Toshiba L40 (aquele das escolas...) + ubuntu

Preciso de ajuda!!

Já voltei a conseguir por a placa a trabalhar.
Para isso basta fazer o donwload disto descompactar, entrar na pasta que foi acabada de descompactar pela consola e digitar os seguintes comandos
dpx
sudo ./wlan0up
entrar na pasta rtl8187
e instalar
sudo make install
Fazer Fn+F8 e a placa liga-se

Os meus problemas são,
Se a quiser desligar, mesmo mudando o botao que fica junto do led da placa para off ela não desliga e se reiniciar o pc a placa já não volta a ligar, tendo que apagar a pasta que foi descompactada no inicio e voltar a fazer tudo de novo, o que leva nem 1min mas que é um pc chato!!!
O mais obvio é ser um erro estupido e basico meu mas como ainda sou muito noob nisto n é de estranhar.
Se alguém com algum conhecimento puder ajudar agradecia!!!

[[]]
 
Última edição:
este problema que voces falam eh referente a' placa da operadora em si ou ao wireless pa ligar a uma rede wireless ? é que daqui a nada ta ai o portatil gostaria de saber o que fazer assim que lhe puser linux :D
 
pois eu nao consegui nao reconheceu a placa wireless... podem me dar os passos o q se deve fazer para o ter a funcionar ? e quanto a' placa USB essa eh exequivel ?

queria ver se tinha as duas coisas configuradas tanto o wireless obvio para usar em casa ou na universidade... e depois o USB para quando nao tivesse nenhum AP disponivel...
 
afinal sempre ha soluçao para isto ou nao ? sem ter q estar sempre a fazer a configuraçao, queria algo permanente... lol

a minha placa eh uma realtek 8187b pelo que diz nas propriedades...
 
nao porque pelo que disseste ou pelo que eu percebi ainda nao da'...

ja arranjaste soluçao para o teu ? nao tens q tar sempre a instalar etc de cada vez que boota ?

e quanto ao modem da TMN ele funciona directamente ou eh necessario alguma configuraçao ? se for necessario podesme encaminhar where ? thanks...a ver se ponho linux nisto seria muiiito bom
 
Sim smpr que reinicio tenho que voltar a instalar, mas pode ser problema meu!!Se puderes experimentar....
Eu tnh placa da vodafone e bastou instalar um pacote .deb que saquei do betavine e ficou logo a bombar 100% com a tmn n sei, pois aquele pacote é só para vodafone.

[[]]
 
Sim smpr que reinicio tenho que voltar a instalar, mas pode ser problema meu!!Se puderes experimentar....
Eu tnh placa da vodafone e bastou instalar um pacote .deb que saquei do betavine e ficou logo a bombar 100% com a tmn n sei, pois aquele pacote é só para vodafone.

[[]]

vou tentar... ja agora como procuraste pelo pacote ? fizeste seach com as words do modelo do modem pa linux ? a ver se encontro... o meu modem o da tmn eh um ZTE 620 se nao m engano...
 
baah nem me ocorreu que isto seria uma placa 3G...parvoice...entao segundo o que dizes praticamente o que deve ser feito apos isso eh apenas no terminal fazer ./wlan0up ? hmmm... nao ha maneira de fazer com que o gnome execute esse comando automaticamente no startup ? tipo como se faz no gestor de sessoes ?
 
entao tudo oq tens q fazer qnd ha reboot eh ./wlan0up ? se assim for va la' nao eh mt trabalhoso...

ja agora nos foruns do ubuntu.org ha um gajo que tambem n cnsguia por isto a funcionar e pos PCLinux OS e aquilo configurou tudo sem espinhas...on the go.. ate o botao on e off do wireless reconhecia... tenho q ver isso
 
Sim basta entrares na pasta onde esta instalado e fazer ./wlan0up. Tambem gostava de saber por o gnome a executar esse comando no inicio mas n sei como faze-lo!

[[]]
 
entao se isso já funciona correctamente, façam um topico especialmente
dedicado a este modem, assim como já existe um para os huaweis.
Até porque muita gente irá ter este modem TMN, caso tenha portatil e-iniciativas.


Nesse topico, expliquem a versão do vosso sistema operativo, que drivers utilizaram
e que comandos executaram. Não saltem passos pois são os pequenos passos que às
vezes marcam a diferença entre o bom funcionamento e pessoal a desistir porque nao consegue
usar o linux para ir à net. Falo tb por experiência propria...
 
Sim basta entrares na pasta onde esta instalado e fazer ./wlan0up. Tambem gostava de saber por o gnome a executar esse comando no inicio mas n sei como faze-lo!

[[]]

Por exemplo, podes colocar esse ficheiro a ser executado no inicio da sessão :

Sistema - Preferencias - Sessões , e adicionas :)

Guia Criado com informações deste tópico:

http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=E-iniciativas#Placa_de_Rede

Alguem que teste tudo e confirma por favor, eu não tenho acesso a este portátil para testar.
 
Última edição:
Não da... se colocar isto no /etc/network/interfaces

auto wlan0
iface wlan0 inet dhcp
pre-up /etc/rtl8187b/wlan0up
post-down /etc/rtl8187b/wlan0down
<pre>
Nao liga na mesma e se correr o sudo ./wlan0up ele liga a luz da placa mas n procura por redes wireless mas por redes com fios...

Eu no /etc/network/interfaces tenho
Wlan0
pre-up /home/(minha conta)/rtl8187b-modified/wlan0up
e basta correr o comando ./wlan0up que ele liga-se logo!!!

[[]]
 
ao escrever ./wlan0up dá vários erros a dizer "-1 FILE EXISTS"
nos diversos ficheiro crypt.ko e r8187.ko.
Faço "sudo ./wlan0down" e fica bom.

agora nao sei se esta ou nao a apanhar algo :(
porque ao fazer "iwlist wlan0 scan" diz: "wlan0 NO SCAN RESULTS"

Isto significa que está a detectar a placa wireless certo? mas porque não faz ele scan?
é esse o teu problema também mix?
 
Última edição:
Linux Mint em Toshiba L40 e-escola

Tentei agora instalar o Mint nesta maquineta...e axo estranho nao consegui fazer nada dele...

ele faz o load tudo mas quando chego a parte live e depois de aparecer o splash a carregar o gnome...apenas me aparece o wallpaper e n deixa fazer nada...somente aparece a imagem do wallpaper...n ha icones, nem bars, nada...n deixa fazernada, a unica soluçao eh desligar para voltar a abrir a dock de DVD...queria mesmo instalar esta porcaria, alguem sabe do q podera' ser ?

obrigado


EDIT com ubuntu ele ja consegue reconhecer as barras e os icones mas quando faço a instalacao quando chega a parte de particionar o disco ele n deixa avançar... =/ os cd's fncionam bem porque no meu desktop eles funcionam sem problemas...
 
Última edição:
Boas Salvador_! O problema que tu tens/tinhas com o Mint em que ele só mostrava o wallpaper depois de carregar o gnome não acontece só contigo. Esse problema tem acontecido a muita gente, incluindo a mim. Eu já tenho o Mint instalado há umas semanas no meu laptop, mas quando instalei também tive esse problema, o qual foi resolvido com restarts sucessivos do laptop até funcionar :p. Se bem me lembro também podes tentar fazer Ctrl+ALt+Backspace para reiniciar o X Server e depos disso o desktop costuma carregar sem problemas. No que toca ao particionador de disco não te posso ajudar pois não tive problemas. Estás a tentar particionar o disco ou vais usar o disco todo na instalação? Eu usei o disco todo e não tive problemas com isso.
 
Back
Topo