Yonah sucks... more power

Zar0n disse:
HP compac NX6125 P-M 1.6Ghz 1138€
HP compac Nx6125 Turion 1.6Ghz 999€ (e é lijeiramente superior tem drive DVD-RW e mais alguymas cenas a mais)

Chega ou é necessario mais?


Se o CPU é mais barato isso reflete-se no preço do Notebook como é obvio.


Por acaso quero que me dês o link...nem que seja de uma loja, sff, pq no site não encontrei esses modelos.
Mas para dissipar algumas dúvidas, vais ver os asus e os acer para confirmares os preços!


Zar0n disse:
Podes por o CPU à voltagem e frequência k desejares.

Ok...tens razão!



Zar0n disse:
Só a jogar n deve dar isso, mas tb isso é o mesmo k dizer o consumo de 1 carro à velocidade máxima. Em utilização normal, navegar na net, jogar 1 pouco, Office, ver filmes etc...
Se for a poupar ao máximo deve durar bem mais, 3h, mais se reduzir o brilho…
Mas isso n interessa, estamos aki a falar de CPU’s, n de portáteis pois ai o display, gráfica, bateria escolhida pelo fabricante muda tudo, o P-M gasta 27w o Turion gasta 25w ou 35w dependendo do modelo e é isso k interessa.

Afinal tinha razão para desconfiar da tua palavra! :o



Zar0n disse:
Mas basta entenderes português, é evidente k o k eu disse n é k o Turion n necessita de cache, mas sim k se por exemplo fazes 1 bench ao Turion e ao P-M com a mesma cache, se adicionares mais 512 a cada 1 quem vai beneficiar mais vai ser o P-M, logo o Turion n necessita de ter a mesma cache k o P-M para ser competitivo, isso tb podes ver pelos P4 que têm muito mais cache k o A64 e mesmo assim são mais lentos.


Para tua informação o A64 mobile 0.09 gasta tanto (alias gasta ligeiramente menos devido a adição de SSE3 nos turion) como os turion ML.


Não gosto de repetir...mas não sejas tão biased! A64 num desktop, p-m num portátil!
Caso não tenhas reparado, há uma thread na secção de lojas a falar dos tão "aclamados" turion em que o pessoal se queixa que a bateria não dura o tempo que "eles esperariam"...logicamente que esperariam tanto ou mais que um p-m, mas não é isso que se verifica.

Sumerset disse:
Curiosamente a Targa tem o exclusivo mundial de certas placas gráficas Nvidia!! procurem nos foruns pelas placas gráficas que por vezes aparecem nos pcs do Lidl e logo vêm!! Faz-me lembrar uma história com a N.A.Informatica e o seu exclusivo de 5900SP que apenas eles vendiam e que nada sabiam sobre ela até mesmo o fornecedor da MSI em Portugal não tinha conhecimento de tal placa! Apenas os engenheiros da MSI é que a conheciam e muito gentilmente deram informações sobre a mesma.

Que gráfica era essa e que história era essa?
 
Última edição:
RuFuS disse:
Por acaso quero que me dês o link...nem que seja de uma loja, sff, pq no site não encontrei esses modelos.
Mas para dissipar algumas dúvidas, vais ver os asus e os acer para confirmares os preços!

Se não sabes procurar não temos culpa,

MSI

MSI Megabook S260-1656D with Mobile Intel Centrino 1.6 GHz (Black/533) -> 1199.00€
MSI Megabook S270-A2856 with AMD Turion64 Mobile ML-30 (1,6GHz) -> 1179.00€

HP

HP NX6110 mit Mobile Intel Centrino 1.6 GHz (533FSB/CD-RW) -> 1029.00
HP Compaq NX6125 with Mobile AMD Turion 64 bit ML-28 (1.6 GHz) -> 999.00€

Acer

Acer Aspire 1691WLMi mit M. Intel Centrino 1.6 GHz (CrystalBrite) -> 1229.00€
Acer Aspire 5021WLMi with Mobile AMD Turion 64 bit ML-28 (1.6 GHz) -> 1129.00€

Asus

Asus A6000V mit Mobile Intel Centrino 1.86 GHz (Color-Shine/533FSB) -> 1399.00 €
Asus A6000K with Mobile AMD Turion 64 bit MT-32 (1.8 GHz/25 Watt CPU) -> 1219.00€

TARGA

TARGA Companion 856 mit AMD Turion64 MT-32 (25W) -> 1449.00€

Fico à espera dos links das lojas onde a plataforma Turion64 é mais cara que a Sonoma, é que assim risco essa loja da minha lista. :)

RuFuS disse:
Não gosto de repetir...mas não sejas tão biased! A64 num desktop, p-m num portátil!
Caso não tenhas reparado, há uma thread na secção de lojas a falar dos tão "aclamados" turion em que o pessoal se queixa que a bateria não dura o tempo que "eles esperariam"...logicamente que esperariam tanto ou mais que um p-m, mas não é isso que se verifica.

batterymark-conditioning.gif


batterymark-life.gif


batterymark_conditioning_new.gif


batterymark_life_new.gif


Fonte -> Turion64 vs Sonoma

Quero ver os teus argumentos *desculpas e erros do teste* :)
 
Última edição:
[knap] disse:


Bem...não sei se reparaste, mas esse links não estão a funcionar como deviam! Põe isso em ordem, sff!
Para dissipares as tuas dúvidas tens aqui um link:
http://www.globus.pt/tabelas/Tabela de Preços de Portáteis.pdf

Então...que tal? Esta lista está mais organizada não está? E está em português não está? E não tem links enganados nem pouco objectivos pois não? Os sonoma são mais baratos não é...pois eu sei que são? :rolleyes:

Qt a esse teste...também te posso dar este:
http://www.gamepc.com/labs/print_content.asp?id=turion64

Não sei se reparaste mas esse teu teste é entre um ML (35W) e um sonoma (27W).
Talvez este meu teste se aproxime mais da realidade, pois é entre um MT (25W) e um sonoma (27W)...se bem que prefiro ler a opinião de quem os tem...ao menos tem como base factos veridicos!

Edit:
Os links até funcionam...menos o dos acer. Fica já aqui a minha opinião:
MSI - não sei se reparaste mas o turion é ML...ou seja consome 35W...é preferível o p-m nem que seja por mais 20€...mais 133mhz de clock e mais 64 de ram na gráfica apesar de partilhada.

Acer - Vê a lista que postei.

HP - Queres comparar um sempron com um p-m celeron? O p-m celeron desempenha melhor a sua função (portátil).

Asus - O portátil com p-m tem uma gráfica MUITO MELHOR que o com o turion! Aproveita e vê essa lista que te dei? Tem lá dois asus, um turion e um sonoma...por mais 50€ no modelo sonoma tens uma gráfica pci-ex e mais 512 de ram...!

Então? Satisfeito com a minha opinião? Acho que não tens como negar que era preferivél em qualquer um desses casos das diferentes marcas, o portátil com o modelo p-m em vez de amd/turion!

Ah e não te esqueças que os preços que aí puseste não correspondem ao indicado no site (asus e hp)!

Não sei se sabes mas não é só o processador que conta num portátil...parece que fizeste uma pequisa só pelo mm proc, mem, tft`s e disco! Então e gráfica? Não conta?
 
Última edição:
Zar0n disse:
Sumerset disse:
Já agora a tua afirmação de "o Turion não é dependente da Cache" é totalmente errada!! Se lhe tirares a cache quero ver o Turion em acção e se por acaso a AMD coloca-se mais era o adeus P-M no entanto é preciso ver que a estabilidade do CPU fica muito dependente da cache para além de que o preço aumenta na exponencial.


Mas basta entenderes português, é evidente k o k eu disse n é k o Turion n necessita de cache, mas sim k se por exemplo fazes 1 bench ao Turion e ao P-M com a mesma cache, se adicionares mais 512 a cada 1 quem vai beneficiar mais vai ser o P-M, logo o Turion n necessita de ter a mesma cache k o P-M para ser competitivo, isso tb podes ver pelos P4 que têm muito mais cache k o A64 e mesmo assim são mais lentos.

Para algo não ser dependente (=independente) de cache era ser capaz de funcionar sem ela. Ora nenhum CPU é capaz disso. Se não te consegues exprimir e se dessa dificuldade vêm erros a culpa não é dos outros!! Além disso acredita que se meteres mais cache no Turion ele vai beneficiar mas apenas em aplicações como office e nos enconding. É claro que nos jogos não irás notar nada.


Zar0n disse:
Sumerset disse:
Caso não tenhas reparado é um A64 mobile...por isso é que eu estava a duvidar da sua credibilidade...e está descansado que da tua não dúvido, pois é um p-m..

Para tua informação o A64 mobile 0.09 gasta tanto (alias gasta ligeiramente menos devido a adição de SSE3 nos turion) como os turion ML.

Mas o tópico é sobre consumos de CPU, e 50w é simplesmente inaceitável, logo espero k os turion DC se mostrem menos glutões.

Para tua informação não fui eu quem escreveu isso!! Vê se compras uns oculos ou se compras um monitor em condições para esse portátil do Lidl pq isso já deve estar nas ultimas...


Zar0n disse:
EDIT:
Sumerset disse:
Ou compra um Targa que é uma verdadeira m**da, (eu posso fazer essa afirmação pq conheço no minimo 4 pessoas que têm portáteis comprados no Lidl e das 4, 3 têm problemas) ou simplesmente manda vir de fora onde as garantias são diferentes e caso se tenha um problema tem que se enviar o portátil!! É claro que existe sempre a Acer, no entanto para aqueles que já conhecem a qualidade "magnifica" dos plásticos Acer e a possibilidade de mudar os componentes a preços baratos que eles oferecem (ou então não!!).

Eu falo do meu, e n tenho problemas e se tiver uso a garantia é para isso k ela serve, e tb posso falar disso, na targa telefonas para a garantia, vêm a casa buscar-to a casa e passado 2 semanas esta arranjado.
Nas outras marcas vais dizer k é um mar de rosas, afinal conheço ppl k está á espera a 1 mes pelo portátil arranjado da asus.

Ha Turion da TARGA/Asus/Msi/Acer etc. e claro k se arranjam em PT é um kestão de procurares, se n podes sempre mandar vir de fora, n é assim tão complicado LOL
E já agora quanto €€€ deste pelo teu?

A questão de vir arranjado eu duvido!! Já começaste a ter problemas com o gravador? Se ainda não começaste dá-lhe tempo! E acredita que isso não vem arranjado! Ou então ventoinhas que não funcionam.
Eu tb não disse que nas outras marcas era um mar de rosas, aliás eu tive problemas com a Toshiba porque se recusaram a prestar assistencia num portátil que tinha 8 defeitos de fabrico! 1 deles tinha a ver com o facto do teclado riscar o ecrã quando fechava o portátil. E para quem quiser saber a Toshiba pela pessoa do gerente da assistência técnica em Portugal recusou-me a assistência no portátil. Esse senhor chegou a telefonar para 1 centro de assistência para me mandar lá fazer um "teste de defeitos" e queriam trocar-me certas peças no portátil e não fazer uma reparação total do portátil. Mas isso são outras histórias.

Realmente espera-se 1 mês na Asus mas ao menos o portátil quando vem está selado e vem arranjado. Nem que seja necessário uma troca de board. Ainda não ouvi ninguem a queixar-se da assistência da Asus por não terem o portátil arranjado. Enquanto que a Targa é melhor nem começar.

O Turion da Asus não está em PT oficialmente! Disso eu sei. Se arranjares o Turion da Asus cá é pq vem de outros países. E aí quero ver a assistência a funcionar. :P Quanto à Acer é como eu disse, aquela "qualidade" a que já nos habituou, só mesmo quem estiver muito limitado em €€€ é que os escolhe e mesmo esses já têm outras escolhas que começam a ser verdadeiramente melhores. O da MSI quando eu aindei à procura ainda não tinha saído! Embora existissem fotos e detalhes. No entanto ninguém o arranjava.

A questão é que o Turion na altura que foi lançado foi lançamento de papel. E como tal só ao fim de 6 meses +/- é que começaram a aparecer no mercado opções baseadas nele.

Quanto ao meu portátil podes fazer 1 igual em www.inmove.com.pt é o WZ71V no entanto eu comprei o meu CPU, o P-M 770 na semana do seu lançamento (na verdade encomendei antes do lançamento e ele já lá estava!). E podes acreditar que estou satisfeito. Posso trocar qualquer componente. Disso já não podes dizer o mesmo no teu Targa/Arima.
 
RuFuS disse:
Bem...não sei se reparaste, mas esse links não estão a funcionar como deviam! Põe isso em ordem, sff!
Para dissipares as tuas dúvidas tens aqui um link:
http://www.globus.pt/tabelas/Tabela de Preços de Portáteis.pdf

Então...que tal? Esta lista está mais organizada não está? E está em português não está? E não tem links enganados nem pouco objectivos pois não? Os sonoma são mais baratos não é...pois eu sei que são? :rolleyes:

Só o link do Acer Aspire 5021WLMi estava trocado.
Essa tabela é tão boa que até tem processadores AMD que nem existem. Como é que tendo um processador mais caro, com uma motherboard mais cara pode ficar mais barato? Abre os olhos. A loja da qual coloquei os links é bastante conhecida e os preços dentro da UE não variam muito por isso os preços em Portugal não podem ser muito diferentes.

RuFuS disse:

Sugiro que vejas esta thread esse site fez antes desse outro teste Turion64 vs Sonoma, bem, nem comento, depois disso não me acredito nesse site. É totalmente Intel biased, e ainda por cima é uma loja.

RuFuS disse:
Não sei se reparaste mas esse teu teste é entre um ML (35W) e um sonoma (27W).
Talvez este meu teste se aproxime mais da realidade, pois é entre um MT (25W) e um sonoma (27W)...se bem que prefiro ler a opinião de quem os tem...ao menos tem como base factos veridicos!

Edit:
Os links até funcionam...menos o dos acer. Fica já aqui a minha opinião:
MSI - não sei se reparaste mas o turion é ML...ou seja consome 35W...é preferível o p-m nem que seja por mais 20€...mais 133mhz de clock e mais 64 de ram na gráfica apesar de partilhada.

Acer - Vê a lista que postei.

HP - Queres comparar um sempron com um p-m celeron? O p-m celeron desempenha melhor a sua função (portátil).

Asus - O portátil com p-m tem uma gráfica MUITO MELHOR que o com o turion! Aproveita e vê essa lista que te dei? Tem lá dois asus, um turion e um sonoma...por mais 50€ no modelo sonoma tens uma gráfica pci-ex e mais 512 de ram...!

Então? Satisfeito com a minha opinião? Acho que não tens como negar que era preferivél em qualquer um desses casos das diferentes marcas, o portátil com o modelo p-m em vez de amd/turion!

Ah e não te esqueças que os preços que aí puseste não correspondem ao indicado no site (asus e hp)!

Não sei se sabes mas não é só o processador que conta num portátil...parece que fizeste uma pequisa só pelo mm proc, mem, tft`s e disco! Então e gráfica? Não conta?

O meu browser de internet tem uma função chamada scrool, será que o teu não tem? Alguns modelos que escolhi não são o primeiro da página, por isso os preços não coincidem.

No caso da Asus foi a melhor comparação que encontrei, nesta marca todos os Turion64 têm a 6200 TurboCache com 256mb só mostra o quão boa esta marca é, enfim...

O que te esqueces-te de dizer foi que muitos dos Turion64 que coloquei têm caracteristicas superiores a um preço inferior.

Sumerset disse:
Para algo não ser dependente (=independente) de cache era ser capaz de funcionar sem ela. Ora nenhum CPU é capaz disso. Se não te consegues exprimir e se dessa dificuldade vêm erros a culpa não é dos outros!! Além disso acredita que se meteres mais cache no Turion ele vai beneficiar mas apenas em aplicações como office e nos enconding. É claro que nos jogos não irás notar nada.

A tua amiga Intel tem cpus sem cache.

Sumerset disse:
A questão de vir arranjado eu duvido!! Já começaste a ter problemas com o gravador? Se ainda não começaste dá-lhe tempo! E acredita que isso não vem arranjado! Ou então ventoinhas que não funcionam.
Eu tb não disse que nas outras marcas era um mar de rosas, aliás eu tive problemas com a Toshiba porque se recusaram a prestar assistencia num portátil que tinha 8 defeitos de fabrico! 1 deles tinha a ver com o facto do teclado riscar o ecrã quando fechava o portátil. E para quem quiser saber a Toshiba pela pessoa do gerente da assistência técnica em Portugal recusou-me a assistência no portátil. Esse senhor chegou a telefonar para 1 centro de assistência para me mandar lá fazer um "teste de defeitos" e queriam trocar-me certas peças no portátil e não fazer uma reparação total do portátil. Mas isso são outras histórias.

Realmente espera-se 1 mês na Asus mas ao menos o portátil quando vem está selado e vem arranjado. Nem que seja necessário uma troca de board. Ainda não ouvi ninguem a queixar-se da assistência da Asus por não terem o portátil arranjado. Enquanto que a Targa é melhor nem começar.

Nunca vi nenhuma queixa dos rmas do Lidl, aliás chegas lá e se estiveres dentro dos primeiros 15 dias até te trocam o portátil na hora, e isso aconteceu com o Zar0n, penso que ele não tem nenhuma queixa.
Achas bem esperar um mês por uma reparação? Trocam a board? Até são obrigados a trocar o portátil se necessário, quando dou para cima de 1000€ por uma coisa espero que a garantia corresponda ao que paguei.

Sumerset disse:
O Turion da Asus não está em PT oficialmente! Disso eu sei. Se arranjares o Turion da Asus cá é pq vem de outros países. E aí quero ver a assistência a funcionar. :P Quanto à Acer é como eu disse, aquela "qualidade" a que já nos habituou, só mesmo quem estiver muito limitado em €€€ é que os escolhe e mesmo esses já têm outras escolhas que começam a ser verdadeiramente melhores. O da MSI quando eu aindei à procura ainda não tinha saído! Embora existissem fotos e detalhes. No entanto ninguém o arranjava.

Se não se vende em Portugal porque é que aparece no site da Asus Portugal?

Sumerset disse:
A questão é que o Turion na altura que foi lançado foi lançamento de papel. E como tal só ao fim de 6 meses +/- é que começaram a aparecer no mercado opções baseadas nele.

Quando saiu podias comprar logo um CPU Turion64, portáteis é que ainda não havia muitos. :)
 
Última edição:
[knap] disse:
Sugiro que vejas esta thread esse site fez antes desse outro teste Turion64 vs Sonoma, bem, nem comento, depois disso não me acredito nesse site. É totalmente Intel biased, e ainda por cima é uma loja.

Obrigado pela info do link. A opinião parece unanime e imparcial:

«...
Originally Posted by Wiggy McShades
so much for a centino killer it won 1 benchmark and uses more power than the pentium M.


2 actually...

Anyway remember it's not just about benchmarks. Turion and Centrino are platforms, not CPU's. Turion will be cheaper and the socket is far more advanced.
Though I must say that those benchmarks proved once again that Pentium M rocks...
slobber.gif


BTW I think this review was already posted here about 2 weeks ago....»


Manda mais!
 
A discussão até está a ser bastante interessante e lúdica, no entanto estão a fugir um bocado ao tema, visto o tema ser exactamente o Yonah. O que estão a discutir faz parte do presente, preços/despempenho dos actuais P M e Turion... interessante mas não deixa de ser offtopic. Se quiserem movemos os posts para um novo tópico e discutem lá o tema...
 
Zarolho disse:
Obrigado pela info do link. A opinião parece unanime e imparcial:

«...
Originally Posted by Wiggy McShades
so much for a centino killer it won 1 benchmark and uses more power than the pentium M.


2 actually...

Anyway remember it's not just about benchmarks. Turion and Centrino are platforms, not CPU's. Turion will be cheaper and the socket is far more advanced.
Though I must say that those benchmarks proved once again that Pentium M rocks...
slobber.gif


BTW I think this review was already posted here about 2 weeks ago....»


Manda mais!


Dentro do contexto que coloquei devias ter dado atenção ao segundo post. Eu procurei outra thread que havia em que eles diziam muito mal da review mas não consegui entrar. Encontrei essa em que o user perkam menciona a review anterior.
 
[knap] disse:
Só o link do Acer Aspire 5021WLMi estava trocado.
Essa tabela é tão boa que até tem processadores AMD que nem existem. Como é que tendo um processador mais caro, com uma motherboard mais cara pode ficar mais barato? Abre os olhos. A loja da qual coloquei os links é bastante conhecida e os preços dentro da UE não variam muito por isso os preços em Portugal não podem ser muito diferentes.



Sugiro que vejas esta thread esse site fez antes desse outro teste Turion64 vs Sonoma, bem, nem comento, depois disso não me acredito nesse site. É totalmente Intel biased, e ainda por cima é uma loja.



O meu browser de internet tem uma função chamada scrool, será que o teu não tem? Alguns modelos que escolhi não são o primeiro da página, por isso os preços não coincidem.

No caso da Asus foi a melhor comparação que encontrei, nesta marca todos os Turion64 têm a 6200 TurboCache com 256mb só mostra o quão boa esta marca é, enfim...

O que te esqueces-te de dizer foi que muitos dos Turion64 que coloquei têm caracteristicas superiores a um preço inferior.

Já vi que foste buscar modelos que mais te convinham...procura com todas as caracteristicas iguais, mudando apenas o processador entre amd e intel...
Não vou discutir mais...o greven já interviu, eu já percebi o teu ponto de vista e acho que tu já percebeste o meu...
Ah...e não te esqueças de qd procurares a comparação entre portáteis, convém serem modelos com o turion MT...e não o ML que gasta mais 8W que o p-m!
Cumps
 
Última edição:
RuFuS disse:
Por acaso quero que me dês o link...nem que seja de uma loja, sff, pq no site não encontrei esses modelos.

HP compac NX6110 P-M 1.6Ghz 1138€ (mete o disco de 60GB) LINK

HP compac Nx6125 Turion 1.6Ghz 999€ (e é lijeiramente superior tem drive DVD-RW e mais alguymas cenas a mais) LINK

So meti estes pk são os mais equivalentes mas podes procurar mais nessa loja pra confirmares.

Mas podes ver a lista de preços do P-M e dos Turion k é mais facil, afinal se o CPU e a plataforma são mais baratos isso tem k se reflectir no preço do Laptop.


Rufus disse:
Afinal tinha razão para desconfiar da tua palavra! :o

Desconfiar do kê?

Zar0n disse:
Portatibilidade? LOL 2.8kg 2h.30 de bateria e correr todos os jogos à max rel. chegam-te?

!=

Portatibilidade? LOL 2.8kg 2h.30 de bateria a correr todos os jogos à max rel. chegam-te?

Enfim.....


Rufus disse:
Zar0n disse:
Mas basta entenderes português, é evidente k o k eu disse n é k o Turion n necessita de cache, mas sim k se por exemplo fazes 1 bench ao Turion e ao P-M com a mesma cache, se adicionares mais 512 a cada 1 quem vai beneficiar mais vai ser o P-M, logo o Turion n necessita de ter a mesma cache k o P-M para ser competitivo, isso tb podes ver pelos P4 que têm muito mais cache k o A64 e mesmo assim são mais lentos.


Para tua informação o A64 mobile 0.09 gasta tanto (alias gasta ligeiramente menos devido a adição de SSE3 nos turion) como os turion ML.

Não gosto de repetir...mas não sejas tão biased! A64 num desktop, p-m num portátil!
Caso não tenhas reparado, há uma thread na secção de lojas a falar dos tão "aclamados" turion em que o pessoal se queixa que a bateria não dura o tempo que "eles esperariam"...logicamente que esperariam tanto ou mais que um p-m, mas não é isso que se verifica.

Que é k isso tem a ver com o quote k fizeste?!


sumerset disse:
Zar0n disse:
sumerset disse:
Caso não tenhas reparado é um A64 mobile...por isso é que eu estava a duvidar da sua credibilidade...e está descansado que da tua não dúvido, pois é um p-m..

Para tua informação o A64 mobile 0.09 gasta tanto (alias gasta ligeiramente menos devido a adição de SSE3 nos turion) como os turion ML.

Mas o tópico é sobre consumos de CPU, e 50w é simplesmente inaceitável, logo espero k os turion DC se mostrem menos glutões.


*** edit ***

*** edit ***



Bem mas eu n keria transformar isto numa discussão de a minha é maior do k a tua :p

Afinal o k interessa é k o P-M DC vai gastar 50W, e tudo começou pk eu disse k em função desse consumo o Turion DC pode ser uma boa opção, olhando para o aumento de consumo quando o A64 passaram para DC.

Ainda estão os 2 um pouco distantes, mas a verdade é k a AMD n tendo uma arquitectura só para LOW power consegue ter 1 CPU muito competitivo.
E sendo 1 CPU já pensado em DC axo k o Turion vai continuar a dar cartas quando sair a versão DC, é esperar para ver....
 
Última edição pelo moderador:
[knap] disse:
A tua amiga Intel tem cpus sem cache.
Eu nunca disse que a Intel tinha CPUs sem cache. Além disso não sou amigo de Intel nenhuma!


[knap] disse:
Nunca vi nenhuma queixa dos rmas do Lidl, aliás chegas lá e se estiveres dentro dos primeiros 15 dias até te trocam o portátil na hora, e isso aconteceu com o Zar0n, penso que ele não tem nenhuma queixa.
Achas bem esperar um mês por uma reparação? Trocam a board? Até são obrigados a trocar o portátil se necessário, quando dou para cima de 1000€ por uma coisa espero que a garantia corresponda ao que paguei.
A lei não te diz quanto tempo esperar. Apenas fala em tempo razoavel, é esse o termo usado! No entanto até agora toda a gente que conheço que teve problemas com Asus (que já por si é pequena a taxa no grande universo de pessoas que têm um Asus) não conheço nenhum que tenha queixas da assistência deles!! Quanto ao Lidl e as suas trocas só o podes fazer dentro dos 15 dias. O mais curioso é que segundo a lei quando tens 1 problema te deves dirigir ao Lidl pois foram eles que te venderam o produto, para que eles possam fazer a reparação ou prestar ajuda. Quando lá chegas eles dizem que tens que telefonar para um número que nada tem a ver com o Lidl em si! Costumas ver isso nas outras lojas??? Eu não! Quanto à assistencia em si dos portáteis vendidos no Lidl, quando se tem um problema num gravador como eu ja vi em mais que 1 portátil e se envia para eles 3 vezes seguidas com a mesma queixa de que o gravador não grava e eles não fazem nada... eu diria que é uma assistência claramente má!!! Já agora quando ligas para o número deles na Alemanha pois isso acontece muitas vezes em que a assistência em Portugal não tem capacidade mental para perceber que o gravador não grava, não existe ninguém que fale português!! Ou falas com um espanhol ou então com um inglês ou alemão!

Ve se quando ligas para a assistência de outra marca de portáteis te atende um inglês ou um espanhol!

[knap] disse:
Existe uma diferença entre estar no site e ser vendido em Portugal! O A64 mobile 3400+ e wsga+ tb era vendido cá em Portugal segundo o site e no entanto depois de estar a falar com o representante da Asus em Portugal fiquei a saber que para cá so vinha o modelo equipado com o 3000+ e wxga e que não dava para fazer qualquer tipo de alteração a nivel de cpu!


[knap] disse:
Quando saiu podias comprar logo um CPU Turion64, portáteis é que ainda não havia muitos. :)
Por acaso isso é curioso!! É que estás a ir contra todos os sites que fizeram reviews na altura e que diziam que o mesmo ainda não estava disponível para venda. Apenas samples para os fabricantes de portáteis para terem algo com que testarem!! É que portátil até havia 1, o da Arima que é o que é vendido pela Targa nestes dias!
 
Zar0n disse:

*** edit ***

Quanto ao meu Ecrã, acredita que tem muito maior qualidade do q o teu!!! Já fiz a comparação com 1 igual e o dono do Targa rendeu-se. Tendo em conta que é onde colas os teus olhos todos os dias o investimento vale apena!!

Zar0n disse:
Bem mas eu n keria transformar isto numa discussão de a minha é maior do k a tua :p

Afinal o k interessa é k o P-M DC vai gastar 50W, e tudo começou pk eu disse k em função desse consumo o Turion DC pode ser uma boa opção, olhando para o aumento de consumo quando o A64 passaram para DC.

Ainda estão os 2 um pouco distantes, mas a verdade é k a AMD n tendo uma arquitectura só para LOW power consegue ter 1 CPU muito competitivo.
E sendo 1 CPU já pensado em DC axo k o Turion vai continuar a dar cartas quando sair a versão DC, é esperar para ver....

Quanto ao gastar 50W é o que eu já disse, é consequencia directa dos 2 cores mas não te preocupes que o Turion não deve estar muito atrás!! E não sei pq mas algo me diz que a questão dos 50W vai baixar um pouco.

Além disso se eles estiverem mesmo a modificar a estrutura da maneira que se pensa tenho sérias dúvidas que o Turion DC só por adicionar outro Core tenha vantagens!

Mas prefiro estar à espera e ver para crer. O que realmente me preocupa é a questão da compatibilidade em que as 2 empresas parecem não estar muito preocupadas. E onde tivessem um pouco mais de cuidado poderiam ir buscar mais vendas, vindas do parque de portáteis já instalado!
 
Última edição pelo moderador:
Sumerset disse:

*** edit ***

Sumerset disse:
Quanto ao meu Ecrã, acredita que tem muito maior qualidade do q o teu!!! Já fiz a comparação com 1 igual e o dono do Targa rendeu-se. Tendo em conta que é onde colas os teus olhos todos os dias o investimento vale apena!!!

Fora o facto de ter claramente um resolução n indicada para monitores de 15.4" e para a grafica k tem n, vejo k é k pode ser superior.

E tb gostava de ver isso a correr jogos ininterruptamente durante 3h como afirmas...

Sumerset disse:
Quanto ao gastar 50W é o que eu já disse, é consequencia directa dos 2 cores mas não te preocupes que o Turion não deve estar muito atrás!! E não sei pq mas algo me diz que a questão dos 50W vai baixar um pouco.

Não é uma consequncia directa dos dois cores mas sim da implementação deles, que não e pensada de inicio para DC.

Sumerset disse:
Além disso se eles estiverem mesmo a modificar a estrutura da maneira que se pensa tenho sérias dúvidas que o Turion DC só por adicionar outro Core tenha vantagens!

Mas ainda n percebeste k o Turion é um A64 optimizado pra low power, atravez do processo de fabrico, não ha mudanças de arquitectura, basta olhares para os X2 pra veres as vantagens k vai ter.
 
Última edição pelo moderador:
Madril disse:
Alguem sabe quando chegam ao mercado os Yonah ?

Ao que parece inicios de 2006. Janeiro para ser mais preciso!!

Fica aqui uma tabela tirada do Anandtech!

Pentium M Roadmap
CPU Model____Codename______Clock (GHz)___Cores__FSB (MHz)____Launch
TBD___________Merom__________TBD________2_____667_________2H'06
x60____________Yonah__________2.33_______2_____667_________2H'06
x58____________Yonah LV_______1.83_______2______667_________2H'06
x50____________Yonah__________2.16_______2______667_________Jan'06
x48____________Yonah LV________1.66_______2_____667________Jan'06
x40____________Yonah____________2________2_____667_________Jan'06
x38____________Yonah LV________1.5________2_____667_________Jan'06
x30____________Yonah__________1.83________2_____667_________Jan'06
x20____________Yonah__________1.66________2_____667_________Jan'06
780____________Dothan_________2.26________1_____533_________Jul'05
778____________Dothan LV_______1.6________1_____400_________Jul'05
773____________Dothan ULV______1.3________1_____400_________Jan'06
766____________Yonah__________1.83_______1______667________2H'06
756____________Yonah__________1.66_______1______667________Jan'06
TBD___________Yonah ULV_______1.2________1______533________Q2'06
TBD___________Yonah ULV_______1.06_______2______533________2H'06
TBD___________Yonah ULV_______1.06_______1______533________Q2'06
 
epa
não me levem a mal
até estava interessante esta thread......
acho k podiam evitar alguns comentários......:offtopic:
abram uma no geral e desanquem-se um ao outro a ver se me ralo...agora torna-se frustrante tentar acompanhar o yonah sucks....more power com estes "mimos" pelo meio
vá lá...
keep it cool

cumps
 
Zar0n disse:
*** edit ***



Fora o facto de ter claramente um resolução n indicada para monitores de 15.4" e para a grafica k tem n, vejo k é k pode ser superior.

E tb gostava de ver isso a correr jogos ininterruptamente durante 3h como afirmas...



Não é uma consequncia directa dos dois cores mas sim da implementação deles, que não e pensada de inicio para DC.



Mas ainda n percebeste k o Turion é um A64 optimizado pra low power, atravez do processo de fabrico, não ha mudanças de arquitectura, basta olhares para os X2 pra veres as vantagens k vai ter.


*** edit ***

2 a resolução de 1680x1050 é indicada sim para os monitores de 15,4" vai ver monitores de 15,4" WSGA+ em vez de ficares pelos WXGA! Acredita que quando se tem algo para fazer em Matlab e Simulink e que se tem que recorrer a uma pag web para ver enunciados dá muito jeito a àrea extra! Para além de que UT2004 a esta resolução é um SHOW!!! :x2: .

3 3H seguidas a jogar desde que se saiba reduzir as tensões nos cpus e ligar a opção do brilho dinamico, a bateria dura mais!

4 Já agora que vantagens magnificas é que tu tens num X2? Se tu olhares para um diagrama de 1 Dual Core da AMD vais ver que é praticamente a ligação que se usa em boards de servidor (Ligação directa entre CPUS pelo HT) com a diferença de que para reduzir alguns custos e tempos de acesso (supostamente) utiliza-se unidades já existentes num dos cores. Assim o 2 core é um pouco cortado em relação ao original, no entanto comunicam à velocidade do HT e por um canal dedicado e permitem a partilha de memória tal como num sistema muli-cpu e partilha de links entre CPUs.
Nesse campo e devido ao modo como toda a arquitectura A64 foi estruturada desde o ínicio, ao possiblitar até 3 ligações HT directas/indirectas (senão estou em erro são 3) a AMD tem uma grande vantagem sobre a Intel no entanto por alguma razão codigo que seja compilado no compilador da Intel como muitas das aplicações fortran e outras conseguem correr mais depressa (muito mais..) em maquinas Intel do que AMD mesmo sem hyperthread activo na maquina Intel (quando digo isto tou a falar de maquinas de multi-cpu).
Usando um compilador como o GCC a vantagem passa para o lado da AMD.
Obviamente que ao cortar certas características existentes no core vais fazer ao mesmo tempo que a dissipação diminua.
No entanto a questão de ao juntar 2 cores iguais vai dar sempre x + x =2x a unica solução é diminuir de alguma maneira o resultado. A AMD achou por bem cortar certas caracteristicas e mesmo assim consegue manter a performance, no entanto eu até gostava de ver um X2 com uma aquitectura parecida com a da Intel para ver o beneficio. É que ao reduzir as distancias de comunicação irias reduzir também latências e podias aumentar a frequencia de comunicação sem causar instabilidade na ligação de comunicação e sem perdas de dados.
 
Última edição pelo moderador:
Para tentar voltar ao tema da thread que eu abri, o "Yonah" é o próximo CPU para portáteis, mas não é de maneira nenhuma um membro da próxima arquitectura "unificada" da Intel.

Aliás, é por isso mesmo que o "Yonah" está para o actual "Dothan", como os chips desktop Pentium D "Smithfield" estão para o P4 "Prescott". É a mesma tecnologia, só com dois cores.

Aliás, só assim se compreende o aumento do TDP para 49w, não se esqueçam que neste momento estão apenas a duplicar o nº de transístores, não há aqui redução da die para 65nm, nem novas tecnologias de "clock-gatting" agressivo, "sleep transistors" em maior número e "On-die CMOS voltage regulators" (os quais a AMD considerou e rejeitou, para já, por serem pouco fiáveis e muito dispendiosos).

O Yonah (65nm) vai testar a primeira versão da plataforma/chipset "Napa" no mercado, para depois surgirem as novas CPU's (65nm), com alterações de pormenor nos chipsets, mas muitas diferenças (espera-se) na micro-arquitectura interna das CPU's.
 
Última edição:
JAFoNEXUS disse:
quando é que estao previstos os primeiros cpus a 65nm da intel pra laptops !?!

2 semestre 2006! Eles basicamente vão estar a encharcar o mercado com cores. por volta do 2 semestre de 2006 devem existir 3 cores no mercado. Cada um com diferenças especificas...

As tabelas de tradução vão fazer muita falta nessa altura...
 
Back
Topo