O que eu acho sinceramente é que vocês só olham para o que querem ver...não me levem a mal pois eu não quero levantar ondas nem nada que se pareça, apenas acho que vocês encaram de maneira muito positiva este panorama da Wii que por mim não é assim tão positivo quanto isso!
Isto é uma thread de vendas, pelo que os numeros estão lá atrás escarrapachados, e não vieram de sites parciais, vieram do gamebiz via NPD. Mas ok, aparentemente a NPD enganou-se e as third party's não vendem. (sei que o que queres dizer não é exactamente isto, mas a ir por essa linha, a dizer que os jogos afinal não vendem... vai-se sempre dar a isto, imo)
Nesta thread olhamos para números, e o software third party está a vender. Não vejo como posso estar a olhar só para o que quero... Não há números a dizer o contrario. E para o que dizes... Ninguém se está a esquecer que o Carnival Games vendeu 1 milhão, mas convém não esquecer que bastantes titulos hardcore venderam igualmente bem. (e se fores a ver os million sellers da PS2... não faltam titulos não-hardcore, não é necessariamente mau)
Falo isto porque falam de vendas até cerca de um milhao e mais não sei o quê mas numa consola com a userbase que tem um jogo hardcore tendo em conta que existem poucos vender até um milhao...é pouco é muito pouco a meu ver! Muitas software houses reclamam que os jogos deles na Wii não vendem e por isso não vale a pena trabalhar para a consola! Nós insurgimo-nos contra isso mas eu também já me pergunto quem tem razão! Porque afinal quem tá dentro da industria são eles e não nós, eles de certeza que têm um departamento certo dentro da empresa para avaliarem estas questões! E se fosse um caso isolado de uma software house ou quê mas não, já houve várias queixas....pergunto-me até que ponto os jogos ditos "hardcore" para além Nintendo vendem na Wii!
Há muitos jogos a vender 1 milhão (cerca de 30)... A Wii já ultrapassou a quantidade de million sellers que a Gamecube teve... em menos de 1 ano e meio. (e já ultrapassou isso há largos meses) resultados de 5 anos.
No entanto ainda me lembro de ouvir, que a GC e Xbox tinham tie-ratios óptimos, melhores do que os da PS2. Como é que isso quer dizer más vendas para a Wii?
Como haviam de vender killer app's multiplataforma e com ambição que saíram na concorrência, tipo CoD4... se não sairam cá? É isso que tem de ser remediado, e se alguma coisa acho que está a melhorar... Mas é com as third party's. Os jogos vendem, há mercado, agora dêem-lhe combustível.
De resto as third party's a queixarem-se... e o que meteram elas na Wii? E dito isto não tenho visto queixas dessas. Tenho visto por exemplo a Sega a dizer que na Wii está em terceiro lugar das third party's, e planeia estar nesse lugar também nas outras plataformas. (onde está em 6º ou 7º) exacto... melhores resultados na Wii que na concorrência. Onde um 3º lugar provavelmente quer dizer mais vendas à partida que um 3º lugar nas outras, dado que a tendência da Wii é vender mais software em números totais... Logo estrategicamente mais importante. (os jogos da Sega têm sido shovelware?) E a Capcom também bastante em cima na plataforma... Sem ter metido até à data coisas que possam ser consideradas system sellers.
Se alguma coisa temos é visto casos, tipo Electronic Arts, a dizer que se soubessem tinham investido mais na plataforma desde o inicio. Aliás, o próprio artigo lá atrás, a analista diz isso:
I actually think that given the number of comments made from industry executives at E3 (or thereabouts) about how they didn't put enough resources against development of Wii games that the industry has realized that the old adage of 'only first-party games sell on Nintendo systems' is absolutely incorrect.
Isso são as impressões de uma analista do que foi a E3, e do que as third party's acham da situação. Não é uma estrada recta infelizmente (e para uma lider de mercado devia ser), ainda há muitas lombas e developers que não entendem a Wii... Mas se perceberem que têm de investir, já estão a chegar a onde se quer. E a reconhecer o que tem de ser reconhecido.
Acho que o tudo ou nada vão ser títulos como o The Conduit, Deadly Creatures ou o Fatal Frame 4! E a começar pelos primeiros sinais vindos do japão do ultimo não espero coisas boas pelo menos no que toca a este! O IEA tinha dito no tópico do Fatal Frame, que a série é uma série de culto com poucos seguidores e por isso as expectativas não eram muito elevadas, mas eu vejo da seguinte forma...um jogo que dentro do seu género deve ser o terceiro a sair para um consola que no Japão já leva com 6M se não tou em erro com a sua base de utilizadores a gritar por jogos "hardcore" e que leva com um 34 da Famitsu, melhor nota de um jogo da série, submete-se a vender perto de 40000 unidades na sua primeira semana....desculpem lá é pouco!
Para mim não há optimismo que mude isto!
E em comparação com os anteriores da série?
Fatal Frame não é popular por lá, o que fazer? na PS2 com dezenas de milhar de userbase, não chegavam às 50 mil, e quando a PS2 tinha a mesma userbase que a Wii... vendiam menos. E também podiamos dizer que é inadmissível, numa plataforma que já tinha o Silent Hill 2.
Estás a querer exigir algo irrealista dos resultados, se fosse muito acima das expectativas e installments anteriores... melhor, obviamente... Mas não é provável, ou exigível.
De resto e se queremos feedback de quanto jogos desses podem vender na Wii... O Resident Evil 4 a port de um jogo com 2 anos e meio (quando saiu) "só" vendeu 1.6 milhões. A capcom previa 420.000. E o Umbrella Chronicles vendeu mais que isso. E ambos... não tiveram publicidade. Qual é a duvida? Ou dizemos que é Resident Evil que vende sempre? nesse caso também é CoD, Final Fantasy, e titulos conhecidos que vendem.
Pessoalmente acho que não há nada a provar nesse campo e nesse género, nem o Fatal Frame tem o mesmo appeal de um Resident Evil.
Acho que somos nós que temos de mudar a situação! O que é certo é que o público da Nintendo sempre foi dificil de satisfazer pois tão habituados ao elevado padrão com que esta faz os seus jogos e o restante tem que roçar o mesmo! Por exemplo no The Conduit, antes do seu anúncio toda a gente desejava um FPS online com gráficos fixes e exclusivo para a Wii, tomem lá o The Conduit então, depois queixaram-se que os gráficos ao início não eram assim tão bons, entretanto o jogo levou com alto revamp, agora queixam-se que a direcção artistica não é a melhor. Anunciaram online no jogo, queriam apoio de voice, anunciaram a comunicação depois já queriam co-op online....e go-on go-on....
Sempre me queixei da direcção artística, e sendo um jogo semi-indie e novo IP não o vejo a sair e ser um "system seller" direcção artística e aspecto generalista são apenas algumas das minhas razões para pensar isso. É pena, mas também podia fazer uma lista de titulos da PS2 que deviam ser million sellers.
Vejo um CoD5 a vender bem mais. Aliás, o CoD3 vendeu mais na Wii e continua a vender, que na PS3. E é por aí. Achas que a THQ espera que um Deadly Creatures venda pelo telhado? é um titulo alternativo, o mesmo com o the blob, nesse caso não o puseram ou punham nas HD primáriamente porque o risco é muito maior... assim como não vemos uma Capcom a meter um Zack and Wiki nas HD (ou jogo do género) e esperar que venda, metem-no na Wii porque contam com o broad appeal do publico da Wii e dão-se ao luxo de fazerem experiencias... Agora uma consola não podem ser só experiencias, certo.
No entanto... são jogos que têm projecções de vendas relativamente baixas... Não precisam de vender tanto para serem sucessos, e se venderem quer dizer que acabaram de quebrar uma barreira, e tornaram-se franchises estabelecidos e reconhecidos.
Se queres ter uma ideia do que titulos podem vender na Wii... olha para os projectos de alto orçamento/franchises estabelecidos de sucesso. (e a saírem com qualidade). Ou equivalentes em investimento e ambição. Deviam é haver mais é certo.
Isto acontece pretendo apenas dar este exemplo que me dá pena e desilução...porque sei que provavelmente o jogo vai sair e se calhar não vai ter o apoio que merecia, uma companhia decidida a apostar num jogo direccionado para o público da Wii avido por exclusivos e experiências do genero! Espero tar errado no entanto...conto comprar este e o Deadly Creatures porque acho que temos de apoiar estas iniciativas para ver se acabam com o shovelware e os party games na consola que sinceramente já enjoam!
Tantos jogos em que isso acontece, em todas as consolas. Fazes bem em não esperar muito do Conduit em vendas, digo eu... Acho é que lhe estás a atribuir-lhe as razões erradas, para um titulo como o conduit vender precisava de ter uma grande empresa por trás para o ajudar a vender (EA era indicada para a tarefa) bom market push... e não ter uma imagem de mais do mesmo (ou fps genérico).