Apple Vision Pro

Gostei da apresentação e nota-se que a Apple investiu muito tempo (e dinheiro) na engenharia deste novo produto.

Acho este produto da Apple algo muito interessante e que poderá ser não só evolucionário, mas revolucionário.

Estamos a ver a versão 0 de um "produto novo para um mercado novo"
E como qualquer "produto novo para um mercado novo" há muita desconfiança, dúvidas, e muita gente a não acreditar na necessidade/valor do produto, etc.
É normal, TODOS os "novos" produtos e "novos" mercados, passaram por isto.

Tenho lido várias reviews e testes ao "Vision Pro" e todos o referem como sendo uma excelente experiência, como uma grande qualidade visual, excelente rapidez, integrado no ecosistema da Apple, melhor do que qualquer outro headset que tenham experimentado, etc... mas é comum ouvir-se que não se percebe ainda bem quais as suas (potenciais) utilizações (os "use-cases" do produto), que é preciso que venha uma "killer app" que justifique o produto, etc...

Vi também alguma discussão e (muita) comparação com outros headeset: os Quest, o PSVR2 e outros....
Um detalhe importante e que talvez tenha passado a alguma gente é que a Apple NUNCA se referiu a este produto como um "headset" mas SEMPRE como um "Spatial computer" (o primeiro "spatial computer") e eu acho este detalhe muito significativo, porque mostra bem qual o posicionamento da Apple para o "Vision Pro"....

Na minha opinião, acho que a Apple está a preparar a próxima geração do "Computador Pessoal".
Depois do PC - "Personal Computer" em "Desktop", "Laptop", etc... penso que iremos ter o "PSC" ou o "Personal Spatial Computer".
E o "Use-Case" natural deste equipamento é, sem dúvida, o contexto Profissional, de trabalho, produtividade, etc...

Esta versão é já um computador "pessoal" (um M2 - um dos processadores mais rápidos da Apple) com ligação a teclados/dispositivos/etc e com um "ambiente visual" de grande qualidade, de fácil e rápida interação, onde é possível criar o nº de "displays" virtuais ou aplicações em simultâneo que se quiser...
É exatamente o "futuro ideal" de vários contextos profissionais....

Eu no escritório uso 3 displays ligados ao meu macbook e ter este "setup" não só no escritório mas em casa, no avião, no comboio ou em qualquer lugar para onde viaje é algo que consigo muito facilmente valorizar.

Se aliar a isto, a possibilidade de também ter acesso a um conjunto de "experiências" de consumo com um grande salto na qualidade dessas experiências....
Por exemplo: ver Tv/filmes imersivos como se estivesse no cinema ou no estádio, jogos VR 360º, etc ....isto seria para mim, a "cereja em cima do bolo".
Para algumas destas atividades, principalmente fora do escritório, eu uso um iPad

É por isso, que comparar o Vision Pro com os Quest ou os PSVR2, neste contexto, no meu entender não faz sentido porque são produtos e "use-cases" distintos (talvez até opostos). Eu tenho um Quest 2 e PSVR2 e não consigo ver nenhum dos 2 com um caminho que venha no futuro a querer substituir o meu macbook de trabalho.
Já com o Vision Pro....acho que isso está muito facilmente no horizonte.

E sobre a questão do preço....os 3500€ para uma versão 0 de um produto novo - que poderá vir a ser algures no tempo, a próxima geração de um "Macbook Pro" + "iPad Pro", etc. não me parece que seja um valor elevado...principalmente porque é também natural em produtos novos que as futuras novas versões baixem também de preço.

É no entanto muito dinheiro, mas é preciso sempre saber distinguir o "preço" de um produto do "valor".
 
Depois de apresentação as acções da Apple começaram a cair e foram para negativo, o que é a prova que os investidores não gostaram do que viram....

Nos últimos anos, sempre que tenho ido ver, tem sido assim. Mesmo nos lançamentos dos iPhones.

Na minha opinião, acho que a Apple está a preparar a próxima geração do "Computador Pessoal".
Eu não sei se é isso, mas todos os jornalistas que usaram o equipamento - 30 minutos, ambiente controlado, não esquecer - numa demo pré-preparada, só tem feedback positivo. Eu não estou a opinar que faz isto ou aquilo, que é a melhor coisa do mundo, mas baseado no feedback de quem usou, impressionou. Se não é polarizador? Podia não ser, com este preço e as diferenças para a concorrência?

Eu, por exemplo, achei impressionante não ser necessário utilizar comandos nas mãos. O clique ser com o toque do polegar com o indicador, poder ter os dedos junto ao corpo, em vez de estarem mais à frente, como é mais habitual. Conseguir ver-se através dele.

Mas eu já o disse e vi também mais alguém a escrever algures. Este é o novo monitor da Apple? Por mim se lançarem isto só com as funcionalidades de monitor para Mac e Apple TV por 1500€ eu penso seriamente em comprar um. 4300€ na Europa, que é o mais provável, não é para mim. Não preciso da versão Pro. Mas continuo a achar que vai vender bem mais do que as pessoas estão a dizer que vai. Vai ser um festival de perfis nas redes sociais com fotos com o Apple Vision Pro :D
 
Para quem segue o mercado e a comunidade VR, este headset está a ser quase completamente ignorado. Nenhum Hype, mesmo.

A única coisa que isto parece ter de melhor é o handtracking e o eye tracking. De resto, existe melhor noutros headsets.

Dizem que os ecrãs são 4k, mas isso num headset não quer dizer nada.

Quais os PPD (pixels per degree)? Qual o campo de visão horizontal e vertical? Qual o tipo de lentes? Panquecas, esféricas, etc… Que tecnologia usa o painel, OLED, LED? Tem HDR?

Quem conhece headsets de topo como Pimax Crystal, Varjo Aero, até mesmo o Quest Pro, não fica muito impressionado com isto.
O erro está aí. Isto não é um headset VR.
 
Estes Vision Pro, levam me imediatamente a pensar no filme Ready Player One.

Será que é para ai que caminhamos?!

Isto têm tanto potencial que até assusta!

Tanta tecnologia num espaço tão pequeno irá de certeza transformar este Vison Pro num microondas, apesar de ter, de certeza ventoinhas para arrefecer. Depois a questão de só serem usados metais, como isso irá afectar o conforto após longos períodos de tempo?


É verdade que ainda não sabemos todos os pormenores acerca do hardware mas isto irá mudar completamente a forma como vemos VR...

Mas aquele preço...

Em Portugal não acredito em nada abaixo dos 4000€ infelizmente.

E até a 1500€ é absurdo mas aquele tecnologia toda não sai barato. É pena!
 
O Ben Thompson escreve muito bem. É mais um artigo cheio de pontos de vista interessantes. Apenas destaco a experiência que pode ser estar ao nível do campo numa final da NBA. Querem ver como está a pontuação? Não há problema, basta olhar para cima.
 
A Apple a querer repetir o que a Nike fez com o Michael Jordan a acreditar neste artigo: https://500ish.com/apples-messi-strategy-48bd95fe006

O Messi escolheu ir jogar para a liga MLS em vez dos milhões das Arábias e agora fica mais claro. A Apple tem os direitos mundiais de transmissão da MLS. Em 2026 o Mundial de futebol também vai ser nos EUA. Com o Apple Vision Pro vão poder oferecer uma experiência exclusiva de visualização do Messi que mais ninguém tem.
Para o convencerem ofereceram uma percentagem das subscrições. O Jordan continua a ganhar dinheiro da venda dos produtos da linha Air Jordan.

Veremos o que acontece, mas é a Apple a ver disparar as receitas em serviços. Dispositivos para isto não precisam de ser o Vision Pro com todas as funcionalidades. Uma versão mais acessível e vendida aos pares provavelmente.
 
Depois de apresentação as acções da Apple começaram a cair e foram para negativo
Não sei exatamente o que quererás dizer com "foram para negativo", mas vou presumir que quererás dizer que fecharam o dia abaixo do valor de abertura. De qualquer das formas, já que falamos de ações, antes da apresentação na WWDC, as ações da Apple andavam pelos 180 USD. Neste momento, uma semana depois, estão a 183,4 USD.
 
Não sei exatamente o que quererás dizer com "foram para negativo", mas vou presumir que quererás dizer que fecharam o dia abaixo do valor de abertura. De qualquer das formas, já que falamos de ações, antes da apresentação na WWDC, as ações da Apple andavam pelos 180 USD. Neste momento, uma semana depois, estão a 183,4 USD.
Afinal sempre sabes o que a terminologia "ir para negativo" significa :-)
Uma semana é muitoooo tempo no mercado de ações, mas já agora tenta lá descobrir se nesse período possa ter saído alguma notícia da Apple acerca do Vision Pro ou ter sido lançado um pseudo-rumor que possa ter contribuído para o inverter da tendência do valor de mercado das acções da Apple.....se calhar sentiram essa necessidade ;-)
 
@jmpnm eu disse pelo menos duas vezes que a seguir às conferências o habitual é as ações caírem.
Mas ainda bem que estás contente, porque quem tem ações da Apple está como tu. Eu espero é que a Apple divida as ações nesta alta.
 
@Metro não estou contente e nem deixo de estar….isto não me aquece nem arrefece, a Apple até podia estar a lançar a última inovação em chupetas para bébé, não me interessa o produto.
Interessa-me é a análise da reação do mercado no pós lançamento e a forma como as empresas respondem a isso…e estes Vision Pro são já um case study do “don’t do this” mas estou certo que a Apple irá saber dar a volta ao assunto….de qq forma isto já está a ser off topic.
Por mim, assunto encerrado, Abço.
 
Boa notícia. A espera para ver o valor do produto vai terminar. Eu acho que a Apple tem um excelente produto. Se estiver enganado está aqui escrito. Já não posso fugir :)
 
Última edição:
Por sorte vou estar em São Francisco na data de lançamento... com tamanha coincidência não tenho hipótese de dizer que não 😅

Aparentemente vou ter azar dado que as pre-orders só funcionarão com Apple ID’s americanos e, consequentemente, cartões de crédito americanos.
O Apple ID é fácil de contornar, o cartão nem por isso… alguém tem alguma dica?
 
Cá vai a dica. Vai a uma loja física no dia que for colocado à venda. Mas vai guardar vez para lá às 3 ou 4 da manhã. Sendo isto à escala da Apple e com apenas cerca de 60k / 80K unidades disponíveis para venda com sorte podes conseguir 1.
 
Sendo um produto de primeira geração da Apple, eu esperava por uma segunda, que possivelmente até pode vir ser mais barata ( mas não deve ser uma grande diferença anyway ).
 
Cá vai a dica. Vai a uma loja física no dia que for colocado à venda. Mas vai guardar vez para lá às 3 ou 4 da manhã. Sendo isto à escala da Apple e com apenas cerca de 60k / 80K unidades disponíveis para venda com sorte podes conseguir 1.
Acho que vai ter de ser isso... felizmente o hotel é ao pé de uma Apple Store. Mas mesmo assim vai doer... :P
 
As primeiras iterações não são grande coisa, só para serem early adopters e para terem um coleccionável mais tarde. Em termos de actualizações de software as primeiras iterações também deixam um pouco a desejar.

O primeiro Apple Watch nem GPS tinha, usava a localização do iPhone.

Mas pronto, se avançares com isso, força com isso, aproveita o produto e vai contando aqui como é o mesmo.
 
Back
Topo