Se os developers estiverem a trabalhar em versões pc,o trabalho é diminuído. Jogos com locks a 30 fps são uma raridade no pc, e de há alguns anos para cá texturas 4K estão a massificar-se. E muito provavelmente é isto que vamos ver mais. Coisas que podem ser aumentadas de forma mecânica. Fps,resolução,eye candy. Nada de mudança de paradigmas. Nada como por exemplo as consolas da geração passada terem uma versão cortada do Nemesis System no Shadow of Mordor e nas consolas next-gen terem o sistema completo.
No futuro acredito, agora no primeiro ano, duvido muito... E isso se as Pro e a Scorpion conseguirem aumentar de forma visível a base de utilizadores em relação as consolas bases, pois caso contrario, acredito ate que as produtoras nem se vão dar ao trabalho de melhorar os jogos.
Todos sabemos que as grandes produtoras externas não estão preocupadas com nichos, querem é agradar as massas e para isso ter um jogo que corra bem nas consolas base é o que interessa, o resto é para 10%, logo podem se dar ao trabalho de negligenciar. Pois tanto a Pro como a Scorpion por si só já conseguem melhorar um pouco o jogo, logo as produtoras só em casos esporádicos é que vão perder tempo para agradar meia duzia de pessoas.
Eu tenho uma Pro e sinceramente poucas melhoras vejo por parte dos estudios, o que melhorou muito na Pro foi o bost mode, pois de parte das produtoras são poucas ou raras as melhorias e a One com uma base instalada muito menor que a PS4, não estou a ver os estudios a se preocuparem muito sem que seja a MS a tomar a iniciativa ($).
Se os jogos estiverem para serem lançados no PC, o trabalho é menor, mas sempre existe e não é pouco... Acredito mais que as produtoras portassem os seus jogos para a Switch que ainda poderiam ter retorno financeiro do que gastassem dinheiro a fazer portes para a Pro e a Scopion, onde o retorno financeiro por parte dos utilizadores seria zero.