Windows 11 - Tópico Geral

Boa noite, recentemente comprei um portátil sem sistema operativo e instalei o Windows home e usei uma Key. O Windows início normalmente mas no momento em que tinha que ligar ao WiFi, a opção de WiFi não surgiu e segui assim. No momento em que tenho a configuração feita, chego ao ambiente de trabalho normal mas o computador tem montes de funcionalidades desabilitadas(som, WiFi, touchpad, placa gráfica). Alguém me consegue ajudar?
 
Tens de ligar via cabo ethernet à Internet para o Windows atualizar as drivers em falta.

Caso o teu portátil não tenha porta ethernet, tens de encontrar a driver do Wifi no site do fabricante e copiar para o portátil com uma pen USB.
 
Boa noite, recentemente comprei um portátil sem sistema operativo e instalei o Windows home e usei uma Key. O Windows início normalmente mas no momento em que tinha que ligar ao WiFi, a opção de WiFi não surgiu e segui assim. No momento em que tenho a configuração feita, chego ao ambiente de trabalho normal mas o computador tem montes de funcionalidades desabilitadas(som, WiFi, touchpad, placa gráfica). Alguém me consegue ajudar?
Vê no gestor de dispositivos se tens partes com o hardware com um símbolo a vermelho, se for o caso é porque tens partes do hardware que não tem drivers instalados. Se for o caso tira da página do fabricante os drivers para o Windows 11 relacionados com o hardware e instala tudo.
 
Quando começaram as primeiras atualizações gratuitas para o W11 para quem tinha o W10 e era elegível tenho ideia que se fosse em upgrade automático o W11 ficava com alguns bugs do que se fosse instalação limpa. Hoje em dia já está mais "seguro" fazer esse upgrade ou ainda não aconselham a fazê-lo em detrimento de uma instalação limpa?
 
@Skyl

Não existe problema algum fazer upgrade direto do win10 para o win11, mas de longe, que é sempre melhor fazer uma instalação limpa do zero quando se transita para um Windows novo.

O problema dos upgrades é o tipo de utilização que se dá, a malta que tem instalado só o necessário e pouco mais, o upgrade é sem problemas, agora aqueles que passam a vida no instala e desinstala a fazer experiencias com programas duvidosos e mais algumas nuances é normal que depois do upgrade a nova versão no seu funcionamento decorra algumas anomalias.
 
uma informaçao em teste para a próxima versão do windows 11 24H2

https://www.xda-developers.com/windows-11-wont-boot-on-unsupported-old-cpus/

Isto já era esperado que eventualmente viesse a acontecer, pois já aconteceu noutras gerações a mesma situação, simplesmente hardware com 10 anos vá sem grandes exigências a coisa ainda escapa, mas tudo tem limites, e os softwares com evolução são mais exigentes e requerem certas funcionalidades modernas que o hardware obsoleto já não possui, isto mata na totalidade a possibilidade de tentar instalar o Windows 11 em maquinas muito antigas como tem estado a acontecer até agora.
 
Microsoft Windows 11 24H2 To Have Its Own AI Super Resolution Technology, Works Across All PCs With AI NPUs
...
From the screenshot posted, it looks like the Microsoft AI Super Resolution technology would be enabled using a toggle within the graphics settings panel on the new Windows 11 24H2 version. Users will also be able to use the technology on a per-game basis where they can set the graphics preferences to On, Off, or Auto so you can either use the GPU or the NPU onboard your CPU for the AI processing. It is stated that enabling Auto SR in certain apps might cause unexpected results and additionally, there's a toggle to enable optimizations for windowed games.

It is interesting since it looks like almost every game will be supported by this technology & the use of AI means that it will be better than the traditional super-resolution methods. Almost every other Super Resolution or upscaling technology such as DLSS (Deep Learning Super Sampling) and XeSS (Xe Super Sampling) is powered by AI while others such as AMD's FSR (FidelityFX Super Resolution) and Apple MetalFX Super Resolution leverage non-AI hardware to achieve super sample upscaling.
...
https://wccftech.com/microsoft-wind...olution-technology-works-across-all-pcs-npus/
 
Tenho serias duvidas que seja superior ao FSR2, pelo simples facto que não tem acesso aos vectores de movimento e outras informações fornecidas pelo game engine. E também terá o problema de fazer upscale aos textos e hud's.
 
Deparei-me com uma situação estranha no Windows 11 que nem sei porque sucede.
Ele anda por vezes, sucedeu-me duas vezes até agora sendo uma delas hoje quando liguei o pc e entrei no Windows, troca-me na barra de tarefas os ícones de lugar!!!!? Fico com isso baralhado porque quando por exemplo carrego na tecla Windows key + 3 em vez de me abrir o Chrome abre outra coisa qualquer que esteja afixada na barra de tarefas.

E por falar no Chrome sucedeu que ele uns dias atrás deixou de guardar as abas abertas sem explicação para isso, e o ícone dele na barra de tarefas mudou de posição passando a abrir o Edge...

Eu encerrei o pc mantendo o Chrome aberto com o fórum aberto, Zwame, e depois arranquei o pc novamente e ao entrar abri o Chrome de imediato e o fórum apareceu só que passando uns segundos desaparece e aparece o Google apenas lol...

Nem instalei nada para isso, nada foi instalado de novo em termos de software, só as atualizações do Windows é que tem sido instaladas mais os driver Nvidia.

Pode ser um problema duma atualização do Windows, mais alguém se queixa disso que me sucede?
 
Parece-me mais a Microsoft a fazer com que o Edge vá "roubar" as tabs do Chrome e abrir no lugar dele, mas algo falhou. Isto foi reportado há dias por malta pelo twitter e pelo reddit. No teu caso, não abriu o Edge quando iniciaste o PC, porque pode ter havido algum problema.

Desde o ultimo update do Windows e da Store que é possível desinstalar o Edge sem problemas, fiz isso mesmo e desabilitei a opção de usar a "Procura" na internet. Desde então a pesquisa ficou instantânea, grande alteração. O Edge pouca diferença fez, mas pelo menos assume sempre a utilização dos meus defaults em vez do que lhes apetece.
 
@s0ldier

Eu uso o edge, o chrome e o brave para finalidades diferentes, simplesmente no meu entender para não haver situações de ir buscar seja o que for é não ter nada relacionado com a Google aberto ou configurado nele, só tenho as contas Microsoft e até agora nunca tive ocorrência alguma deste ir buscar seja o que for ao chrome que é o browser principal o edge e brave são para uso secundário...
 
Eu uso o Brave como primário e o FF como secundário e não tive nada disso. Pelo que entendi é algo especifico entre o Edge e o Chrome. O Tom Warren do Verge acho que teve esse "problema" e não tinha feito alteração nenhuma no sistema.

Se encontrar o post dele ou algo do gênero, atualizo o comentário.
 
Sinto que cada vez mais tenho atividade de disco desnecessária. Não tenho programas em background desnecessários (só o ligação ao telemóvel, powertoys e app do som da HP) e mesmo assim, a ler PDF sem nenhuma atividade de background relevante tenho 5% de utilização num NVME com picos de 10%. A maioria é System mas também vai surgindo o serviço de indexação.
Sugestões para tornar isto mais lean?
 
Back
Topo