aceder ao computador de terceiros sem a autorização do proprietario é crime?

O conceito legal de rede informática de dois ou mais computadores pode ser preenchido de várias maneiras consoante o teu interesse.

No sentido literal uma rede wireless não é uma "rede informática" pois não estão dois computadores conectados, mas é sim disponibilizado um sinal, o que na lei não vem especificado.

Interpretando esse conceito de forma mais actualizada, pode-se perfeitamente defender que o bem jurídico objecto da lei ("redes informáticas") evoluiu para além do conceito restrito de dois computadores interligados e como merece protecção terá de se interpretar à luz da tecnologia actual.

Aposto que se um caso destes chegar a tribunal que será mais ou menos por aqui que andará a argumentação de cada parte. Eu continuo a inclinar-me para a segunda ideia, vá-se lá saber porquê.

Claro que estamos só a ver a parte do prisma "criminal" que é só uma das defesas garantidas pela lei. Pelo crime praticado podes ir dentro, mas isso não gera dever de indemnização.

O que gera o dever de indemnização é a prática de facto gerador de responsabilidade civil nos termos do Código Civil.

Naturalmente que a maioria das pessoas tem a mania de misturar as duas coisas.
 
Última edição:
O sinal wireless é o que liga os dois ou mais computadores, já que se estás a aceder a um site, estás invariavelmente a te ligar a outro computador. A lei não diz que apenas o cabo pode ser usado para ligar os dois ou mais computadores (alias, é omissa nisso, logo qualquer coisa que ligue os dois computadores é valido).
Hão-de me explicar ainda como é que conseguem por vias legais obter um IP privado para poder posteriormente aceder a esse mesmo PC.
 
Não é suficiente... Uma rede aberta não te pede autorização para entrar, por isso...

A lei não é explicita.
Uma casa de portas também não pede.. entra numa para veres as consequências. O povo europeu está demasiado habituado a certas "facilidades", isso sim. Quem sabe um dia mude.
 
Tenho amanha um exame de 'ética empresarial e informática' e esse caso aplica-se na lei da criminialidade informática, artigo 7º, de 17 de Agosto de 1991, e nao 2006!

Um abraço.

Segundo a legislação em vigor desde 17 Agosto de 2006 :

" Acesso ilegítimo
1 - Quem, não estando a tanto autorizado e com intenção de alcançar, para si ou para outrem, um
benefício ou vantagem ilegítimos, de qualquer modo aceder a um sistema ou rede informáticos será
punido com pena de prisão até um ano ou com pena de multa até 120 dias. "

Agora não sei se isto é aplicável ao invasor que não resida em portugal. E não é julgar-te mas creio que era escusado postares uma pergunta como essa num fórum.
 
Porque se calhar é uma casa!?
Se isso é a unica razão, a rede também pode ser privada porque é uma rede de alguem certo? Mas enfim, já vi que por aqui há pessoas que só vão ver a realidade se algum dia "o céu lhes cair em cima" (como diziam os nossos amigos gauleses).
 
Se a porta de minha casa estiver aberta...
NÃO PODEM ENTRAR

Se a minha janela de casa estiver aberta...
NÃO PODEM ENTRAR

Se a porta do meu carro estiver aberta...
NÃO PODEM ENTRAR

Se a janela do meu carro estiver aberta...
NÃO PODEM ENTRAR


Apesar de numa loja ou café o poderem fazer, como é lógico em coisas minhas não podem.

Não é por ALGUNS sítios terem redes wireless para o pessoal se ligar que lhes dá o direito de o fazerem apenas porque detectam uma.
 
Se a porta de minha casa estiver aberta...
NÃO PODEM ENTRAR

Se a minha janela de casa estiver aberta...
NÃO PODEM ENTRAR

Se a porta do meu carro estiver aberta...
NÃO PODEM ENTRAR

Se a janela do meu carro estiver aberta...
NÃO PODEM ENTRAR

LOL? mas vocês não sabem falar de outra coisa que não casas e carros? tou a ver que engenheiros de obras feitas e mecanicos temos ao monte, mas informáticos que saibam distinguir o "lógico" do fisico tá quieto... :rolleyes:
 
Apesar de numa loja ou café o poderem fazer, como é lógico em coisas minhas não podem.

Arnie_Marta,

Pronto, agora já todos sabemos que não podemos entrar nas tuas redes wireless. Mas vê lá se metes o teu nick no SSID! Caso contrário não as conseguimos identificar, e voltamos ao mesmo!

Se tens um router ou access point wireless ele está constantemente a emitir um sinal rádio para casa dos teus vizinhos e/ou rua a identificar-se e, no fundo, a oferecer um serviço (acesso sem-fios à internet) a toda a gente dentro do alcance. Como é óbvio, se o acesso estiver desprotegido, ninguém sabe se o montaste com a intenção de seres o único a usar esse serviço.

Se não queres que ninguém use, ou bloqueias o sinal para fora de tua casa (parece que há um papel de parede para isso :-D) ou proteges o acesso à rede! Caso contrário, se tiveres limites de tráfego e alguém te der prejuízos... podes espernear à vontade que não te adianta de nada! Como já aqui se falou, isto até já foi testado em tribunal em Portugal, e o puto que causou os prejuízos foi ilibado. Pode não constituir jurisprudência vinculativa, mas de qualquer forma é um precedente.

(Atenção que não estou a falar em aceder aos ficheiros privados que partilhas na tua rede, apenas em aceder à internet através do teu router/AP!)
 
[BioHaZarD.PT];1759998 disse:
Se tens um router ou access point wireless ele está constantemente a emitir um sinal rádio para casa dos teus vizinhos e/ou rua a identificar-se e, no fundo, a oferecer um serviço (acesso sem-fios à internet) a toda a gente dentro do alcance. Como é óbvio, se o acesso estiver desprotegido, ninguém sabe se o montaste com a intenção de seres o único a usar esse serviço.

Sinal de radio privado.
Se estiver identificado, não quer dizer que esteja a oferecer um serviço, quer dizer que EXISTE
ali wireless sem fios, não quer dizer que tenhas autorização para o usar.
Ninguem sabe se sou o unico a usar o acesso wireless, mas tambem não sabem se é para todos usarem.

É só a minha interpretação do que disseste, ja agora gostava de saber se aplicas isso a tudo ?? Se sim, gostava de saber o percurso que fazes com o carro, porque SE estas a usar uma via PUBLICA, SE tens um carro, logo estas a oferecer um serviço de transporte e se por acaso tiver mais que 1 lugar eu vou entrar para me levares a algum lado porque serviços de taxi a borla eu gosto!! (esta analogia n é la mto boa, mas divertida :D)
Just kidding!!
Cumprimentos
 
É só a minha interpretação do que disseste, ja agora gostava de saber se aplicas isso a tudo ?? Se sim, gostava de saber o percurso que fazes com o carro, porque SE estas a usar uma via PUBLICA, SE tens um carro, logo estas a oferecer um serviço de transporte e se por acaso tiver mais que 1 lugar eu vou entrar para me levares a algum lado porque serviços de taxi a borla eu gosto!! (esta analogia n é la mto boa, mas divertida :D)

Agora a moda é "transportes públicos"? LOL, ok ok, se querem entrar por ai... tanto melhor. :joker:

Ora bem, como é que tu diferencias um transporte (dito) público, de um veiculo privado, de um veiculo de transporte camarário (realmente) público? não é pela forma como os mesmos se encontram identificados? ou melhor, porque é que os táxis são todos da mesma cor? será que é porque são todos uns macacos de imitação, ou será que é para se distinguirem dos restantes veículos que se encontram em circulação? ora bem, neste caso os transportes camarários são os AP's abertos com o broadcast do SSID activo, em que qualquer um pode usufruir daquele serviço sem ter que dar contas a ninguém, os táxis são os AP's fechados com o broadcast do SSID activo, que sabes que tens que pedir autorização para entrar dentro dos mesmos e/ou pagar para fazer uso do seu serviço, e os veículos privados são os AP's sem broadcast do SSID activo, que só lá entras se fores convidado (ou cometeres um crime, lol), tão simples quanto isto, mas pronto, visto que não estamos a falar de "CARROS" (nem de casas, vivendas, apartamentos, autocarros, carrinhas, camiões, etc...), mas sim de um sinal rádio que chega até ti sem ser solicitado (e se querem falar em invasão de propriedade, vamos começar por ai, LOL, por mim bane-se tudo o que nos invada a privacidade, e acaba-se com essas malditas frequências que insistem em invadir o meu espaço vá eu para onde vá, LOL, desta forma ficava toda a gente mais descansada, pois ninguém estaria a usar o sinal de ninguém para fazer o que quer que seja, e como tal não havia cá problemas juridicos devido a isso), mais vale cingirem-se só e apenas a esta matéria, e não inventar mais exemplos do arco da velha......... como os que têm inventado até á data. :rolleyes:
 
Última edição:
mas sim de um sinal rádio que chega até ti sem ser solicitado

Não tens qualquer direito sobre transmissões propagadas atraves de espaço ou neste caso atmosfera, até porque pela propria natureza das transmissões, não podem ser direccionadas e legalmente um utilizador comum pode-o fazer dentro de certos limites.

Acho que as pessoas usam as analogias para fazer ver um ponto de uma maneira simples, é como a história da cegonha para as criancinhas, se mesmo assim não se vai la, epá, tenham o bom senso de não usar a net do outros, já que ou por desconhecimento ou falta de legislação não dá, um pouco de bom senso basta.
 
Última edição:
Se estiver identificado, não quer dizer que esteja a oferecer um serviço, quer dizer que EXISTE ali wireless sem fios, não quer dizer que tenhas autorização para o usar.
Ninguem sabe se sou o unico a usar o acesso wireless, mas tambem não sabem se é para todos usarem.

É só a minha interpretação do que disseste, ja agora gostava de saber se aplicas isso a tudo ??

Eu estou precisamente a defender que se dê ás redes wireless a mesma interpretação q dou (e todos damos) a propriedades e serviços que estão abertos e aparentam ser se acesso/uso livre (lojas, centros comerciais, rádio, televisão...).

Aqui há tempos apanhei no carro uma "Rádio Lidador". Como é que eu sei se posso ouvir-la ou se é para uso privado do Sr. Lidador? Descobrir o emissor até é bem mais difícil que descobrir o dono de um AP/router wifi!

gostava de saber o percurso que fazes com o carro, porque SE estas a usar uma via PUBLICA, SE tens um carro, logo estas a oferecer um serviço de transporte e se por acaso tiver mais que 1 lugar eu vou entrar para me levares a algum lado porque serviços de taxi a borla eu gosto!!

Os carros usam-se por norma na via pública, não deixando de ser privados por isso. MAS se houvesse por aí algum serviço de transporte gratuito a usar Citroens ZX cinzentos sem qq elemento que os distinguisse dos outros, teria obviamente de mostrar compreensão a quem me entrasse pelo carro a dentro por engano! Teria de ser eu a trancar sempre as portas e/ou mudar a cor do carro ou outra coisa qualquer para o distinguir dos carros do tal serviço.

Se tivéssemos um percurso idêntico, até te dava boleia na boa. Poupava-se gasolina e o ambiente! :)

PS: Não uso quotidianamente a rede wireless de ninguém. Tenho Netcabo e pago-a. Agora, se for com o portátil a algum lado, precisar de ir à net ou ver o email, e apanhar alguma rede aberta, uso-a. Não me meto é a fazer grandes downloads pq sei que há muita malta que deixa os seus routers abertos inconscientemente e a maioria ainda deve ter tarifários com limites de tráfego. Em breve vou meter aqui em casa um router wireless e tb deverá ficar aberto para quem precisar.
 
Última edição:
[BioHaZarD.PT];1761980 disse:
PS: Não uso quotidianamente a rede wireless de ninguém. Tenho Netcabo e pago-a. Agora, se for com o portátil a algum lado, precisar de ir à net ou ver o email, e apanhar alguma rede aberta, uso-a. Não me meto é a fazer grandes downloads pq sei que há muita malta que deixa os seus routers abertos inconscientemente e a maioria ainda deve ter tarifários com limites de tráfego. Em breve vou meter aqui em casa um router wireless e tb deverá ficar aberto para quem precisar.

Eu acho essa atitude perfeitamente normal(e bom karma essa cena de ter uma rede aberta para quem quiser :) ) de utilizar uma rede aberta se estiver no alcance de um portátil..para uso normal da internet porque não?? Aliás se tiveres wifi ligado aquilo até se liga automaticamente à primeira rede aberta que encontrar..

O grande problema no meio disto tudo é que o pessoal compra os kits Wireless.. mete aquilo tudo a andar e nem se preocupa em proteger... se gastassem 5 minutos a configurar o router, conseguiam afastar uma boa dose de "ácaros" :)

Quanto à legislação e ser ilegal.. pá suponho que seja ilegal apanhar uma rede wifi E ultrapassar a sua protecção, agora uma que esteja aberta não tenho tanta a certeza.. mas eu só estou a supôr, por favor não me flamem a torto e a direito :)

Cumps
 
Já vi que incomoda a muita gente falar de casas e carros, então justificai isto:

TVCABO

Compras um receptor, fazes umas coisinhas e tens Sportv á pato, pela vossa teoria é legal... o sinal está a ser transmitido "wireless" dessa forma posso fazer o que quiserem.
Não venham dizer que esse sinal está codificado, porque o de algumas redes wireless nomeadamente pontos wifi com FON; PT, CLIX,etc.... também é preciso dados mas é legal entrar.
 
Back
Topo