Ubuntu 6.06. Tutoriais. Links. Questões.

boas a todos,

a minha situaçao:
disco rigido de 160gb com partiçoes feitas da seguinte maneira:
C: -> 60 gb - partiçao onde tenho instalado o xp -> formatada em NTFS

D: -> 70gb - partiçao onde tenho vários ficheiros, jogos (a funcionar em xp) etc... ->formatada em NTFS

espaço nao alocado - 30gb - partiçao onde quero instalar o ubuntu 6.06.1

quando na instalaçao do ubuntu chego á fase de fazer as partiçoes, o que tenho de fazer para poder intalar o ubuntu no espaço nao alocado, sem mexer nas outras partiçoes??

ou seja, só quero formatar o espaço nao alocado para poder ter o linux ai, e poder continuar a correr o xp, tal e qual como ele está

será que alguma alminha caridosa me pode ajudar sff??

PS: nao quero usar maquinas virtuais, quero mesmo instalar o ubuntu no disco rigido
 
vais a parte avancada da particao (ou particao manual, nao sei cm s xama) e metes 512MB de swap (selecionas o tipo swap da lista [512 deve xegar]) e o resto para o linux em si. nao precisas de mais particoes.
 
e essa swap tem de ser uma partiçao primária??
o restante (para linux) tem de ser formatado em ex3 certo?? (esse restante bt é primário ou tem de ser uma partiçao logica??)
 
nunca percebi mt bem s faz assim tt diferenca o primario e o logico. nc tive problemas (s calhar acertei sp na configuracao). eu colocaria a swap cm logico e o '/' como primario.
 
boas
ja estou com o linux (ubuntu 6.06.1) desde 2º feira e tou a adorar
só há um problema
Tenho uma placa de som onboard de 6 canais que no windows corre com o driver Relatek AC'97, e tenho umas colunas creative 7.1 a correr perfeitamente no windows

mas agora no linux é outra coisa, ja tou farto de andar ás voltas com aquilo e nada, so me sai som em 2.1 seja em que programa for

será que alguem me pode ajudar a meter isso a funcionar com 7.1???
 
Coloco aqui esta questão pq é relativa ao Dapper mas pode servir para as outras releases.

Cada vez que há kernels novos (actualizações) isto pede para actualizar, no entanto eu tenho instalado o kernel 686 e é por esses que faz o boot. Ora nas actualizações automáticas ele só mostra os kernel 386, os 686 tenho de os instalar depois.

Será que posso desinstalar todos os kernel 386, mesmo todos até aquele que diz somente "linux image 386"?

Obrigado

PS: Isto é no portátil.
 
("é o metro do porto ..é o metro do porto")

metro da aqui uma ajudinha ,eu nao passo da primeira imagem
da me o seguinte erro :

loading iso linux : disk error 20 ,ax = 4200 drive EF

error reading boot CD

keria meter isto a trabalhar ainda hj .
 
porra ,tou aqui no ubunto no ultimo passo da instalaçao ,nao sei q sistema de ficheiros é o melhor pa usar com o ubuntu ,e tou com uns problemas ,diz me : Sem sistema de ficheiros raíz .
e outra mensagem : FAT and NTFS filesystems may not be used on filesystems used by the system (/, /boot, /home, /usr, /var, etc.). It is usually best to mount them somewhere under /media/.

em media so q ele por default ja esta em media ,a parte das partiçoes é um bocado complicadita de se entender a primeira ,eu meti mudar o tamanho da partiçao e tal so q ele nao anda ou pelo menos foi o q me pareceu .
alguem me diz os passos aqui desta treta?

vou mudar para outro formato ,e vou ver ,
ja apaguei o windows ,nao sei se fiz mal
 
Cheira-me a alteração de partições á mão.
Qd deixaste o default funcionou :)
Certo?

a mao estava complicado ,quando escolhi a opçao de usar o disco todo (automatico ) deu ,
agora o maior problema é q o disco um outro disco q eu tenho nao esta integrado ,nao sei dele.
pelo meu computador ,nao vejo nada .

metro tens msn ? so pa me dares uma dicas rapidas iniciais ,
se tiveres disponibilidade agradecia..deixa ir ver como é aqui o gaim...bem ja consegui meter a minha conta msn no gaim
se poderes adiciona me [email protected]
 
Última edição:
Qd deixaste o default funcionou :)
Certo?

certo ,e estava com um problema dava me um erro disk error 20,ax = 4200 ,drive ef
nao sei o que é mas baixei de outro servidor ,um internacional gravei desta x num DVD e deu ,
os outros baixei 4 gravei 4 cds ,vao os 4 para o lixo ,pelo windows dizia me q nao estava acessivel .
agora o problema é q se eu tiver q formatar o disco ,para poder aceder a ele por aqui ,nao convinha muito porque ainda nao organizei o pc de forma ,a formatar e perder tudo o q la tenho um disco ja foi mau mau ,2 seria terrivel ..nem quero pensar ,tb deve dar se instalar o windows no outro disco ,particionando o ,se calhar
 
Ja esqueci o problema do som (de qualquer maneira se alguem souber é sempre bem vinda a ajuda)
o meu problema agrora é outro:
Tenho as 2 séries do prison break em RMVB, e tenho o Real Player Para as poder ver, o problema é que tenho as legendas .srt á parte (estao na mesma pasta com o mesmo nome do filme, mas quando digo que estao á parte quer dizer á parte do filme), e nao estou a conseguir reproduzi-las de maneira nenhuma, quer no real player quer noutro leitor.

Ja procurei por todo lado (Google) e nada, inclusive aqui no forum e no Guia Ubuntu PT , alguem me pode ajudar??
 
A libxine1 não é só para o xine. Se fores ao Totem, kaffeine, ou outros, o que quer que uses, basta escolheres o engine video xine, e fica a usar o motor xine, que é para isso que a libxine1 serve.
 
Back
Topo