[HDTV] Tutorial: Como Calibrar uma HDTV

Boas, comprei recentemente uma LG 43UM7100PLB. Noto que nas configurações já pré definidas, as cores não estão calibradas para a realidade, ou o branco é amarelo, ou o amarelo é verde, ou o vermelho é rosa. Há alguma forma de calibrar as cores sem ser a olho?

Obrigado!
 
Boas

Não sei se este será o tópico correto mas tenho uma duvida
Tenho a sony 55xg9505 e tem painel de 120hz.. pode-me explicar a diferença para o de 60hz convencional no dia a dia? em que posso usar os 120hz? tento modificar as opções da box android não tem 120hz, nem a box de TV

Será que a playstation 5 vai dar para ativar os 120hz? sei que é preciso hdmi 2.1 mas isso é para 4k 120hz, porque em 1080p basta o 2.0 para ele conseguir transmitir a 120hz

Á alguma forma de testar com conteúdo interno (streaming) ou pen USB alguma coisa em 120hz?
É que apesar de ter um painel desses, não sei como lhe dar uso ou tirar a maxima experiencia disso..
 
Boas

Não sei se este será o tópico correto mas tenho uma duvida
Tenho a sony 55xg9505 e tem painel de 120hz.. pode-me explicar a diferença para o de 60hz convencional no dia a dia? em que posso usar os 120hz? tento modificar as opções da box android não tem 120hz, nem a box de TV

Será que a playstation 5 vai dar para ativar os 120hz? sei que é preciso hdmi 2.1 mas isso é para 4k 120hz, porque em 1080p basta o 2.0 para ele conseguir transmitir a 120hz

Á alguma forma de testar com conteúdo interno (streaming) ou pen USB alguma coisa em 120hz?
É que apesar de ter um painel desses, não sei como lhe dar uso ou tirar a maxima experiencia disso..

Podes ligar a um PC e mudar a frequência para 120hz e ao jogar notas imediatamente a diferença na fluidez.
 
Malta para calibrarem a vossa TV é melhor não partilharem settings e sim fazerem vocês mesmos com os vossos olhos usando recursos grátis, visto que não existem 2 painéis iguais e correm o risco de piorar a qualidade.

Basta fazerem download do "AVS HD709 Calibration Disk" na versão MP4 para uma pen e seguirem as instruções do Manual.
Deixo aqui o link: http://w6rz.net/

É uma calibração básica que não calibra as cores, pois para isso era preciso um colorímetro que não é barato.
 
Olá pessoal, boa noite,

Alguém sabe onde se pode calibrar uma TV em Portugal?
Caso não exista ninguém que o faça, na vossa opinião que factores devem ser tidos em conta quando o fazemos em casa?

Obrigado
 
Tenho uma LG UM 7100. Muitas das xx que recebe um update da LG os modos que imagem deixam de ter o resultado final para os quais os tinha configurado.
por exemplo, tenho sempre dois modos praticamente iguais onde só o contraste dinâmico está diferente porque gosto de variar essa característica conforme o conteúdo que estou a ver.
Depois da ultima atualização deixou de existir uma diferença perceptível entre os dois modos. Quer dizer, até ha, mas não é a mesma que existia há dias: enquanto que até agora um maior “contraste dinâmico” conferia maior profundidade à imagem agora parece só aumentar a saturação da cor.
Mais alguém reparou nisto? É mesmo chato. Fico arrependido de não ter comprado outra tv.
 
Tenho andando a calibrar a minha LG OLED G1, e noto que a maioria das configurações default usam a nível de tom branco demasiado "quente", não sei se sou só eu mas coloco aquilo no 0 e fica melhor.

É a tal coisa calibração nem default tv nem default internet, mas ao olho de cada um. Pelo internet também gostam do tom de branco mais quente, para mim fica demasiado amarelo.
 
Tenho andando a calibrar a minha LG OLED G1, e noto que a maioria das configurações default usam a nível de tom branco demasiado "quente", não sei se sou só eu mas coloco aquilo no 0 e fica melhor.

É a tal coisa calibração nem default tv nem default internet, mas ao olho de cada um. Pelo internet também gostam do tom de branco mais quente, para mim fica demasiado amarelo.
É provavel que sempre tenhas visto tv com um branco mais "azulado" e por isso não estás habituado ao branco de referencia
 
Boas,

Na minha tv (plasma G30 de 2012) tenho notado ultimamente que os tons de pele estão a ficar meio esverdeados e o brilho também já não é o que era antigamente. Tentei fazer alguns ajustes nos setings mas sem grande sucesso.

Tendo em conta a tecnologia e a idade da tv, acham que haverá alguma coisa a fazer para prolongar a vida útil do plasma? Alguma recomendação?
 
Acho que tirando o caso do sharpness que gera sempre alguma discussão paralela, diria que o resto das opções em alguém minimamente informado são sempre para desactivar. Já o fazia isso no meu LCD de há quase uma década atrás, como faço agora. Na que comprei há poucos meses foi tudo para desactivar:

72d72718060cf397cb6902dc205bbb5d.png


E no caso do sharpness deixei mesmo a zero:

bec5ea84fab123a509e92ed8dac4ebf8.png
 
oa tarde,

Tenho uma dúvida, volume do som da box da Meo nao é igual por exemplo se eu tiver a ver YouTube ou Netflix.

Como faço para por o som igual?
Gostaria também de saber como faço para ter mais cor na TV? Acho as cores pouco vivas.

Obrigado
 
Boas, tenho uma LG 55NANO866 e certos vídeos em HDR ficam com imagem muito escura, está a falhar-me alguma definição? Aconselham usar o modo FILMMAKER?
E este localdiming quando ativo distrai bastante os olhos...

A quem tem TVs destas que opções têm ativas/desativas?
 
Última edição pelo moderador:
Boas, tenho uma LG 55NANO866 e certos vídeos em HDR ficam com imagem muito escura, está a falhar-me alguma definição? Aconselham usar o modo FILMMAKER?
E este localdiming quando ativo distrai bastante os olhos...

A quem tem TVs destas que opções têm ativas/desativas?
Ajustando as definições de imagem não melhora?

Quanto ao local dimming, este modelo tem local dimming básico, daí que é pouco eficaz. E tendo painel IPS pior ainda, torna-se mesmo disfuncional. O melhor é desativar mesmo.


Gostaria também de saber como faço para ter mais cor na TV? Acho as cores pouco vivas.
Que modelo tens? Ajustando as definições de imagem não ajuda?
 
Back
Topo