AMD humilha Intel

|Oc|CRASH_OVer disse:
vais-me dizer que um multiprocessador nao reconhecido com Hyperthreading por um programa optimizado vai desencandear a mesma performance?
se sim, nao sabia.. fico a saber agora.

Depende do programa.

Pode ter mais desempenho, igual ou menor consoante o programa e o processador em causa.

Em primeiro lugar, as aplicações não têm nada que detectar se o Processador é HT ou não. Esse papel cabe só e exclusivamente ao sistema operativo. À aplicação importa apenas saber se o sistema tem 1 ou mais processadores. A partir daí é trabalho do Sistema Operativo.

Para o sistema operativo é crítico saber se o processador é HT ou não. Caso não o consiga detectar, o desempenho de um sistema com HT pode ser mais baixo que um sistema igual com apenas 1 processador, e bastante mais baixo que um sistema com 2 processadores similares.
 
As optimizações HT são inerentes á propria aplicação e não ao S.O. certo?
Agora, Se as aplicações metem em função essas instruções apenas se o HT for detectado pelo S.O, é outra historia.
O que disse la tras, foi a supor que multiprocessador não significa hyperthreading, ou sim?
o S.O reconhece um cpu multiprocessador como se fosse HT compatible?

Pela logica da batata, penso que nao. A não ser que a investigação do X86secret seja treta, pois ali parece-me que mesmo sendo um dual-core continua a ser necessario uma flag a dizer que é HT para poder utilizar essas optimizações nas aplicações.
Se assim for, para o S.O (pensava que era as aplicações) um multi-cpu não é igual a HT...

ps: estou a falar exclusivamente de programas optimizados para HT, tipo 3dstudio max etc..
 
Última edição:
|Oc|CRASH_OVer disse:
As optimizações HT são inerentes á propria aplicação e não ao S.O. certo?

Sim e não. Uma aplicação com optimizações HT, apenas quer dizer que funciona em multi-threaded. É o SO que faz as gestão das threads, e a ele compete distribuir as threads pelos vários processadores (virtuais ou não).

|Oc|CRASH_OVer disse:
Agora, Se as aplicações metem em função essas instruções apenas se o HT for detectado pelo S.O,
é outra historia.
O que disse la tras, foi a supor que multiprocessador não significa hyperthreading, ou sim?
o S.O reconhece um cpu multiprocessador como se fosse HT compatible?

Um multi processador suporta HT. Embora o contrário não seja verdade.
Para o SO, Multi processador é igual a multicore/multi chip, e o HT é separado de todos, embora seja semelhante.

|Oc|CRASH_OVer disse:
Pela logica da batata, penso que nao. A não ser que a investigação do X86secret seja treta, pois ali parece-me que mesmo sendo um dual-core continua a ser necessario uma flag a dizer que é HT para poder utilizar essas optimizações nas aplicações.
Se assim for, para o S.O (pensava que era as aplicações) um multi-cpu não é igual a HT...

Não, um multi processador pode sempre usar as "optimizações" para HT.


No final de tudo, e em média a capacidade de processamento pode-se ordenar crescentemente da seguinte forma:

Multi-core / Multi-chip / Multi processor / HT processor.
 
Bem, neste bench de renderização, o CPU fica literalmente a meio gás por causa da falta de optimização p HT.

Ok, eu ponho a desgraça... :rolleyes:
4m 38 s

[]
 
Para o SO, Multi processador é igual a multicore/multi chip, e o HT é separado de todos, embora seja semelhante.

ok tafinho... entao resumindo, aquele bit a identificar o cpu como HT não trás beneficios pois o cpu ja é reconhecido pelo S.O como multi-cpu.
Ou ha vantagens em ser reconhecido como HT (uma vez que é semelhante mas diferente)... ?

eu estou a olhar para isto, como que aquele programa 3Danalizer que "engana" os jogos fazendo crer que X placa pode correr pixelshadders ou até mesmo dizer que uma Ati é uma Nvidia, e que na pratica resulta no jogo usar as tais caracteristicas que nao eram identificadas de origem...
 
Última edição:
Já agora, o meu render bench da desgraça:

render8kd.jpg

Barton 2600+ completamente stock (1900Mhz)
512DDR @ 418Mhz
MX440se AGP8x 64MB @ 300/500Mhz
Todos os programas habituais a correr em background

Podia ser pior!
:lol:
 
|Oc|CRASH_OVer disse:
ok tafinho... entao resumindo, aquele bit a identificar o cpu como HT não trás beneficios pois o cpu ja é reconhecido pelo S.O como multi-cpu.
Ou ha vantagens em ser reconhecido como HT (uma vez que é semelhante mas diferente)... ?

Existe um único caso onde isso pode ser vantajoso.
Se a aplicação puder usar SMT e SMP, então num processodor dual core, uma aproximação SMT poderá ser mais eficaz.
 
Zeppelin disse:
Bem, neste bench de renderização, o CPU fica literalmente a meio gás por causa da falta de optimização p HT.

Ok, eu ponho a desgraça... :rolleyes:
4m 38 s

[]

LOL realmente quando eu estava 'a espera dum bom bench para ti raio do programa não suporta HT... Assim realmente não rende... (Mas como com o HT podes correr dois, divide-se esse tempo ao meio ;) ) Um amigo meu teve um Prescott numa board que não suportava HT... Excusado sera' dizer k os resultados não eram grande coisa...
 
LOL não sejas assim :) Claro k ele come tudo o que lhe dão... Podemos fazer o benchmark doutra maneira então... Metes o Intel a correr dois benchmarks dakeles e metes o AMD a fazer o mesmo, depois compara os tempos ;)
 
God_Lx disse:
LOL não sejas assim :) Claro k ele come tudo o que lhe dão... Podemos fazer o benchmark doutra maneira então... Metes o Intel a correr dois benchmarks dakeles e metes o AMD a fazer o mesmo, depois compara os tempos ;)

O intel irá demorar mais do dobro do tempo a correr os 2...
Convém saber o que o HT realmente faz...
 
Tafinho disse:
O intel irá demorar mais do dobro do tempo a correr os 2...
Convém saber o que o HT realmente faz...

Epah, so' se isso funcionar de forma diferente do Folding ;) No folding se meteres duas consolas ele divide pelos CPU's virtuais ou seja aproveita-se o CPU a 100% e não a 50%, portanto se isso funcionasse da mesma forma teriamos o mesmo tempo no Intel mas dois benchs acabados enquanto k no AMD iria demorar o dobro... (Por acaso ja' tive dois Prescotts com HT mas não gostei mt daquilo ;) )
 
God_Lx disse:
Epah, so' se isso funcionar de forma diferente do Folding ;) No folding se meteres duas consolas ele divide pelos CPU's virtuais ou seja aproveita-se o CPU a 100% e não a 50%,/QUOTE]

Tu não tens 2 CPU's.

Se puderes 2 consolas a correr, demora mais que uma consola a correr 2 unidades consecutivas.
 
Tafinho disse:
God_Lx disse:
Epah, so' se isso funcionar de forma diferente do Folding ;) No folding se meteres duas consolas ele divide pelos CPU's virtuais ou seja aproveita-se o CPU a 100% e não a 50%,

Tu não tens 2 CPU's.

Se puderes 2 consolas a correr, demora mais que uma consola a correr 2 unidades consecutivas.

Não ! Se puseres duas consolas demora o mesmo k se puseres uma ! Se puseres so' uma ele so' usa 50% do CPU e podes ver isso no Task Manager por exemplo... Não sei se com esse Bench sera' o mesmo mas com o Folding e' assim de certeza...
 
Assim n dá...
O HT basicamente vai aproveitar os espeços vazios na transmissão de data e assim criar mais um corredor de informação paralelo.
Se meteres 2 benchs ao mesmo tempo irás ter o mesmo CPU a aproveitar um só desses canais para 2 tarefas demorando o dobro do tempo.

@ Tafinho --> Então tb n podes considerar o AMD um bom processador, pq ele n come tudo o q lhe dão. Denoninadamente o multi tasking. O q para ti pode n ser importante mas é-o para muita gente.

Mais uma vez, n tou a dizer q um é melhor q outro.
Vamos ver se nos entendemos.

[]
 
God_Lx disse:
Não ! Se puseres duas consolas demora o mesmo k se puseres uma ! Se puseres so' uma ele so' usa 50% do CPU e podes ver isso no Task Manager por exemplo... Não sei se com esse Bench sera' o mesmo mas com o Folding e' assim de certeza...

?

De onde é que vem essa ideia de que se meteres duas WU a correr ao mesmo tempo, a WU vai demorar o mesmo tempo que estando sozinha?

Lá porque o task manager apresenta como 50% não quer dizer que esteja a usar só 50 % do cpu.
Há aplicações onde ter o HT ligado, perde-se performance.....
 
Nemesis11 disse:
?

De onde é que vem essa ideia de que se meteres duas WU a correr ao mesmo tempo, a WU vai demorar o mesmo tempo que estando sozinha?

Lá porque o task manager apresenta como 50% não quer dizer que esteja a usar só 50 % do cpu.
Há aplicações onde ter o HT ligado, perde-se performance.....

Ou não andas mt atento ou n sei... O FELLYCORA ja' testou isso ha' mt tempo, ele tem um Prescott com HT e se meter so' uma instancia do Folding no Task Manager aparece 50% de utilização e SIM isso está certo, quanto ao tempo k demora, se ele tiver uma demora 2min se ele tiver duas demoram 2 minutos... Daí a vantagem dos P4 com HT a foldar dado k no mesmo tempo (Apesar de demorarem muito mais k um AMD) fazem duas...
 
God_Lx disse:
Ou não andas mt atento ou n sei...

Sim, deve ser isso.

God_Lx disse:
O FELLYCORA ja' testou isso ha' mt tempo, ele tem um Prescott com HT e se meter so' uma instancia do Folding no Task Manager aparece 50% de utilização e SIM isso está certo

Não é só no folding. Se tiveres só uma instancia de qualquer programa a correr num PIV com HT, só te aparece no maximo 50%.
Isso não quer dizer que esteja a usar só 50% do cpu.

God_Lx disse:
quanto ao tempo k demora, se ele tiver uma demora 2min se ele tiver duas demoram 2 minutos... Daí a vantagem dos P4 com HT a foldar dado k no mesmo tempo (Apesar de demorarem muito mais k um AMD) fazem duas...


A correr ao mesmo tempo, cada uma demora os tais 2 minutos, a correr sozinhas demoram também 2 minutos?

Gostava de ver benchmarks disso e opiniões de quem tem actualmente um PIV com HT a foldar, porque não acredito nisso.

Eu cheguei a testar o meu antigo cpu (PIV 3.0 com HT) no folding e no seti e não eram esses os resultados que tinha. Nunca ganhei o dobro (nem nada perto disso) do que estando só com uma WU.
 
olha que no seti tenho quase a certeza que havia ganhos em usar 2 consolas em HT...
´
e quanto ao folding.... tb acho que sim!

pelo menos foi o que subentendi daqui:

http://forum.folding-community.org/viewtopic.php?t=10427

Folks, for many the HT (HyperThreading) issue is one that they just don't understand. While Stanford allows you to run more than one instance of the Folding@Home client on your computer, you are not really helping them if the number of clients you are running is not equal to the number of REAL CPU's you actually have. While running two instances of the F@H client will return two work units more quickly than doing one at a time, that is not what is important. Returning one work unit 70% faster and starting the next generation of tests on the work unit, is what Stanford wants. Speed in working through each protein generation is very, very important. Sometimes quality is better than quantity. Quality in this case is work being returned more quickly. While it is well known that an HT CPU can run 2 work units because the OS treats it like two CPU's, and you can gain a possible 15-30 percent increase in points for that computer, it also means that each work unit is returned more slowly. In simple terms, if the project has 300 generations needed to test a theory on a protein model, and running two instances at once delays the return of work for 1 day each time, you end up with a 300 day delay. That translates to about a 10 month delay in examining your data for the final result. The bottom line is simply this: Run 1 instance for each CPU you have. An HT CPU is not two CPU's, it is one. Let's work to advance the science and spend a little less time worrying about the number of points you get.

This is a direct quote from Dr. Vijay Pande:
1) If you care primarily about points, running 2 procs on HT is still the best bet. We are grateful for all contributions and if people choose to run 2 procs on HT, our approach is that all contributions are welcome.

2) If you care about the science foremost and are interested in our recommendations, then do not run 2 procs on HT, but please just run one process. That won't be best for points, but is best for the science.

3) If your machine cannot make the deadlines, then one should run the timeless WUs.

I hope that clears these issues up and thanks to all for their contributions.

Thanks for listening and please do the right thing.
Larry

(copied from http://www.em-dc.com/ info gathered from these forums)
_zZz_
 
Última edição:
Back
Topo