I_Eat_All
Plasma Beam!
Depende.Bem finalmente comprei uma Wii,uma semana depois de comprar a Wii U!
Não há fome que não dê em fartura,e queria pedir a vossa ajuda para obter a melhor imagem possível na Wii.
Comprei o cabo de componentes da Nintendo e selecionei 480p,mas quando jogo jogos da Wii na WiiU a imagem fica a 576i,dizem que 480p é melhor,será que é mesmo?
É que pelo que vi não fiquei a achar isso.
480p significa 640x480 progressivos, ou seja, estamos a falar de full buffers; ou 307.200 pixeis por frame. significa também 30 ou 60 frames por segundo.
576i significa que estamos a falar do formato PAL, 720x576, mas interlaced significa que por frame na realidade é 720x288... 207.360 pixeis por frame. o jogo irá correr a 25 ou 50 frames.
Isto são meros supostos porque full buffers é raro, mas internamente 576i está a puxar mais pixeis sempre, a maior parte dos jogos PS2 corria a 512x448 e não às resoluções "ideais" que falamos, muitas razões para tal suceder, desde dificuldades de framerate ao facto de underscan ser viável, basicamente uma imagem com full buffers tipicamente sai cropped de uma TV analógica; como para estas consolas puxar pixeis era caro... toca a cortar na resolução efectiva. (especialmente na geração dos 32/64 e 128 bits).
Decerto já notaste que alguns jogos têm barras pretas a toda a volta na tua televisão, pois é que mantiveram a sua resolução nativa pensada para televisões americanas onde seria full screen ou praticamente full screen e adicionaram barras pretas para o centrarem, é por isso que eu falo em 240p e não em 288p; gráficos 2D 1:1 a 288p não existem ou estarias a criar "cenas" maiores; isto para RAM tão minuscula como a realidade das consolas de 8 e 16 bits era uma tarefa gigantesca estar a puxar mais pixeis de propósito para a versão PAL sem para isso ter mais RAM.
Pior, estes jogos usavam a RAM de video de sobra para armazenarem sprites e afins, por isso ao passo que numa N64, PS2 ou Gamecube (consolas 3D com OpenGL) alterar a resolução para 16:9 não é muito dificil, nestas consolas só ias ver glitches, onde o último pixel mostrado no ecrã acaba começa um desfile de sprites metidos ao lado da acção, para estarem carregados na RAM. é por isso que tantos jogos "portados" não mudam a resolução/draw distance 2D, não ousam mexer na forma como o jogo funciona internamente.
Outro problema é que os jogos PAL muitas vezes eram descompensados, 240p/480i corriam a 30 frames por segundo, pois em PAL normalmente corriam a 25, mas o "segundo" para o jogo tinha 30 frames na mesma, sobravam é 5 frames para o segundo seguinte. Isto significa que os jogos corriam 17.5% mais lento.
Isto é verdade para praticamente todos os jogos até à PS2, mesmo na PS2 o Kingdom Hearts 1 e o Final Fantasy X estavam mal convertidos, a Nintendo começou a compensar os jogos uns anos antes a partir do Starfox 64/Lylat Wars 64. (e alguns estudios europeus bons, como a Rareware e Psignosis acho que sempre tiveram mais cuidado em alterar a velocidade a que os jogos corriam)
Mas no global, 50 Hz é para fugir.
Na Gamecube e Xbox (e jogos mais tardios da PS2) era um não problema, mas se querias progressive scan e 30/60 frames por segundo... era 480p que tinhas de escolher/ter. Na Wii naturalmente só há um ou dois jogos dignos de menção que não estão optimizados para 50 Hz, assim de repente só me recordo do Madworld.
Na dreamcast estou agora na dúvida, mas creio que também não era um problema, estava à frente do seu tempo (99% dos jogos também dão em progressivo).
Em termos práticos na Wii é... o jogo tem muita acção ou é um first person shooter? 480p vão dar-lhe alguma fluidez extra, se não for um jogo com slowdown seu. Se for algo lento, tipo RPG ou zelda, então 576i podem ser vantajosos ao conferir-lhe mais resolução. Para quem não liga assim tanto a isso de andar sempre a mudar settings (o meu caso) bom, se calhar 480p, a maior parte foi optimizada para isso de qualquer forma.
Na Wii U 576i fazem mais sentido porque, não sei como funciona internamente, mas a consola ou está a fazer deinterlace ela (e o deinterlace de uma grafica é melhor do que o da maioria das televisões) ou então está a tirar o buffer total e não há deinterlace, por isso na prática é 576p (se bem me lembro nas PS3 com retrocompatibilidade era assim); a única concessão é 25 ou 50 frames como tecto.