então aí ficam com "ele" apertado e tem de baixar drásticamente, mas preocupa-me ver a nvidia a fazer correções de msrp e a AMD a querer lançar refresh da linha 6000 (6750, 6850 e 6950) com memórias a 18Gbps, como se as atuais não fizessem 17.2Gbps facilmente (só não fazem mais porque estão barradas por firmware!), só para fazer subir os preços base...ridículo!
Ainda vão ficar com a bomba na mão caso as crypto batam no fundo.
 
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Um GPU dedicado tem memória dedicada, normalmente GDDR, que faz com que tenha bastante maior Bandwidth.
Se depois, quem compra portáteis com GPUs dedicados de Baixa/média gama, tira partido do GPU dedicado, já é outra história.

O Macbook Pro de 14'' começa nos 2350€. Isto é um preço absurdo para grande parte do mercado.
Para a AMD fazer uma APU "musculado", tem que haver quem os compre. :)
A Apple tem 3 APUs, um pequeno, médio e gigante :D

Eu falo algo tipo o M1 pro, já algo tipo Max já seria incrivelmente caro e ai melhor dGPU.

Se bem que um chip de consola é algo próximo de um M1 Max... E custa MUITO menos que um Maxbook. O custo do Mac não é explicado pelo tamanho do chip.

Um chip da Xbox Series X com algum "tuning" para computadores (já que tem pouco IO, parte da FPU em falta, etc, usarem LPDDR5 em vez de GDDR6) e teria um APU monstruoso, mas nem a AMD nem a MS nem Sony irão deixar isso chegar.
 
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Ainda vão ficar com a bomba na mão caso as crypto batam no fundo.

Desta vez não ficam, porque não há inventário em excesso. Basicamente o mercado tem assimilado o que é possível produzir de momento.

Em 2017 sim, foram apanhados com as calças na mão, mas isso deveu-se a nessa época não haverem constrangimentos de produção e por isso a Nvidia e AMD aumentaram significativamente a produção.
 
Eu falo algo tipo o M1 pro, já algo tipo Max já seria incrivelmente caro e ai melhor dGPU.

O M1 Pro e o Max são produzidos a 5nm. Actualmente os APU's da Amd ainda são feitos a 7nm, logo algo com a mesma potencia dos M1 seria extremamente complicado para a Amd.

Não esquecer que também estão a usar LDDDR5 com 512 Bit's para terem os 400 GB/s de largura.
 
Eu falo algo tipo o M1 pro, já algo tipo Max já seria incrivelmente caro e ai melhor dGPU.

Se bem que um chip de consola é algo próximo de um M1 Max... E custa MUITO menos que um Maxbook. O custo do Mac não é explicado pelo tamanho do chip.

Um chip da Xbox Series X com algum "tuning" para computadores (já que tem pouco IO, parte da FPU em falta, etc, usarem LPDDR5 em vez de GDDR6) e teria um APU monstruoso, mas nem a AMD nem a MS nem Sony irão deixar isso chegar.

Claro que não, os chips foram pagos por eles. 🤑

Mas o Macbook tal como as consolas são uma liga à parte, a maioria dos fabricantes de portáteis preocupa-se com cêntimos, que faria falar-lhes de valores em euros ou dolars.

Os Ryzen V3000 também devem sair até ao verão

AMD Embedded Roadmap for 2020-2023 lists Zen4 EPYC with 64+ cores​

15th May 2021

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Pelo que sabe dos Rembrandt, para bater nos 10w ou vão ter de cortar nas frequências anunciadas, ou haverá modelos com 4c/8t CPU e eventualmente alguns cores GPU capados também, e dado que estes novos já terão PCie4 8X dGPU, esta dGPU saiu assim porque é para preparar para o futuro, não para o passado - todos os actuais Ryzen Embedded são PCIe3.

AMD-Ryzen-6000HX-HS-Rembrandt-Zen3Plus-1200x653.jpg

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Se bem que neste caso a Navi24 virá substituir o Lexa (Polaris 12) usado nas 550/540 e actual topo de gama das embedded E917x, que a 14nm tem 103 mm², a performance é provável que seja pelo menos 3x mais.
 
Caíram em força nos ultimos dias e em especial hoje. Desde o pico em novembro (4500€) que o ETH já caiu para menos de metade! Hoje está quase a descer abaixo dos 2000€! Há muita gente já a despachar rigs e GPU's tal é a loucura no liquidamento de crypto que está a ocorrer. Quem conseguir a compra sem IVA, já apanha uma MSI 6600 XT de 8GB a 422€ em stock. Este modelo XT está com preço inferior ao non-XT! Não tenho dúvidas que os preços vão cair, no entanto não acredito que chegem aos msrp, isto porque os AIB's, distribuidores e retalhistas não querem abdicar facilmente do seu lucro altíssimo. Vão baixando às migalhas para ver se começam a fisgar alguns peixes (gamers).
Se não venderem para mining então aí ficam com "ele" apertado e tem de baixar drásticamente, mas preocupa-me ver a nvidia a fazer correções de msrp e a AMD a querer lançar refresh da linha 6000 (6750, 6850 e 6950) com memórias a 18Gbps, como se as atuais não fizessem 17.2Gbps facilmente (só não fazem mais porque estão barradas por firmware!), só para fazer subir os preços base...ridículo!
Ainda vão ficar com a bomba na mão caso as crypto batam no fundo.
Então aproveitem que os homens já só têm 25 unidades neste preciso momento.
 
A Apple tem 3 APUs, um pequeno, médio e gigante :D

Eu falo algo tipo o M1 pro, já algo tipo Max já seria incrivelmente caro e ai melhor dGPU.

Se bem que um chip de consola é algo próximo de um M1 Max... E custa MUITO menos que um Maxbook. O custo do Mac não é explicado pelo tamanho do chip.

Um chip da Xbox Series X com algum "tuning" para computadores (já que tem pouco IO, parte da FPU em falta, etc, usarem LPDDR5 em vez de GDDR6) e teria um APU monstruoso, mas nem a AMD nem a MS nem Sony irão deixar isso chegar.
O M1 Pro é exactamente o chip que está no Macbook Pro que começa nos 2350€. Uma versão "cortada" dele.
A Apple teve acesso muito mais cedo que a AMD aos 5 nm da TSMC. A AMS ainda não tem 1 produto à venda a 5 nm. Esse acesso faz com que a área dos M1 seja mais pequeno, mas esse acesso "precoce" não saiu barato para a Apple.
A outra questão é que o modelo de negócio da Apple é muito diferente do da AMD. A Apple tem uma integração vertical e por isso, pode fazer tudo à medida. Além disso, o segmento de mercado que a Apple "gosta", é o High end, onde há grandes margens de lucro. Ao contrário, a AMD tem que criar produtos que outras marcas queiram (HPs, Dells, etc) e muitas dessas marcas têm como modelo "raspar o fundo do tacho" a nível de custos.

A Xbox e PS5 são maus exemplos. É mais um produto que é feito à medida e tem como destino, "appliances". Processadores para o mercado geral têm que ter uma boa performance em mais que um cenário. Os processadores da PS5 e Xbox são feitos pela AMD, baseados nos Ryzen, mas dos benchmarks feitos ao Soc da PS5, a nível de instruções, fica muitas vezes a milhas de um Ryzen para o mercado PC.

Acho que o dia do "Mega APU" chegará ao mercado PC. Não sei é se estará para próximo. :)
 
O custo do macbook não do chip, há 1001 coisa, inclusive uma margem de lucro enorme.

Mas gostava de ver um APU mais musculado, para portáteis seria um ganho de eficiencia gigantesco. Claro que um monstro tipo M1 Max é loucura pro mercado tradicional.

A questão é que o M1 e afins é soldado, agora AMD ao criar os APUs, tem como target portáteis, desktop e oems. Vai criar um die com quad-channel 256 bits DDR5/LPDDR5? para portáteis ok, mas em desktop? anula logo metade dos canais ou terá que soldar tudo nas boards ou colocar 4 DIMMs, aumentando o custo. A Apple até integrou logo no package, o que corta custos de PCB

Os APUs estão sempre limitados pela memória. O Socket AM4 foi tudo corrido com 3 gerações de VEGA com incrementos pequenos e para tirar o máximo de performance do APU, é necessario recorrer a memórias B-die com 4000+

Com o AM5 já dá para esticar, mas ainda assim o Rebrandt ainda ficará longe de uma 6500 XT.

Mas pronto, vamos ver o que virá no futuro. Do resto continuamos a falar de RDNA2.

Review do techpower up da Shappire 6500 XT Pulse

https://www.techpowerup.com/review/sapphire-radeon-rx-6500-xt-pulse/

Acima de tudo, que despercício meter rams de 18 GT/s, que fazem 19,2 GT/s a brincar num lixo destes! Isso na minha 3060 ti seria uns impressionates 615 GB/s! E Só não faz mais porque a AMD limitou a capacidade de OC.

É incrivel que a placa apenas iguala uma 1650 super, o consumo/eficiência é um desastre para um produto de 6nm, ou seja a AMD pegou mesmo o refugo do Navi24 e esticou tudo o que podia (quase 3 Ghz) para não se portar tão ruim. E provavelmente esta memória possante deve ter a sua quota parte de consumo.

É um produto sem nexo. Mais valia lançar isso como RX 6400, com uns 896 shaders, clocks mais moderados ai de 2400 mhz, memória de 14-15gbps, um TDP de 50w-60w e a custar no máximo 129$ (claro que realisticamente era difícil). Uma placa que ia superar qualquer IGP de longe, sem passar vergonha de preço/calor e ser um backup para quem não tem IGP (Ryzens non G e Intel F).

Alem de decisões como manter IC e RT num produto destes, dropava eles ganhava-se imenso transistos budgets para puxar o pcie para 8x + 128 bits e os encoders.

No Brasil veio também bem cara, mas não há nada no mercado na casa dos 2000-2500 reais. As 1650 estão sumindo, as 1660 super custam 4k, o resto nem se fala
 
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Vários artigos, mas a fonte é sempre a mesma, fórum chinês Chiphell, não será demais recordar 🧂



AMD Radeon RX 6950XT, 6750XT, 6650XT RDNA2 refresh with 18Gbps memory now expected to launch on April 20/21​


AMD-RX-6X50XT-Refresh-Release-Date-768x312.png

It should be noted that “Enthusiastic Citizen” is not a random member of the Chiphell forums, but a well established leaker, normally focusing on unreleased CPU launches. With this relatively good track record, one must assume that the newest information shared on the Chinese discussion board is at least based on embargoed information, and not a random rumor.
https://videocardz.com/newz/amd-rad...-memory-now-expected-to-launch-on-april-20-21
 

AMD Teases FSR 2.0: Temporal Upscaling Tech for Games Coming in Q2​



AMD this morning is also unveiling the first nugget of information about the next generation of their FidelityFX Super Resolution (FSR) technology. Dubbed FSR 2.0, the next generation of AMD’s upscaling technology will be taking the logical leap into adding temporal data, giving FSR more data to work with, and thus improving its ability to generate details.

AMD%20Spring%20Software%20Update_18.jpg

In particular, AMD’s technique does not require machine learning hardware (e.g tensor/matrix cores) on the rendering GPU. Which is especially important for AMD, since they don’t have that kind of hardware on RDNA 2 GPUs. As a result, conceptually, FSR 2.0 can be used on a much wider array of hardware, including older AMD GPUs and rival GPUs, a sharp departure from DLSS 2.0’s NVIDIA-only compatibility.

Though even if AMD doesn’t require dedicated ML hardware in client GPUs, this doesn’t mean they aren’t using ML as part of the upscaling process. To be sure, as temporal AA/upscaling has been the subject of research in games for over a decade now, there are multiple temporal-style methods that don’t rely on ML. At the same time, however, the image quality benefits of using a neural network have proven to be significant, which is why both DLSS and XeSS incorporate neural networks. So at this point I would be more surprised if AMD didn’t use one.
AMD%20Spring%20Software%20Update_21.jpg

https://www.anandtech.com/show/1731...emporal-upscaling-tech-for-games-coming-in-q2



Vão falar disto numa sessão da GDC daqui a uns dias, apesar de nesta apresentação terem disponibilizado algumas imagens para comparação Native/FSR1.0/FSR2.0, aproveitaram o lançamento do Adrenalin

AMD Releases Adrenalin Software Spring 2022 Update: Adds RSR Upscaling and More



EDIT: as imagens foram retiradas do vídeo

It’s time for AMD FidelityFX Super Resolution 2.0​


It’s temporal, so I want to see it moving!​

We have what you’re looking for right here, with this footage (best viewed at its full 4K resolution) from DEATHLOOP:
https://gpuopen.com/fsr2-announce/

 
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Basicamente o FSR 2.0 vai deitar para o lixo a versão 1.0 e vai passar a usar TAA Upscale.

A maioria dos estúdios já têm a sua própria solução de TAA Upscale, veremos se o FSR 2.0 trará algo de novo que justifique a mudança.
 
@kindoor Duvido que possas porque precisas sempre que algum developer implemente motion vectors.
O motor de jogo tem de suportar motion vectors.

Mas não sou 100% entendido nisso, apenas que sempre ouvi essa desculpa.
 
O RSR usa FSR 1.0 e duvido que venha a sofrer atualização para o 2.0 porque acho que não será possivel.
O RSR é aplicado numa altura diferente que o FSR na rendering pipeline o que faz com que seja dificil usar a componente temporal.
 
Da mesma forma que a nVIDIA não pode simplesmente aplicar DLSS a tudo a AMD tbm não o vai conseguir fazer com FSR2.0.

Tal como já foi dito são necessários motion vectors de frames anteriores para poder aplicar algo semelhante a temporal anti-aliasing(TAA). Mesmo que o jogo tenha TAA (alguns como o novo Forza não têm de todo) a implementação não é standard por isso os drivers não conseguem inferir onde está essa informação guardada para poderem utilizar.

Os jogos têm mesmo de implementar a funcionalidade de forma explícita e chamar as respectivas API's de cada método.

O ideal seria passar a haver uma API standard para métodos de TAA para upscale e os drivers fornecerem uma lista de métodos suportados e assim era escusado haver esta de guerra de qual método suportar.
 
Também não me parece que seja possível.

Chegou a existir uns rumores do lado da Nvidia que o DLSS 3.0 seria possível aplicar de forma automática em todos os jogos que suportassem TAA. Mas nunca mais se falou nisso, logo duvido que tenha qualquer fundamento.

Se fosse possível fazer isso no DLSS, também seria possível fazer no FSR 2.0.
 
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