You may be in for a surprise

johncool disse:
Vês o utilizador comum a usar linux (sem contar com o pessoal de informática!)? Aí a expressão "elite" faz sentido, mesmo q o linux n seja visto/programado como um os para elite. Pq só as pessoas q se dão ao trabalho de aprender a usar linux é q o usam... e aí sim, tens uma elite.

Há muitas empresas, mesmo fora do ramo da informática a usarem linux nos seus servidores E estações de trabalho (nota: E).
Se quiseres posso-te dar algumas delas ....
As pessoas só mudam se forem obrigadas ... sempre foi assim e sempre será assim.
o português tem a mentalidade do "deixa andar até estragar".
E podia extrapolar para fora da informática.
Vês a maioria dos utilizadores comuns usar OSX?
O osx é um SO para elite?
 
Para mim esta é a melhor noticia dos ultimos tempos a ser verdade.

Toda a gente usa Windows pq o consegue piratear. Essa é a verdade. A seguir habituam-se e pronto. Conseguem viver com o antivirus, com o spyware com o Internet Explorer e afins.

Se a opção é entre pagar 150€ ou usar Linux acredito que a maioria já teria mudado à muito.

Eu instalei pela primeira vez o Windows XP. Não percebia nada do assunto. Durante alguns anos só usei Windows. Qd comprei um portatil à uns anos pedi para me instalarem Linux. Na loja não conseguiram. Ai obviamente que fiquei com a opinião que Linux é muito complicado e incompativel.
Esta semana arranjei um PC recente. AMD64 com chipset Nforce4. A board obviamente que comprei Nvidia pq sei que os drivers são melhores em Linux.
Resumindo Ubuntu com tudo a funcionar. A primeira coisa que vejo é um icon para sacar 85MB de updates.
A seguir alterei a sources.list e corri um script que encontrei no Forum do Ubuntu.

http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=22646

Fiquei com isto tudo a funcionar em 5 minutos:

build-essential - Compilers needed to build programs
beep-media-player - XMMS gtk2 clone. Compatible with XMMS plugins/skins
gstreamer0.8-mad - Add MP3 support for Rhythmbox
w32codecs - Windows codecs for playing various files
streamtuner - Online music streamer from shoutcast and a few others
xine-ui - The xine video player, user interface for playing dvd's and such
totem-xine - Have totem use xine so you can actually use it to play videos etc.
msttcorefonts - Windows True Type Fonts
acroread - Latest version of Adobe Acrobat Reader
acroread-plugin - Firefox Acobat Reader Plugin
libdvdcss2 - DVD Library
gnomebaker - The best gnome/gtk2 cd/dvd/cdrw burning software
gftp - Ftp Client
flashplayer-mozilla - Flash plugin for firefox
Java JRE 1.5 - Latest version of Java
Custom Firefox Forms - Make you firefox form widgets look decent
/etc/apt/sources.list - Add in universe, multiverse and misc repositories
Misc Windows Fonts - Misc fonts that are missing in the msttcorefonts package

Se estou preparado para mudar de vez para Linux a resposta é não. Não sei ainda o suficiente mas se pensar no que fazia qd comecei a usar Windows estava bem pior do que estou hoje.
Nada se consegue sem aprendizagem.
Tb eu concordo com o kidloco e acho que deveria haver coisas mais simples em Linux que algumas coisas ainda são um pouco geek mas está no bom caminho sem duvida.

Podemos fazer o teste. Se de um dia para o outro a pirataria do Windows passa-se para os 5% no fim de 2 anos aceito apostas em como haveria menos pessoas a usar Windows e mais a usar Outros sistemas operativos nomeadamente Linux.

A acompanhar já agora o desenvolvimento desta distro baseada em BSD:
http://www.pcbsd.org/

Vejam o slideshow e como é facil instalar e desinstalar o firefox neste caso.

kidloco:
Acho que foi isto que pedis-te:)
 
xtr3me disse:
Depois a gente vê isso ;)
Vais ver os problemas que a apple vai ter só por causa do alargamento da arquitectura.
Pensas que a estabilidade do osx se vai manter?
Talvez sim e eu me engane.
Se isso acontecer serei o primeiro a admitir.

Oi???... qual alargamento da arquitectura?... se for só pelas máquinas da Apple n há alargamento de arquitectura nenhuma. Agora, se crackarem (como acredito q o façam) a versão x86 do os x... pah... temos pena! E tu julgas q a Apple vai preocupar-se com o pessoal q usa o os x em pc's sem terem lá a maçãzita?

Dream on...
 
xtr3me disse:
Há muitas empresas, mesmo fora do ramo da informática a usarem linux nos seus servidores E estações de trabalho (nota: E).
Se quiseres posso-te dar algumas delas ....
As pessoas só mudam se forem obrigadas ... sempre foi assim e sempre será assim.
o português tem a mentalidade do "deixa andar até estragar".
E podia extrapolar para fora da informática.
Vês a maioria dos utilizadores comuns usar OSX?
O osx é um SO para elite?

Eu falei na perspectiva de home users... e acho q fui claro o suficiente.

Essa do OS X é gira... mas como é q tu esperas q a maioria dos utilizadores comuns usem OS X? Tens mac usas, n tens n usas (pelo menos até agora é assim... no futuro isto vai mudar).

E neste aspecto sim, o OS X é um os de elite (e não para elite).

Get my point? :D
 
johncool disse:
Eu falei na perspectiva de home users... e acho q fui claro o suficiente.

A não ser que tenhas dados estatísticos, ambos sabemos que o windows é mais usado, mas não sabes a quantidade de pessoas que usa linux no mercado caseiro.
Mas tens razão quando dizes que a maioria é pessoal de informática.
No entanto já te disse a minha opinião sobre o que origina isso ..

johncool disse:
Essa do OS X é gira... mas como é q tu esperas q a maioria dos utilizadores comuns usem OS X? Tens mac usas, n tens n usas (pelo menos até agora é assim... no futuro isto vai mudar).

E neste aspecto sim, o OS X é um os de elite (e não para elite).

Get my point? :D

Tens razão.
Não foi uma boa comparação.
 
Última edição:
Modificar coisas que tiveram objectivos muito definidos (como o linux que foi vocacionado para empresas) é muito dificil quando se tem as coisas num estado muito adiantado como está agora o linux...

Para se poder ter um sistema mais user friendly por exemplo o sistema de instalaçao teria que ser mudado. Como alguem aqui disse instalar no MacOS é uma questão de arrastar icons enquanto que linux ainda precisa de comandos que para um maioria de utilizadores de windows é um bicho de 7 cabeças...

Bem como alterar certas definiçoes ainda é preciso alterar via comandos...

Existem também alguns mitos à volta do linux como por exemplo a questão de que ele nunca crasha e de que não tem virus ou worms. Isso é completamente falso. Ele crasha tão facilmente como o windows e tem virus e worms...

Ainda me lembro na minha faculdade uma apresentação de Linux por parte do IEEE em que o representante estava a dizer que: "Linux nunca crasha" e no preciso instante em que acabou de dizer isso foi abrir um video o linux crashou e nunca mais fez reboot... Ele teve q fazer a apresentação sobre Linux em windows...
 
Claro que não, nem fazia sentido.
Viste-me em algum lado a dizer isso?


Não... mas falaste em alargamento de arquitectura, e eu presumi q te referisses ao facto de qnd crackarem o os x versão x86 q n houvesse suporte para o hardware q n é usado nas máquinas deles.

E sendo assim, n percebi o porquê de te referires a um alargamento de arquitectura. Porque uma coisa é certa, n vai haver um alargamento de arquitectura (pelo menos na dimensão em q tu o fazes parecer). Os macs vão continuar a ser o conjunto: cpu (intel), chipset (intel/apple), board (apple), a placa de som q lhes der na gana e o resto já tu tens manobra de escolha... pelo menos em gráficas, discos e mems.

Fora isso...
 
O conselho que eu dou à maioria do pessoal que diz mal do linux é o seguinte: experimentem.

A minha mãe, que no windows não faz mais que navegar na web e escrever uns relatórios no Word, precisou há tempos de mandar um mail do meu portátil, que na altura tinha o KDE instalado. Eu só soube que o fez porque me perguntou quando cheguei a casa "como é que puseste um K em vez do Start?". Entendeu-se sozinha às mil maravilhas, sem se aproximar sequer de um user avançado.
Se ainda assim acharem que o GUI do linux é muito diferente do do Windows, experimentem o XPde.

Outro dos problemas que aqui apontaram é a dificuldade em instalar software. Aí até são capazes de ter razão. No Windows, se quiser instalar um programa como o Photoshop (exemplo ao calhas), preciso de abrir o browser, ir à página da adobe, fazer o download do trial e de seguida carregar num ícone (sem esquecer de o desinstalar daqui a 30 dias). Aqui no gentoo, para instalar um clone (The GIMP), preciso de abrir o terminal e escrever emerge gimp. Complicadíssimo :rolleyes:
E se vão pegar comigo por usar gentoo (que todos dizem ser complicado de instalar por não ser só carregar nos botões Next que vão aparecendo), então usem qualquer distro debian-based fácil de instalar (Ubuntu, por exemplo) e a diferença é que têm de escrever apt-get install gimp. Continua a ser difícil que se farta.
Mas, se o problema ainda for ter que escrever um comando, então sempre podem repetir o mesmo procedimento do Windows, mas fazer o download de um ficheiro .rpm e instalá-lo fazendo double click nele.

Em relação à grande variedade de software, acho que este é um facto que só traz vantagens. Dizer "não gosto de Linux porque tem 30 programas diferentes para fazer a mesma coisa" é como dizer "não gosto de gelados porque há 30 lojas diferentes a vender os mesmos sabores" ;)


PS: Já agora, por muito que tentem, o mais destrutivo que um vírus em linux pode ser é apagar a pasta /home (o equivalente ao "My Documents" no Windows). É chato, mas não deixa um sistema inutilizável..
 
Sumerset disse:
Existem também alguns mitos à volta do linux como por exemplo a questão de que ele nunca crasha e de que não tem virus ou worms. Isso é completamente falso. Ele crasha tão facilmente como o windows e tem virus e worms...

Ainda me lembro na minha faculdade uma apresentação de Linux por parte do IEEE em que o representante estava a dizer que: "Linux nunca crasha" e no preciso instante em que acabou de dizer isso foi abrir um video o linux crashou e nunca mais fez reboot... Ele teve q fazer a apresentação sobre Linux em windows...

Não generalizes... linux crasha com muito menos frequência q qq windows (ou mesmo os x).
 
Sumerset disse:
Modificar coisas que tiveram objectivos muito definidos (como o linux que foi vocacionado para empresas) é muito dificil quando se tem as coisas num estado muito adiantado como está agora o linux...

Mentira. Só não muda se as pessoas não quiserem.
E o linux mudou muito. Não é vai é mudar totalmente, porque o objectivo não é ficar um clone do windows.
ninguém se queixa por o osx ter as pastas a dizer aplications, users, etc, ou queixam?
São maneiras diferentes de organizar os SO. Com o uso as pessoas habituam-se.


Sumerset disse:
Para se poder ter um sistema mais user friendly por exemplo o sistema de instalaçao teria que ser mudado. Como alguem aqui disse instalar no MacOS é uma questão de arrastar icons enquanto que linux ainda precisa de comandos que para um maioria de utilizadores de windows é um bicho de 7 cabeças...

Bem como alterar certas definiçoes ainda é preciso alterar via comandos...


Ninguém te obriga a editar ficheiros de configuração com o Vi, podes sempre ir pelas janelas.
Sinceramente não estou a ver coisas que TENHAM EXCLUSIVAMENTE de ser feitas por comandos, mas é possível.


Sumerset disse:
Existem também alguns mitos à volta do linux como por exemplo a questão de que ele nunca crasha e de que não tem virus ou worms. Isso é completamente falso. Ele crasha tão facilmente como o windows e tem virus e worms...

Eu sei que queres acreditar nisso, mas sabes tão bem como eu que isso não é verdade.
E é reconhecido por toda a gente que já usou os dois SO, que o linux é muito, mas muito mais estável que o windows.
E os seus virus, para além de em termos de quantidade serem desprezáveis, em termos de gravidade não têm nada mas mesmo nada a ver.
para além disso worms nunca ouvi falar, mas fico-te grato se me disseres algum.

Sumerset disse:
Ainda me lembro na minha faculdade uma apresentação de Linux por parte do IEEE em que o representante estava a dizer que: "Linux nunca crasha" e no preciso instante em que acabou de dizer isso foi abrir um video o linux crashou e nunca mais fez reboot... Ele teve q fazer a apresentação sobre Linux em windows...

É daquelas coisas que acontece.
Ou porque as configs não estão bem feitas, ou porque simplesmente acontece.
Pergunta ao bill gates ... ele conta-te o que aconteceu em todas as apresentações do windows.
Ele percebe mais disso do que qq outra pessoa.
 
johncool disse:
E sendo assim, n percebi o porquê de te referires a um alargamento de arquitectura. Porque uma coisa é certa, n vai haver um alargamento de arquitectura (pelo menos na dimensão em q tu o fazes parecer). Os macs vão continuar a ser o conjunto: cpu (intel), chipset (intel/apple), board (apple), a placa de som q lhes der na gana e o resto já tu tens manobra de escolha... pelo menos em gráficas, discos e mems.

Fora isso...

Tinha ideia que iam permitir updates de board, ou cpu, conforme os pcs normais.
Para além de suportarem mais placas gráficas, determinadas controladoras.
ou seja, basicamente uma arquitectura pc (placas de som, todo o tipo de periféricos, controladoras, drives ópticas, etc...), sendo que a única diferença era que o osx só corria ali.
 
Existe aqui alguém que seja administrador de uma rede informática consituida totalmente por OS's em Linux? Gostava que saber até que ponto a redução em custos de licensiamento de OS e de serviços de rede (CAL) compensa o Total Cost of Ownership no final de contas com open source.

Acho que existe algum romantismo e idealismo a mais quanto ao Linux que leva aos "clubismos" e ás comparaçoes do tipo, como já referiram, o meu SO faz isto e o teu não.
Honestamente tenho muuuito mais experiencia em SOs Windows que Linux, no entanto sei reconhecer que este ultimo, neste momento, apresenta uma solução muito boa para o average-user.
Acho que qualquer pessoa minimamente interessada consegue instalar uma distro e trabalhar perfeitamente em Linux. A meu ver, o problema está quando pessoas logo após instalarem uma distro pensam para elas próprias, "Ok agora vou ser o mesmo wizard a controlar este OS e ter a mesma facilidade como em Windows" se é que me faço entender.

Mas a conversa já ta muuuuuuito Offtopic sorry :D
 
zeinternet disse:
Mas a conversa já ta muuuuuuito Offtopic sorry :D

Pois vai, mas está interessante :P
São trocas de ideias que costumo gostar bastante :D


Quanto à facilidade de controlar o linux (só para te responder).
Se quiseres um controlo ao mesmo nível do windows (mudar uns ipzitos e tal) podes fazê-lo facilmente em linux.
A diferença é que quando queres ter mesmo um controlo profundo, para algumas coisas não te livras de andar a editar ficheiros.
No entanto, para o home-user, um font-end para as iptables já põe o sistema seguro, pois ajudam a uma configuração segura.
Tudo o resto pode ser feito através do painel de controlo das distros.
 
Sumerset disse:
Existem também alguns mitos à volta do linux como por exemplo a questão de que ele nunca crasha e de que não tem virus ou worms. Isso é completamente falso. Ele crasha tão facilmente como o windows e tem virus e worms...
Uso exclusivamente linux há mais de 2 anos, e durante esse tempo todo assisti a 3 crashes. Dois foram do X (o ambiente gráfico) e, como em linux o ambiente gráfico é independente do SO, não precisei de fazer reboot sequer. Sobra portanto um crash em dois anos. Se me dizes que o Windows falha menos ou tanto quanto isto, então tens uma versão especial.. ;)
 
PrOdG disse:
Uso exclusivamente linux há mais de 2 anos, e durante esse tempo todo assisti a 3 crashes. Dois foram do X (o ambiente gráfico) e, como em linux o ambiente gráfico é independente do SO, não precisei de fazer reboot sequer. Sobra portanto um crash em dois anos. Se me dizes que o Windows falha menos ou tanto quanto isto, então tens uma versão especial.. ;)

Esqueci-me de referir isso.
O facto do X crashar, n crasha o SO.
Algo que o windows só pode sonhar. Ou seja .... basta mandar o X abaixo e reiniciar (isto no raro caso de acontecer).
Era bom em windows era .... :D
 
xtr3me disse:
Tinha ideia que iam permitir updates de board, ou cpu, conforme os pcs normais.
Para além de suportarem mais placas gráficas, determinadas controladoras.
ou seja, basicamente uma arquitectura pc (placas de som, todo o tipo de periféricos, controladoras, drives ópticas, etc...), sendo que a única diferença era que o osx só corria ali.

Nope... vai continuar a ser a mesma coisa de sempre. Hardware escolhido por eles...

Gráficas sim... na boa. Aliás, nem vai preciso flashar a bios delas, como agora acontece.

Controladoras também, pelo menos a maioria deles.

Placas de som, esquece... só as profissionais q suportam o os x actualmente.

Drives ópticas e discos claro... sempre assim foi.
 
Sumerset disse:
Modificar coisas que tiveram objectivos muito definidos (como o linux que foi vocacionado para empresas) é muito dificil quando se tem as coisas num estado muito adiantado como está agora o linux...

Desculpa la mas...quais objectivos definidos? :confused: Linux e opensource, e extremamente flexivel e universal e tem milhares de distros diferentes. Logo nao e um SO para empresas, nem para servidores, nem para users avançados/comuns, nem para desktops. E para o que tu quiseres :D


Existem também alguns mitos à volta do linux como por exemplo a questão de que ele nunca crasha e de que não tem virus ou worms. Isso é completamente falso. Ele crasha tão facilmente como o windows e tem virus e worms...

Desculpa la outra vez :p, mas tenho windows e linux instalados na minha makina e o windows ja começou akela fase de crashar volta e meia sem dizer agua vai enquanto sussurra: "formata-me, formata-me, formata-me". Linux pelo contrario continua em forma desde o momento em k o instalo ate ao momento em k decido livrar-me dele para experimentar outra distro.

Tb ja fiz a experiencia de configurar mal o X, akilo dar para o torto e nao arrancar. E so pegar na linha de comandos, apagar a configuracao do XFree86, meter a antiga e ja esta ;)
 
PrOdG disse:
Uso exclusivamente linux há mais de 2 anos, e durante esse tempo todo assisti a 3 crashes. Dois foram do X (o ambiente gráfico) e, como em linux o ambiente gráfico é independente do SO, não precisei de fazer reboot sequer. Sobra portanto um crash em dois anos. Se me dizes que o Windows falha menos ou tanto quanto isto, então tens uma versão especial.. ;)

Em 2 anos a trabalhar exclusivamente e intensamente (todos os dias) com mac vi uma vez um kernel panic...e foi por causa de um monitor Sony e nao do sistema em si. Crash's do Finder (X do mac) nunca os vi...pode parvejar de x em kdo, mas como no linux, faz-se relauch ao gajo e voilá...volta tudo ao normal :D
 
Última edição:
Please, stay on-topic.
Isto não era suposto ser + uma thread de guerra entre Windows-Linux-OSX-BSD-Quick'n'Dirty DOS-Whatever, mas sim sobre as futuras medidas anti-pirataria do windows update...
Para o anterior, há mtas threads por onde escolher.
 
Back
Topo