Yonah sucks... more power

nao vejo pk a razao de tnt palavreado aki k gastam mt e nao sei k... a meu ver ate gastam pouko...
e uma kestao simples, se um P-M 780 gasta 27W, e um yonah dual-core gasta so 49w e mt bom. nao se podem eskecer k são 2 cores. Se fossem 2 p-m o consumo teorico seria 54w(27w+27w) logo os 49w estão mt bem a meu ver... ou queriam o k? k 2 cores gastassem tb so 27w?
 
Não acho o consumo alto para um P-M dual core (até é bom) mas é alto para portáteis.
Será que vamos entrar numa era de grande gap desktop portátil? Com os derivados p-m dual core a chegarem eventualmente ao mercado desktop (e digamos de +-50 W é mel para um desktop) somos capazes de ter um período em que os portáteis vão ser especialmente chouriços até alguém inventar qq coisa nova.
 
timber disse:
Não acho o consumo alto para um P-M dual core (até é bom) mas é alto para portáteis.
Será que vamos entrar numa era de grande gap desktop portátil? Com os derivados p-m dual core a chegarem eventualmente ao mercado desktop (e digamos de +-50 W é mel para um desktop) somos capazes de ter um período em que os portáteis vão ser especialmente chouriços até alguém inventar qq coisa nova.


Entranto um pouco no dual-core, este vai ser para quem quer um portátil com mais capacidade de processamento, e no conceito de portatibilidade não é necessário muito proc...quem quiser pode continuar a optar por um sngle-core que inclusivé terá mais bus!
Já agora: qual o consumo de um p4 normal? E de um xp-m? E A64?
 
Qual é o problema de 49watts num portatil se forem dissipados correctamente e de forma "leve"?
Não esquecer que são 49watts para dois core's.
 
Isto deve-se a "fantastica" tecnologia dual core da INTEL ser colar 2 Core sem nada partilhado.

E sem duvida 49w, é 1 exagero, mas kem kiser pode sempre optar pelos turion DUAL core, quando chegarem é claro ;)
 
Zar0n disse:
Isto deve-se a "fantastica" tecnologia dual core da INTEL ser colar 2 Core sem nada partilhado.

E sem duvida 49w, é 1 exagero, mas kem kiser pode sempre optar pelos turion DUAL core, quando chegarem é claro ;)

E qd é que esse chegam? E qts Watts consomem? :rolleyes:
Sabes alguma coisa? :o
 
RuFuS disse:
E qd é que esse chegam? E qts Watts consomem? :rolleyes:
Sabes alguma coisa? :o

Os turion dual core seram X2 optimizados para low power, os turion actuais gastam menos de 35w, deve haver 1 aumento por passar pra dual core mas estes devem ter uma menor frequência pra compensar esse facto.
 
Zar0n disse:
Os turion dual core seram X2 optimizados para low power, os turion actuais gastam menos de 35w, deve haver 1 aumento por passar pra dual core mas estes devem ter uma menor frequência pra compensar esse facto.

claro...e vão consumir menos que 49W...! :rolleyes:
I like this biased think... :berlusca:
 
RuFuS disse:
claro...e vão consumir menos que 49W...! :rolleyes:
I like this biased think... :berlusca:

RuFuS disse:
Porém, na minha opinião, turion não é solução ao sonoma, por diversas razões, começando no preço (portáteis turion são mais caros)

Os Turion são bem mais baratos...

RuFuS disse:
...passando pela cache (que no p-m é muito maior e nota-se bem a diferença)

Os Turion n são tão dependentes da cache como os P-M

RuFuS disse:
...e acabando na pouca interface de programas, os quais já existem bastantes para os p-m!

Kê? lol, n sabia k havia programas "só" pra P-M.


Quanto aos consumos, é esperar pra ver, podem vir num novo stepping, como ainda é muito cedo pra numeros exactos.

I dont like this biased narrow see
berlusca.gif


:)
 
Pa, sinceramente, um portatil na precisa dum CPU xpto ... precisa é dum k gaste pouco ( e na se arraste claro).

Um portatil na é para jogar.

Eu com o meu banias 1.5 faço tudo e já acho que gasta demais. Curto é o Portegé dum amigo meu ... Dothan 1.2 ULV :P
 
Zar0n disse:
Os Turion são bem mais baratos...

Só se fôr o processador, porque portáteis com turion são mais caros que os sonoma!


Zar0n disse:
Os Turion n são tão dependentes da cache como os P-M

Pois não...mas olha que os 2mb de cache nos p-m já fazem estragos...



Zar0n disse:
Kê? lol, n sabia k havia programas "só" pra P-M.

Vais-me dizer que há programas para turion como aquele para baixar as voltagens do processador de um p-m qualquer (sim em qualquer portátil aquilo funciona)

Zar0n disse:
I dont like this biased narrow see
berlusca.gif

So...who`s the biased one? :205:


PS - Eu sei admitir que a amd é boa para desktop do mesmo modo que a intel é boa para portáteis...sei separar o trigo do joio...e não tenho culpa que a intel tenha sido mais inteligente e apostado numa arquitectura e mercado que estava e está em crescente e contínuo crescimento! :rolleyes:
Estou a dar crédito à intel nesta thread porque ela merece, e se tivesses um portátil p-m acredita que mudavas a tua opinião, pois parece-me que tens uma ideia um pouco limitada de portatibilidade!
 
Última edição:
RuFuS disse:
Só se fôr o processador, porque portáteis com turion são mais caros que os sonoma!

São? N sei onde andas a ver preços, mas eu sei quanto custou o meu, e n arranjavas nada de equivalente ou perto em P-M.

RuFuS disse:
Vais-me dizer que há programas para turion como aquele para baixar as voltagens do processador de um p-m qualquer (sim em qualquer portátil aquilo funciona)

Ah, estas a falar do programa k eu uso para forçar o meu portatil no power state mais baixo?

LoL, claro k ha isso tb para o Turion. duh

RuFuS disse:
PS - Eu sei admitir que a amd é boa para desktop do mesmo modo que a intel é boa para portáteis...sei separar o trigo do joio...e não tenho culpa que a intel tenha sido mais inteligente e apostado numa arquitectura e mercado que estava e está em crescente e contínuo crescimento! :rolleyes:
Estou a dar crédito à intel nesta thread porque ela merece, e se tivesses um portátil p-m acredita que mudavas a tua opinião, pois parece-me que tens uma ideia um pouco limitada de portatibilidade!

Portatibilidade? LOL 2.8kg 2h.30 de bateria e correr todos os jogos à max rel. chegam-te?
Se arranjarem melhor vem ca dizer, ate lá menos postas de pescada SFF.:rolleyes:
 
existem duas versões do Turion:

A versão 25W @ 1.20V:
+ MT-28: 1600 MHz (512 KB L2-Cache) - 22 June 2005
+ MT-30: 1600 MHz (1024 KB L2-Cache) - March 2005
+ MT-32: 1800 MHz (512 KB L2-Cache) - March 2005
+ MT-34: 1800 MHz (1024 KB L2-Cache) - March 2005

+ MT-37: 2000 MHz (1024 KB L2-Cache) - 22 August 2005
+ MT-40: 2200 MHz (1024 KB L2-Cache) - 22 August 2005

e a versão 35W @ 1.35V:
+ ML-28: 1600 MHz (512 KB L2-Cache) - May 2005??
+ ML-30: 1600 MHz (1024 KB L2-Cache) - March 2005
+ ML-32: 1800 MHz (512 KB L2-Cache) - March 2005
+ ML-34: 1800 MHz (1024 KB L2-Cache) - March 2005
+ ML-37: 2000 MHz (1024 KB L2-Cache) - March 2005

+ ML-40: 2200 MHz (1024 KB L2-Cache) - 22 June 2005

note-se que os ML-30, ML-32 e ML-34 sairam no mesmo mês nas duas variantes 25W e 35W, a versão inicial a 1600 MHz só foi revista em agosto no entanto. 25W é ligeiramente menos que o Pentium M convencional, mas não pode competir com as versões low-voltage que vão até aos 1,6 GHz.

Os pentium D(ual Core) gastam +/- 130W; os AMD64 Dual Core gastam 89W até aos 4200+ (2200 MHz) e 110W até ao 4800+ (2400 MHz)

No segmento dos 25/27W eu daria a vantagem à AMD, que incidentalmente pareçe estar a dominar melhor os dual core e os single core desktop que neste momento estão a dar no maximo 67W bem menos que os Prescott.

Acho portanto que os turion 64 bits podem vir a ser potencialmente muito interessantes, se a porporção demonstrada nos A64X2 se mantiver; mas... e o Yonah não tem uma versão low power? Esse é o campo onde a Intel ainda é imbativel, dois cores Pentium M a 1,6GHz a gastar 10W cada... não seria nada mau, o yonah pode ser muito interessante assim, e potencialmente balançado para velocidades superiores sem bater a barreira do Pentium M normal (27W) mas a versão anunciada... muito pouco atractiva... para portáteis.
 
Última edição:
Zar0n disse:
São? N sei onde andas a ver preços, mas eu sei quanto custou o meu, e n arranjavas nada de equivalente ou perto em P-M.

Vai consultar a lista de qualquer fabricante de portáteis sff...não gosto que duvidem da minha palavra sem fundamento.


Zar0n disse:
Ah, estas a falar do programa k eu uso para forçar o meu portatil no power state mais baixo?

LoL, claro k ha isso tb para o Turion. duh

Isso faz o quê em concreto?

Zar0n disse:
Portatibilidade? LOL 2.8kg 2h.30 de bateria e correr todos os jogos à max rel. chegam-te?
Se arranjarem melhor vem ca dizer, ate lá menos postas de pescada SFF.:rolleyes:

O teu portátil faz isso? Dura 2h e 30 min. a jogares na res. máx? Lamento informar-te mas vou duvidar da tua palavra...se me dissesses que era no início qd compraste o portátil ainda lá ia, mas ao fim de uns meses/ano não acredito, só mesmo ver para crer!
 
Zar0n disse:
São? N sei onde andas a ver preços, mas eu sei quanto custou o meu, e n arranjavas nada de equivalente ou perto em P-M.



Ah, estas a falar do programa k eu uso para forçar o meu portatil no power state mais baixo?

LoL, claro k ha isso tb para o Turion. duh



Portatibilidade? LOL 2.8kg 2h.30 de bateria e correr todos os jogos à max rel. chegam-te?
Se arranjarem melhor vem ca dizer, ate lá menos postas de pescada SFF.:rolleyes:


Queres melhor???

LOL. Eu tenho o meu só para ti!!! 2.9KG 3H de bateria com um P-M 770 (eu traduzo para ti 2,13 GHz), uma Geforce Go 6600 128MB e a jogar à resolução max de 1680x1050!! Ah para o caso de estares a pensar nisso, a minha bateria tem apenas as habituais 8 celulas de Litio e pode dar 5h em modo desktop desde q reduza o brilho do monitor.


Já agora a tua afirmação de "o Turion não é dependente da Cache" é totalmente errada!! Se lhe tirares a cache quero ver o Turion em acção e se por acaso a AMD coloca-se mais era o adeus P-M no entanto é preciso ver que a estabilidade do CPU fica muito dependente da cache para além de que o preço aumenta na exponencial.


Além disso vcs estão a ver o problema no prisma errado! A Intel conseguiu fazer bons CPUs para o mercado mobile no entanto esta questão dos 25W < x < 50W e +50W em CPUs que irão ser muito utilizados em notebooks vem exactamente de algo que eu mencionei antes. Pelos vistos ninguém reparou nisso!

Os Chipsets da Intel vêm com alguns problemas como é normal em qualquer linha de chips em qualquer empresa do mercado. A AMD têm os mesmos problemas tal como IBM e T.I. e TSCM e os demais... Que é a questão de num transistor para poder exixtir amplificação esta tem que estar dentro de um certo limite caso contrário diz-se que o mesmo irá saturar e o resultado para o exemplo de um chipset ou cpu em que é necessário comunicar dados através de ondas quadradas ou sinusoidais é a perda de dados que fazem com que no fim o sistema não funcione.

Para compensar o caso eles fazem experiencias com as tais Eng Sample que normalmente são cpus com maior controlo e tentam colocar os valores de tensão, o tal Voffset de tal maneira que o sistema se torne estável em quase todas as situações. Existem sempre algumas que depois aparem documentadas em PDFs para que alguem analise e tente resolver.

Essas mesmas tensões podem ser reduzidas no entanto existe o risco de perder estabilidade, mas ao faze-lo aumenta-se a autonomia no caso de um portátil. Por isso deve-se pensar um pouco quando se faz a redução! Se o portátil é usado primáriamente em calculos matemáticos como Matlab e programas feitos pelo próprio não se deve ultrapassar os limites impostos pelo fabricante para as tensões pois é normal que por vezes ocorram erros. Esses erros podem ser detectados usando 2 plataformas iguais em que uma está reduzida ao máx em termos de tensão e a outra está igual ao de fábrica e podem ver que existem diferenças em valores.

Mas isto já toda a gente sabia excepto os Newbies...


A questão dos dual-cores é outra muito interessante visto que tal como mencionaram as 2 principais empresas que vendem para o mercado doméstico e não só tomaram caminhos diferentes em certos pormenores que são principalmente a parte da divisão da cache ou não divisão e a comunicação interna e directa entre os 2 cores ou a comunicação através de um FSB geral externo ( as primeiras são escolhas da AMD e as segundas as da Intel).

A minha opinião é que a aproximação da AMD é melhor do ponto de vista da performance pura e simplesmente. No entanto a Intel também tem coisas interessantes do lado dela como o facto de ao se compilar código no compilador Intel o mesmo consegue ser mais rápido numa máquina Intel do que numa máquina AMD (para desktops e servers). No entanto usando um compilador genérico como o GCC qualquer Athlon64 bate um cpu Intel para os desktop e servers (só tenho conhecimento deste caso, mobile não sei).

Mas ao ter uma solução de Dual core da Intel à partida em termos de dissipação podemos imediatamente pensar em 2x27W. É claro que a Intel vai fazer umas optimizações vindas da arquitectura para pelo menos reduzir os 4W :lol: o que dá os tais 50W.
No entanto a AMD tb não deve estar muito atras. Uma estimativa deveria ser 2x35W e 2x25W em que devemos descontar uns 10W em cada pela questão de estarem a partilhar alguns recursos. O resultado final deve dar cerca de 60W e 40W.

No entanto estes valores deverão ser possiveis de reduzir tanto na arquitectura AMD como Intel. convém sempre de realçar aquilo que mencionei antes sobre os erros e estabilidade do sistema.

O que realmente, tal como eu já disse, deveriam estar a pensar é na compatibilidade destes CPUs visto que o novo Turion deverá vir com o suporte para DDR2 666 o que deverá precisar de um novo socket não? Quanto ao novo Intel, aí é que vejo 0 de compatibilidade.
 
Faltou-me mencionar umas coisas.

Um portátil Turion realmente fica mais caro para um portugues. Ou compra um Targa que é uma verdadeira m**da, (eu posso fazer essa afirmação pq conheço no minimo 4 pessoas que têm portáteis comprados no Lidl e das 4, 3 têm problemas) ou simplesmente manda vir de fora onde as garantias são diferentes e caso se tenha um problema tem que se enviar o portátil!! É claro que existe sempre a Acer, no entanto para aqueles que já conhecem a qualidade "magnifica" dos plásticos Acer e a possibilidade de mudar os componentes a preços baratos que eles oferecem (ou então não!!).

Quanto à plataforma em si. Considero o sistema criado pela AMD muito melhor. Afinal de contas não nos xulam por um autocolante que apenas quer dizer que se têm um CPU, uma Board e uma placa de rede Wireless tudo com chips Intel!!

Na plataforma deles o fabricante/loja/comprador escolhe os componentes de uma lista compativel. E as placas wireless da Intel estão nessa lista bem como as gráficas da Nvidia e ATI.

No entanto se quisermos comprar um portátil em Portugal com Turion torna-se quase impossivel!
 
Sumerset disse:
Queres melhor???

LOL. Eu tenho o meu só para ti!!! 2.9KG 3H de bateria com um P-M 770 (eu traduzo para ti 2,13 GHz), uma Geforce Go 6600 128MB e a jogar à resolução max de 1680x1050!! Ah para o caso de estares a pensar nisso, a minha bateria tem apenas as habituais 8 celulas de Litio e pode dar 5h em modo desktop desde q reduza o brilho do monitor.

Isso era para mim? Acho que não...

Eu dúvido da durabilidade da bateria dele, pq a configuração do portátil dele é esta:
< TFT 15.4" WXGA 16/9 >-< AMD Mobile A64 3000+ (0.09) >-< ATI X700 >-< Samsung 512 DDR >-< Samsung 80GB SATA >
< Placa TV digital / analogica + Telecomando >-< 10/100 lan / Bluetooth / Wifi 802.11g >-< Pioneer DVDRW DL 8x >-< 2.8Kg >

Caso não tenhas reparado é um A64 mobile...por isso é que eu estava a duvidar da sua credibilidade...e está descansado que da tua não dúvido, pois é um p-m.
 
RuFuS disse:
Isso era para mim? Acho que não...

Eu dúvido da durabilidade da bateria dele, pq a configuração do portátil dele é esta:
< TFT 15.4" WXGA 16/9 >-< AMD Mobile A64 3000+ (0.09) >-< ATI X700 >-< Samsung 512 DDR >-< Samsung 80GB SATA >
< Placa TV digital / analogica + Telecomando >-< 10/100 lan / Bluetooth / Wifi 802.11g >-< Pioneer DVDRW DL 8x >-< 2.8Kg >

Caso não tenhas reparado é um A64 mobile...por isso é que eu estava a duvidar da sua credibilidade...e está descansado que da tua não dúvido, pois é um p-m.


Até podias duvidar!!! Mas eu da dele só duvido por uma coisa!! É um Portátil do Lidl e é da Targa feito pela Arima. Curiosamente a Targa tem o exclusivo mundial de certas placas gráficas Nvidia!! procurem nos foruns pelas placas gráficas que por vezes aparecem nos pcs do Lidl e logo vêm!! Faz-me lembrar uma história com a N.A.Informatica e o seu exclusivo de 5900SP que apenas eles vendiam e que nada sabiam sobre ela até mesmo o fornecedor da MSI em Portugal não tinha conhecimento de tal placa! Apenas os engenheiros da MSI é que a conheciam e muito gentilmente deram informações sobre a mesma. :lol:

O meu portátil é um Inmove fabricado pela Asus! Quanto ao nome Inmove é apenas uma marca como Tsunami! No entanto a Inmove anda a vender material que na minha opinião é de qualidade superior.
 
RuFuS disse:
Vai consultar a lista de qualquer fabricante de portáteis sff...não gosto que duvidem da minha palavra sem fundamento.

HP compac NX6125 P-M 1.6Ghz 1138€
HP compac Nx6125 Turion 1.6Ghz 999€ (e é lijeiramente superior tem drive DVD-RW e mais alguymas cenas a mais)

Chega ou é necessario mais?

Se o CPU é mais barato isso reflete-se no preço do Notebook como é obvio.


RuFuS disse:
Isso faz o quê em concreto?

Podes por o CPU à voltagem e frequência k desejares.


RuFuS disse:
O teu portátil faz isso? Dura 2h e 30 min. a jogares na res. máx? Lamento informar-te mas vou duvidar da tua palavra...se me dissesses que era no início qd compraste o portátil ainda lá ia, mas ao fim de uns meses/ano não acredito, só mesmo ver para crer!

Só a jogar n deve dar isso, mas tb isso é o mesmo k dizer o consumo de 1 carro à velocidade máxima. Em utilização normal, navegar na net, jogar 1 pouco, Office, ver filmes etc...
Se for a poupar ao máximo deve durar bem mais, 3h, mais se reduzir o brilho…
Mas isso n interessa, estamos aki a falar de CPU’s, n de portáteis pois ai o display, gráfica, bateria escolhida pelo fabricante muda tudo, o P-M gasta 27w o Turion gasta 25w ou 35w dependendo do modelo e é isso k interessa.

sumerset disse:
Já agora a tua afirmação de "o Turion não é dependente da Cache" é totalmente errada!! Se lhe tirares a cache quero ver o Turion em acção e se por acaso a AMD coloca-se mais era o adeus P-M no entanto é preciso ver que a estabilidade do CPU fica muito dependente da cache para além de que o preço aumenta na exponencial.

Mas basta entenderes português, é evidente k o k eu disse n é k o Turion n necessita de cache, mas sim k se por exemplo fazes 1 bench ao Turion e ao P-M com a mesma cache, se adicionares mais 512 a cada 1 quem vai beneficiar mais vai ser o P-M, logo o Turion n necessita de ter a mesma cache k o P-M para ser competitivo, isso tb podes ver pelos P4 que têm muito mais cache k o A64 e mesmo assim são mais lentos.

sumerset disse:
Caso não tenhas reparado é um A64 mobile...por isso é que eu estava a duvidar da sua credibilidade...e está descansado que da tua não dúvido, pois é um p-m..

Para tua informação o A64 mobile 0.09 gasta tanto (alias gasta ligeiramente menos devido a adição de SSE3 nos turion) como os turion ML.


Mas o tópico é sobre consumos de CPU, e 50w é simplesmente inaceitável, logo espero k os turion DC se mostrem menos glutões.


EDIT:
sumerset disse:
Ou compra um Targa que é uma verdadeira m**da, (eu posso fazer essa afirmação pq conheço no minimo 4 pessoas que têm portáteis comprados no Lidl e das 4, 3 têm problemas) ou simplesmente manda vir de fora onde as garantias são diferentes e caso se tenha um problema tem que se enviar o portátil!! É claro que existe sempre a Acer, no entanto para aqueles que já conhecem a qualidade "magnifica" dos plásticos Acer e a possibilidade de mudar os componentes a preços baratos que eles oferecem (ou então não!!).

Eu falo do meu, e n tenho problemas e se tiver uso a garantia é para isso k ela serve, e tb posso falar disso, na targa telefonas para a garantia, vêm a casa buscar-to a casa e passado 2 semanas esta arranjado.
Nas outras marcas vais dizer k é um mar de rosas, afinal conheço ppl k está á espera a 1 mes pelo portátil arranjado da asus.

Ha Turion da TARGA/Asus/Msi/Acer etc. e claro k se arranjam em PT é um kestão de procurares, se n podes sempre mandar vir de fora, n é assim tão complicado LOL
E já agora quanto €€€ deste pelo teu?
 
Última edição:
Back
Topo