Gráfica AMD RDNA2 (RX 6000 series)

acho que o maior problema desta placa nem é a RAM, mas sim ser apenas pcie 4x....e o preço...
se esta placa vendesse abaixo dos 175€ e não tivesse as lanes pcie cortadas até ao tutano ia ser util para malta com builds mais antigas que quisesse correr uns jogos em medium a 1080p sem abusar das texturas....eu ate compraria uma para meter no pc do puto para ele jogar alguns jogos do game pass, tanto os olhos dos putos tem anti aliasing e por isso eles não reparam nos defeitos que nos reparamos....

nos testes que o tomshardware fez em medium a placa ate tem performance aceitavel....mas quando se coloca num pc com pcie gen3 perde uns fps consideráveis....o que acaba por matar esta placa a nascença na minha opinião....pois so uma pessoa que não ligasse a jogos meteria esta placa numa build recente.

a AMD podia era ter cortado no raytracing....nesta placa é simplesmente inutil...
 
O preço é o que é nas circunstancias actuais.
Ao pé, por acaso exemplo, de uma GTX1060 com 5 anos e meio a 300€ nos usados, uma coisa destas por 200 e picos, nova, com a garantia legal de 3 anos, até parece um bom negócio.
É ridículo, mas é o que há de momento...
 
a AMD podia era ter cortado no raytracing....nesta placa é simplesmente inutil...

Podia mas na perspectiva da AMD não faz sentido. Porque ou reutilizava o silicio e as mascaras das RDNA2, ou então tinha de desabilitar os RT cores com laser ou teria de ser uma arquitetura diferente.
Portanto mais vale deixar ficar do que estar a aumentar o custo da coisa só para lhe retirar features que são inuteis mas que não magoam ninguém por lá estarem.
 
Já ouço a conversa do valor das criptomoedas estar a cair desde o verão passado.
Acho que já ninguém acredita que os preços desçam significativamente nos gpus.
 
Quero ver agora com as criptocoinas a cairem forte e feio até quando vão vender esta placa de 50 euros por 200
Isso para eles é simples. Ficam com elas em stock para continuarem com os preços altos. Eles perceberam que ganham o mesmo a vendem X ou Y só têem de ajustar o stock disponível para controlar os preços. Mas o pessoal que se habitue pois estes preços vieram para ficar.

Mesmo o mercado de usados pode não encher assim tanto. Quem começou a meio da festa já teve tempo para pagar tudo e tem estado a acumular lucros, acredito que muitos deles acabem por manter os equipamentos. Tudo vai depender da rentabilidade que possa ficar no momento.
 
E porque raio se quer um portatil com este gpu se o Rebrandt tem um APU com 75% dos shaders?
Um GPU dedicado tem memória dedicada, normalmente GDDR, que faz com que tenha bastante maior Bandwidth.
Se depois, quem compra portáteis com GPUs dedicados de Baixa/média gama, tira partido do GPU dedicado, já é outra história.
AMD perdeu oportunidade de também desenvolver um APU mais musculado a lá M1 pro/max com 256 bits LPDDR5 + 24-32EU para cobrir o mid end market todo.

512 bits que já seria incrivelmente caro e complexo, claro que deve dar para atirar um iGPU com 40 EUs com performance da 6600 XT/6700 provavelmente.

Teria pelo menos 205 GB/s para alimentar o GPU (LPDDR5-6400)
O Macbook Pro de 14'' começa nos 2350€. Isto é um preço absurdo para grande parte do mercado.
Para a AMD fazer uma APU "musculado", tem que haver quem os compre. :)
 
Já ouço a conversa do valor das criptomoedas estar a cair desde o verão passado.
Acho que já ninguém acredita que os preços desçam significativamente nos gpus.
Como assim desde o verão passado? O eth atingiu no mês de novembro o seu valor mais alto de sempre...
Mesmo o valor atual é incrivelmente alto e rentável continuar a minerar.
Grande parte da subida do preço não está relacionada com crypto moedas. Pensei que isto seria obvio nesta fase do campeonato.
Se não o é como justificas que portáteis mantiveram praticamente o mesmo preço vs geração anterior?
Que nesta fase o stock pode ser muito reduzido para prolongar falsamente estes preços não duvido, mas que durante o ano passado elas eram caçadas para irem parar às minas eram...
 
Última edição:
Se não o é como justificas que portáteis mantiveram praticamente o mesmo preço vs geração anterior?

Isso são coisas que tem o preço estabelecido com contratos com alguma antecedência. Vai ver quanto custava uma board Z590 e compara com o preço de saida das z690.

E já tens indicações que os laptops vão subir:

"Razer CEO says next gen laptops will see a price hike"
 
Exato. Eu acredito até que a AMD não aumentou a sua margem nesta placa, sendo mesmo o melhor que conseguem apresentar nesta altura abaixo dos 200$.
Não. Este GPU num mercado "normal" não teria aparecido no mercado Desktop. Este GPU era para o mercado Mobile.
Além disso, a AMD tinha coisas semelhantes/melhores há alguns anos atrás. Os TDPs não seriam os melhores , mas com processos de fabrico mais antigos, os custos de produção também seriam mais baixos. TDPs é mais importante no mercado Mobile.

Com isto não estou a dizer que a grande culpa é de Crypto. Microcontroladores com lead times de 6 a 12 meses, não minam, por exemplo. Há múltiplos outros exemplos, mesmo fora do mundo da informática. Sei de quem esteja à espera há meses, por cabos, portas de frigoríficos, etc.
 
Não. Este GPU num mercado "normal" não teria aparecido no mercado Desktop. Este GPU era para o mercado Mobile.
Além disso, a AMD tinha coisas semelhantes/melhores há alguns anos atrás. Os TDPs não seriam os melhores , mas com processos de fabrico mais antigos, os custos de produção também seriam mais baixos. TDPs é mais importante no mercado Mobile.

Com isto não estou a dizer que a grande culpa é de Crypto. Microcontroladores com lead times de 6 a 12 meses, não minam, por exemplo. Há múltiplos outros exemplos, mesmo fora do mundo da informática. Sei de quem esteja à espera há meses, por cabos, portas de frigoríficos, etc.
Duvido que regressar a processos de fabrico tão antigos seja sequer uma opção viável. Para todos os efeitos o hate que estão a levar imo é desproporcional.
 
Duvido que regressar a processos de fabrico tão antigos seja sequer uma opção viável. Para todos os efeitos o hate que estão a levar imo é desproporcional.
A maior parte da produção mundial de semicondutores não é feita em processos de fabrico de ponta. Mesmo a TSMC, a maior parte do revenue vem de processos de fabrico já maduros. 28, 45, 65, 90 nm.
Além disso a AMD tem um acordo de produção com a GF e muito provavelmente, quanto mais Wafers comprarem, melhor será o preço para a AMD.

A questão é muito simples. Este GPU já estava planeado, estava em produção e agora está pronto. O die size é bem pequeno. Goste-se ou não, o mercado vai comprar tudo e a AMD sabe disso. Parece que o MSRP até era para ser 249$, mas no actual mercado, os MSRPs não valem de muito.
No dia que em que os consumidores comprarem uma Placa Gráfica com uma batata no sitio do GPU, a AMD lança uma Placa Gráfica com uma batata e vai anunciá-la como sendo uma das 7 maravilhas do mundo. Quem diz a AMD, diz a Intel, nVidia, etc.
Não há aqui nada de muito especial. A AMD é uma empresa publica que todos os trimestres tem que apresentar resultados. Estão a aproveitar esta oportunidade que surgiu neste mercado.
 
Back
Topo