Toshiba L40 (aquele das escolas...) + ubuntu

Boas!

Tenho exactamente o mm problema.
Consegui instalar os drivers alterados com o patch e consigo-me ligar à rede se a rede não estiver encriptada ou com WEP. WPA é que nada.

Cumpz jpsfs

tens tu, tenho eu e temos todos com o raio dessa placa! se o portatil tivesse uma entrada pcmcia ja tinha comprado uma placa wireless e pronto!

abraço
 
Se ao fazerem sudo modprobe ndiswrapper não encontra o driver é porque ficou mal instalado! Tenham e atenção para o fazerem com os drivers para o Win98!
Repeti este processo três vezes e nas três vezes deu-me certo, por isso tem que dar certo com vocês também!
Comigo funciona WPE, WPA e tudo o mais, apenas Ad-Hock é que não funciona, liga-se à rede mas não transfere dados (mas isto é muito comum no Linux, talvez daqui a uns tempos já haja soluação!)
Actualizei o Guia do Ubuntu PT para este novo método, visto já ter tido respostas positivas também. Passem por lá para ver!

Quanto ao pcmcia, o Portatil L40 tem pcmcia, mas olha que não é a melhor solução (nunca foi para Linux)

Abraço
 
Boas!

Já instalei a placa como é sugerido no GUIA PT Ubuntu.

E bem... aquilo começa logo mal. Se fizer:
sudo apt-get install ndiswrapper

ele diz que não existe pacote candidato para a instalação...

Depois, o comando modprob não existe, deves querer dizer modprobe.

Em suma, consegui instalar os drivers (instalei o ndiswrapper à mão) e pelo ndisgtk aparece lá o hardware presente, etc. Agora se fizer iwconfig ou ifconfig, não aparece nenhum dispositivo wireless (pressuponho que deveria aparecer wlan0).

Alguém sabe como ligar a placa? Acho que ela está instalada mas não ligada. A combinação Fn+F8 não faz nada.

Cumpz jpsfs
 
Boas ppl.
Já fiz de TUDO! Segui os 2 tutorials tanto o do E-iniciativas como o do lightningspirit mas n consigo :S:S:
quando faço sudo ndiswrapper -a 0bda:8197 net8187b
diz: driver 'net8187b' is not installed (properly)!

EDIT:


Outra coisa que descobri.
Fiz ,se não me engano, lsusb e umas das coisas que me apareceu foi
0bda:8198 ou seja se fizermos sudo ndiswrapper -a 0bda:8197 net8187b n vai dar pk, pelo menos a mim, é 8198. Ou seja pus
sudo ndiswrapper -a 0bda:8198 net8187b
Aí sim ja deu correcto e penso que n apareceu driver 'net8187b' is not installed (properly)!.
Mas continuo sem conseguir ligar
Com isto, consegui que diga Hardware Present: Yes
Mas n encontra nenhuma ligação sem fios. Pedi ajuda a um colega meu que percebe bué de Linux e fez la uma data de comandos e outras cenas e chegou a conclusão que devia ser driver mal instalado mas n sei o k fazer para o instalar bem. Nem ele consegui.

HELP!?
Cumps


EDIT: ja descobri outra cena na parte debaixo do portatil diz TOSHIBAL300 pode ser k ajude a perceber meu prob...
 
Última edição:
Boas.
Tenho o L40 com ubuntu 8.04 instalado com o cubo e todos os efeitos gráficos marados.
A wireless esta bombar so falta e meter isto a funcionar com WPA porque por enquanto so funciona com WEP 64 /128. Alguém sabe como meter isto a 100%??

Acho que e desta que me vou render ao linux...

CMPZ
 
Eina. EU instalo o 8.04 no mue portatil L300 ambem da e-escolas (mt identico ao teu) e fica todo marado ma entra no Ubuntu fica sempre abre janela meu computaddr fecha abre fecha abre fecha como se tivesse a piscar e não consigo fazer nada no meu computador...
POr isso tenho o 7.10 no ubuntu mas n consigo fazer enable aos efeits das janelas etc para depois poder usar o Cubo. Aaham k pode ser o facto de a placa gafica não ser dedicada? ou precisarei de drivers?

um pequeno offtopic- Encomendei CD do Ubuntu pelo site oficial. Lá dizia k demoraria 4 - 6 semanas demorou umas 2 semanas a chegar ca a casa! hehe ainda veio com 4 autocolantes bué nice. Claro tudo de borla

Cumps
 
Boas.
Tenho o L40 com ubuntu 8.04 instalado com o cubo e todos os efeitos gráficos marados.
A wireless esta bombar so falta e meter isto a funcionar com WPA porque por enquanto so funciona com WEP 64 /128. Alguém sabe como meter isto a 100%??

Acho que e desta que me vou render ao linux...

CMPZ
cmo puseste o wireless a funcionar? ja consegui apanhar o sinal mas era mto fraquinho (mesmo ao lado do router)...tb tenhu um L40 das E-escolas...
 
cmo puseste o wireless a funcionar? ja consegui apanhar o sinal mas era mto fraquinho (mesmo ao lado do router)...tb tenhu um L40 das E-escolas...

Boas.
Tens na pagina 1 pagina do tópico este post la tens a info toda.
Tens de sakar o ficheiro 2.6.24.patch, descompactar, e dares premições de execução aos scrips

CMPZ
 
arghh esta porcaria no hardy heron tem me dado mtas dores de cabeça...

Instalei o driver atraves do metodo... no entanto na consola n consigo fazer esse tal ./wlan0up diz q n reconhece comando...

no entanto a luzinha ta acesa, reconhece 2 redes sendo uma delas a minha...

No entanto qnd ponho a pass n entra fica sempre em 0%. Ja tirei a pass de acesso a' rede no entanto assim tmb n entra...pede me constantemente a pass...

Alguem sabe o que mais posso fazer ?
 
Bem pessoal desculpem la estar a "desenterrar" o topico, sou novo aqui, ja li todos os posts, tenho o toshiba l40 do e-escolas, decidi instalar linux(ubuntu neste caso 8.0.4), tudo esta a funcionar excepto o wireless, tentei ambos os metedos postados aqui, o segundo simplesmente n faz anda e o primeiro crashame o pc, por vezes dame erro1/2 na instalação e quyando tentome ligar a uma rede o computador crasha e fika com duas das luzes perto do ecra ligadas.... ja pesquisem bastante na net e mesmo assim n consegui resolver o problem, alguem tem alguma idea de o que possa estar a fazer mal?

cumps.
 
Venho também colocar aqui a minha dúvida. Tenho o toshiba L40 do programa e-escolas, e estou a tentar configurar a placa wireless em ubuntu.
Estou a seguir este tutorial : http://tiagoboldt.net/blog/toshiba-l40-ndiswrapper-realtek-8187/
O problema é que quando chega ao passo em que devemos fazer
Código:
sudo modprob ndiswrapper

na consola, a mim dá-me erro e diz que o comando não é encontrado/reconhecido (não tenho bem a certeza).

Qual será o problema?

cumprimentos,
 
Venho também colocar aqui a minha dúvida. Tenho o toshiba L40 do programa e-escolas, e estou a tentar configurar a placa wireless em ubuntu.
Estou a seguir este tutorial : http://tiagoboldt.net/blog/toshiba-l40-ndiswrapper-realtek-8187/
O problema é que quando chega ao passo em que devemos fazer
Código:
sudo modprob ndiswrapper

na consola, a mim dá-me erro e diz que o comando não é encontrado/reconhecido (não tenho bem a certeza).

Qual será o problema?

cumprimentos,

É modprobe, creio eu...
 
cmo puseste o wireless a funcionar? ja consegui apanhar o sinal mas era mto fraquinho (mesmo ao lado do router)...tb tenhu um L40 das E-escolas...
cmo se faz isso?
ja tive a ler os topicos mas nao consigo resolver o problema e por isto a funcionar...partindo do inicio...que faço para instalar a placa? alguem nao se importa de fazer um post com as instruçoes todas direitinhas? aradecia se alguem o fizesse...

Cump
 
Ja experimentei ambos os metodos sugeridos aqui. Com o ndiswrapper ja tenho o dispositivo wlan0, mas redes, nem ve-las.
----------------
O driver sugerido pelo slack_guy n\ao consigo compilar.
Primeiro: um erro qualquer a sugerir substituir CFLAGS por EXTRA_CFLAGS nos Makefiles. Feito.
Agora: implicit declaration of SET_MODULE_OWNER, no ficheiro rtl8187_core.c
Apo's alguma pesquisa descobri que houve umas discuss\oes sobre essa macro porque houve quem a considerasse obsoleta, e nao sei que. Entao defini a macro a pata nesse ficheiro, assim:
Código:
#define SET_MODULE_OWNER(dev) ((dev)->owner = THIS_MODULE)
que e como deve de ser.
Pois, agora: 'struct next_device' has no member named 'owner'.

Alguem ajuda? Seja num metodo ou no outro. Ou noutro completamente diferente. Tanto faz.

P.S.: Peco desculpa pelas faltas de acentos e cedilhas porque tenho um problema com este teclado... Eu sei que nao e nada de grave para muita gente, mas para mim e'.
 
Back
Topo