Apple Vision Pro

O uso com computador parece interessante, isto se der para ligar diretamente os Vision por cabo ao PC sem ter necessidade da bateria e das limitações 2h.. Mesmo aquelas demos, ver um filme, hoje em dia os filmes são +2h... se permitir carregar enquanto se usa já não é mau, mas imagino que aquilo deva aquecer um pouco
image.png
 
O VR é algo que não tiras conclusões com vídeos, é impossível.

Mas só logo os "ecrãs" não têm nada haver os do Quest são LCD e são fracotes, só aqui o produto da Apple é bem superior.
Podíamos ir ponto a ponto é superior em vantagem em tudo.

Agora o preço também é muito superior.
Considerando que o preço está 10 vezes acima do Oculus Quest 2 e também que é uma tecnologia mais recente - normal.

Agora o que eu quero dizer é a nível de utilidade.

Mas na boa. Se quiserem gastar 3500 euros e levar o device para o parque, para gravar o picnic - como está no vídeo - força.

A minha opinião pessoal, que pode estar completamente errada, é que mesmo sendo uma experiência "premium" comparado com os standalone VR actuais, sinto que para utilizar, será similar. A nível de "use cases". Mas pronto, quem quiser pagar e usar, força e que desfrutem :)
 
O conceito de computador virtual em realidade aumentada é bastante interessante e estou deveras curioso de como a Apple vai mexer com o mercado mas aquele preço é mesmo muito salgado...

Não gosto nem nunca gostei da Apple mas admito que têm bons produtos. Só que acham que são feitos de ouro para justificar preços absurdos.

Simplesmente marcas para ricos...
 
Há uma diferença, o iPhone quando saiu custava 499$ enquanto este custa 7x mais caro e além disso um telemóvel já todo mundo tinha um na mão e smartphones não era nenhuma novidade, claro que revolucionou.
E 499$ era caríssimo tendo em conta os preços praticados no mercado americano na altura. É que ninguém pagava por telemóveis, eles eram oferecidos com os contratos das operadoras.
3 meses depois do lançamento, a Apple acabou por descontinuar o modelo dos $499 e baixar o preço do de $599 para $399.
E no ano a seguir o iPhone 3G foi lançado a 199$

Price drop outcry​

On September 5, 2007, the 4 GB model was discontinued, and the 8 GB model price was cut by a third, from US$599 to US$399.[71] Those who had purchased an iPhone in the 14-day period before the September 5, 2007, announcement were eligible for a US$200 "price protection" rebate from Apple or AT&T. However, it was widely reported that some who bought between the June 29, 2007, launch and the August 22, 2007, price protection kick-in date complained that this was a larger-than-normal price drop for such a relatively short period and accused Apple of unfair pricing.[72][73]

In response to customer complaints, on September 6, 2007, Apple CEO Steve Jobs wrote in an open letter to iPhone customers that everyone who purchased an iPhone at the higher price "and who is not receiving a rebate or other consideration", would receive a US$100 credit to be redeemed towards the purchase of any product sold in Apple's retail or online stores.[74]
https://en.wikipedia.org/wiki/History_of_the_iPhone#Price_drop_outcry
 
O uso com computador parece interessante, isto se der para ligar diretamente os Vision por cabo ao PC sem ter necessidade da bateria e das limitações 2h.. Mesmo aquelas demos, ver um filme, hoje em dia os filmes são +2h... se permitir carregar enquanto se usa já não é mau, mas imagino que aquilo deva aquecer um pouco

Eles disseram que dá para ligar. Não sei se liga ao computador se diretamente a um carregador. Mas dá.

Tivesse outras empresas 1/10 do investimento/programadores/etc da apple.
E já tinhamos algo semelhante, mais leve, compacto e acessível.
Bastava o VR headset Bigscreen Beyond ter passthrough, um ou outro sensor e camera.
hqdefault.jpg

Se... A questão não é ter a ideia é a execução.
Atenção que o visor não é transparente. Os olhos são uma projecção dentro dos próprios "óculos" para dar essa ilusão 😮
A questão é que consegues ver através de. Esse é o grande salto. O como é irrelevante desde que bem executado.
 
O Thechcrunch tem um excelente resumo das funcionalidades do teste de 30 minutos que pode fazer.

Destaco os seguintes:

The hardware is good — very good — with 24 million pixels across the two panels, orders of magnitude more than any headsets most consumers have come into contact with.

São muitos pixels e parece ser unânime a qualidade da imagem.

The optics are better, the headband is comfortable and quickly adjustable and there is a top strap for weight relief.
Parece ser muito confortável para todos os que experimentaram e aparentemente haverá uma opção de uma banda a passar pelo topo. Percebe-se que não a tenham mostrada porque não ficava bonita. De qualquer forma livraram-se do peso com a remoção da bateria, do headset.

They aim to ship them with varying sizes and shapes to fit different faces.
Preocupação com o conforto a piscar o olho para utilização por longos períodos.

The main frame and glass piece look fine, though it’s worth mentioning that they are very substantial in size. Not heavy, per se, but definitely present.
Se pensarmos que vemos alias cãmaras e nomeadamente algumas que apontam para baixo que já la chegamos tem que ser substancial. Cá em casa o comentário foi que pareciam uns óculos de ski...

If you have experience with VR at all then you know that the two big barriers most people hit are either latency-driven nausea or the isolation that long sessions wearing something over your eyes can deliver.
Ninguém se queixou até agora. Uma review que li a pessoa enjoa de carro. Bom indicador.

Apple has mitigated both of those head on. The R1 chip that sits alongside the M2 chip has a system-wide polling rate of 12ms, and I noticed no judder or framedrops. There was a slight motion blur effect used in the passthrough mode but it wasn’t distracting. The windows themselves rendered crisply and moved around snappily.
Ainda não sabemos o que é ou faz este R1.

The eye tracking and gesture control is near perfect. The hand gestures are picked up anywhere around the headset. That includes on your lap or low and away resting on a chair or couch.
Só depois de ler isto é que realmente me ocorreu que neste caso as mãos podem estar muito mais naturais. Muito mais próximas do corpo e mais baixas.

Passthrough is a major key. Having a real-time 4k view of the world around you that includes any humans in your personal space is so important for long-session VR or AR wear. There is a deep animal brain thing in most humans that makes us really, really uncomfortable if we can’t see our surroundings for a length of time. Eliminating that worry by passing through an image should improve the chance of long use times. There’s also a clever “breakthrough” mechanism that automatically passes a person who comes near you through your content, alerting you to the fact that they’re approaching. The eyes on the outside, which change appearance depending on what you’re doing, also provide a nice context cue for those outside.
A inexistência disto nos outros sistemas já deu imensos vídeos e muitas gargalhadas. Isto é para mim o maior passo na ajuda na usabilidade no dia a dia.

The resolution means that text is actually readable. Apple’s positioning of this as a full on computing device only makes sense if you can actually read text in it. All of the previous iterations of “virtual desktop” setups have relied on panels and lenses that present too blurry a view to reliably read fine text at length. In many cases it literally hurt to do so.

Talvez seja esta a killer feature. Isto faz deste equipamento um bom monitor.

It’s crisp. I’m sort of stating this again but, really, it’s crisp as hell. Running right up to demos like the 3D dinosaur you got right down to the texture level and beyond.

3D Movies are actually good in it. Jim Cameron probably had a moment when he saw Avatar: Way of Water on the Apple Vision Pro. This thing was absolutely born to make the 3D format sing — and it can display them pretty much right away, so there’s going to be a decent library of shot-on-3D movies that will bring new life to them all.

Os filmes 3D estão de volta em grande.

The setup is smooth and simple. A couple of minutes and you’re good to go. Very Apple.
Como é normal portanto.
 
Quanto aos filmes 3D, espetacular, somos 4 la em casa, nada que 14.000€ nao resolva.
 
Última edição:
Gostei imenso destes óculos, pena o preço.
É algo muito Apple, não inventou nada, pegou em conceitos conhecidos e misturou-os numa execução quase perfeita, vai ao lume com uma integração no ecossistema e temos algo muito interessante, aprsar de um bocadinho creepy e cringe, parecendo algo saído da série Black Mirror.
O maior problema disto é que como todos os VRs não é fácil de mostrar, não é possível mostrar em vídeo a experiência pelo que é difícil vender.

Tendo um VR2 preocupa-me a definição dos ecrãs. Apesar de ter o dobro da resolução dos VR2 (acho) o problema está sempre nas lentes e só experimentando é que poderia dizer se vale os euros, no VR2 há sempre algum blur especialmente quando se olha para as bordas da área virtual sem mexer a cabeça.

Se realmente substituir os monitores e uma TV até poderá ser um bom valor, mas ninguém do mainstream vai dar 3500$ para experimentar e duvido que haja em loja (pelo menos cá) para o fazer em condições.
Dito isto, tendo aplicações de produtividade adequadas não é assim tão caro para uma empresa e deve ser nesse setor que irá pegar.
 
Isto só substitui uma TV, se fores solteiro e viveres em casa sozinho :007:
Não sou solteiro mas a minha TV principal acabo por ser o único a usar, a "Maria" não vê muita TV e a que vê, vê no quarto ou cozinha, tenho a TV à um ano e ela apenas viu um filme nela.
Agora, tendo eu uma OLED de 77' o Vision Pro teria que ser mesmo muito bom para ser alternativa.
 
Ninguém se queixou até agora. Uma review que li a pessoa enjoa de carro. Bom indicador.
Seria um game-changer.

Mas é importante ter em conta que não é com ecrãs e apps a flutuar, com cenários a envolver-nos, ou com ecrãs de cinema gigantes que surgem os problemas de motion sickness do VR, mas sim com o movimento do POV num mundo VR quando o nosso corpo está parado no sofá. E sobre isso não vi ninguém a comentar.
 
@ciberg o techcrunch refere que se consegue ler muito bem texto. O MKBHD refere que a definição é muito boa. Também fala na questão de ver um jogo da NBA, para muitos dos europeus imagino que seja mais atrativo futebol, se bem que, um desporto de pavilhão possa ser mais interessante. F1 em que se pode mudar de câmara também deve ser muito engraçado.

Enfim, com a Apple a apostar em conteúdos estão a ver que nos EUA isto vai vender.
 
@ciberg o techcrunch refere que se consegue ler muito bem texto. O MKBHD refere que a definição é muito boa. Também fala na questão de ver um jogo da NBA, para muitos dos europeus imagino que seja mais atrativo futebol, se bem que, um desporto de pavilhão possa ser mais interessante. F1 em que se pode mudar de câmara também deve ser muito engraçado.

Enfim, com a Apple a apostar em conteúdos estão a ver que nos EUA isto vai vender.
Parece que sim, mas para, por ex., equacionar trocar o MBP e os monitores por isto (que até ficaria ela por ela em preço), teria que experimentar muito bem primeiro.
Sempre que troco de Mac na empresa o orçamento anda à volta do valor dos Vision Pro, o meu inner geek adoraria poder convencer a empresa a comprar-me isto ao invés de um MBP. :D
 
Feedback de usabilidade por 30 minutos:
https://9to5mac.com/2023/06/05/hands-on-apple-vision-pro-mixed-reality-headset/
https://www.theverge.com/2023/6/5/23750003/apple-vision-pro-hands-on-the-best-headset-demo-ever

Sem começar com guerras até porque o preço é muito diferente, estão numa liga à parte dos Quest.
Eu dei por mim a pensar na funcionalidade apenas como monitor para o Mac ou Apple TV. Um Apple Vision sem o Pro.
A especificidade das lentes para quem utiliza óculos graduados também é um problema acrescido. É uma grande franja de potenciais utilizadores.

De notar que a questão das lentes graduadas rapidamente será resolvida por third-parties. Como já acontece com muitos headsets como o Quest 2.

A Apple diz que o Vision Pro terá umas lentes zeiss que se prendem magneticamente, coisa que será rapidamente replicada a um preço muito maia simpático.

Se a pessoa souber a sua graduação, não será diferente do que comprar uns óculos de leitura baratos.
 
Depois de apresentação as acções da Apple começaram a cair e foram para negativo, o que é a prova que os investidores não gostaram do que viram....
 
Para quem segue o mercado e a comunidade VR, este headset está a ser quase completamente ignorado. Nenhum Hype, mesmo.

A única coisa que isto parece ter de melhor é o handtracking e o eye tracking. De resto, existe melhor noutros headsets.

Dizem que os ecrãs são 4k, mas isso num headset não quer dizer nada.

Quais os PPD (pixels per degree)? Qual o campo de visão horizontal e vertical? Qual o tipo de lentes? Panquecas, esféricas, etc… Que tecnologia usa o painel, OLED, LED? Tem HDR?

Quem conhece headsets de topo como Pimax Crystal, Varjo Aero, até mesmo o Quest Pro, não fica muito impressionado com isto.
 
Para quem segue o mercado e a comunidade VR, este headset está a ser quase completamente ignorado. Nenhum Hype, mesmo.

A única coisa que isto parece ter de melhor é o handtracking e o eye tracking. De resto, existe melhor noutros headsets.

Dizem que os ecrãs são 4k, mas isso num headset não quer dizer nada.

Quais os PPD (pixels per degree)? Qual o campo de visão horizontal e vertical? Qual o tipo de lentes? Panquecas, esféricas, etc… Que tecnologia usa o painel, OLED, LED? Tem HDR?

Quem conhece headsets de topo como Pimax Crystal, Varjo Aero, até mesmo o Quest Pro, não fica muito impressionado com isto.
Estás desatento, eles falaram de algumas das tuas dúvidas, são painéis OLED HDR e as lentes são proprietárias.

Mas estás a esquecer o que é importante, falaste em headsets topo de gama e ninguém os conhece (falo do mainstream), o facto da Apple lançar este headset trás o VR para o mainstream e isso é bom para todos.
Se o VR se mantém na tal comunidade VR nunca vai vingar e evoluir como todos querem. Não é a comunidade VR que tem que ter hype, é o mainstream.
Por exemplo, nunca tinha visto VR em noticiários na televisão, obviamente o da Apple foi logo notícia.
 
Back
Topo