Apple Vision Pro

Porque iria surgir "power banks" se isso já tráz um power bank? :D

quanto muito aparecer baterias de maior capacidade.

A min achei curioso que não se liga diretamente no carregador, precisa da bateria obrigatoriamente se quiser usar isso "na tomada".

Tal como o gajo disse, a quantidade de cartão descartável que embala o produto e os acessórios é considerável. E a proteção ao meio ambiente Apple? Ao menos não usam mais plásticos...

O tamanho da caixa é algo que deve encolher com o tempo, não há necessidade de vir "pronto" e se os suportes laterais forem feitos de forma à remover, ainda mais compacto poderia vir a caixa.

Uma versão mais low cost é fácil de fazer:
- Dispensar o ecrãn frontal
- Vir com o M cpu anterior (por exemplo vem com o M2 e o Vision Pro 2 vem com M3/M4)
- Menos resolução nos ecrãns.
Quis referir-me ao tamanho da bateria, pois n tardará haver malta a dizer que precisa de mais “sumo”!

Quanto á versao “low cost”, continuo a prever que o maior corte sera nos materiais premium, passando a usarem plastico e afins.

Como dizeste e bem o M2 deverá ser mantido pra versão “low cost e o ecrã frontal ser removido, pois atualmente é useless.
Quanto há resolução, duvido que reduzam a mesma, pois é essencial uma resolução destas pra um equipamento deste género!

Cumps, Wolf
 
Sobre deixar de usar metal, duvido, existe algum produto do lineup atual da Apple que use plástico na construção? Eventualmente o "Pro" passa a ser feito de titanio e o "low cost" mantém o alumínio.

Já tem tempo que não fazem mais nada em policarbonato, hoje é tudo aluminio, vidro, titanio e aço inox.

Afinal o cabo da bateria pode ser removido e é o plug é literalmente Lightning XL:

https://x.com/raywongy/status/1752787114071298255?s=46&t=bKFfKkw_Mrojz5P-fSMjeQ

Por um lado, kudos para a reparabilidade, por outro imagino que o cabo deve ser extremamente caro e queria ver o argumento de usar isso e não um USB-C padrão e se vai permitir 3rd party battery de maior capacidade.
 
Já tenho os meus e realmente têm uma qualidade muito superior aos outros aparelhos de VR. No entanto, o peso também está bastante alto e o desconforto chega muito rápido. Amanhã vou tentar passar na loja outra vez para ver se com uma mudança do light seal e das bands aquilo fica melhor.

P.S.: Consegui também lançar uma versão (MVP) do jogo que andei a trabalhar com a minha mulher nos tempos livres. Contávamos com o lançamento dos óculos lá para finais de Março, por isso acabaram por ficar muitas features pelo caminho, mas vamos adicionar nos próximos updates. Quem quiser dar uma vista de olhos: https://apps.apple.com/us/app/the-deck-game/id6462115392 🙂
 
Já tenho os meus e realmente têm uma qualidade muito superior aos outros aparelhos de VR. No entanto, o peso também está bastante alto e o desconforto chega muito rápido. Amanhã vou tentar passar na loja outra vez para ver se com uma mudança do light seal e das bands aquilo fica melhor.

P.S.: Consegui também lançar uma versão (MVP) do jogo que andei a trabalhar com a minha mulher nos tempos livres. Contávamos com o lançamento dos óculos lá para finais de Março, por isso acabaram por ficar muitas features pelo caminho, mas vamos adicionar nos próximos updates. Quem quiser dar uma vista de olhos: https://apps.apple.com/us/app/the-deck-game/id6462115392 🙂
Tem bom aspecto.

Parabéns
 

A review mais fora da caixa de todas.
Eu tenho andado a pensar sobre o que escrever aqui sobre os Apple Vision Pro. Eu tenho defendido que vão ser um sucesso. Depois de ter visto a review do The Verge acho que são aquilo que o iPad é no ecossistema e que a killer app é consumir media. O iPad à muitos anos que a discussão é, o hardware é melhor que o software. É perfeito para consumir média. Produtividade, nem tanto. Tem sempre alguma limitação quando comparado com um Mac. Pode ser usado como monitor externo no Mac (um caro monitor externo...), ou seja, arranjamos desculpas mas para produtividade não substitui o Mac.

As Personas no Apple Vision Pro (AVP) são más. Quando as pessoas têm cabelo comprido então são muito más. Está em beta. Ok... Boa desculpa. Qual é a vantagem de usar o Teams com o AVP em vez do modo atual? Não estou a ver.
O peso é algo que não dá para fugir. Não é confortável. A queixa é generalizada. A apple fez o melhor possível. Não se pode acusar de ter cortado cantos.

Para ver Apple TV é brutal como eu já esperava. É essa a killer feature (consumir media). O que mais gostava era de ver uma final da NBA na primeira fila. Isso é possível hoje com os AVP. A Apple tem os direitos exclusivos da MLS e espero ver algo nessa liga primeiro.

A bateria não dura o tempo de alguns filmes... Vamos ter que estar ligados a uma tomada. É algo que não é simples de resolver. Mais uma vez é difícil ultrapassar os limites. É também uma experiência solitária. Apesar de ser o melhor dispositivo que se consegue ver através de. Mas se não é o peso é a duração da bateria ou o estranho que as pessoas vão olhar para nós.

Continuo a achar que vai ser um sucesso mesmo a este preço. Não conseguem fabricar o suficiente para a procura. Quando conseguirem aumentam os países para vender. É simples.
A Netflix e a Google com o Youtube não estão presentes porque querem algo em troca. São competidores. Não vejo que tenham alternativa. O Youtube depressa alguém se encarrega de resolver o problema. Acho que até já li que já havia algo.
 
Já tenho os meus e realmente têm uma qualidade muito superior aos outros aparelhos de VR. No entanto, o peso também está bastante alto e o desconforto chega muito rápido. Amanhã vou tentar passar na loja outra vez para ver se com uma mudança do light seal e das bands aquilo fica melhor.

P.S.: Consegui também lançar uma versão (MVP) do jogo que andei a trabalhar com a minha mulher nos tempos livres. Contávamos com o lançamento dos óculos lá para finais de Março, por isso acabaram por ficar muitas features pelo caminho, mas vamos adicionar nos próximos updates. Quem quiser dar uma vista de olhos: https://apps.apple.com/us/app/the-deck-game/id6462115392 🙂
Vai partilhando a tua experiência com eles e como o OS tb vai evoluindo!

Congratz pela app!

Partilho a review do Marques:


Cumps, Wolf
 
Vi um Tweet sobre potenciais usos. Desde acompanhar a F1 na TV e ter um render 3D do circuito por baixo com os carros em tempo real andando como aspirar a casa e ele mostra por onde vai passando, aprender a tocar piano (ok, aqui ja sendo nicho do nicho).

Acho que tem sim, um enorme potencial para algumas coisas, mas o preço é um fator enorme, iPhones e iPads rapidamente foram populares pelo relativo baixo custo, agora 3500 ainda é muito, até mesmo pro americano médio e algo que não vai substituir nada por enquanto.
 
Vi um Tweet sobre potenciais usos. Desde acompanhar a F1 na TV e ter um render 3D do circuito por baixo com os carros em tempo real andando como aspirar a casa e ele mostra por onde vai passando, aprender a tocar piano (ok, aqui ja sendo nicho do nicho).
Em directo, pelo menos em desportos que não sejam praticados em espaços pequenos, a transmissão terá sempre que ser controlada por um realizador e equipa. Pode-se dar liberdade ao utilizador de escolher o que quiser, mas vai perder momentos importantes.
O que está nesse vídeo está interessante, mas o que está no ecrã da transmissão terá que ser controlado por um realizador e o que está no posicionamento dos carros, consegue-se com num tablet, com uma apresentação mais simples.

Já vejo como mais interessante o que se pode fazer depois de uma transmissão em directo. Por exemplo, MotoGP tem camaras 360º e poderia ser interessante a pessoa escolher certas alturas da corrida e escolher o POV da camara para ver no Vision Pro. Ou ter a visualização das camaras que estão nos capacetes dos pilotos, a partir do Vision Pro, talvez com grafismos externos, por exemplo para ver um acidente entre 2 pilotos, a partir do POV de um dos pilotos. :)

Onde quero chegar é que não me parece complicado ter o que está naquele video no Twitter, sem o Vision Pro. Penso que haverá outros cenários em que o Vision Pro ou algo semelhante será fundamental para se ter acesso. :)
 
Última edição:
Continuo a achar que vai ser um sucesso mesmo a este preço. Não conseguem fabricar o suficiente para a procura. Quando conseguirem aumentam os países para vender. É simples.
A Netflix e a Google com o Youtube não estão presentes porque querem algo em troca. São competidores. Não vejo que tenham alternativa. O Youtube depressa alguém se encarrega de resolver o problema. Acho que até já li que já havia algo.
Sim, já há a app Juno para navegar no YouTube.

Também acho que vai ser um sucesso e a cada ano e iteração vai baixar o preço, provavelmente vão sair versões não Pro e Air sem o ecrã frontal e CPUs mais antigos o que irá reduzir o custo.
A Meta também pode agradecer à Apple, vão vender mais Quests por arrasto (até já introduziram alguns gestos e reprodução de Spatial Videos no último update).
 
Isto vai ser o futuro.

E lembrem-se sempre, é a primeira iteração de um "novo" segmento de produto (pelo menos para a Apple). Coisas brutais virão!
 
Isto vai ser o futuro.

E lembrem-se sempre, é a primeira iteração de um "novo" segmento de produto (pelo menos para a Apple). Coisas brutais virão!
Sim, é lembrar-mo-nos do 1º iPhone.
Irá demorar mais a pegar que os smartphones devido ao preço e no caso dos telemóveis quando o iPhone saiu já (quase) toda a gente tinha telemóveis, o que não acontece com os headsets VR, mas mesmo levando mais tempo acho que em 5 anos já se chegará ao nível dos telemóveis em 1995-1996.
 
Acabei por passar na loja da Apple para uma troca do light seal e com uma ajuda do funcionário em como melhor posicionar a solo band, lá consegui ficar com um aparelho bem mais confortável.
Ainda assim, o conforto e o preço continuam a ser os únicos defeitos que consigo apontar. São pontos subjectivos, mas tirando isso, acho que a Apple conseguiu criar um produto fora de série e que deverá dar um grande empurrão a este mercado.
Outro problema é que de cada vez que se empresta o aparelho a alguém para experimentar é preciso activar o guest mode e fazer a recalibração das mãos e olhos. Se não for feita, a pessoa simplesmente não consegue clicar onde quer na maioria das vezes.
Também acho que a Apple poderia ter dispensado o ecrã exterior. É engraçado e tal, mas acho que o que adiciona não compensa o esforço (R&D, preço, peso, etc).
Quanto aos pontos positivos, são tudo o resto e que já todos aqui provavelmente ouviram. O grande use-case para mim será ver filmes e alguns jogos dado que a qualidade do ecrã é mesmo fora de série (a do passthrough nem por isso).
Se tiverem algumas questões terei todo o gosto em responder.

IMG-3762.jpg
 
Acabei por passar na loja da Apple para uma troca do light seal e com uma ajuda do funcionário em como melhor posicionar a solo band, lá consegui ficar com um aparelho bem mais confortável.
Ainda assim, o conforto e o preço continuam a ser os únicos defeitos que consigo apontar. São pontos subjectivos, mas tirando isso, acho que a Apple conseguiu criar um produto fora de série e que deverá dar um grande empurrão a este mercado.
Outro problema é que de cada vez que se empresta o aparelho a alguém para experimentar é preciso activar o guest mode e fazer a recalibração das mãos e olhos. Se não for feita, a pessoa simplesmente não consegue clicar onde quer na maioria das vezes.
Também acho que a Apple poderia ter dispensado o ecrã exterior. É engraçado e tal, mas acho que o que adiciona não compensa o esforço (R&D, preço, peso, etc).
Quanto aos pontos positivos, são tudo o resto e que já todos aqui provavelmente ouviram. O grande use-case para mim será ver filmes e alguns jogos dado que a qualidade do ecrã é mesmo fora de série (a do passthrough nem por isso).
Se tiverem algumas questões terei todo o gosto em responder.

IMG-3762.jpg
Por acaso ia mesmo perguntar como funcionava a partilha com outra pessoa. Espero que introduzam multi-user, mas como não o fizeram no iPad que é um produto mais "partilhável" não tenho grande expectativas..
 
Por acaso ia mesmo perguntar como funcionava a partilha com outra pessoa. Espero que introduzam multi-user, mas como não o fizeram no iPad que é um produto mais "partilhável" não tenho grande expectativas..
Parece-me que eles pretendem que seja um dispositivo pessoal (acho que até será mais pessoal que um telemóvel).
A ideia deve ser toda a gente ter um (talvez em 10 anos???)
 
Penso que terá de evoluir muito ainda até lá.
E é o que vai acontecer, é olhar para trás, o primeiro iPhone nem store tinha, era muito básico, só mais ou menos no 3GS é que já te aproximavas funcionalmente do que temos agora (apesar de estarmos a anos-luz em specs de um 3GS).
A diferença entre o iPad (1) e o iPad 2 também foi brutal.

Acredito que já estão na queue de desenvolvimento pelo menos os próximos dois modelos, e acho que em 5 anos é tempo suficiente para uma evolução gigante.

O maior desafio vai ser o preço, que vai ter que seguir o caminho inverso dos iPhones. No entanto, tirando o ecrã frontal, trocando os OLEDs por micro-led e com a baixa de preço habitual dos outros componentes ao longo do tempo (CPU, cameras, sensores, etc), julgo que conseguirão baixar para os 1000/1500 euros em 2 anos numa possível versão Air e nessa gama já começarão a ser algo "acessível" para massas.
Claro que é necessário ter apps e use cases que façam sentido, e justifiquem o investimento o que passa pelos developers, mas penso que em 2 anos já haverá bastantes apps interessantes.

O terem começado por chamar Pro, abre a porta a versões mais "simples".

Ainda temos a possibilidade deste Vision Pro ser o de entrada quando sair o próximo e irem baixando o preço como fazem nos outros devices.
 
Última edição:
Back
Topo