aceder ao computador de terceiros sem a autorização do proprietario é crime?

Eu não acredito que ainda não tenham percebido, LOL, mas se querem continuar com analogias deste tipo, então recordem-se que estar a comparar um servidor HTTP, FTP, etc... com uma vivenda, é pura e simplesmente....... ESTUPIDO, LOL, no máximo comparem-nos com uma loja, visto ser de longe o imóvel que maior se assemelha, ou seja, quando vais na rua, e passas por uma loja que tem a porta aberta, estás a cometer algum tipo de crime ao entrar, e ver os artigos que se encontram expostos na mesma? não pois não? aqui o caso é o mesmo, visto que só estarias a fazê-lo no caso da loja se encontrar fechada, se tivesses sido convidado a sair pelos donos, ou ainda se a entrada na mesma fosse selectiva, get it? assim sendo convido-vos a reflectir um bocado antes de se voltarem a pronunciar, visto que já estava mais do que na altura de colocarem esses neurónios a trabalhar, mas pronto, resumindo e baralhando: DEPENDE (e se não perceberem isto desta forma, desisto). :joker:

Parece que o único que ainda não percebeu foste tu...
Basta ler a lei, no pdf que foi posto em cima... o que é que queres mais?

Uma loja tem à entrada bem à mostra o horário de funcionamento (e a respectiva autorização camarária) que no caso da analogia, transmite aos clientes a respectiva autorização de entrada...
Se entrares na loja fora desse horário, sem autorização explícita do dono, mesmo para "ver os artigos", é óbvio estás a cometer um crime.
 
Última edição:
SoundSurfer disse:
Se entrares na loja fora desse horário, sem autorização explícita do dono, mesmo para "ver os artigos", é óbvio estás a cometer um crime.

Mas tu és burro, ou comes maravilha ás colheres? :rolleyes:

PapaGigas disse:
aqui o caso é o mesmo, visto que só estarias a fazê-lo no caso da loja se encontrar fechada, se tivesses sido convidado a sair pelos donos, ou ainda se a entrada na mesma fosse selectiva, get it?

PS - Começo a ver que mais vale desistir, visto que percebem tanto disto, como eu de agricultura. :rolleyes:
 
Por mais razão que tenhas neste mundo, não te dá o direito de responderes assim.

Não fiz report, mas para a próxima faço.
 
que conversa mais ignorante oh PapaGigas...

se o teu vizinho do lado deixasse a porta de casa aberta e eu me enfiasse la para dentro e tu visses o mais certo era tu ligares à policia a dizer que lhe estavam a assaltar a casa...

agora pensas que se a policia chegasse lá e eu dissesse "ah e tal estava só a ver que tipo de papel de parede eles usam, não ia roubar nada nem partir nada..." eles se iam importar??

era invasão de privacidade. <-ponto

o mesmo acontece com qualquer computador, não é por ele estar ligado que tu podes ir lá mexer e ver o que queres que deixa de ser legal...

e sinceramente não sei qual será o mais burro... aquele que não quer ver e perde a paciência ou aquele que parte para o insulto...
 
Todo e qualquer tipo de acesso e uso de recursos não autorizado incorre em crime.
Honestamente não estou a entender qual, afinal, é a duvida.
E, sinceramente, começo a ter medo de alguns utilizadores deste fórum...
 
e sinceramente não sei qual será o mais burro...

És tu...... mas de longe, LOL, então voltas a falar em "casas"? cum crl... :rolleyes:

Como é que tu diferencias algo que é publico de algo que é privado na WAN, hein? se eu fosse admin deste forum, podes ter a certeza que te processava, só para perceberes até que ponto estás a ser ridiculo, porque era obvio que eu iria perder esse processo, mas se não consegues/m ver isso, mais vale tar calado, que farto de noobs tou eu até á ponta dos cabelos. :rolleyes:
 
epah, isso é o raio da lógica da batata, sem ofensa.

"olha uma rede wireless, hum... não tem password, logo, o dono da mesma claramente montou-a como um hotspot completamente aberto e gratuito" For the love of god, até em alguns hotspots, ditos gratuitos, tu tens que te registar de alguma forma.
 
epah, isso é o raio da lógica da batata, sem ofensa.

"olha uma rede wireless, hum... não tem password, logo, o dono da mesma claramente montou-a como um hotspot completamente aberto e gratuito" For the love of god, até em alguns hotspots, ditos gratuitos, tu tens que te registar de alguma forma.

E como é que tu sabes que o dono não a montou mesmo para ser um free hotspot? Tenho um amigo meu que fez isso na aldeia dele...

Como é que tu diferencias uma rede em que o dono deixou-a de propósito sem password, e outro que se esqueceu da password?

Até te dou outro exemplo:

O Quim Manel, tinha vindo da aldeia, e passava pela primeira vez por uma rua, onde de um lado tinha uma Faculdade (que ele nem sabia o que era) e do outro lado prédios.

Apanhava duas redes: a rede aeISEP da faculdade e a rede xpTO do António que mora nos prédios.

Entra na rede aeISEP (rede essa que não precisa de auteticação nenhuma, nem é preciso ser-se estudante, qualquer um se pode ligar) simplesmente porque a viu sem password. Cometeu algum crime?

E depois ao ligar-se á rede xpTO está a comer um crime? Como é que ele diferencia as duas redes? Para ele são iguais, ambas sem password...
 
já agora... como distingo um gratuito de um privado sem protecção??

já agora peço desculpa ao PapaGigas por não ser tão elucidado como ele... enfim..
 
, mais vale tar calado, que farto de noobs tou eu até á ponta dos cabelos. :rolleyes:

Tu deves ser muito inteligente sim senhor...lá por que percebes disto e daquilo isto nao te leva a ter razao...

1º A questão aqui é que o computador que foi acedido(o que originou a thread) é um computador pessoal , ou seja , é como uma casa , e nao como uma loja ! Pois numa loja entra lá muita gente numa casa só quem o dono quer !
2º Noobs ou nao , também já foste um noob pois ninguem nasce ensinado, portanto nao sei qual o teu direito de chamares noobs ou seja o que for só porque agora supostamente já sabes mais que o pessoal daqui!
3º Como o computador é pessoal, NINGUEM pode aceder ao mesmo, salvo com autorizaçao prévia do dono , logo ao aceder é crime e ponto final !
4º Nao tens razao... Forget it !
 
Nao tens razao... Forget it !

Já discuti esta matéria com N advogados, e todos me dão razão, mas claro... como vocês percebem disto a potes, o melhor é aceitar a vossa forma de ver as coisas, e passar a aplaudir de pé todas as barbaridades que dizem (que é o que irei passar a fazer, visto que tou saturado de gente ignorante como tu, ou seja, a partir daqui não mais me irei pronunciar relativamente a esta matéria, e tudo o que farei será comentar os vossos posts com quem realmente sabe do que fala, pois felizmente ainda servem para dar umas boas gargalhadas, enfim). Não tenho culpa que se coloquem no lugar de vitimas, e que me vejam como alguém que apenas pretende arranjar desculpas para que sejam invadidos, mas na verdade pouco ou nada me interessa o que pensam, pois já vi que não sabem do que falam... temos pena. :rolleyes:
 
Sou amigo do PapaGigas e tenho seguido este tópico com algum interesse, até porque já discuti várias vezes isto a propósito de proxies. Alguns aqui ainda não conseguiram perceber o que o papagigas quer dizer, vá-se lá saber porquê... e o gajo anda com pouca paciência para explicar a mesma coisa repetidamente! (este gajo não dava para professor :-D)

Tupac, se te entrarem no computador através de um "exploit" ou trojan qualquer e com a intenção de te causar dano ou obterem uma vantagem qualquer, é crime.

Agora, se te entrarem no teu computador através de um FTP que TU abriste e deixaste desprotegido por password, a "autorização" está mais que implicita! Não é crime nenhum! Caso contrário já tu terias com certeza cometido dezenas, centenas ou milhares de "crimes" desses! Percebeste agora??

Se o computador, fisicamente ou pela utilização usual, é pessoal ou não, não interessa. Quem lhe acede pela internet não sabe nada disso. Apenas vê um servidor FTP ali abertinho para fazer o que quiser com ele. Os servidores FTP, HTTP, proxies são regra geral de acesso livre. A analogia "loja com a porta aberta" faz todo o sentido. Ou seja, a autorização para lhes acedermos está mais do que implícita. Se alguém através deles conseguir aceder a algo que não devia e/ou causar prejuízos ao proprietário, a culpa é de quem os abriu e configurou (mal). A não ser claro que alguém tenha acedido maliciosamente à máquina e aberto esses serviços sem conhecimento do proprietário!

Daí que o PapaGigas tenha dito, e muito bem, que DEPENDE (quanto à questão de ser crime ou não, numa altura em que o gatohumano ainda não tinha dado detalhe algum sobre como o acesso tinha sido feito).

Claro que o caso do gatohumano, que deu inicio a este tópico, é obviamente ilegítimo. A meu ver, nem é preciso ir para as leis de acesso a sistemas informáticos ou privacidade. Se o computador é dele e alguém o usou (fisicamente e localmente), é utilização de propriedade privada sem autorização ou "abuso de confiança".

O caso dos access points wireless abertos é que me suscita algumas dúvidas. Também não dá para saber se o proprietário deixou aberto propositadamente para quem precisasse ou se foi por descuido ou ignorância. E geralmente é difícil identificar a quem pertence o access point para se pedir autorização.

Se acedermos a um access point wireless sem autorização explicita, mas apenas ocasionalmente para aceder à web e ver o email (ou seja, nada de grandes downloads), não vejo grande entrave moral, ético ou legal. Se a respectiva ligação à net não possuir limites de tráfego, o proprietário do hot spot não vai ter nenhum prejuízo nem sentir degradação da velocidade de acesso por causa disso. Ver os ficheiros que a pessoa tenha eventualmente partilhados nos seus computadores, isso é que já levanta problemas éticos e morais significativos, senão mesmo legais! E se for para uso frequente ou constante, também me parece bem tentar identificar o dono e pedir autorização.

Espero ter deixado as coisas mais claras, e que a discussão (se continuar) seja mais civilizada.
 
[BioHaZarD.PT];1736146 disse:
o gajo anda com pouca paciência para explicar a mesma coisa repetidamente! (este gajo não dava para professor :-D)

Nisso somos distintos, lol, eu não me importo de explicar uma, duas, três vezes a mesma coisa, mas quando vejo que já não se trata de não perceberem, mas sim de não quererem aprender, começo a ferver em pouca água, lol, mas pronto, ainda bem que deitaste alguma água na fervura, e a ver se é desta que compreendem o que venho a dizer desde o inicio desta thread. ;)
 
Eu já percebi onde voces querem chegar e nao disse que nao tinham razao...
O que eu disse foi que neste caso era crime , e tava a defender isso pois sei que é...O computador é pessoal...se alguem entrasse no meu pc, e andasse a ver logs de conversas,pastas,etc,etc era crime! Inda por cima um acesso fisico...claro que nao iria meter a minha namorada ou um amigo em tribunal , mas se o fizesse ele poderia na verdade(caso se provasse) ser acusado de crime por invasao de privacidade!
A conversa apenas descambou pois o PapaGigas é que veio com arrogancia e ofender as pessoas, quando ninguem lhe ofendeu!
A discussao apenas deixou de ser civilizada no momento em que se começam a ofender as pessoas...
Isto é um forum para nos ajudarmos , logo quem é user aqui deve ter espirito de ajuda e nao é a chamar isto ou aquilo que vai ajudar alguem!
 
Segundo o percebi no caso que deu origem a este tópico foi cometido um crime.
Agora o que não percebo é o porquê de todas essas analogias com casa, carros e lojas que vão levar ao mesmo sítio.

Se se entrar fisicamente (eu, disse fisicamente) num sítio que não seja vosso e não tiverem autorização do dono podem ser processados por invasão de propriedade, agora se são processados ou não depende do dono, e também do que fizeram.
No caso de serem processados por invasão de propriedade, e apenas invasão de propriedade, que determina se se deve aplicar pena ou não, será o juíz, mas em todo o caso vocês são culpados. Agora, não me perguntem qual é a pena, porque eu não tenho curso nenhum de direito.

Assim acho que esta tread pode é servir para esclarecer, civilizadamente, em que casos aceder via web ao computador de terceiros é crime.
 
Back
Topo