Tópico Oficial de Monitores (Recomendações na 1ª página)

Boas pessoal
Que tem a dizer sobre este monitor
Asus Rog Swift PG49WCD

Alguma alternativa em conta (ficando mais barato)?

Existe este, mas não é oled
Asus Rog Strix XG49WRC

Uma alternativa mais convencional é o LG 49WQ95C. Na minha opinião os OLEDs ainda são muito vocacionados para gaming. Não queres gastar 1000+€ num monitor e depois praticamente estragá-lo porque te esqueceste do PC ligado no desktop umas horas e agora tens burn in. Também fazem pixel-refreshes forçados a cada 8/16 horas que podem ser um pouco chatos. Mas lá está, nada os bate em imagem para media/gaming.

O LG é nano IPS 144hz e muito bem calibrado de fábrica. Não tem o contraste dos OLEDs mas tem melhor clareza de imagem e é mais indicado para trabalho/browsing ou qualquer coisa com imagens persistentes. E porta-se bem em gaming também.

Está em promo na amazon até
 
A ideia até é mais para Gaming e média.
Estava preocupado com o burn in, mas este é o gen2 e parece ter alguns "truques" em que toda pixels e mais qualquer coisa, para prevenir o tal burn in.

O Samsung, até estava um pouco interessado, mas sabendo que vem mal calibrado, tem problemas de software e que a curvatura é de 1000, irei passar o lado.

Estou bastante inclinado para o da Asus, mas irei dar uma vista de olhos nesse da LG e ver algumas reviews.

Obrigado pelo feedback
 
Para isso é ideal.

O Samsung G93SC é mais barato que o G95SC e não tem o SoC nem o OS da Samsung, é uma versão simplificada do painel sem os problemas de software.

A curvatura dos VAs é mais agressiva porque se não o fosse ias sofrer com os ângulos de visão e color-shifting.
Mas se queres curvatura agressiva o melhor VA do mercado é o Neo G9 sem dúvida. Tem bastante menos motion blur que as alternativas VA da LG e Asus.

Nos OLEDs, o Asus 49PG também vem bem calibrado de fábrica e a Asus costuma ter bom QC nos painéis.
Esse ou o Philips Evnia 49, que faz 240hz e é basicamente o G93SC melhor controlado e calibrado de fábrica, costuma andar pelos 1170€.
Mas penso que partilham todos a mesma curvatura do Samsung G9 OLED.

Queria trocar para um monitor desses mas ainda não tive coragem. Estes QD-OLEDs de 2ª geração já começam a ser uma excelente opção sem demasiados trade-offs.
 
Última edição:
Boas pessoal
mais uma vez solicitava a vossa ajuda
Tenho um HP OMEN I7 laptop de 17 com uma rtx2060
Estava interessado em adquirir um monitor de 27", mas, depois de ler inúmeras páginas deste tópico e algumas reviews a tentar perceber se com a minha placa vale a pena, ainda fiquei com mais duvidas.
Queria fazer aqui em casa uma estacaozita em que queria colocar o monitor de 27" ( pelo que o pessoal fala, o LG 27GP850-B ) mas para o meu PC estar a trabalhar bem seria uma resolução nativa de 1080p, para poder usufruir do frame rate elevado , refresh e assim, certo?
Tenho jogado asseto corsa, F1-23, red dead redemption 2 e cyberpunk ( jogos que são os da minha onda ) muito bem, na resolução nativa do monitor e até na tv com essa mesma resolução, 1080p.
se tiver um monitor 1440p, sei que a placa até deve aguentar mas já poderei ter problemas e nao sendo a resolução nativa devo ficar com a imagem esbatida se colocar os jogos a 1080p, certo? Vi mesmo malta a dizer que deveria ter que jogar em modo window, o que acho impensável.
Queria pensar já no futuro já que monitores até se aguentam no tempo. mas será que devo optar por um de 24" ou um de 27" a 1080p? a preferencia era mesmo 27", mas....
 
Se é a pensar no futuro pensa em 1440p que não são muito mais caros. Nesse PC não vais jogar nenhum jogo atual, como os que referieste, a 1440p a 60 fps.
 
Boas pessoal
mais uma vez solicitava a vossa ajuda
Tenho um HP OMEN I7 laptop de 17 com uma rtx2060
Estava interessado em adquirir um monitor de 27", mas, depois de ler inúmeras páginas deste tópico e algumas reviews a tentar perceber se com a minha placa vale a pena, ainda fiquei com mais duvidas.
Queria fazer aqui em casa uma estacaozita em que queria colocar o monitor de 27" ( pelo que o pessoal fala, o LG 27GP850-B ) mas para o meu PC estar a trabalhar bem seria uma resolução nativa de 1080p, para poder usufruir do frame rate elevado , refresh e assim, certo?
Tenho jogado asseto corsa, F1-23, red dead redemption 2 e cyberpunk ( jogos que são os da minha onda ) muito bem, na resolução nativa do monitor e até na tv com essa mesma resolução, 1080p.
se tiver um monitor 1440p, sei que a placa até deve aguentar mas já poderei ter problemas e nao sendo a resolução nativa devo ficar com a imagem esbatida se colocar os jogos a 1080p, certo? Vi mesmo malta a dizer que deveria ter que jogar em modo window, o que acho impensável.
Queria pensar já no futuro já que monitores até se aguentam no tempo. mas será que devo optar por um de 24" ou um de 27" a 1080p? a preferencia era mesmo 27", mas....

tendo em conta que tens um portátil, eu não compraria um monitor 1440p, deixava-me ficar em 1080p até ter uma torre e mesmo assim ponderava bem trocar fps por resolução
 
Para isso é ideal.

O Samsung G93SC é mais barato que o G95SC e não tem o SoC nem o OS da Samsung, é uma versão simplificada do painel sem os problemas de software.

A curvatura dos VAs é mais agressiva porque se não o fosse ias sofrer com os ângulos de visão e color-shifting.
Mas se queres curvatura agressiva o melhor VA do mercado é o Neo G9 sem dúvida. Tem bastante menos motion blur que as alternativas VA da LG e Asus.

Nos OLEDs, o Asus 49PG também vem bem calibrado de fábrica e a Asus costuma ter bom QC nos painéis.
Esse ou o Philips Evnia 49, que faz 240hz e é basicamente o G93SC melhor controlado e calibrado de fábrica, costuma andar pelos 1170€.
Mas penso que partilham todos a mesma curvatura do Samsung G9 OLED.

Queria trocar para um monitor desses mas ainda não tive coragem. Estes QD-OLEDs de 2ª geração já começam a ser uma excelente opção sem demasiados trade-offs.
Já andei a pesquisar o tal Evnia. Bem porreiro, só não percebo a parte de ter ou não G sync. As reviews (youtube) é que são escassas, pelo menos youtubers de renome. Agora, disponibilidade é que está praticamente escassa. O próprio site da Philips nem tem. Na Amazon, só encontrei um, mas não me deixa "tranquilo".
Acho que vou mesmo para o PG49WCD da Asus.
 
Boas Pessoal,
Já estou a dar em maluco.
Conforme disse tenho uma rtx2060 num portatil I7 HP OMEN ( 17" )
A 1080p jogo bem sem problemas com frame rate muito aceitavel. Acima disso acho que o meu olho vai notar diferença, como o blur e afins se não estiver na resolução nativa. Sempre que ponho resoluções não nativas nos monitores, faz-me confusão. Assim fiz um esquema dos monitores que tenho lido e que consigo arranjar mais ou menos no mercado com um preço "aceitavel" ( é muito ASUS, né?)
1711414290150_.jpg


Estou enclinado a escolher o de 27" a 1080p mas estou com algum receio pois os ppi's baixam dramaticamente e não sei se vou notar nalguns jogos os contornos quadrados. Dizem que em texto é muito perceptivel.
Se for para um de 1440p, botando a resolução de 1080p no PC e fazendo upscaling, vai ficar mau, enbaçado?
Talvez a melhor opção seja um de 25" mas é carote...... ou então dar o corpo à evidencia e ficar-me pelo 24".
Se calhar compro um e se não gostar sempre tenho a hipotese de trocar, né?

As marcas deviam fazer menos monitores dentro do mesmo tipo, chiça......
Acho que se fazem muitas reviews sem haver a questão dessa review se orientar para a maquina que o utilizador possa ter, ou até mesmo o tipo de jogo, pois para beneficiar de frame rates e refresh rates elevados, eu, por exemplo, acho que para um 1440p, neste momento, tinha que apostar numa máquina nova,, voltar a uma torre, e aí já não é só o preço do monitor :D
 
Parti hoje o meu monitor, um Philips 349X7 100Hz VA, atirei o telemovel de rebolo, para a secretária, mas saiu alto e bateu no monitor. Preciso de um ultrawide 1440p para trabalhar e jogar, estou muitíssimo habituado ao tamanho e formato. Não posso gastar muito, idealmente menos de 350. Ando um bocado por fora do mercado de monitores. Agradecia uma ajuda.
 
Boas Pessoal,
Já estou a dar em maluco.
Conforme disse tenho uma rtx2060 num portatil I7 HP OMEN ( 17" )
(...)

Estou enclinado a escolher o de 27" a 1080p mas estou com algum receio pois os ppi's baixam dramaticamente e não sei se vou notar nalguns jogos os contornos quadrados. Dizem que em texto é muito perceptivel.
Se for para um de 1440p, botando a resolução de 1080p no PC e fazendo upscaling, vai ficar mau, enbaçado?
Talvez a melhor opção seja um de 25" mas é carote...... ou então dar o corpo à evidencia e ficar-me pelo 24".
Se calhar compro um e se não gostar sempre tenho a hipotese de trocar, né?
(...)
Em geral, sim, o upscaling reduz a qualidade, nuns jogos mais do que noutros. Se a intenção for ter um monitor um pouco melhor sem fazer alterações no PC nos próximos tempos, convinha experimentares primeiro um QHD em FHD.
Em relação a FHD 27" ou 24", diria que depende essencialmente da distância ao monitor. Se jogares algo afastado (> ~70 cm) dele, o de 27" pode fazer sentido, caso contrário, fica-te pelo de 24". Em qualquer caso, tens modelos bons (e provavelmente mais baratos) para além desses Asus.
Parti hoje o meu monitor, um Philips 349X7 100Hz VA, atirei o telemovel de rebolo, para a secretária, mas saiu alto e bateu no monitor. Preciso de um ultrawide 1440p para trabalhar e jogar, estou muitíssimo habituado ao tamanho e formato. Não posso gastar muito, idealmente menos de 350. Ando um bocado por fora do mercado de monitores. Agradecia uma ajuda.
Vê o LG 34GP63A-B a ~350€, com oferta de vouchers Steam no valor de 40€.
 
E até o encontras mais barato, mas tanto num caso como no outro quem o vende não inspira muita confiança.
Há outras opções 25€-35€ mais baratas que o LG, mas são de 100Hz-144Hz, enquanto o LG é de 160Hz e sempre tem os vouchers.
 
que tipo de jogos jogas e pretendes jogar? E o que fazes mais com o pc? Só jogos, produtividade?
Boas,
Já num post mais acima tinha referido isso mesmo
Queria fazer aqui em casa uma estacaozita em que queria colocar o monitor de 27" ( pelo que o pessoal fala, o LG 27GP850-B ) mas para o meu PC estar a trabalhar bem seria uma resolução nativa de 1080p, para poder usufruir do frame rate elevado , refresh e assim, certo?
Tenho jogado asseto corsa, F1-23, red dead redemption 2 e cyberpunk ( jogos que são os da minha onda ) muito bem, na resolução nativa do monitor e até na tv com essa mesma resolução, 1080p.
Agora é mesmo para lazer, coisas pessoais. Tenho portatil da empresa para trabalho.
Vá, 60% jogos, 40%, internet, brincar com ediçao de fotos e video ( ligeiro ), linux ( experimentar distros e assim e tudo o que mais houver para descobrir ) .... enfim, coisas de gajo velho..... sim, para isto devo estar um pouquinho mais perto do monitor.....
 
Já chegou o LG 34GP63A-B. Alguém tem settings de calibração à mão? Para já, subi a saturação nos 3 canais de cor para 53 e desliguei a optimização de negros. O tempo de resposta deixei em fast@144 Hz 10 bit.
 
Em termos de cores, ele vem calibrado de fábrica (eventualmente no modo sRGB). Ainda assim, numa review dele (presumo que a tenhas visto) também referem o aumento da saturação para uma imagem mais agradável. O resto, tens de ver o que te parece melhor.
 
Back
Topo